Entenda o que é e como funciona um estágio supervisionado

A maioria dos cursos superiores exige que o candidato faça o estágio supervisionado. Trata-se de uma atividade que pode, inclusive, ser remunerada e que vai preparar o aluno para o mercado de trabalho. 

Apesar de ser obrigatório para muitas graduações, alguns estudantes ainda ficam em dúvida sobre como funciona essa prática, quais são seus direitos e deveres e qual é a importância de passar por essa experiência.

Para responder essas e outras dúvidas, preparamos este post. Continue a leitura e veja como o estágio é um passo importante na sua carreira!

Por que fazer o estágio durante a graduação?

faculdade apresenta aulas teóricas e práticas de determinada área, ou seja, oferece a bagagem de conhecimento e habilidades que o aluno precisa para dar início à sua carreira. No entanto, é fundamental que ele conheça a rotina do mercado de trabalho para que fique mais preparado na hora que tiver o diploma na mão.

Dessa maneira, o estágio supervisionado, obrigatório ou não, é uma oportunidade para o estudante colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula. Ele vai conviver com outros profissionais, entender como funciona a rotina da área na qual escolheu atuar e vivenciar desafios.

É, portanto, uma etapa importante em seu aprendizado, assim como ocorre com a participação em projetos de extensão e na empresa júnior da faculdade.

Quais são os direitos e os deveres de um estagiário?

O estágio está regulamentado pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Ela é conhecida como a Lei do Estágio, que estabelece que essa atividade não pode durar mais de 2 anos, sendo que a carga horária não deve ultrapassar 30 horas semanais (6 horas diárias). Porém, ela não é considerada um trabalho, pois não há vínculo empregatício entre empregador e estagiário.

Leia também:  Em que situações vale a pena fazer uma segunda graduação?

Além disso, precisa ser formalizada por um documento — o Termo de Compromisso de Estágio — assinado pela empresa, aluno e instituição de ensino superior.

Nessa prática, o estagiário tem um funcionário da empresa que supervisiona suas atividades. Já a faculdade tem o compromisso de indicar um professor-orientador, que acompanha o que é realizado pelo aluno.

Durante o estágio, nos dias de prova, o aluno pode sair mais cedo, cumprindo metade da carga horária. Ele também tem direito a 30 dias de recesso a cada um ano da atividade.

O estágio deve fazer parte do projeto pedagógico do curso, e o estagiário pode ou não receber uma remuneração. A lei determina que:

  • no estágio obrigatório, as empresas podem ou não oferecer qualquer tipo de bolsa ou auxílio-transporte;
  • no estágio não obrigatório (que é visto como uma atividade opcional), as empresas devem pagar remuneração e auxílio-transporte.

Vale destacar que os cursos na modalidade de educação a distância (EAD) seguem as mesmas regras que os presenciais em relação à obrigatoriedade do estágio.

Que benefícios essa atividade proporciona ao aluno? 

Acompanhe abaixo algumas vantagens de fazer o estágio supervisionado:

  • vivenciar a rotina da carreira e aprender a se portar com um profissional;
  • conhecer a profissão que escolheu e identificar com qual segmento você mais se identifica;
  • ganhar experiência para o mercado de trabalho;
  • fazer networking (a rede de contatos profissional), o que pode trazer boas oportunidades de carreira no futuro;
  • valorizar seu currículo com uma experiência profissional;
  • ter a possibilidade de ser efetivado na empresa que estagiou e sair da faculdade já empregado.
Leia também:  Estudantes de escola técnica participam de “Cientista por um dia”

Ninguém precisa ficar inseguro com o estágio supervisionado, visto que é uma atividade regulamentada e que vai trazer diversas vantagens para sua carreira. É uma oportunidade para ganhar experiência, o que vai trazer ganhos para sua vida pessoal e profissional. 

Agora que você já sabe mais detalhes sobre o estágio, compartilhe essas informações em suas redes sociais para que seus amigos também entendam a importância dessa prática!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas