5 alternativas de faculdade para quem quer empreender

Empreender é a palavra do momento no contexto profissional. Nessa época de tantas transformações econômicas e sociais, as pessoas estão mudando suas perspectivas e buscando novos caminhos — que vão além dos contratos de trabalho formais —, não apenas para ganhar dinheiro, mas para sentir satisfação no que fazem. Se você também já tem essa visão de carreira precisa conhecer as opções de faculdade para quem quer empreender.

Existem vários cursos de graduação que são muito promissores para quem deseja abrir seu próprio negócio. Além disso, atuar com um olhar empreendedor é uma habilidade valorizada por clientes, parceiros ou até empregadores, caso você também decida ocupar um cargo em uma empresa.

Vamos, então, ao que interessa: conheça 5 faculdades para quem quer empreender e ter sucesso em seus negócios!

1. Administração

Administração é um dos cursos superiores mais clássicos que existem, e continua atraindo um grande número de estudantes. Ao contrário daquela ideia equivocada de que quem opta por essa graduação é porque não sabe o que quer fazer, na verdade, os futuros administradores já têm visão ampla e sabem que se trata de uma área versátil.

Além dos múltiplos setores nos quais pode trabalhar dentro de uma empresa — recursos humanos, marketing, logística, financeiro, compra e vendas etc. —, os formados em Administração adquirem todo o conhecimento necessário na faculdade para empreender em um negócio próprio.

O curso desenvolve um olhar mais abrangente sobre como funciona uma empresa e todos os seus processos de gestão. Assim, você adquire as habilidades técnicas que precisa para gerenciar seus próprios projetos com autonomia. Além disso, pode fazer uma espacialização ou MBA para afunilar o conhecimento em um ramo específico e adquirir mais autoridade no seu nicho de mercado.

Leia também:  8 dicas de como criar um currículo

2. Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis fornece o diploma de bacharel após a conclusão de 8 semestres, assim como a Administração. Apesar do contato constante com os números e das várias disciplinas de Exatas na grade curricular, é um curso das Ciências Humanas.

Quem opta por essa faculdade aprende a analisar e organizar registros de operações financeiras e dados patrimoniais e fiscais de empresas de todos os portes e de vários setores. Ao longo do curso, o futuro contador aprimora competências como raciocínio lógico, organização, planejamento estratégico, gerenciamento de riscos, resolução de problemas e inovação.

A saúde financeira de uma empresa é fundamental para o sucesso dos negócios, e é justamente nessa parte que muitos empreendedores se perdem. Sendo assim, Ciências Contábeis é uma importante opção de faculdade para quem quer empreender, pois fornece o conhecimento técnico ideal para você cuidar da sua empresa, garantindo o equilíbrio entre despesas e receitas.

3. Publicidade e Propaganda

O bacharelado em Publicidade e Propaganda faz parte dos cursos de comunicação. No cenário atual — com a expansão das redes sociais, a divulgação rápida de informações e as mudanças no comportamento de consumo —, saber se comunicar para estabelecer uma marca própria é essencial para quem quer empreender.

Também é um curso com duração de 4 anos, ao longo dos quais o aluno desenvolve habilidades teóricas e práticas para chamar a atenção do público e elaborar campanhas publicitárias bem estruturadas, que certamente darão destaque na condução de uma empresa própria. Afinal, como dizem, a propaganda é a alma do negócio!