Já ouviu falar no ensino híbrido? Saiba quais vantagens ele pode oferecer

A tecnologia pode melhorar muito a educação e trazer grandes facilidades para a rotina estudantil. Uma das apostas em crescimento é o ensino híbrido, que combina o melhor da aprendizagem presencial com as vantagens que a tecnologia pode oferecer.

Essa proposta é importante, pois, a partir de metodologias consistentes e inovadoras, permite tornar o conhecimento mais aprofundado e conferir maior flexibilidade aos estudantes e educadores. Geralmente, isso é feito por plataformas de ensino, que reúnem as informações essenciais sobre o aluno e os materiais de estudos on-line.

Neste artigo, mostraremos algumas vantagens do ensino híbrido para a sua formação. Confira nas próximas linhas.

Aumento do foco e da atenção

Nem todas as pessoas conseguem ter boa concentração com atividades em sala de aula. Apesar de as trocas de conhecimentos e interações serem importantes para a construção do aprendizado, poder também ter o próprio ambiente de estudos ajuda a melhorar o ensino e a criar o próprio ritmo.

Os materiais podem contar com recursos interativos, para que se tornem mais atrativos e estimulantes. Como aproveita duas formas de ensino com vantagens importantes, essa proposta auxilia no engajamento.

Mais autonomia

O ensino híbrido permite muito mais flexibilidade nos estudos e, com isso, maior autonomia para os alunos. Com a combinação do aprendizado presencial e on-line, é possível trocar informações, criar projetos, entre outras vantagens.

É ótimo, por exemplo, para quem concilia a graduação com outras atividades, mas ainda quer ter as experiências em sala de aula. Nesse sentido, a autogestão exerce um papel essencial para uma boa experiência com a proposta.

Leia também:  Descubra o que faz um engenheiro eletricista em seu dia a dia

É importante conseguir organizar os próprios horários de estudos em casa para aproveitar ao máximo as oportunidades de aprofundar os conhecimentos. Os educadores têm um papel fundamental, já que eles oferecem o suporte e a orientação nesse processo de construção do saber.

Maior aproveitamento das aulas

Essa forma de ensino pode ajudar a aproveitar melhor o tempo das aulas. Isso porque os estudantes já chegam à sala cientes do conteúdo, o que permite atividades presenciais mais objetivas e completas.

Além disso, é possível continuar o trabalho que foi iniciado com os colegas e educadores por meio do ambiente digital. Assim, os conteúdos se tornam mais conectados, a interdisciplinaridade é favorecida e a experiência estudantil é mais bem aproveitada.

O trabalho do professor também é otimizado, pois a elaboração de atividades e o compartilhamento de materiais se tornam mais simples e intuitivos. Do mesmo modo, os alunos têm acesso a todas as informações relevantes sobre o seu ensino. Com isso, educadores podem se dedicar mais a outras tarefas importantes da sua profissão.

Desenvolvimento de novas competências

A oportunidade do ensino híbrido agrega muito à formação dos alunos. A partir dessa experiência, eles desenvolvem novas competências, que são essenciais para a sua vida profissional.

Algumas delas que merecem destaque são: liderança, organização, objetividade, concentração e autogestão. Essas características são muito valorizadas no mercado de trabalho e podem ser decisivas para uma contratação ou promoção.

Leia também:  Empresa júnior: quais os motivos para participar?

Como vimos, o ensino híbrido é uma tendência que oferece muitas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. No ensino superior, permite uma formação profissional diferenciada, para se destacar.

Você pode contar com o ensino híbrido de qualidade e metodologia sólida no UniFOA. Temos os sistemas mais modernos e inteligentes para a melhor experiência dos estudantes. Entre em contato e conheça nossos cursos!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas