Educação a distância: mitos e verdades que você precisa conhecer

A educação à distância ganhou muita força no período da pandemia. Afinal, todos os cursos e praticamente todas as instituições de ensino foram obrigadas a se adaptar ao “novo normal”, que na ocasião, exigia o famoso isolamento social.

Nessa realidade, muitos cursos presenciais passaram a ter suas aulas remotas, com auxílio da internet. As aulas eram realizadas por intermédio de conferências e os alunos permaneciam estudando dentro do conforto — e segurança — das suas casas.

Mesmo com todos os desafios, é notório que essa migração compulsória também trouxe bons resultados para o ensino. Nesta postagem, aproveitaremos essa oportunidade para falar mais sobre o ensino a distância, sem deixar de mencionar alguns dos principais mitos e verdades que você precisa conhecer sobre o assunto. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Mito #1: o EAD não é valorizado

Um dos maiores mitos que podemos dizer, sem sombra de dúvidas, é que muitas pessoas acreditam que o EAD não é valorizado. Essa conclusão é notoriamente equivocada, e não só temos nosso passado recente como prova, mas a própria natureza desse tipo de estudo para provar.

Em primeiro lugar, a maior parte dos cursos à distância são ministrados levando em consideração essa “modalidade” de ensino. Todo o planejamento das aulas e conteúdo levam em conta essa particularidade para conseguir entregar a melhor experiência para o estudante.

Leia também:  Primeiro plantão médico: 6 dicas para se dar bem

Sendo assim, é possível dizer, sem sombra de dúvidas, que não há nenhuma diferença real entre o EAD e o presencial — a principal distinção fica por conta da capacidade e empenho do aluno que está se graduando.

Verdade #1: o EAD exige mais do aluno

Apesar das vantagens do estudo em domicílio, é fundamental compreender que o EAD exige muito mais do aluno do que as aulas presenciais. É extremamente necessário que o aluno que opte pelo ensino a distância tenha um perfil mais organizado e proativo com relação à sua educação.

A falta de exigência de se locomover até uma universidade pode parecer vantajosa no início, mas saiba que essa liberdade exige uma postura totalmente responsável e ponderada por parte do estudante, caso contrário, é muito fácil se perder no conteúdo e se atrapalhar com todas as atividades programadas até as datas das avaliações.

Mito #2: cursos práticos não servem no EAD

Muitas pessoas acreditam que o ensino EAD não pode existir para cursos ou conteúdos com caráter prático. Na realidade, esse é mais um mito ou grande engano do senso comum. A verdade é que os cursos (ou matérias) práticas podem ter aulas presenciais, marcadas com certa antecedência. Isso é o que chamamos de estudo híbrido ou semipresencial.

Esses encontros servem para preencher essas lacunas e avançar o aluno na direção correta. Também devemos lembrar sempre que os cursos de graduação contam com algum tipo de estágio obrigatório e, portanto, obrigatoriamente em algum momento haverá necessidade do empenho prático durante sua formação.