Entenda para que servem os testes vocacionais online

A pressão ao final do ensino médio para prestar o vestibular e escolher qual carreira você seguirá pode ser enorme, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar! Existem ferramentas que podem tornar a escolha mais fácil, identificando suas aptidões e inclinações na escolha de uma profissão, como é o caso dos testes vocacionais online.

Profissionais que trabalham nas áreas em que gostam e têm maior facilidade, certamente, são mais felizes em suas carreiras e trabalham melhor, obtendo bons retornos tanto na área profissional quanto na pessoal. Dessa maneira, os testes vocacionais podem ser ótimos aliados para você que precisa decidir qual será sua área de estudo no ensino superior.

Neste artigo, vamos explicar para que servem e como funcionam os testes vocacionais, além de mostrar como essa ferramenta é capaz de ajudar você a escolher a carreira que mais se encaixa no seu perfil. Acompanhe a leitura e descubra!

Para que servem os testes vocacionais?

Os testes vocacionais são, geralmente, elaborados e aplicados por profissionais formados em Psicologia, que têm permissão para realizar tal avaliação. Eles funcionam como um instrumento que permite identificar as aptidões naturais do indivíduo, auxiliando na escolha da futura carreira.

Dessa forma, os testes vocacionais servem para:

  • ajudar na redução da ansiedade em relação à escolha da carreira;
  • identificar gostos, interesses, valores e potencialidades do indivíduo;
  • desfazer ilusões em relação a cursos e o dia a dia das profissões;
  • planejar o futuro profissional, evitando possíveis descontentamentos futuros;
  • mitigar conflitos internos do estudante;
  • trabalhar a inteligência emocional do aluno, entre outras funções.
Leia também:  Como lidar com a ansiedade na hora da prova

Todo indivíduo tem uma série de interesses pessoais, hobbies e ideias do que gostaria de fazer profissionalmente, dessa maneira, o teste vocacional ajuda a alinhar expectativas. Por exemplo, não é porque um aluno gosta de animais que ele estaria disposto a enfrentar a rotina da carreira de um veterinário.

Da mesma maneira, não é porque o estudante gosta de escrever que ele será suprido em suas expectativas profissionais ao fazer uma graduação em Letras. Assim, os testes vocacionais permitem identificar áreas de interesse e analisar os possíveis desdobramentos daquela atividade como real profissão.

Como funcionam os testes vocacionais?

Como foi dito, o aconselhamento vocacional e a aplicação do teste presencial deve ser mediada por um psicólogo, entretanto, há também diversas opções de testes vocacionais online e gratuitos.

No caso do teste aplicado por um psicólogo, ele consiste em uma série de perguntas pessoais e mais aprofundadas, cujas respostas levarão o indivíduo a algumas áreas profissionais que podem se encaixar em suas habilidades, interesses e aptidões.

Já os testes gratuitos encontrados na internet, ou aqueles aplicados por algumas empresas, escolas e instituições de ensino, são um pouco mais objetivos, mas, ainda assim, possibilitam ter uma noção sobre as áreas em que o estudante tem mais afinidade, fornecendo uma direção vocacional.

Como os testes vocacionais podem ajudar na escolha da profissão?

Para toda pessoa que está em dúvida sobre qual caminho profissional deve seguir, o aconselhamento e direcionamento de um especialista capacitado ou de alguém mais experiente pode ser de grande ajuda. Da mesma forma, os testes vocacionais podem ajudar em diversas questões, como você verá a seguir.

Leia também:  O que é e para que serve o Coeficiente de Rendimento em IES?

Aprimorar o autoconhecimento

Há pessoas que, desde crianças, sabem o que querem ser quando crescerem. Já outras podem passar a vida toda tentando encontrar uma carreira na qual sintam que conseguem fluir em seu potencial completo.

Em uma fase tão delicada, na qual a identidade do indivíduo ainda está em formação, muitos jovens têm dificuldade de perceber os próprios talentos e afinidades naturais, ainda mais para tomar uma decisão importante sobre qual carreira escolher. Dessa maneira, os testes vocacionais podem ser grandes aliados.

Identificar interesses

Ainda na questão de identificar talentos e potencialidades, os testes vocacionais ajudam o aluno a se enxergar sob uma perspectiva nova. Às vezes o aluno tem grande facilidade para explicar e ensinar sobre diversos assuntos, mas nunca imaginou-se exercendo o ofício de professor.

Ou então uma aluna já identifica em si mesma o desejo de cuidar de pessoas, mas está indecisa quanto à forma como pode fazer isso: se prefere cuidar da saúde emocional dos outros, atuando como psicóloga em um consultório, ou se teria disposição para atuar na linha de frente da área da saúde, cuidando de pacientes na profissão de enfermeira.

Nortear decisões

Com tantas opções pairando na mente do estudante, o teste vocacional traz para a parte concreta todas as áreas em que podem ser exploradas as potencialidades do aluno em um exercício profissional.

Dessa forma, o teste permite que o próprio aluno enxergue suas possibilidades profissionais para que, munido de todas as informações sobre o curso de graduação, mercado de trabalho, vertentes de atuação profissional, entre outras, ele possa tomar uma decisão embasada e assertiva, norteada pelo teste elaborado por um profissional capacitado.

Leia também:  Quais os assuntos de Biologia que mais caem no Enem?

Como fazer um teste vocacional online?

Para fazer um teste vocacional, primeiramente, você deve buscar um site que seja confiável e que tenha um material de qualidade, preferencialmente elaborado por profissionais da área.

Pesquisando por testes vocacionais online gratuitos na internet, é possível encontrar diversos resultados que vão permitir uma análise mais ou menos aprofundada de seu perfil profissional, trazendo diversas possibilidades de resultados e de áreas com que você pode se identificar para seguir uma carreira.

O teste vocacional é o primeiro passo para identificar as aptidões naturais do indivíduo. A partir desse resultado, o estudante começa a analisar as possibilidades, procurando saber mais sobre cada profissão, mercado, remuneração, rotina de trabalho, entre outros fatores necessários para tomar uma decisão mais acertada sobre qual carreira seguir.

Como você viu neste artigo, os testes vocacionais online são ferramentas que podem auxiliar muito os jovens que estão prestes a ingressar em uma universidade e ainda não descobriram em qual área desejam seguir carreira. Esses testes permitem o autoconhecimento do indivíduo, que passa a enxergar novas possibilidades profissionais a partir de seus interesses e aptidões, tomando uma decisão mais assertiva e construindo uma carreira bem-sucedida.

Gostou deste conteúdo? Então, siga-nos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Spotify para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas