Como elaborar um bom plano de estudos? Descubra!

Acabou de passar por um teste vocacional, descobriu qual curso fazer e precisa se preparar para o vestibular? O próximo passo é revisar conteúdos para mandar bem na prova. Sabemos que encarar esse desafio exige tempo e dedicação, mas tudo pode ser facilitado com a elaboração de um bom plano de estudos.

Você provavelmente já ouviu falar desse recurso, mas será que tem noção dos seus benefícios e aplicações? Se quer descobrir para que ele serve e como aproveitá-lo, é só prosseguir na leitura!

O que é e como funciona um plano de estudos?

Trata-se de uma ferramenta de planejamento que visa facilitar a rotina do estudante. Para isso, deve envolver aspectos como a definição de horários, organização do ambiente de estudos, seleção de conteúdos e escolha de materiais para consulta.

Quando estruturado e aplicado corretamente, o plano proporciona melhora da concentração e, consequentemente, do aprendizado. É essencial para as pessoas que querem otimizar o tempo disponível enquanto se preparam para o Enem ou para o vestibular específico de uma instituição.

A eficiência é tanta que até quem já está na graduação e quer ter um bom desempenho nas provas pode tirar proveito dessa incrível ferramenta.

Como elaborar um plano de estudos personalizado?

Se você está prestes a encarar o desafio de estudar sozinho, precisa se organizar para isso. A melhor estratégia é montar um plano personalizado de acordo com os seus objetivos e necessidades. Confira alguns passos para começar com o pé direito.

Leia também:  Santander abre inscrições para programas de bolsas de estudos

Monte um cronograma

Avalie a sua rotina e os compromissos que exerce durante a semana. Em seguida, anote o tempo gasto em cada atividade e identifique os horários livres para criar uma espécie de agenda com divisões de afazeres.

Essa será a representação do seu cronograma, que deverá conter as tarefas fixas (aulas, refeições, lazer, descanso) e os momentos destinados aos estudos preparatórios.

Para potencializar seu aprendizado e obter inspiração, invista em um cantinho silencioso, equipado com móveis confortáveis e, de preferência, bem decorado.

Garanta momentos de distração

Pausas que envolvam programas agradáveis são essenciais e devem fazer parte do seu plano de estudos. Isso inclui boas noites de sono, diversão ao lado da família e dos amigos, bem como a prática de exercícios físicos.

Corrida, natação, ginástica… não importa. Escolha uma modalidade de sua preferência e aproveite cada instante para relaxar e se distrair. Esse cuidado trará bem-estar e mais saúde, que são essenciais para a manutenção dos estudos.

Priorize determinados conteúdos

Se a meta é conquistar uma vaga em uma universidade específica, vale a pena focar em conteúdos cobrados no vestibular daquela instituição. Com base nesse exemplo, procure adaptar sua rotina ao que é prioritário no momento.

Também vale reforçar seus conhecimentos naquelas disciplinas em que costuma ter maior dificuldade, a fim de superar medos e obstáculos. Para tanto, dedique um tempo extra na revisão das matérias que você considera complicadas.