O que é a técnica Pomodoro e como usá-la a favor dos estudos?

Se você vai concluir o Ensino Médio por agora, provavelmente já está pensando em que faculdade cursar e em que carreira seguir, certo? Na prática, mesmo que ainda tenha dúvidas, é interessante ir se preparando para o ENEM e provas de vestibular em geral. Pois é nesse sentido que surge a técnica Pomodoro, estratégia extremamente útil e fácil de ser aplicada. Por acaso já ouviu falar sobre ela?

Resumindo, podemos dizer que esse recurso o ajudará na realização de tarefas, aumentando significativamente sua produtividade. Curioso para saber mais sobre o método e conhecer as vantagens que ele traz na hora de estudar? Então continue lendo nosso post!

O que é a técnica Pomodoro?

De modo geral, trata-se de uma forma de administrar e otimizar o tempo. A técnica Pomodoro propõe uma divisão da jornada em intervalos de 25 minutos. Durante esses bloquinhos de tempo, uma determinada tarefa deve ser realizada ininterruptamente. Ao fim de cada período, é feita uma pausa de 5 minutos e, ao final de cada 4 blocos de 25 minutos, uma pausa de 30.

Desenvolvida por Francesco Cirillo, na década de 1980, a técnica recebe esse nome devido a um tipo de marcador de tempo comumente usado na cozinha italiana. É isso mesmo! No caso, o objeto tem o formato de um tomate — pomodoro, em italiano.