O que você deve saber para caprichar no Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma produção obrigatória para a obtenção do título acadêmico, entregue ao final do curso. A atividade pode ser feita individualmente ou em grupo; é uma importante passagem da experiência estudantil.

Apesar de parecer assustador para algumas pessoas, o TCC pode ser feito com tranquilidade, especialmente se for planejado e contar com boa orientação. Para isso, é fundamental começar a pensar nesse assunto antecipadamente.

Neste post, apresentaremos algumas dicas para você obter um ótimo desempenho no seu TCC e encerrar a graduação com chave de ouro. Vamos lá?

Escolha o tema com cuidado

O primeiro aspecto — e um dos mais desafiadores — é definir o tema que será desenvolvido em seu trabalho. Isso porque precisa ser algo do seu interesse para manter a pesquisa durante um período longo e ter um bom campo de estudo. Consequentemente, afeta a escolha do orientador, que será um ator importante para o sucesso do seu TCC.

Assim, quando o planejamento do assunto é antecipado, você pode direcionar outras atividades no decorrer do curso para auxiliar o seu trabalho final, como os eventos em que participará ou as referências que destacará das matérias que estudar. Lembre-se de fazer um recorte que seja condizente com o que poderá ser aprofundado em um trabalho dessa natureza.

Elabore um cronograma

Para não se perder com a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, é preciso planejar os estudos. Assim, a recomendação é que você avalie quais são as etapas importantes a serem desenvolvidas e as fragmente em sua rotina.

Leia também:  Como se comportar na entrevista de estágio? Confira 8 dicas de ouro

Com isso, é possível fazer as revisões, buscar os materiais necessários e amadurecer as pesquisas em tempo. Muitas vezes, é preciso repensar o seu projeto e procurar novos caminhos durante a elaboração do trabalho. Portanto, organize seus estudos com antecedência!

Encontre fontes confiáveis

As fontes apresentadas no seu TCC são fundamentais para dar suporte ao trabalho. É importante que você apresente informações verdadeiras e verificáveis, preferencialmente de órgãos oficiais, institutos de pesquisa e instituições de Ensino Superior. A biblioteca e o repositório da sua faculdade podem ajudar.

Nesse sentido, é importante saber que, ainda que seu trabalho seja inovador, ele deve partir do estado da arte, ou seja, do nível atual de conhecimento a respeito daquele assunto. As suas fontes deverão ser indicadas nas referências bibliográficas, conforme as normas da ABNT.

Planeje a apresentação

Após elaborar um ótimo TCC, é hora de apresentá-lo à banca. Esse momento pode ser desafiador para algumas pessoas, já que é preciso lidar com os docentes e se submeter à avaliação. No entanto, é importante ter em mente que você trabalhou nesse conteúdo durante um longo tempo e conhece muito bem as ideias apresentadas.

Assim, use boas ferramentas de apoio, observe se as informações importantes foram contempladas e se organize conforme o tempo disponível. Na hora de falar, procure manter a calma e a segurança no estudo que você desenvolveu.

Leia também:  Entenda como superar a sua dificuldade de aprendizagem com estas 5 dicas

Realizar um bom Trabalho de Conclusão de Curso demanda alguns esforços, porém, ele é importante para obter o seu diploma. Para evitar problemas, observe as normas da ABNT, não deixe tudo para a última hora e jamais copie conteúdos sem dar os créditos.

Ainda tem dúvidas sobre as características das atividades acadêmicas? Então, confira os 5 tipos de trabalhos acadêmicos e suas diferenças.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas