Jornalismo ou Publicidade: qual você deve escolher?

A Comunicação é um campo do conhecimento que atrai quem se interessa pela maneira como as pessoas vivem em sociedade. Na hora de escolher entre os cursosdessa área, porém, muitos estudantes ficam em dúvida se combinam mais com Jornalismo ou Publicidade.

Essas duas graduações costumam ser confundidas, mas a verdade é que elas têm focos distintos. De modo geral, o Jornalismo é voltado para a coleta e divulgação de notícias, enquanto a Publicidade se dedica a utilizar técnicas de Marketing para promover uma marca e incentivar seu público-alvo a adquirir o produto ou serviço que ela oferece.

A seguir, trouxemos mais algumas informações imprescindíveis para quem precisa decidir se vai cursar Jornalismo ou Publicidade. Por isso, continue a leitura!

O que faz um profissional formado em Jornalismo?

Um jornalista pode não só trabalhar como repórter, coletando e publicando notícias em jornais e revistas impressos, na televisão, no rádio e na internet, mas também em várias outras funções. Ainda no campo da reportagem, por exemplo, é possível atuar como editor e produtor.

[rock-convert-cta id=”1479″]

Outras possibilidades para esse profissional são a assessoria de imprensa e a comunicação empresarial, nas quais o foco é cuidar da imagem de um cliente — pessoa física ou jurídica — diante do público, além da redação e da revisão de textos. Para quem se interessa por fotografia, o fotojornalismo é mais um dos caminhos possíveis no mercado de trabalho dessa área.