Chá para estresse: 7 dicas para relaxar enquanto estuda

Não adianta ter o melhor plano de estudos para as provas, se você deixar se levar pela ansiedade. Por isso, é importante contar com recursos que tornem esse momento mais tranquilo, como um chá para estresse.

As infusões com ervas são ótimas opções para garantir a hidratação do corpo e manter o estudante relaxado. Além disso, são bebidas leves e naturais, que podem ser feitas até mesmo sem a adição de açúcares.

Neste post, vamos mostrar 7 opções de chás que ajudam a combater o estresse. O objetivo é fazer com que você possa focar plenamente a elaboração de um bom método de estudo e suas revisões. Continue a leitura e confira!

Qual é o melhor chá para estresse?

Existem muitas plantas comestíveis com propriedades tranquilizantes. Listamos alguns exemplos para que você selecione as suas opções favoritas, considerando aspectos como aroma, sabor e efeito terapêutico desejado.

1. Chá de camomila

A camomila é conhecida como um calmante natural, sendo ótima para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono, além de ajudar no tratamento de cólicas e problemas de estômago.

Para preparar o chá, basta adicionar uma colher de sopa de camomila em uma xícara de água fervente. Após apurar por alguns minutos, coe e adoce, se necessário. Ainda que o indicado seja consumi-la quente, a bebida também pode ser apreciada gelada. Nesse caso, algumas gotinhas de limão são bem-vindas.

2. Chá de erva-doce

A erva-doce é ótima para reduzir gases e tratar problemas estomacais, cólicas e inchaços, além de ser um calmante natural. É rica em vitamina C, potássio e ácido málico, que ajuda a melhorar as funções digestivas do organismo.

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Para obter os benefícios desse chá para estresse, adicione três colheres de sopa de sementes ou oito colheres de sopa de folhas de erva-doce em um litro de água fervente. Deixe a mistura descansar por alguns minutos, coe e sirva ainda quente.

3. Chá de erva-cidreira

Também conhecida como melissa, a erva-cidreira é ótima para melhorar a qualidade do sono, o humor e a digestão, além de diminuir a ansiedade e oferecer proteção contra doenças cardiovasculares. Porém, seu consumo exagerado pode ocasionar quadros de hipotensão — quando a pressão arterial fica muito baixa.

Para um litro de água fervente, coloque cerca de 30 gramas da erva, deixe apurar e coe. Se quiser, pode adicionar algumas gotas de limão para dar um toque de acidez.

4. Chá de capim-limão

O capim-limão é muito aromático, sendo frequentemente usado no preparo de essências, óleos e cosméticos. O chá, por sua vez, é calmante e analgésico, apresenta funções digestivas e diuréticas, além de melhorar o sistema imunológico. É rico em vitaminas A, C e do complexo B, assim como magnésio, zinco e ferro.

O chá deve ser feito a partir da infusão das folhas do capim-limão e pode ser consumido quente ou gelado. Só tome cuidado para que não fique muito forte, pois isso pode potencializar o seu efeito sedativo e atrapalhar os estudos.

5. Chá de maracujá

Todo mundo já ouviu falar das propriedades calmantes dessa planta, tanto que ela sempre se destaca nas listas de chá para estresse. A fruta pode ajudar no tratamento de diferentes dores, como a de cabeça e a menstrual, além de combater a insônia.

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O maracujá é tão relaxante que consegue amenizar sintomas de hiperatividade e tensões. Para fazer a infusão, você pode providenciar folhas secas ou frescas. O ideal é triturá-las e, em seguida, aplicar a medida de uma colher de sopa para cada xícara. Acrescente água fervente, tampe a caneca e aguarde 10 minutos para beber.

6. Chá de lavanda

Essa bela flor roxa, quando consumida em forma de chá, pode trazer benefícios a todo o organismo. Ela melhora o humor e aumenta a qualidade do sono, ambos essenciais para quem deseja otimizar os estudos. Também favorece a pele por conta dos efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios.

A infusão de lavanda deve ser feita com os botões roxos da planta. A medida ideal é de meia colher de chá de flores para 250ml de água quente. Despeje tudo em uma caneca grande e espere o conteúdo ficar morno. Em seguida, coe e desfrute do delicioso aroma refrescante da bebida.

7. Chá de valeriana

Embora não seja tão conhecida, a valeriana é excelente para conter a ansiedade e outros sintomas gerados por preocupações excessivas. É muito eficaz contra enxaquecas e tensões musculares. Não é à toa que suas propriedades sedativas e calmantes se destacam entre as diversas opções de chá para estresse.

A infusão é preparada com as raízes fervidas da planta. Para fazer, acrescente em torno de 10 gramas desse material em um recipiente com 500ml de água. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver por 15 minutos. Desligue e aguarde até o conteúdo resfriar e ficar agradável para beber.

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Como preparar rapidamente?

Quem vive uma rotina de estudos não quer perder tempo com nada. Por isso, é crucial organizar os espaços dedicados ao aprendizado de novos conteúdos. O ambiente usado para o preparo dos lanches e das bebidas que serão consumidos no dia a dia também deve estar bem equipado.

Para ganhar agilidade, mantenha alguns produtos e utensílios à vista, em um local de fácil alcance. Você pode compor um kit básico em uma bandeja, a fim de deixar tudo por perto e economizar minutos valiosos. Inclua itens como caneca, potinhos com ervas, açucareiro e colheres para misturar os ingredientes.

É só manter essa bandeja em um cantinho exclusivo, como uma prateleira, armário ou bancada. Depois, é só transportá-la para perto do fogão ou micro-ondas para fazer seus chás e retomar as atividades rapidamente. Quer mais facilidade que isso para a rotina de um estudante?

Como vimos, contar com um bom chá para estresse é ótimo para manter a calma e, ainda, hidratar o corpo de forma saudável. Por isso, procure sempre ter essa bebida em seu local de estudos para garantir que seus momentos de revisão sejam tranquilos e bem aproveitados. Porém, caso seja gestante, lembre-se de consultar o seu médico antes de consumir qualquer tipo de chá, ok?

Se este post foi útil para você, aproveite para deixar um comentário com as suas percepções. Ele pode conter dúvidas ou dicas valiosas para outros leitores.

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Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

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