Financiamento estudantil: entenda como ele funciona

Entrar em um curso superior é um sonho para muitos jovens que concluíram o ensino médio, contudo, a maioria dos cursos superiores considerados de qualidade costumam ser extremamente caros e a grande concorrência para instituições públicas acabam por dificultar o ingresso de alguns alunos nessas faculdades.

Mas existe uma outra opção: o financiamento estudantil! Continue a leitura e descubra como consegui-lo!

O que é financiamento estudantil?

É, como o nome já diz, uma forma de financiamento que pode também ser comparada com um tipo de empréstimo. Esse empréstimo é utilizado para o pagamento de mensalidades de cursos superiores (ou outras modalidades), e o estudante começa a pagar após um tempo determinado pela ‘credora’, cada uma mudando em suas características.

É possível encontrar opções públicas e privadas para o financiamento. Tais como o Fies, por bancos como o Bradesco ou o Itaú (e outros); instituições especializadas nesse tipo de serviço como o Instituto Educar, Pra Valer, entre outros. Como dito antes, cada instituto e cada empresa tem suas próprias condições de prazo e pagamento, vejamos algumas a seguir:

Fies

O Fies, programa do Governo Federal é um dos modelos com menor taxa de juros que se pode encontrar para esse tipo de necessidade (3,4% ao ano). No entanto, exige que certos requisitos precisem ser cumpridos, tais como ter uma determinada renda e ter realizado o Enem, obtendo uma nota mínima preestabelecida.