Aprenda como fazer uma revisão para o Enem

Mesmo com as próximas provas previstas para o fim de 2021, aceite nosso conselho: comece a fazer a sua revisão para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) agora!

Na realidade, precisamos repetir algumas vezes um mesmo conteúdo a fim de fixar os seus detalhes. Afinal, boa parte do que será cobrado nos testes exigirá da sua memória: fórmulas, fatos, datas, regras gramaticais etc.

Assim, se você quer se preparar da melhor forma possível para a prova, reserve um tempo na agenda para trabalhar na revisão para o Enem desde já. Ficou na dúvida sobre como dar o pontapé? Então confira este post!

Faça provas de edições antigas

Uma ótima forma de revisar é fazer as provas do Enem de anos anteriores. Você não precisa responder a todas as questões de um teste em um único dia. Assim, uma alternativa é resolver 4 ou 5 perguntas a cada rodada de simulação. Além disso, volte a estudar o conteúdo que você errar.

Estabeleça prioridades na sua revisão para o Enem

Mais uma dica para sua revisão para o Enem: não dá para repassar todo o conteúdo! Isso significa que você vai ter que priorizar alguns temas e deixar outros de lado. Desse modo, preste atenção no esquema que preparamos logo a seguir:

1. pesquise o que costuma cair no Enem (se refizer as provas, como falamos no tópico anterior, não terá dificuldades com isso);
  2. dentre os assuntos que costumam ser cobrados, separe aqueles em que você manda muito bem, depois os que apresentam um desempenho médio e, por fim, liste tudo aquilo que traz dificuldades;
  3. agora, enquanto ainda estamos longe do grande dia, mantenha sua revisão focada nos assuntos nos quais você vai mal. Afinal, ainda dá tempo para tirar as dúvidas;
  4. Porém, mais ou menos um mês antes da prova, mude a estratégia. Assim, repasse com mais ênfase as matérias nas quais você pontua de forma alta e média. Dessa forma, você refina o aprendizado.