Financiamento estudantil: entenda como ele funciona

Entrar em um curso superior é um sonho para muitos jovens que concluíram o ensino médio, contudo, a maioria dos cursos superiores considerados de qualidade costumam ser extremamente caros e a grande concorrência para instituições públicas acabam por dificultar o ingresso de alguns alunos nessas faculdades.

Mas existe uma outra opção: o financiamento estudantil! Continue a leitura e descubra como consegui-lo!

O que é financiamento estudantil?

É, como o nome já diz, uma forma de financiamento que pode também ser comparada com um tipo de empréstimo. Esse empréstimo é utilizado para o pagamento de mensalidades de cursos superiores (ou outras modalidades), e o estudante começa a pagar após um tempo determinado pela ‘credora’, cada uma mudando em suas características.

É possível encontrar opções públicas e privadas para o financiamento. Tais como o Fies, por bancos como o Bradesco ou o Itaú (e outros); instituições especializadas nesse tipo de serviço como o Instituto Educar, Pra Valer, entre outros. Como dito antes, cada instituto e cada empresa tem suas próprias condições de prazo e pagamento, vejamos algumas a seguir:

Fies

O Fies, programa do Governo Federal é um dos modelos com menor taxa de juros que se pode encontrar para esse tipo de necessidade (3,4% ao ano). No entanto, exige que certos requisitos precisem ser cumpridos, tais como ter uma determinada renda e ter realizado o Enem, obtendo uma nota mínima preestabelecida.

Leia também:  Descubra o que são soft skills e quais são as mais buscadas pelas empresas

Esse financiamento pode ser pedido a qualquer momento do ano e tem um prazo bem mais longo para pagamento se comparado às outras formas.

Instituições privadas

Algumas delas trabalham com a contratação semestral, além disso têm a possibilidade de financiar parcelas em atraso, e ainda, negociar o valor das parcelas de modo que ele fique sustentável de acordo com sua situação.

Além disso os contratos permitem que seja financiado apenas um determinado momento de necessidade, sem prender o aluno.

Bancos

Cada banco também trabalha de forma particular, mas, em geral, é necessário que o solicitante tenha conta no banco, e se for o caso, abrir uma. Uma vantagem é que bancos geralmente têm convênios com algumas faculdades/universidades, o que pode agilizar as coisas para o lado do estudante.

Pela própria Instituição de Ensino

Algumas instituições de ensino têm a opção de financiamento particular feita por ela mesma, onde o aluno matriculado pode fazer a solicitação rente à própria universidade/faculdade, sendo necessária obviamente uma análise do caso para então haver a aprovação. É preciso se informar na instituição se a mesma trabalha com esse tipo de ferramenta.

O financiamento vale a pena?

Vale a pena, desde que alguns cuidados sejam tomados. O financiamento estudantil, como outras operações de crédito ou financiamento, exigirão do contratante, seja a partir da contratação, ou eventualmente mais tarde, que ele cumpra com sua parte à risca para evitar problemas financeiros.

Leia também:  Como juntar dinheiro para a faculdade? Confira 4 dicas!

O financiamento estudantil é uma boa opção para quem não tem condições imediatas de pagar um curso superior, mas não abre mão de estudar. Existem muitos modelos adaptáveis às necessidades do estudante.

Acompanhado de um bom planejamento, o estudante poderá continuar sua rotina de estudos sem se preocupar com a questão de pagamento de mensalidades, podendo aproveitar melhor seu tempo e dedicar-se ao curso.

Gostou do texto? Assine nosso newsletter para ficar por dentro de nossas dicas e novidades!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas