Quer fazer faculdade de Publicidade? Veja onde você poderá atuar no mercado!

Se você é criativo, comunicativo e busca uma rotina dinâmica, a faculdade de Publicidade e Propaganda pode ser a melhor escolha para a sua carreira. É uma formação que oferece boas perspectivas profissionais, principalmente com o crescimento das mídias digitais.

O profissional pode trabalhar com criação de campanhas publicitárias, estratégias de vendas e de fortalecimento de uma marca ou produto, pesquisas de mercado, entre outras áreas com atuação em diferentes locais.

Você se interessa pelo curso de Publicidade, mas ainda tem dúvidas sobre o mercado de trabalho para essa carreira? Continue acompanhando nosso post para conhecer os detalhes dessa graduação e onde há espaço para a atuação desse profissional!

Como é a faculdade de Publicidade?

O curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda faz parte da área de Comunicação Social, tem duração de 4 anos e oferece uma grade curricular bastante variada, que inclui o conhecimento em diferentes mídias. Por isso, permite uma atuação direcionada a nichos diversos.

Como o aluno acompanhará disciplinas teóricas e práticas, o ideal é escolher uma instituição de ensino com professores que tenham qualificação acadêmica e também vivência na área. Outro ponto é contar com laboratórios com as tecnologias mais atuais para o aprendizado sobre TV, rádio, fotografia e computação gráfica.

É uma graduação bastante interessante, pois é possível desenvolver projetos de temáticas variadas, como criação de logotipos, produção de eventos, participação em agências de comunicação, programas da rádio universitária, entre outros.

Esse aprendizado mais prático da faculdade de Publicidade e Propaganda deixará o aluno familiarizado com a rotina e os desafios profissionais da área. Além disso, a possibilidade de conhecer e atuar em diferentes segmentos também ajudará o estudante a identificar quais ramos têm a ver com ele e com suas expectativas em relação à carreira.

Mas, afinal, o que se estuda nessa graduação?

Conheça algumas disciplinas da faculdade de Publicidade e Propaganda:

  • Criação e Redação Publicitária em Rádio;
  • Fotografia Publicitária;
  • Planejamento de Mídia;
  • Planejamento e Marketing;
  • Planejamento Visual e Produção Gráfica;
  • Redação Publicitária (Impresso e Online);
  • Comunicação Organizacional e Assessoria Publicitária de Informação;
  • Direção de Arte e Comunicação Visual;
  • Campanhas Políticas e Governamentais;
  • Ética, Filosofia e Legislação Publicitária;
  • Gestão de Marcas;
  • Promoção, Merchandising e Eventos;
  • Gestão de Mídias Digitais.

Como também é uma formação com enfoque no entendimento sobre os clientes, são tratados temas como Psicologia, Sociologia e Antropologia, aplicados à comunicação e ao comportamento do consumidor.

Leia também:  5 dicas para se dar bem como calouro de Medicina!

Além disso, a faculdade de Publicidade prepara o aluno que quer ter o próprio negócio, como uma agência, ou deseja atuar como consultor — no conteúdo programático, há também a disciplina de Gestão, Inovação e Empreendedorismo.

TCC

Ao final dessa graduação, o estudante precisa ainda desenvolver o trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre um tema de seu interesse, que será apresentado a uma banca examinadora.

Estágio

Apesar de o estágio não ser obrigatório para esse curso superior, é recomendado que o candidato tenha essa experiência. Além da possibilidade de ganhar uma remuneração, é uma forma de aprender com profissionais da área e, dependendo do comprometimento do aluno, até mesmo de ser efetivado logo que terminar a faculdade.

Quais são as principais atribuições desse profissional?

Muita gente associa o trabalho do publicitário somente a anúncios de revista ou comerciais de televisão. No entanto, essa é apenas uma parte das possibilidades de atuação.

Uma peça publicitária, por exemplo, se inicia com uma reunião com o cliente, um estudo do caso e a definição do público-alvo. Para isso, é necessário realizar pesquisas de mercado a fim de identificar o perfil do consumidor, além das escolhas das mídias mais adequadas.

Assim, é um trabalho que começa com o atendimento ao cliente e termina com a avaliação de resultados da campanha — e talvez a adoção de novas estratégias, de acordo com o impacto causado.

Onde o publicitário pode atuar?

Quem escolhe fazer o curso superior em Publicidade e Propaganda encontra um mercado de trabalho com várias opções, porque o profissional pode atuar em diferentes tipos de empresa — incluindo o setor público — ou ainda de forma autônoma. Acompanhe alguns exemplos abaixo.

Agências de publicidade

Um dos locais onde o publicitário encontra mais espaço é na agência de publicidade. É um trabalho que possibilita atuar com:

  • atendimento — ele faz a ponte entre a agência e o cliente, na orientação quanto às melhores estratégias para a divulgação de marca, produto ou serviço, bem como da escolha das mídias;
  • criação — desenvolvimento de identidade de marca e de produção de campanhas para mídias variadas com base em pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto;
  • planejamento de mídia — seleção dos veículos de comunicação (internet, TV, jornais, revistas, outdoors e rádio) mais adequados para a difusão da campanha. Pode realizar também a negociação para a compra de espaço nessas mídias;
  • marketing — é um segmento que visa ao aumento das vendas e ao fortalecimento de marcas, o que inclui estratégias de preço, distribuição, canais de venda e de relacionamento com o consumidor;
  • pesquisa de mercado — são os profissionais que procuram entender o perfil e os hábitos do cliente para o planejamento e a criação de campanhas certeiras.
Leia também:  UniFOA +Social: Atividades e serviços serão oferecidos gratuitamente, na Praça Brasil, dia 27

Departamentos internos de comunicação e marketing

O publicitário pode atuar dentro de uma empresa, com ações de promoção da marca, dos produtos e das vendas. Ele atua no desenvolvimento de campanhas, faz o planejamento de mídia e promove ações de merchandising e eventos.

Pode trabalhar ainda com outros profissionais de marketing, realizando pesquisas de mercado e desenvolvimento de produtos.

É função desse profissional gerenciar as mídias da organização e ser o intermediário entre a empresa e a agência de publicidade.

Produtoras de conteúdo

São agências voltadas à produção de conteúdo, como textos, roteiros, jingles, vídeos e imagens que serão utilizados no meio publicitário. É uma das áreas em que o profissional encontra boas oportunidades — sobretudo pelo crescente uso de canais de divulgação nos meios digitais.

Mídias diversas (revistas, TV, rádio e internet)

O publicitário pode trabalhar diretamente nos veículos de comunicação, atuando com outras equipes no planejamento de espaços e horários destinados à publicidade. Assim, é o responsável por fazer contato com as agências e participar da negociação de valores.

Setor público

O profissional pode trabalhar para o setor público, com estratégias de divulgação de campanhas educativas ou promocionais da administração federal, estadual ou municipal. Para o ingresso nesses cargos, é obrigatória a aprovação em concurso público.

Autônomo

Quem quiser trabalhar de forma autônoma encontra espaço na publicidade. O profissional pode abrir a própria agência, fazer a captação de clientes e liderar equipes. Mais uma possibilidade é prestar consultoria para empresas.

Outra alternativa é a atuação como freelancer. O publicitário trabalha por conta própria na criação de campanhas, principalmente nos meios digitais. Ele pode assumir também o gerenciamento das redes sociais de marcas e empresas.

Qual é o perfil desse profissional?

Quer saber se você pode se dar bem nessa carreira? Veja abaixo algumas competências importantes para quem quer fazer a faculdade de Publicidade:

  • criatividade;
  • proatividade;
  • dinamismo;
  • capacidade de planejamento e organização;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • comprometimento com o trabalho;
  • habilidades de comunicação.
Leia também:  Conheça as funções do ChatGPT

Além disso, é necessário saber trabalhar em equipe e estar sempre atualizado, em especial quanto às tecnologias relacionadas aos novos canais de divulgação.

Como é o mercado de trabalho para a área?

Para um negócio crescer, ele precisa ter algum diferencial em um produto ou serviço e ser conhecido pelos consumidores. Mas não basta apenas divulgar: é necessário fazer um estudo aprofundado para atingir os clientes certos e trazer bons resultados nas vendas.

Portanto, é fundamental contar com publicitários qualificados, que atuem em diferentes segmentos. Isso porque é um trabalho composto por várias etapas, como entendimento da demanda do consumidor, pesquisa de mercado, desenvolvimento dos conceitos, criação de design e conteúdo até a distribuição em diferentes canais. Assim, há espaço para profissionais de diferentes perfis e talentos.

Precisamos destacar o crescimento e a popularização das redes sociais, o que permitiu um novo mercado a quem faz a faculdade de Publicidade, seja na gestão dessas mídias, seja na criação de vídeos, imagens e conteúdos para promover a marca ou o produto.

Média salarial

Tem vontade de cursar Publicidade, mas ainda quer saber qual é o salário para a profissão? O publicitário ganha, em média, um salário de R$ 2.108,00 (de acordo com informações do site de recrutamento Vagas). Contudo, é um valor que pode aumentar para candidatos que se mantêm atualizados e buscam o aperfeiçoamento profissional.

Então, para quem participa dos principais eventos do setor, domina um segundo idioma, está a par de equipamentos e softwares da área e também faz cursos de pós-graduação, a remuneração pode aumentar bastante.

Ter um portfólio com os principais trabalhos e buscar formas de fazer networking para trocar ideias e acompanhar as oportunidades de mercado também são boas estratégias.

Viu só como a faculdade de Publicidade e Propaganda pode ser o caminho certo para quem busca uma área com amplas oportunidades de atuação? A demanda por publicitários está em amplo crescimento, principalmente com a expansão das mídias digitais.

Ficou interessado em fazer essa graduação? Então, escolha uma faculdade de referência: inscreva-se no vestibular para o curso superior de Publicidade e Propaganda do UniFOA e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!

faculdade de publicidade

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas