O que é o estudo intercalado e quais os benefícios dessa técnica?

Estudar o máximo possível é essencial para quem vai fazer provas, como o Enem. Porém, isso é igualmente exaustivo e, quando o cérebro se cansa, o rendimento cai. Para evitar isso, existem vários métodos que você pode adotar para render mais. Um deles é o estudo intercalado.

Neste post, saiba o que é essa técnica e como é aplicada. Veja também como ajuda no Enem e suas vantagens. Por fim, saiba o que considerar para o seu cronograma. Boa leitura!

Estudo intercalado: o que é e como funciona?

Nosso cérebro consegue se concentrar por cerca de 50 a 60 minutos, segundo reportagem da Exame. Depois disso, focar em um mesmo assunto ou atividade fica difícil, o que faz com que o desvio de foco comece. Dessa forma, para que não se perca o aproveitamento, uma das propostas é que os estudantes façam o estudo intercalado.

Basicamente, ele consiste em você estudar diferentes tópicos, em vez de ficar várias horas em apenas um. O objetivo de aplicar essa técnica é maximizar o foco, por meio do reinício do ciclo de atenção. Assim, o rendimento é maior.

Afinal, segundo dados mostrados na reportagem, o cérebro leva 23 minutos para voltar a atenção ao que estava fazendo, depois de uma distração. Aliás, como elas são muitas, especialmente nas redes sociais, aplicar uma técnica de concentração pode fazer a diferença no Enem.

Leia também:  Profissão UX Design: o que você precisa saber sobre ela

Como ele é usado para estudar para o Enem?

Seja na prova do Enem ou para o vestibular, o estudo intercalado é um grande aliado porque você precisa estudar muita coisa.

Afinal, são conteúdos de Ciências Humanas, Matemática, Linguagens, Redação, entre outros. Nesse sentido, exatamente porque eles são diferentes entre si, que se tornam uma vantagem na hora do estudo. Isso porque você pode intercalá-los.

Ou seja, depois de uma hora estudando matemática com bastante atenção, você pode mudar para artes. Depois, ir para Ciências e, em seguida, finalizar o dia com Química. Dessa forma, consegue ver as diferentes disciplinas, mas sem que nenhuma pese demais.

Quais as vantagens do estudo intercalado?

Usando uma boa organização para a aplicação do estudo intercalado, você consegue aproveitar as melhores vantagens dessa técnica. Saiba algumas delas a seguir!

Produtividade

Como produzir mais é uma questão discutida em todos os lugares hoje em dia, seja na escola, no trabalho ou em um projeto pessoal.

Com o estudo intercalado, ela pode ser otimizada, já que você direciona o cérebro para renovar a atenção. Dessa forma, e com força de vontade, é possível resistir às distrações e dar conta de tudo o que planejou em seu calendário.

Economia de tempo

Você viu acima quanto tempo se perde para retomar o foco. Somando cada paradinha no Instagram a cada hora, vai notar que poderia ter terminado de estudar bem mais cedo.

Leia também:  Conheça 4 técnicas de gestão de tempo para estudos

Portanto, uma das vantagens do estudo intercalado é economizar tempo com o que não é importante para aquele momento.

Fixação do conteúdo

Você vai precisar aprender e fixar diferentes conteúdos para o Enem. Nesse caso, o estudo intercalado ajuda porque o cérebro focado memoriza melhor o que está vendo ali. Afinal, se estiver lendo um texto, mas com a cabeça em outro lugar, nada vai adiantar passar horas com um mesmo material.

O que considerar para montar o seu cronograma?

Agora que você sabe o que é e como funciona o estudo intercalado, confira algumas dicas para estudar com ele montando o seu cronograma ideal!

  • defina quantas horas consegue estudar por dia, considerando os seus outros compromissos e o horário em que rende mais;
  • escolha apenas algumas matérias para estudar a cada dia, podendo alternar entre fáceis e difíceis para você, além de disciplinas em diferentes categorias, como Inglês e Física.
  • acrescente tempo de pausa entre uma e outra matéria, por exemplo, aqueles dez minutos para comer, ir ao banheiro e relaxar um pouco.
  • utilize outras técnicas em conjunto, como fazer suas próprias anotações sobre o que entendeu da matéria, em vez de apenas copiar o texto.

O conteúdo do Enem envolve diversas disciplinas, que podem ser fáceis ou difíceis para você. Assim, para dar conta de estudar todas elas sem se cansar ou procrastinar, vale a pena adotar métodos como o estudo intercalado. Com ele, você aumenta sua produtividade, passa por todos os conteúdos que precisa e garante o tempo de descanso que precisa.

Leia também:  Como a prática de exercícios físicos pode ajudar nos estudos?

Gostou de conhecer o estudo intercalado? Siga a gente no Facebook, Instagram, Twitter e Spotify para mais conteúdos!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas