Descubra como adotar as técnicas de mindfulness para estudar

Um dos desafios frequentes dos estudantes é manter a concentração para absorver os conteúdos. Nesse sentido, adotar as técnicas de mindfulness pode ser um caminho para melhorar os resultados e otimizar o tempo de estudos. A palavra vem do inglês e significa atenção plena.

Trata-se de um conceito da Psicologia, que indica algumas estratégias para forçar a mente a se concentrar totalmente na atividade que está sendo realizada, sem ceder às distrações. Nesse sentido, é uma ótima aliada de quem precisa reduzir o estresse, aumentar o foco e controlar a ansiedade na hora de estudar.

Neste post, você descobrirá como adotar as técnicas de mindfulness na sua rotina e melhorar significativamente a sua produtividade. Boa leitura!

Atente-se para a respiração

A respiração tem um papel importante, pois ajuda a reduzir a ansiedade e a manter o foco. Nesse sentido, ela será sua forma de reforçar a conexão com o corpo e retomar a concentração.

Para isso, experimente o seguinte exercício: sente-se confortavelmente e com o corpo bem alinhado, feche os olhos e se concentre em sua respiração. O objetivo não é controlar, apenas perceber o fluxo de ar. Assim, sempre que sua mente se desviar, faça com que ela retorne à respiração.

Elimine as distrações

Para adotar as técnicas de mindfulness, é importante compreender que ser uma pessoa multitarefas é um mito. Segundo o neurocientista francês Jean Philippe Lachaux, só é possível realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo se alguma delas for automática, por exemplo, pedalar e cantar.

Leia também:  Como usar o FIES na faculdade que eu quero? Entenda os critérios

Caso ambas as atividades necessitem de atenção, se feitas juntas serão prejudicadas. Por isso, é importante eliminar as distrações e dar preferência a uma tarefa por vez. Você pode anotar as coisas que tiram seu foco e se afastar delas quando precisar se concentrar.

Alimente sua mente com conteúdos saudáveis

É preciso determinar a sua prioridade e o caminho que levará você aos objetivos. Assim, é importante alimentar a rotina com os conteúdos que agregam valor aos seus sonhos e ajudam no crescimento pessoal.

Para isso, acompanhar sites, blogs, revistas, jornais, perfis nas redes sociais e outros canais de informação sobre a sua área é ótimo. Da mesma forma, é fundamental manter o corpo saudável. Assim, reservar um momento para se cuidar é necessário para melhorar os resultados.

Aposte no estudo intercalado

O descanso é fundamental para a produtividade e a atenção. Assim, ter momentos de relaxamento é essencial. Da mesma forma, você pode apostar no estudo intercalado para fixar os conhecimentos e melhorar a concentração.

Nosso cérebro tem dificuldade de manter o foco por períodos muito longos. Por isso, tirar pequenas pausas é benéfico. Uma prática que ajuda nesse objetivo é a técnica pomodoro.

Tire um momento para meditar

A meditação proporciona grandes benefícios para corpo e mente. Assim, dedicar alguns minutos do dia a ela pode transformar a sua rotina, melhorar a concentração nos estudos e ajudar a aprender melhor.

Leia também:  Educação a distância: mitos e verdades que você precisa conhecer

É excelente fazer isso logo pela manhã, antes de começar as suas atividades do dia. Você pode optar por uma meditação guiada ou apenas reservar um tempo para reequilibrar a mente e prestar atenção em seu corpo. Repita esse passo toda vez que sentir necessidade ao longo do dia.

Portanto, as técnicas de mindfulness são grandes aliadas para melhorar os estudos. Aproveite essas dicas e adote a estratégia em sua rotina. Se precisar de ajuda, você pode encontrar centros de meditação ou profissionais que auxiliem a alcançar a atenção plena.

A preparação para o vestibular tende a ser muito desgastante. Então, aproveite para conferir também 6 dicas para evitar o estresse nos estudos.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas