Network na faculdade: como desenvolver e quais são os benefícios?

A entrada na universidade é o primeiro passo para você começar a construir sua carreira profissional. O contato com professores, pesquisadores e alunos com o mesmo interesse abre a possibilidade de construir uma rede de contatos. Com esse universo inteiro à sua frente, a network na faculdade deve ser explorada ao máximo.

Você não precisa esperar o fim do curso para começar a construí-la. Quanto mais cedo você iniciar essa tarefa, maior será sua network, fundamental para seu crescimento profissional. Os relacionamentos serão mais sólidos e consistentes.

Veja estas cinco dicas de como desenvolver a network na faculdade!

1. Aproxime-se dos professores

A relação com seus mestres é uma boa oportunidade para começar a construir a sua rede de contatos. Demonstrar dedicação e interesse pelas disciplinas abrem portas e rendem aproximação.

Portanto, o trabalho desenvolvido junto aos professores, o contato constante e a busca por mais informações sobre as aulas e os temas debatidos em sala são etapas fundamentais para sua network.

2. Procure colegas com os mesmos interesses

Alunos que compartilham de seus interesses podem ser valiosos no futuro. Por isso, não pense apenas em buscar colegas do mesmo curso. Aumente a rede com pessoas que estão em outras áreas.

Essa amplitude fará a diferença na construção da rede. Pense que você está com o futuro ainda aberto. Este é o momento de criar e estabelecer relações.

Leia também:  Inscrições do vestibular 2022.2 para os formados pelo CEJA terminam nesta sexta-feira (27)

3. Seja ativo no campus

Estar presente em atividades da universidade é uma boa iniciativa para mostrar sua competência e seu nome aos colegas e ao corpo docente.

Participe de grupos de estudo e laboratórios de pesquisa. São locais de interesses comuns e que ajudam na construção da rede.

Entre também em monitorias voluntárias oferecidas pela faculdade. O trabalho bem feito é sempre reconhecido, e isso gera vantagem na construção da rede.

4. Busque estágios durante a faculdade

Monitore as empresa que contratam estagiários que estejam cursando a faculdade. Faça uma pesquisa no campus e na central de estágios da sua universidade para saber onde encontrar as informações.

Com a vaga obtida, trate de conhecer bem a empresa e as pessoas com quem você trabalha. Seja proativo e responsável, demonstre interesse pelo aprendizado e entregue os resultados que a empresa espera de você.

Você cria confiança e ainda pode conquistar um mentor, que será muito útil na consolidação da sua carreira e network.

5. Crie um perfil no LinkedIn

Você não precisa criar seu perfil na rede com foco na carreira profissional somente ao final da faculdade. Faça isso logo no primeiro ano do curso.

É um trabalho lento, principalmente quando você começa sem muitas conexões. Mas o tempo é seu aliado nesse quesito. E estar presente nas redes sociais desde o começo pode facilitar e muito, principalmente porque muitas empresas buscam estagiários pelo LinkedIn.