O que é preciso para construir uma carreira em Comunicação Social?

Um dos grandes desafios da fase de escolha profissional é identificar seus interesses e encontrar cursos que tenham a ver com o que você gosta de fazer. É comum que pessoas comunicativas, que têm facilidade para se expressar e se relacionar em grupos, considerem a carreira em Comunicação Social.

Trata-se de uma área com muitas oportunidades e diferentes possibilidades de trabalho. Nesse sentido, é possível atuar em diversos veículos de comunicação, que não se restringem apenas à TV e aos jornais.

Mas quais são os cursos existentes e como está o mercado de trabalho para as profissões relacionadas a esse campo? Outra grande tarefa de quem está decidindo o que estudar é pesquisar bastante sobre a realidade nas suas áreas de interesse.

Se você quer saber mais sobre o assunto, confira as informações que trouxemos neste post!

O que se estuda nos cursos de Comunicação Social?

Precisamos indicar que, na verdade, não há apenas um curso de Comunicação Social. Um comunicador social pode ser formado em alguma das várias habilitações da área. Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas são as principais. Em alguns lugares, há também cursos de Rádio e TV, Cinema ou Mídias Digitais.

O estudante formado em algum desses cursos se capacita para exercer funções comunicativas, ou seja, trabalhar com a produção, edição e transmissão de conteúdos nos mais diversos tipos de linguagens e canais de comunicação.

Os cursos têm duração média de quatro anos, e as disciplinas estudadas são diversas. A linguagem, claro, é o carro-chefe da graduação nessa área. Ao lado das teorias de comunicação e de disciplinas específicas, são estudados conteúdos de Sociologia, Psicologia e Economia, por exemplo.

Quais são os principais cursos da Comunicação Social?

Como dito, quem segue carreira em Comunicação Social sai da faculdade com preparo para exercer uma atuação específica. De todo modo, é possível fazer uma especialização em outras áreas para ampliar os conhecimentos e as oportunidades de trabalho.

Veja, a seguir, as características das habilitações mais conhecidas.

Jornalismo

A graduação em Jornalismo forma pessoas para trabalhar com a busca e divulgação de informações em diferentes meios de comunicação, como rádio, televisão, jornal, revistas e internet. O jornalista é conhecido como comunicador da notícia, já que se encarrega de investigar e transmitir fatos de interesse público.

Suas mensagens devem ser abordadas em linguagem adequada e compreensível. Por conta disso, na faculdade o estudante aprende a coletar, interpretar e contextualizar dados que sejam relevantes para outras pessoas. O curso também prepara as turmas para trabalhar em vários veículos da mídia.

Leia também:  5 dicas de como controlar a ansiedade antes do Enem

Publicidade e Propaganda

A habilitação em Publicidade e Propaganda forma pessoas para trabalhar com a promoção de produtos e serviços. O profissional da área deve ser capaz de fazer pesquisas de mercado e coletar dados para desenvolver campanhas publicitárias voltadas a diferentes públicos.

O curso aborda todas as etapas que envolvem a comunicação e a promoção de novidades ao mercado. Por isso, as aulas ensinam os estudantes a definir públicos, elaborar campanhas e selecionar os melhores canais e ferramentas para divulgar tendências, inovações ou mensagens.

Relações Públicas

O curso forma pessoas capazes de construir e promover a imagem de determinada pessoa, empresa ou instituição. O profissional da área deve ser capaz de conhecer a fundo os valores e os objetivos da marca ou nome que representa, a fim de garantir um bom canal de comunicação entre esses agentes e outros públicos.

O comunicador das Relações Públicas também pode fazer pesquisas, promover eventos e desenvolver projetos sociais. Na faculdade ele aprende sobre gestão do relacionamento e formas de estabelecer vínculos entre diferentes grupos.

As aulas preparam as turmas para que pensem em ações e estratégias que possam auxiliar pessoas físicas ou jurídicas a melhorar sua relação com públicos específicos (clientes ou a própria sociedade, por exemplo).

Cinema

O curso de Cinema estuda a produção audiovisual de maneira geral, que não se refere apenas aos filmes. Durante a formação, o estudante aprende mais sobre temas como: sonoplastia, efeitos visuais, gravação, elaboração de roteiro, entre outros conhecimentos importantes.

Dessa maneira, a pessoa que se forma em Cinema tem habilidades para atuar em diferentes etapas da produção audiovisual e também em sua distribuição, exibição e marketing. A graduação conta com atividades práticas em laboratórios e os estudantes podem produzir pequenas peças ao longo do curso.

Radialismo

A habilitação em Radialismo é mais voltada para a atuação em rádio, o meio de comunicação mais antigo. Porém, também são desenvolvidos os conhecimentos para o trabalho na televisão.

Assim, os estudantes aprendem a locução e também aspectos operacionais da comunicação por rádio e TV. Atualmente, existem muitas oportunidades com a internet, em plataformas de streaming e outros espaços virtuais.

Como está o mercado de trabalho?

Por fornecer diversas habilitações com uma base única de conhecimento, essa área de estudo tem bastante valor no mercado. Seja em grandes companhias, seja em pequenos negócios, os comunicadores podem encontrar seu lugar facilmente.

Os campos de atuação na carreira em Comunicação Social são muito amplos. Dependendo do curso específico, os profissionais podem atuar em jornais, emissoras de rádio ou TV, assessorias de imprensa, empresas de marketing ou no setor de comunicação dos mais diversos empreendimentos.