Como elaborar um bom plano de estudos? Descubra!

Acabou de passar por um teste vocacional, descobriu qual curso fazer e precisa se preparar para o vestibular? O próximo passo é revisar conteúdos para mandar bem na prova. Sabemos que encarar esse desafio exige tempo e dedicação, mas tudo pode ser facilitado com a elaboração de um bom plano de estudos.

Você provavelmente já ouviu falar desse recurso, mas será que tem noção dos seus benefícios e aplicações? Se quer descobrir para que ele serve e como aproveitá-lo, é só prosseguir na leitura!

O que é e como funciona um plano de estudos?

Trata-se de uma ferramenta de planejamento que visa facilitar a rotina do estudante. Para isso, deve envolver aspectos como a definição de horários, organização do ambiente de estudos, seleção de conteúdos e escolha de materiais para consulta.

Quando estruturado e aplicado corretamente, o plano proporciona melhora da concentração e, consequentemente, do aprendizado. É essencial para as pessoas que querem otimizar o tempo disponível enquanto se preparam para o Enem ou para o vestibular específico de uma instituição.

A eficiência é tanta que até quem já está na graduação e quer ter um bom desempenho nas provas pode tirar proveito dessa incrível ferramenta.

Como elaborar um plano de estudos personalizado?

Se você está prestes a encarar o desafio de estudar sozinho, precisa se organizar para isso. A melhor estratégia é montar um plano personalizado de acordo com os seus objetivos e necessidades. Confira alguns passos para começar com o pé direito.

Leia também:  Faculdade para empreendedores: veja os 4 cursos mais indicados

Monte um cronograma

Avalie a sua rotina e os compromissos que exerce durante a semana. Em seguida, anote o tempo gasto em cada atividade e identifique os horários livres para criar uma espécie de agenda com divisões de afazeres.

Essa será a representação do seu cronograma, que deverá conter as tarefas fixas (aulas, refeições, lazer, descanso) e os momentos destinados aos estudos preparatórios.

Para potencializar seu aprendizado e obter inspiração, invista em um cantinho silencioso, equipado com móveis confortáveis e, de preferência, bem decorado.

Garanta momentos de distração

Pausas que envolvam programas agradáveis são essenciais e devem fazer parte do seu plano de estudos. Isso inclui boas noites de sono, diversão ao lado da família e dos amigos, bem como a prática de exercícios físicos.

Corrida, natação, ginástica… não importa. Escolha uma modalidade de sua preferência e aproveite cada instante para relaxar e se distrair. Esse cuidado trará bem-estar e mais saúde, que são essenciais para a manutenção dos estudos.

Priorize determinados conteúdos

Se a meta é conquistar uma vaga em uma universidade específica, vale a pena focar em conteúdos cobrados no vestibular daquela instituição. Com base nesse exemplo, procure adaptar sua rotina ao que é prioritário no momento.

Também vale reforçar seus conhecimentos naquelas disciplinas em que costuma ter maior dificuldade, a fim de superar medos e obstáculos. Para tanto, dedique um tempo extra na revisão das matérias que você considera complicadas.

Leia também:  Como funciona o vestibular UniFOA? Confira este guia

Diversifique os métodos de estudo

A rotina de estudos pode se tornar cansativa com o tempo. Portanto, não hesite em modificar seu cronograma sempre que precisar de novos estímulos e desafios. O importante é não perder a motivação.

Você pode, por exemplo, dar um tempo na leitura de apostilas ao intercalar essa atividade com outros métodos. Vale usar aplicativos que geram perguntas, assistir a documentários educativos, testar técnicas de memorização e até ouvir podcasts com temas relacionados à área de interesse.

Avalie o seu desempenho

Um plano de estudos perde sua relevância se não gerar bons resultados. Portanto, para saber se o modelo que você montou realmente tem trazido benefícios, procure formas de testar os conhecimentos adquiridos.

Uma boa opção é fazer simulados específicos e anotar o desempenho obtido. Com base nas pontuações, você saberá se deve manter o cronograma como está ou se precisa rever algum ponto para melhorar sua performance e chegar mais perto de seus objetivos.

E então, ficou com vontade de transformar o plano de estudos em seu principal aliado? Não perca mais tempo e coloque as nossas dicas em prática. Tudo dependerá de um pouco de organização para criar um modelo exclusivo e arrasar em qualquer exame.

Se você gostou deste conteúdo, siga o nosso perfil no Facebook, no Twitter e no Instagram para acompanhar nossas novidades!

Leia também:  O que é Engenharia 4.0 e como se preparar?

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas