5 alternativas de faculdade para quem quer empreender

Empreender é a palavra do momento no contexto profissional. Nessa época de tantas transformações econômicas e sociais, as pessoas estão mudando suas perspectivas e buscando novos caminhos — que vão além dos contratos de trabalho formais —, não apenas para ganhar dinheiro, mas para sentir satisfação no que fazem. Se você também já tem essa visão de carreira precisa conhecer as opções de faculdade para quem quer empreender.

Existem vários cursos de graduação que são muito promissores para quem deseja abrir seu próprio negócio. Além disso, atuar com um olhar empreendedor é uma habilidade valorizada por clientes, parceiros ou até empregadores, caso você também decida ocupar um cargo em uma empresa.

Vamos, então, ao que interessa: conheça 5 faculdades para quem quer empreender e ter sucesso em seus negócios!

1. Administração

Administração é um dos cursos superiores mais clássicos que existem, e continua atraindo um grande número de estudantes. Ao contrário daquela ideia equivocada de que quem opta por essa graduação é porque não sabe o que quer fazer, na verdade, os futuros administradores já têm visão ampla e sabem que se trata de uma área versátil.

Além dos múltiplos setores nos quais pode trabalhar dentro de uma empresa — recursos humanos, marketing, logística, financeiro, compra e vendas etc. —, os formados em Administração adquirem todo o conhecimento necessário na faculdade para empreender em um negócio próprio.

O curso desenvolve um olhar mais abrangente sobre como funciona uma empresa e todos os seus processos de gestão. Assim, você adquire as habilidades técnicas que precisa para gerenciar seus próprios projetos com autonomia. Além disso, pode fazer uma espacialização ou MBA para afunilar o conhecimento em um ramo específico e adquirir mais autoridade no seu nicho de mercado.

Leia também:  Emprego ou estágio: saiba qual é a melhor opção para você

2. Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis fornece o diploma de bacharel após a conclusão de 8 semestres, assim como a Administração. Apesar do contato constante com os números e das várias disciplinas de Exatas na grade curricular, é um curso das Ciências Humanas.

Quem opta por essa faculdade aprende a analisar e organizar registros de operações financeiras e dados patrimoniais e fiscais de empresas de todos os portes e de vários setores. Ao longo do curso, o futuro contador aprimora competências como raciocínio lógico, organização, planejamento estratégico, gerenciamento de riscos, resolução de problemas e inovação.

A saúde financeira de uma empresa é fundamental para o sucesso dos negócios, e é justamente nessa parte que muitos empreendedores se perdem. Sendo assim, Ciências Contábeis é uma importante opção de faculdade para quem quer empreender, pois fornece o conhecimento técnico ideal para você cuidar da sua empresa, garantindo o equilíbrio entre despesas e receitas.

3. Publicidade e Propaganda

O bacharelado em Publicidade e Propaganda faz parte dos cursos de comunicação. No cenário atual — com a expansão das redes sociais, a divulgação rápida de informações e as mudanças no comportamento de consumo —, saber se comunicar para estabelecer uma marca própria é essencial para quem quer empreender.

Também é um curso com duração de 4 anos, ao longo dos quais o aluno desenvolve habilidades teóricas e práticas para chamar a atenção do público e elaborar campanhas publicitárias bem estruturadas, que certamente darão destaque na condução de uma empresa própria. Afinal, como dizem, a propaganda é a alma do negócio!

Leia também:  O que é engenharia mecânica e por que seguir essa profissão?

Vale lembrar que hoje a internet se tornou um imenso mercado. Em todos os ramos, você encontra opções de compras, vendas e serviços na web. Diante disso, surgiu a necessidade de elaborar uma nova linguagem para atrair e se relacionar com os clientes. Esse conjunto de estratégias faz parte do Marketing Digital.

Profissionais de Publicidade, Marketing, Jornalismo, Administração e várias outras áreas de formação estão em alta no mercado digital. Portanto, esse é um bom campo para quem quer empreender, mas saiba que exige inovação e constante atualização profissional.

4. Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é um curso mais longo. Assim como as demais engenharias, tem 5 anos de duração. Essa graduação prepara os futuros engenheiros para fazer o gerenciamento dos recursos humanos, financeiros e materiais das empresas, visando ao aumento da produtividade e ao crescimento da organização.

O engenheiro de produção tem um perfil de liderança, atua com resolução de problemas, visão estratégica, boa comunicação, entre outras skills. É um profissional de papel central para impulsionar as companhias produtivas de diversos ramos.

Essa é uma ótima opção de faculdade para quem quer empreender, principalmente se planeja atuar com prestação de serviço. Assim, após um período de experiência profissional, você pode abrir uma empresa para realizar consultorias e auditorias, por exemplo.

5. Sistemas de Informação

A faculdade de Sistemas de Informação é uma alternativa interessante para quem quer empreender no ramo da tecnologia. Afinal, para ter uma empresa bem-sucedida no contexto atual, é necessário que ela esteja alinhada ao uso dos recursos tecnológicos — que melhoram os processos, aumentam a produtividade e facilitam o alcance de mais clientes.

Leia também:  10 mitos e verdades sobre o curso de publicidade

Esse é um dos cursos de Tecnologia de Informação, um segmento em constante ascensão e que, por isso, tem grande necessidade de profissionais capacitados. O número de formados nas áreas tecnológicas ainda é insuficiente para atender a todas as demandas do mercado.

O profissional de Sistemas de Informação é peça-chave para o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa. Seu domínio técnico é necessário para criar e implantar sistemas que agilizam o fluxo de trabalho e otimizam os processos empresariais, além de garantir a segurança de dados da organização.

Com essa formação, você pode trabalhar no setor de TI de companhias públicas e privadas e, claro, também é uma opção interessante de faculdade para quem quer empreender em um negócio próprio.

Com uma startup de tecnologia, você pode prestar serviços e consultorias, atuando com desenvolvimento de softwares e programação, administração de banco de dados, segurança da informação, inteligência artificial, entre várias outras ações.

Gostou dessas opções de curso superior? Seja qual for a sua escolha de faculdade para empreender em uma empresa própria, a primeira dica que você deve seguir é contar com uma boa instituição de ensino para garantir uma formação de qualidade.

Entre em contato com o UniFOA, saiba mais sobre nossos cursos e dê início à melhor experiência universitária que você pode ter!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas