Ansiedade nos estudos: o que fazer para evitá-la

Ficar nervoso antes de um exame ou sentir certa apreensão ao começar a fazer um trabalho são episódios relativamente normais no dia a dia do estudante. No entanto, quando o sentimento se torna uma constante, prejudicando a qualidade de vida e paralisando, é a chamada ansiedade nos estudos.

Entre os sintomas mais comuns estão o cansaço, agitação, dificuldade de concentração e, até mesmo, falta de ar. Para lidar com esse desafio, é importante adotar algumas medidas, como planejar a rotina, aprender a controlar a respiração e fazer pausas durante o dia.

A seguir, confira o que você pode fazer para evitar a ansiedade nos estudos!

Planeje a rotina

Uma das formas de evitar a ansiedade nos estudos é reservar um tempo para planejar a rotina. Tire um dia da semana, como domingo, para montar ou revisar o cronograma de estudos.

Ao ter ideia do que precisa estudar durante a semana e inserir as sessões como compromissos na agenda, você evita a tensão de começar o dia sem saber exatamente o que precisa fazer.

Faça pausas

Criar uma agenda de estudos evita a sensação de não saber por onde começar. No entanto, para evitar a ansiedade, é importante também fazer pausas ao longo do dia.

É possível tentar, por exemplo, a técnica Pomodoro. É fácil: use um cronômetro e marque 25 minutos de estudo e 5 minutos de pausa. Depois de 4 sessões, pare por um intervalo mais longo, de 15 minutos. Use as pausas para beber água, comer algo e, até mesmo, fazer algo prazeroso, como checar as redes sociais.