Chá para estresse: 7 dicas para relaxar enquanto estuda

Não adianta ter o melhor plano de estudos para as provas, se você deixar se levar pela ansiedade. Por isso, é importante contar com recursos que tornem esse momento mais tranquilo, como um chá para estresse.

As infusões com ervas são ótimas opções para garantir a hidratação do corpo e manter o estudante relaxado. Além disso, são bebidas leves e naturais, que podem ser feitas até mesmo sem a adição de açúcares.

Neste post, vamos mostrar 7 opções de chás que ajudam a combater o estresse. O objetivo é fazer com que você possa focar plenamente a elaboração de um bom método de estudo e suas revisões. Continue a leitura e confira!

Qual é o melhor chá para estresse?

Existem muitas plantas comestíveis com propriedades tranquilizantes. Listamos alguns exemplos para que você selecione as suas opções favoritas, considerando aspectos como aroma, sabor e efeito terapêutico desejado.

1. Chá de camomila

A camomila é conhecida como um calmante natural, sendo ótima para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono, além de ajudar no tratamento de cólicas e problemas de estômago.

Para preparar o chá, basta adicionar uma colher de sopa de camomila em uma xícara de água fervente. Após apurar por alguns minutos, coe e adoce, se necessário. Ainda que o indicado seja consumi-la quente, a bebida também pode ser apreciada gelada. Nesse caso, algumas gotinhas de limão são bem-vindas.

2. Chá de erva-doce

A erva-doce é ótima para reduzir gases e tratar problemas estomacais, cólicas e inchaços, além de ser um calmante natural. É rica em vitamina C, potássio e ácido málico, que ajuda a melhorar as funções digestivas do organismo.

Leia também:  Mestrado profissional: tire suas dúvidas sobre a modalidade

Para obter os benefícios desse chá para estresse, adicione três colheres de sopa de sementes ou oito colheres de sopa de folhas de erva-doce em um litro de água fervente. Deixe a mistura descansar por alguns minutos, coe e sirva ainda quente.

3. Chá de erva-cidreira

Também conhecida como melissa, a erva-cidreira é ótima para melhorar a qualidade do sono, o humor e a digestão, além de diminuir a ansiedade e oferecer proteção contra doenças cardiovasculares. Porém, seu consumo exagerado pode ocasionar quadros de hipotensão — quando a pressão arterial fica muito baixa.

Para um litro de água fervente, coloque cerca de 30 gramas da erva, deixe apurar e coe. Se quiser, pode adicionar algumas gotas de limão para dar um toque de acidez.

4. Chá de capim-limão

O capim-limão é muito aromático, sendo frequentemente usado no preparo de essências, óleos e cosméticos. O chá, por sua vez, é calmante e analgésico, apresenta funções digestivas e diuréticas, além de melhorar o sistema imunológico. É rico em vitaminas A, C e do complexo B, assim como magnésio, zinco e ferro.

O chá deve ser feito a partir da infusão das folhas do capim-limão e pode ser consumido quente ou gelado. Só tome cuidado para que não fique muito forte, pois isso pode potencializar o seu efeito sedativo e atrapalhar os estudos.

5. Chá de maracujá

Todo mundo já ouviu falar das propriedades calmantes dessa planta, tanto que ela sempre se destaca nas listas de chá para estresse. A fruta pode ajudar no tratamento de diferentes dores, como a de cabeça e a menstrual, além de combater a insônia.