5 formas de ingressar na faculdade: veja como realizar esse sonho!

Sonha em ter o diploma de ensino superior? Então, além de descobrir sua área de interesse com um teste vocacional, é preciso estudar bastante e se informar sobre as diferentes formas de ingressar na faculdade.

Com essa pesquisa, você descobre os períodos em que essas seleções ocorrem e como são as provas, além de poder se organizar e se preparar melhor para essa etapa.

Para ajudar você, preparamos este post! Continue a leitura e descubra qual a importância de fazer uma graduação, por quais meios você pode ingressar nesses cursos, além de dicas do que avaliar ao escolher a instituição de ensino. Não perca!

Por que fazer uma graduação?

Para dar o primeiro passo na construção da sua carreira, você precisa fazer uma graduação. Num curso de ensino superior, você adquire o conhecimento e as habilidades necessários para conseguir as melhores vagas de emprego, conquistar um cargo público ou ainda empreender.

Em resumo: seu futuro profissional depende do ensino superior. Por isso, não perca tempo e escolha o curso que mais se encaixa no seu objetivo de carreira. Pesquise ainda as modalidades de graduação, como a tecnológica, licenciatura ou bacharelado.

Quais as principais formas de ingressar na faculdade?

A seguir mostramos como você pode entrar no ensino superior, mesmo se o seu orçamento estiver apertado para custear as mensalidades.

1. Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso dos estudantes em instituições públicas de ensino superior. Para participar, o candidato não pode ter zerado na prova de redação.