Aprenda como fazer uma revisão para o Enem

Mesmo com as próximas provas previstas para o fim de 2021, aceite nosso conselho: comece a fazer a sua revisão para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) agora!

Na realidade, precisamos repetir algumas vezes um mesmo conteúdo a fim de fixar os seus detalhes. Afinal, boa parte do que será cobrado nos testes exigirá da sua memória: fórmulas, fatos, datas, regras gramaticais etc.

Assim, se você quer se preparar da melhor forma possível para a prova, reserve um tempo na agenda para trabalhar na revisão para o Enem desde já. Ficou na dúvida sobre como dar o pontapé? Então confira este post!

Faça provas de edições antigas

Uma ótima forma de revisar é fazer as provas do Enem de anos anteriores. Você não precisa responder a todas as questões de um teste em um único dia. Assim, uma alternativa é resolver 4 ou 5 perguntas a cada rodada de simulação. Além disso, volte a estudar o conteúdo que você errar.

Estabeleça prioridades na sua revisão para o Enem

Mais uma dica para sua revisão para o Enem: não dá para repassar todo o conteúdo! Isso significa que você vai ter que priorizar alguns temas e deixar outros de lado. Desse modo, preste atenção no esquema que preparamos logo a seguir:

  1. pesquise o que costuma cair no Enem (se refizer as provas, como falamos no tópico anterior, não terá dificuldades com isso);
  2. dentre os assuntos que costumam ser cobrados, separe aqueles em que você manda muito bem, depois os que apresentam um desempenho médio e, por fim, liste tudo aquilo que traz dificuldades;
  3. agora, enquanto ainda estamos longe do grande dia, mantenha sua revisão focada nos assuntos nos quais você vai mal. Afinal, ainda dá tempo para tirar as dúvidas;
  4. Porém, mais ou menos um mês antes da prova, mude a estratégia. Assim, repasse com mais ênfase as matérias nas quais você pontua de forma alta e média. Dessa forma, você refina o aprendizado.
Leia também:  Vale a pena ser jornalista? Entenda como está o mercado para essa área

Crie mapas mentais

O mapa mental é uma representação gráfica de algum assunto. No caso dos estudos, podemos dizer que ele simboliza o conteúdo de alguma disciplina. O método foi desenvolvido pelo psicólogo inglês Tony Buzan na década de 60. Até mesmo na gestão estratégica de empresas essa ideia é colocada em prática.

Com ela, o cérebro consegue fazer mais associações, algo que melhora o funcionamento das sinapses neurais, ajudando na memorização. Ele funciona assim: em um documento em branco, coloque um tema principal no centro. Depois, a partir dessa figura, você montará outras ao redor dela para as informações complementares.

Por exemplo: se for História, faça um mapa mental da Revolução Francesa. Pode ser uma nuvem para representar as causas, um quadrado com as consequências e um losango com os principais personagens: Luis XVI, Maria Antonieta, Napoleão Bonaparte etc.

Os mapas mentais são uma das melhores técnicas de memorização. Nesse sentido, abuse da criatividade porque esse exercício estimula o raciocínio e alivia o estresse nos estudos!

Releia suas anotações em aula

As anotações que você faz durante as aulas, seja no caderno ou na apostila, também são ótimas para reforçar a revisão para o Enem. Com esse método, é viável otimizar o tempo para os estudos.

Isso porque não é uma boa ideia revisar relendo apostilas e livros inteiros, uma vez que é preciso priorizar determinado tipo de conteúdo. Nesse cenário, nada melhor do que as suas anotações para dar uma repassada rapidamente, de maneira bem resumida.

Leia também:  Confira as melhores séries históricas para ajudar no vestibular

Inscreva-se nos aulões online

Para seu cérebro fixar melhor as informações, é importante contar com vários estímulos e diferentes tipos de aprendizagem. Por esse motivo, cadastre-se nos aulões online de revisão para o Enem.

Muitas escolas e cursinhos preparatórios realizam esses eventos de forma aberta e gratuita. Para não perder oportunidades, siga alguns desses colégios e instituições nas redes sociais. Assim, você recebe notificações da agenda!

Como você já deve ter notado, a revisão para o Enem é importante para um bom desempenho na prova. Além disso, esse processo deve começar agora! Assim, você potencializa sua aprendizagem, aumentando suas chances de nota alta.

Gostou do conteúdo? Quer ficar por dentro de dicas para entrar na faculdade? Então siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas