Ansiedade nos estudos: o que fazer para evitá-la

Ficar nervoso antes de um exame ou sentir certa apreensão ao começar a fazer um trabalho são episódios relativamente normais no dia a dia do estudante. No entanto, quando o sentimento se torna uma constante, prejudicando a qualidade de vida e paralisando, é a chamada ansiedade nos estudos.

Entre os sintomas mais comuns estão o cansaço, agitação, dificuldade de concentração e, até mesmo, falta de ar. Para lidar com esse desafio, é importante adotar algumas medidas, como planejar a rotina, aprender a controlar a respiração e fazer pausas durante o dia.

A seguir, confira o que você pode fazer para evitar a ansiedade nos estudos!

Planeje a rotina

Uma das formas de evitar a ansiedade nos estudos é reservar um tempo para planejar a rotina. Tire um dia da semana, como domingo, para montar ou revisar o cronograma de estudos.

Ao ter ideia do que precisa estudar durante a semana e inserir as sessões como compromissos na agenda, você evita a tensão de começar o dia sem saber exatamente o que precisa fazer.

Faça pausas

Criar uma agenda de estudos evita a sensação de não saber por onde começar. No entanto, para evitar a ansiedade, é importante também fazer pausas ao longo do dia.

É possível tentar, por exemplo, a técnica Pomodoro. É fácil: use um cronômetro e marque 25 minutos de estudo e 5 minutos de pausa. Depois de 4 sessões, pare por um intervalo mais longo, de 15 minutos. Use as pausas para beber água, comer algo e, até mesmo, fazer algo prazeroso, como checar as redes sociais.

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Não deixe para estudar na última hora

Para evitar ficar ansioso na hora de estudar, outra dica importante é não deixar tudo para última hora. Afinal, quem deixa para revisar o conteúdo de todo um semestre na véspera de uma prova, por exemplo, certamente ficará nervoso com medo de não dar conta.

O ideal é organizar a rotina para estudar um pouco todos os dias e, assim, não ficar sobrecarregado em períodos críticos do mês.

Aprenda a controlar a respiração

Não são poucos os estudantes, com uma rotina corrida, tendo, muitas vezes, que conciliar escola com vestibular. Nesse contexto que favorece o estresse, é importante buscar técnicas para controlar o nervosismo e manter a tranquilidade mesmo nos momentos mais tensos.

Controlar a respiração é uma das maneiras de se acalmar e voltar o foco para o presente. É possível, ainda, aliar a técnica com práticas de meditação para um resultado ainda melhor.

Racionalize o processo

Quando sentir que a ansiedade está chegando, é importante saber que esse sentimento não define o que você é. Racionalizar e buscar pensar positivo são atitudes que fazem a diferença e mantém a motivação em dia.

Caso se sinta paralisado, uma saída é desmembrar tarefas maiores em passos menores para, assim, começar de algum lugar.

Para evitar a ansiedade nos estudos, é essencial não deixar os hábitos saudáveis de lado no dia a dia e planejar a rotina. Busque equilibrar a vida pessoal com a acadêmica e reserve momentos para pausas. Dessa forma, ficará mais fácil manter o nervosismo sob controle.

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Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

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