Simulado de vestibular: por que é uma boa forma de estudar?

Tudo é mais bem executado quando temos preparo, concorda? Isso vale para qualquer circunstância, especialmente se o objetivo é ingressar em um curso de graduação. Por isso, além de revisar os conteúdos necessários, muitos estudantes complementam seus estudos com um simulado de vestibular.

Você sabe como funciona esse tipo de teste e por que ele é tão importante para conquistar uma vaga na faculdade? Descubra as respostas no post de hoje!

Como funciona um simulado de vestibular?

A palavra “simulado” vem de simular, que é o mesmo que representar ou replicar algo. Portanto, os simulados nada mais são do que provas compostas por matérias que você estuda na escola. O objetivo desse tipo de teste é aproximar o estudante de uma situação real de vestibular a fim de prepará-lo para a realização da prova.

Os simulados podem ser feitos em sala de aula ou no conforto de casa. Existem vários modelos disponíveis na internet para você imprimir ou preencher diretamente na tela do computador/tablet. Entre os melhores sites, podemos destacar:

• sejabixo!: tem diversos exercícios e oferece categorias com o “desafio do dia” de cada matéria;
  • 10 em tudo: oferece simulados gerais e personalizados e permite selecionar matérias específicas para testar conhecimentos;
  • Brasil Escola: possibilita selecionar a quantidade de questões e os principais temas de cada matéria;
  • Mundo Vestibular: é bem organizado e divide os simulados por tipo de conteúdo/matéria.