Veja quais são os temas que mais caem no ENEM para se preparar

Com um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível ingressar no ensino superior e realizar aquele sonho de cursar uma faculdade. Afinal, você pode usar a nota nos processos seletivos ou tentar bolsas de estudos.

Porém, para se dar bem nessa prova, é preciso ter foco e se dedicar bastante ao aprendizado. Nesse sentido, algo que pode ajudar bastante é saber quais são os temas que mais caem no Enem.

Por isso, se você está se preparando para prestar esse exame, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar quais são os assuntos mais recorrentes na prova, além de dar sugestões para que você tenha um bom rendimento. Confira!

Qual é a importância de fazer a prova do Enem?

Provavelmente, você já ouviu alguém falar que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, não é verdade? É por isso que, cada vez mais, aumenta a importância de contar com um diploma de ensino superior, emitido por uma instituição de credibilidade, para que o profissional consiga ficar sempre à frente da concorrência.

Porém, muitas vezes, a entrada na faculdade é dificultada por conta dos vestibulares, que costumam ser muito difíceis e concorridos. Nesse cenário, nota-se a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio desse exame, o estudante consegue aumentar as suas chances de se inserir no ensino superior, tanto em faculdades públicas como em particulares, com bolsas de estudos a depender da nota de corte.

Leia também:  Qual a nota de corte de Ciências Contábeis? Descubra!

Quais são os temas que mais caem no Enem?

Com tantos conteúdos para revisar antes do exame, o estudante pode ficar realmente perdido em relação a como organizar a sua rotina de aprendizado.

Se esse é o seu caso, confira quais são os temas que mais caem no Enem, de acordo com cada área de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: formação de palavras, tipos e aspectos de textos, interpretação de texto e arte contemporânea;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: governos posteriores à Ditadura Militar, Segunda Guerra Mundial, meio ambiente, escola helenística e racionalismo moderno, sociologia contemporânea e cidadania;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: acústica, ligações químicas, reações orgânicas, ecossistema e ecologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: equações de 1º e 2º graus, porcentagem, matemática financeira e grandezas proporcionais.

Como se preparar para o Enem?

Agora que você já sabe quais são os temas que mais caem no Enem, confira algumas dicas para se preparar para o exame:

  • estabeleça um cronograma de estudos para que você consiga conciliar a sua rotina com o conteúdo que precisa ser revisado;
  • escolha um ambiente calmo, silencioso e bem iluminado para as suas sessões de estudos;
  • procure descansar e ter momentos de lazer, em vez de focar apenas nos estudos, para evitar um desgaste emocional e mental;
  • antes do dia da prova, procure planejar como você chegará até o local em que ela será aplicada;
  • na hora do exame, comece por aquelas questões que você considere mais fáceis, para diminuir o nervosismo e ganhar tempo.
Leia também:  Ciências humanas: saiba como é a área e os campos de atuação

Como vimos, ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio é uma ótima forma de conseguir a tão sonhada vaga no ensino superior. Por isso, não perca tempo: coloque as nossas sugestões em prática e comece a estudar agora mesmo sobre os temas que mais caem no Enem!

Se você gostou deste post, que tal continuar a sua preparação para o exame? Aproveite a visita e veja algumas dicas de como otimizar os seus estudos!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas