Morar perto da faculdade: conheça 4 benefícios

Morar perto da faculdade pode trazer vários benefícios para quem deseja ter uma rotina mais tranquila, leve e com foco nos estudos. Isso permite que você possa evitar a perda de tempo no trânsito, previne o risco de se atrasar em dias importantes e afasta a perda de uma grande parte do seu dia com deslocamentos.

Por isso, vale a pena considerar essa possibilidade e avaliar de perto quais são os custos e os benefícios dessa escolha. Pensando nisso, organizamos um post completo sobre a importância de escolher uma boa moradia durante esse período. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e confira nosso post!

Por que é importante escolher uma boa moradia na faculdade?

Encontrar uma boa moradia próxima à faculdade é importante porque é onde você passará grande parte da rotina universitária. Uma boa moradia oferece segurança, privacidade e espaço adequado para estudar e desfrutar de entretenimento — necessário para relaxar depois de um longo dia de aulas.

Ainda, se você escolher um bom lar, terá acesso a áreas comuns e outros serviços que podem tornar sua vida acadêmica mais fácil, como bibliotecas, além de áreas verdes, pistas de corrida, salão de jogos, academia e demais recursos que são disponibilizados perto da faculdade ou até mesmo na própria instituição.

Como essa escolha pode impactar a experiência?

A escolha do local para morar pode trazer diversos benefícios ou malefícios para a sua jornada acadêmica. Por exemplo, caso você opte por morar longe do local em que vai estudar, terá que passar muito tempo no trânsito, chegando sem fôlego para as aulas.

Leia também:  Curso de Ciências Contábeis: tudo o que você precisa saber

Assim, as chances de ter um aprendizado abaixo do desejado são altas. Além disso, é possível que você acabe perdendo eventos importantes para sua formação ou para fazer amigos e networking.

Por isso, é importante escolher um local estratégico, que tenha um bom custo-benefício e que ajude a otimizar a jornada acadêmica. Assim, é possível ter uma experiência incrível e aproveitar ao máximo esse período da sua vida.

Quais são os benefícios de morar perto da faculdade?

Agora que você já sabe como a escolha do local de moradia na faculdade pode impactar a sua experiência, que tal descobrir quais são os benefícios de morar perto do lugar em que vai estudar? Abaixo, destacamos as principais vantagens. Confira!

1. Economia de tempo

O primeiro grande benefício de morar perto da faculdade é a possibilidade de economizar tempo. Por exemplo, ao escolher um local próximo, você pode optar até por ir a pé às aulas. Assim, consegue evitar o trânsito e aproveitar a universidade.

Além disso, é viável reduzir os custos com deslocamento. Afinal, quando se mora longe, é preciso abastecer o carro, pagar o ônibus ou usar um aplicativo de transporte, o que pode encarecer bastante os custos de vida. Portanto, vale pensar nessa opção.

2. Aumento da comodidade

Outra vantagem de morar perto da faculdade é ter mais comodidade para o seu dia a dia. Por exemplo, ao gastar menos horas para chegar à universidade, é possível aproveitar mais o tempo em casa para estudar, assistir às suas séries favoritas e até confraternizar com os amigos.

Leia também:  Entenda a importância de ter um plano de carreira pessoal

Esse é outro ponto. Ao fazer amizades na faculdade e morar perto do local de estudos, você consegue convidar as pessoas para irem à sua casa para aproveitar um momento de confraternização. Assim, criam-se laços que podem durar toda a vida, fazendo com que a jornada acadêmica valha ainda mais.

3. Acesso fácil e rápido

Com sua moradia sendo perto da faculdade, é possível acessar os principais ambientes universitários de maneira simplificada e simples. Quer um exemplo? Imagine que você está estudando e precisa de um livro que tem na biblioteca.

Com isso, basta se deslocar rapidamente até o local e pegar emprestado o material de que está precisando. Assim, fica mais simples melhorar o seu desempenho nas matérias e, consequentemente, ter destaque e mais oportunidades.

4. Aumento da dedicação

Com mais tempo para estudar e o acesso a materiais importantes para o seu aprendizado, as chances de você ter uma dedicação maior são bem elevadas. Isso porque se torna possível contar com um local adequado para evoluir.

Assim, você pode realmente aprender as habilidades importantes para a sua profissão futura. Além disso, como vai morar perto, também fica mais fácil participar de eventos e se envolver na rotina da faculdade.

Como escolher uma boa moradia?

Para encontrar um lar adequado para você durante os anos de estudo, vale a pena contar com algumas dicas que vão ajudá-lo. Siga a leitura e confira quais cuidados adotar na hora de encontrar uma boa moradia.

Determine seu orçamento

Vale a pena considerar qual o seu orçamento mensal e qual imóvel corresponde aos seus limites orçamentários. Se você tem a capacidade de pagar aluguel e contas, considere alugar um apartamento ou uma casa de maneira independente. Já para quem precisa economizar, basta encontrar bons amigos para dividir o imóvel.

Leia também:  Profissionais da área da saúde: quais são as características indispensáveis?

Pesquise as opções disponíveis

Com as facilidades que a internet oferece, é possível conferir vários imóveis, mesmo morando em uma cidade diferente daquela em que está localizada a sua instituição. Por meio dos anúncios na web, você consegue comparar preços, filtrar a localização e criar uma lista de favoritos antes de realizar a visita presencialmente. Durante essa etapa presencial, também vale a pena conversar com os moradores para entender qual a realidade da região.

Observe a segurança do local

Ter um local seguro para morar e aproveitar com tranquilidade a jornada acadêmica é importante para não atrapalhar o seu desempenho. Nesse sentido, é válido fazer pesquisas sobre a região da faculdade e os possíveis locais em que você está de olho. Assim, é possível fazer uma escolha adequada no quesito segurança.

Viu como é importante encontrar meios de morar perto da faculdade? Além de economizar um bom tempo de deslocamento, você também conta com a segurança de estar sempre perto da sua instituição de ensino. Além disso, pode contar com os recursos oferecidos pela instituição, tal como Restaurante Universitário, espaços de lazer e demais serviços que são exclusivos para os estudantes.

Ainda está em dúvida sobre como se preparar para a vida universitária? Então, continue com sua visita ao blog e confira como juntar dinheiro para a faculdade!

morar perto da faculdade

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas