Ao concluir o ensino médio, muitos estudantes se deparam com um novo desafio: escolher a graduação ideal. Esse é um momento repleto de expectativas e descobertas, mas é normal que também haja um frio na barriga em relação à escolha. Você pode se perguntar: "afinal, como saber o curso ideal para mim?"
Segundo especialistas citados em matéria da CNN Brasil, dados do Inep mostram que 59% dos alunos desistem dos cursos de graduação após ingressarem no ensino superior, e uma das principais causas está justamente na escolha precoce ou mal orientada da profissão.
Essa é uma dúvida bastante válida, já que se trata de uma decisão que impacta diretamente o seu futuro profissional. Por isso, ela deve ser tomada com base em interesses, aptidões e perspectivas de trabalho. Quer conhecer 4 dicas para acertar na escolha? Continue a leitura!
Anote aí as principais dicas para acertar na escolha do seu curso!
Você já viu que entender seus pontos fortes e inclinações é muito importante na hora de fazer sua escolha. É claro que você precisa conhecer o mercado, estudar sobre possibilidades de atuação, remuneração média e outros pontos mais práticos.
Porém, boa parte do sucesso na escolha da graduação está ligada à personalidade do aluno. Por isso, considere seus maiores interesses desde a escola, como as matérias preferidas. Com isso, já será possível filtrar pelo menos a grande área de conhecimento mais adequada ao seu perfil.
Existem inúmeros testes vocacionais disponíveis na internet. Eles são ferramentas interessantes, pois indicam algumas opções de carreira que combinam com o seu perfil. O mais legal é que, para chegar a esse resultado, os testes geralmente fazem perguntas indiretas sobre suas opiniões, valores e comportamentos.
Após refletir sobre seus interesses e fazer alguns bons testes vocacionais, outra dica valiosa é conversar com profissionais das áreas que mais chamam a sua atenção. Nesse momento, você já deve ter reduzido suas opções.
Então, vale buscar orientações junto a pessoas que realmente vivenciam aquela profissão no dia a dia.
Agora, é hora de pesquisar sobre:
Também vale conhecer melhor o curso de graduação, principalmente a grade curricular. Assim, você terá uma ideia mais clara da sua compatibilidade com a formação.
Como você viu, aquela pergunta sobre "como saber o curso ideal para mim?" não tem uma resposta tão simples. Você precisa de uma boa dose de autoconhecimento e muita pesquisa. E se você quer apoio para tomar essa decisão com mais segurança, conheça o UniFOA: oferecemos um núcleo de carreiras, diversas opções de graduação e suporte completo para você planejar o seu futuro com confiança.
Além disso, acreditamos que escolher um curso vai muito além da vida acadêmica — envolve também equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida. Saiba conciliar da saúde mental e bem-estar durante a vida acadêmica.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha