Confira os diferentes tipos de aprendizagem e saiba qual é o seu

Existem diferentes tipos de aprendizagem, e identificar o seu é importante para ter mais sucesso nos estudos. Trata-se de uma ferramenta usada pelos educadores para planejar atividades que respeitem a individualidade dos alunos, mas ela também pode ser explorada pelos estudantes.

Você já deve ter percebido que alguns recursos didáticos funcionam melhor para você do que outros; isso acontece por conta da sua forma de aprender. Ciente dessa informação, será possível montar uma rotina de estudos mais estimulante e efetiva. Isso também ajuda a escolher a melhor faculdade e direcionar a carreira.

Neste post, mostraremos alguns tipos de aprendizagem mais comuns e suas características. Boa leitura!

Linguística

As pessoas com a aprendizagem linguística têm maior facilidade com o aprendizado verbal. É a forma aplicada com mais frequência nas escolas e faculdades, pois está relacionada à oralidade e à escrita.

Portanto, estudantes que têm esse tipo de aprendizagem gostam de leitura e se comunicam bem. Podem ter facilidade com o aprendizado de idiomas também. Algumas áreas promissoras para pessoas desse grupo são: Comunicação Social, Direito e Publicidade. As licenciaturas também são programas interessantes.

Lógica-matemática

A aprendizagem lógica-matemática é aquela que procura padrões lógicos em linhas de raciocínio. Costuma combinar mais com pessoas organizadas, que usam tabelas e outros recursos para sistematizarem os conhecimentos.

Estudantes com essas características podem ter um bom desempenho em áreas que envolvam cálculos e tecnologia. Assim, boas alternativas de profissões são: Engenharias, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.

Leia também:  Prêmio CREA-RJ 2020/2021: 25 alunos do UniFOA agraciados na 9ª edição recebem certificado no Centro Universitário

Espacial

A aprendizagem espacial é essencialmente visual. Nesse caso, os estudantes aprendem melhor por imagens, mapas mentais e outros recursos que ofereçam um estímulo à visão. Também podem ter bons resultados com atividades práticas e que envolvam habilidades físicas.

Com frequência, essas pessoas podem se lembrar do que viram no quadro ou no caderno durante uma aula. Para quem tem essa característica, algumas áreas promissoras são: Cinema, Artes, Design, Moda e Geografia.

Interpessoal

O tipo interpessoal é aquele em que se desenvolve melhor os conhecimentos por meio das interações sociais. Como os tipos de aprendizagem podem estar conectados, pessoas que se identificam com as características interpessoais também são boas comunicadoras, similarmente ao perfil linguístico.

Costumam apresentar habilidades de liderança, trabalhar bem em equipe e ter facilidade para ensinar. Algumas áreas muito indicadas para quem está nesse grupo são: Direito, Serviço Social e Administração.

Intrapessoal

Se por um lado a aprendizagem interpessoal se refere à relação com as outras pessoas, por outro lado, a intrapessoal é mais individualizada. São pessoas que compreendem melhor os conteúdos sozinhas, observando a si mesmas e por suas próprias pesquisas; geralmente, são indivíduos introvertidos.

Portanto, estudos em casa tendem a ter ótimos resultados. Dessa forma, esse perfil tem mais chances de ser bem-sucedido em áreas como: Filosofia, Psicologia e Medicina Veterinária.