banner fies mobile
Bolsas e Financiamentos

ADITAMENTO FIES 2024/1 – após sua renovação de matrícula, aguarde um e-mail com as orientações para a renovação do seu financiamento.

FIES

ADITAMENTO FIES 2024/1
Prazos para a Renovação do Financiamento - 31/05/2024

São público alvo do aditamento 1º/2024 todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do NOVO FIES em fase de utilização e que já tenham realizado os aditamentos de semestres anteriores ou tenham efetivado o contrato em 2º/2023.

Ressaltamos que a adimplência do estudante com os pagamentos mensais da manutenção do seu financiamento e coparticipação – boleto único (por meio de débito em conta ou boleto bancário) é condição para efetivação dos aditamentos.

Após a renovação de matrícula 2024/1, acesse o sistema de operações do FIES, verifique se todas as informações estão corretas e valide a solicitação do seu Aditamento.

ATENÇÃO! Durante o período de aditamento extemporâneo o sistema fica inativo para operações de 2024/1. Não deixe o seu aditamento para a última hora.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Inep/MEC, ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.

Com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC retoma o papel social do financiamento estudantil, uma vez que se destina ao atendimento das necessidades de estudantes de baixa renda. Essa versão tem o objetivo principal de oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas, em cada edição dos processos seletivos do programa e a concessão de até 100%* de financiamento dos encargos educacionais para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

*Observados os valores máximos e mínimos estabelecidos pelo CG-Fies, nos termos do art. 4º-B da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001

Poderá se inscrever as vagas reservadas ao Fies Social nos processos seletivos do Fies o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

I – ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como “treineiro”;

II – estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

O candidato que atender as condições indicadas no inciso I e II, caso seja pré-selecionado no processo seletivo, poderá ser concedido até 100% do encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior – IES no curso a ser financiado, desde não ultrapasse os valores definidos pelo Comitê Gestor do Fies.

A FOA/UniFOA aderiu ao FIES, em conformidade com o Edital nº 18, de 27 de novembro de 2023, e segue o estabelecido pelo Edital nº 10 de 06 de março de 2024 que determina o cronograma e demais procedimentos relativos ao Processo Seletivo do FIES referente ao 1º semestre de 2024.

O Processo Seletivo do FIES é realizado em sistema informatizado próprio, denominado Sistema de Seleção do FIES – FiesSeleção, gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC.

Os estudantes interessados em participar do Processo Seletivo do FIES, poderão se inscrever, exclusivamente no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/fies, no período de 12 a 15 de março de 2024

Importante saber:

  • Estando os candidatos cientes que deverão atender simultaneamente às condições previstas nos Editais nº 18, de 27 de novembro de 2023 e nº 10 de 06 de março de 2024 e demais atos normativos do FIES. Sendo também de sua inteira responsabilidade, a consulta ao resultado, o cumprimento dos prazos e procedimentos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.
  • As vagas a serem ofertadas no processo seletivo FIES, estão condicionadas à disponibilidade orçamentária e financeira do FIES, aos conceitos dos cursos obtidos no âmbito do Sinaes, cursos prioritários, demanda social apurada por mesorregião, e medidas adotadas pela SERES/MEC, SESu-MEC ou pelo FNDE que impactem no número de vagas autorizadas no Cadastro e-MEC ou no número de vagas ofertadas pela IES em cada curso e turno.
  • Quanto a reprovação de candidato pré-selecionado no processo seletivo FIES, identificado como ingressante por não formação de turma no período inicial do curso, o Edital do referido processo diz que isso implicará na pré-seleção do candidato na melhor opção disponível, na hipótese de existência de vaga em alguma das opções de curso/turno/local de oferta/IES, respeitando a prioridade indicada quando da inscrição, devendo o candidato adotar os procedimentos e atender aos prazos definidos no edital.
  • A inscrição no processo seletivo do FIES, bem como a pré-seleção dos candidatos na chamada única ou em lista de espera, assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies, estando a contratação do financiamento condicionada à observância das regras constantes no edital do processo seletivo e dos demais normativos do FIES
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas