Conheça quais sãos os critérios de avaliação da redação Enem

É importante que o aluno se preocupe em conhecer os critérios de avaliação da redação ENEM para poder garantir uma ótima pontuação e as melhores colocações para o curso pretendido. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como ENEM, é a principal forma de ingresso para a maioria das universidades.

A preparação para a prova do ENEM requer um estudo amplo das matérias vistas ao longo do ensino médio. Além disso, o aluno deve se dedicar bastante, se atualizando com notícias nacionais e internacionais, além de se preparar extensivamente para a prova, conhecendo os critérios de avaliação para elaborar uma excelente redação.

Quer conhecer os critérios de avaliação do ENEM para garantir uma excelente nota na sua redação? Então, continue a leitura!

Como funciona a prova de redação do ENEM?

A prova de redação do ENEM consiste em um texto dissertativo-argumentativo que deve ser escrito em até 30 linhas utilizando como base os textos de apoio, que podem consistir em pesquisas científicas, notícias, gráficos, quadrinhos ou outros tipos de ilustrações.

O material de apoio jamais deve ser copiado integralmente, mas apenas utilizado como base para a elaboração de argumentos, a fim de não incorrer em erros que prejudicam a nota da redação do ENEM.

Nesse sentido, é importante observar que a prova exige muito mais do que apenas ter o domínio adequado da norma padrão da língua e uma boa bagagem de conhecimentos. É preciso também ter habilidade argumentativa e propor, no final do texto, soluções viáveis para o problema apresentado.

Domínio da escrita formal em língua portuguesa

Um dos critérios avaliados pela banca corretora de redações do ENEM, certamente, é o domínio da modalidade formal da língua portuguesa expresso na escrita dos estudantes.

Leia também:  Como funciona o curso gestão de recursos humanos?

Para isso, é importante ter uma caligrafia legível, uma excelente noção de ortografia e gramática, além de manejar a língua portuguesa da forma adequada, garantindo a coesão e a coerência da produção textual. As redações que obedecem a esse critério têm grandes chances de receber uma boa pontuação, mas esse não é o único critério a ser avaliado.

Compreensão da proposta de redação e aplicação das áreas de conhecimento

A interpretação de texto também envolve a plena compreensão do que está sendo proposto no tema da redação do ENEM. Imagine a situação de um aluno que se esforça durante todo o período da prova para produzir um texto completo e correto linguisticamente, mas que foge totalmente à proposta do tema? Ele corre sérios riscos de até mesmo tirar zero na redação da prova.

Mesmo que o estudante tenha obedecido a todas as normas da língua portuguesa, houve uma falha de interpretação e na compreensão do que estava sendo pedido, por isso, para garantir o entendimento correto da pauta, é importante que o aluno treine e pratique bastante com as provas anteriores.

Por exemplo: pode ser pedido que o aluno interprete uma tirinha em quadrinhos e, a partir do seu raciocínio, elabore o texto dissertativo-argumentativo que está sendo solicitado. Ou então, pode ser necessário que o aluno interprete os dados de um gráfico a fim de subsidiar sua produção de textos e, para isso, ele precisa saber interpretar tais informações.