Confira 7 dicas de como montar cronograma de estudos para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do país. Com ele, você pode concorrer a vagas no ensino superior, além de participar de programas de bolsas e financiamentos. Por isso, vale muito a pena fazer um bom cronograma de estudos para o Enem.

Com essa ferramenta, você pode se organizar melhor para ver todas as matérias que você precisa até o dia da prova. Além disso, ela ajuda a manter a disciplina para cumprir cada etapa de aprendizado. Assim, esse planejamento é fundamental para que você tenha um bom desempenho e fique mais perto da tão sonhada aprovação.

Então, anote aí 7 dicas para montar seu cronograma!

1. Conheça a prova do Enem

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer as matérias que caem na prova para montar um plano de estudos. Para isso, é só consultar a matriz de referência do Enem. Por lá, você verá que as matérias do Ensino Médio são organizadas em 4 eixos:

• Ciências Humanas, com Filosofia, Sociologia, Geografia e História;
  • Ciências da Natureza, com Biologia, Física e Química;
  • Linguagens, com Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, à escolha do candidato);
  • Matemática.

Além disso, a prova inclui uma redação dissertativo-argumentativa sobre temas atuais e relevantes em nossa sociedade.

2. Entenda a sua rotina

O segundo passo é colocar no papel a sua disponibilidade de estudos. Assim, você poderá reservar e fixar os horários de preparação para o Enem, como um verdadeiro compromisso. Isso ajudará a manter a disciplina para cumprir seu cronograma.