Descubra como adotar as técnicas de mindfulness para estudar

Um dos desafios frequentes dos estudantes é manter a concentração para absorver os conteúdos. Nesse sentido, adotar as técnicas de mindfulness pode ser um caminho para melhorar os resultados e otimizar o tempo de estudos. A palavra vem do inglês e significa atenção plena.

Trata-se de um conceito da Psicologia, que indica algumas estratégias para forçar a mente a se concentrar totalmente na atividade que está sendo realizada, sem ceder às distrações. Nesse sentido, é uma ótima aliada de quem precisa reduzir o estresse, aumentar o foco e controlar a ansiedade na hora de estudar.

Neste post, você descobrirá como adotar as técnicas de mindfulness na sua rotina e melhorar significativamente a sua produtividade. Boa leitura!

Atente-se para a respiração

A respiração tem um papel importante, pois ajuda a reduzir a ansiedade e a manter o foco. Nesse sentido, ela será sua forma de reforçar a conexão com o corpo e retomar a concentração.

Para isso, experimente o seguinte exercício: sente-se confortavelmente e com o corpo bem alinhado, feche os olhos e se concentre em sua respiração. O objetivo não é controlar, apenas perceber o fluxo de ar. Assim, sempre que sua mente se desviar, faça com que ela retorne à respiração.

Elimine as distrações

Para adotar as técnicas de mindfulness, é importante compreender que ser uma pessoa multitarefas é um mito. Segundo o neurocientista francês Jean Philippe Lachaux, só é possível realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo se alguma delas for automática, por exemplo, pedalar e cantar.