Conheça quais sãos os critérios de avaliação da redação Enem

É importante que o aluno se preocupe em conhecer os critérios de avaliação da redação ENEM para poder garantir uma ótima pontuação e as melhores colocações para o curso pretendido. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como ENEM, é a principal forma de ingresso para a maioria das universidades.

A preparação para a prova do ENEM requer um estudo amplo das matérias vistas ao longo do ensino médio. Além disso, o aluno deve se dedicar bastante, se atualizando com notícias nacionais e internacionais, além de se preparar extensivamente para a prova, conhecendo os critérios de avaliação para elaborar uma excelente redação.

Quer conhecer os critérios de avaliação do ENEM para garantir uma excelente nota na sua redação? Então, continue a leitura!

Como funciona a prova de redação do ENEM?

A prova de redação do ENEM consiste em um texto dissertativo-argumentativo que deve ser escrito em até 30 linhas utilizando como base os textos de apoio, que podem consistir em pesquisas científicas, notícias, gráficos, quadrinhos ou outros tipos de ilustrações.

O material de apoio jamais deve ser copiado integralmente, mas apenas utilizado como base para a elaboração de argumentos, a fim de não incorrer em erros que prejudicam a nota da redação do ENEM.

Nesse sentido, é importante observar que a prova exige muito mais do que apenas ter o domínio adequado da norma padrão da língua e uma boa bagagem de conhecimentos. É preciso também ter habilidade argumentativa e propor, no final do texto, soluções viáveis para o problema apresentado.

Domínio da escrita formal em língua portuguesa

Um dos critérios avaliados pela banca corretora de redações do ENEM, certamente, é o domínio da modalidade formal da língua portuguesa expresso na escrita dos estudantes.

Leia também:  Ansiedade nos estudos: o que fazer para evitá-la

Para isso, é importante ter uma caligrafia legível, uma excelente noção de ortografia e gramática, além de manejar a língua portuguesa da forma adequada, garantindo a coesão e a coerência da produção textual. As redações que obedecem a esse critério têm grandes chances de receber uma boa pontuação, mas esse não é o único critério a ser avaliado.

Compreensão da proposta de redação e aplicação das áreas de conhecimento

A interpretação de texto também envolve a plena compreensão do que está sendo proposto no tema da redação do ENEM. Imagine a situação de um aluno que se esforça durante todo o período da prova para produzir um texto completo e correto linguisticamente, mas que foge totalmente à proposta do tema? Ele corre sérios riscos de até mesmo tirar zero na redação da prova.

Mesmo que o estudante tenha obedecido a todas as normas da língua portuguesa, houve uma falha de interpretação e na compreensão do que estava sendo pedido, por isso, para garantir o entendimento correto da pauta, é importante que o aluno treine e pratique bastante com as provas anteriores.

Por exemplo: pode ser pedido que o aluno interprete uma tirinha em quadrinhos e, a partir do seu raciocínio, elabore o texto dissertativo-argumentativo que está sendo solicitado. Ou então, pode ser necessário que o aluno interprete os dados de um gráfico a fim de subsidiar sua produção de textos e, para isso, ele precisa saber interpretar tais informações.

Leia também:  Grupo de estudo: veja como você pode organizar o seu

Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos

Outro aspecto que faz parte da avaliação do estudante na prova de redação do ENEM é a sua habilidade de articular e aplicar os conhecimentos de outras áreas de estudo.

Esse é mais um critério que exige do aluno uma compreensão global do que está sendo pedido, envolvendo a relação, seleção, organização e interpretação de dados e de informações auxiliares que geralmente acompanham a proposta da redação.

Por exemplo: se a proposta da redação do ENEM é sobre o tema de desmatamento, é esperado que o aluno elabore seu texto não só priorizando a boa escrita da língua portuguesa, mas relacionando- o aos demais conhecimentos envolvidos como biologia, geografia, história, entre outras.

Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação

O domínio dos mecanismos de argumentação é outro ponto importantíssimo na avaliação da redação do ENEM, afinal, em um texto cujo gênero é dissertativo-argumentativo, é esperado do aluno a capacidade de persuadir o leitor do seu ponto de vista.

Para isso, o aluno deve conhecer a estrutura do texto argumentativo, que requer o domínio da norma culta da língua portuguesa, além da apresentação de argumentos que corroborem com o ponto de vista que está sendo defendido, dos contra-argumentos e as informações que embasam a ideia principal.

Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos

Diante de todos os critérios de avaliação da redação do ENEM, um ponto muito observado e valorizado pela banca, além da relação dos conhecimentos citados, é a capacidade de o aluno pensar de maneira crítica.

Leia também:  Confira 7 dicas de como montar cronograma de estudos para o Enem

É esperado que os estudantes tenham passado o ano acompanhando as notícias e atualidades, exercendo seu direito à cidadania e pensando reflexivamente a respeito dos temas mais comentados no mundo.

Por isso, conforme já comentamos, ao final da redação do ENEM, é esperado que o aluno proponha sugestões de intervenção para o problema abordado, preferencialmente que tenham um impacto positivo na sociedade e que não firam nem desrespeitem os valores humanos.

É possível zerar a prova do ENEM?

É importante deixar o alerta que a fuga ao tema proposto ou deixar de escrever a redação obedecendo às características do gênero dissertativo-argumentativo, pode zerar a redação do ENEM.

Além disso, os textos que contenham menos de 7 linhas, cópias de trechos dos textos motivadores, conteúdos ofensivos ou a redação em branco, mesmo que o rascunho tenha sido entregue, também são motivos que culminam na redação zerada na prova do Enem.

Como você pôde verificar, para garantir uma boa vaga nas melhores universidades, é importante ter um bom desempenho no ENEM. Mas para isso, é fundamental estar por dentro de todos os critérios de avaliação da redação, a fim de tirar o máximo proveito da preparação para essa prova e se dar bem nesse exame tão esperado por todos os estudantes.

Deseja ficar atualizado com os melhores conteúdos referentes à educação? Então, assine a nossa newsletter gratuita e receba nossos posts em primeira mão, diretamente na sua caixa de e-mails!

redacao enem

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas