Como conciliar trabalho e estudo? Veja 3 dicas

Conciliar trabalho e estudo é uma realidade que milhões de pessoas que almejam mudar de vida. Sempre, em algum momento, será necessário separar espaços do dia para conseguir avançar na carreira acadêmica e na vida profissional.

Apesar de todas as dificuldades já conhecidas — como cansaço, falta de ânimo ou até mesmo confusão para conseguir organizar tudo —, saiba que é plenamente possível encontrar um equilíbrio saudável entre essas duas áreas. Basta ter um planejamento e saber por onde começar.

Nesta postagem, nós falaremos sobre 3 dicas essenciais que ajudarão você a ter melhor controle da sua gestão de tempo. Se você tem interesse no assunto e deseja alcançar melhores resultados na sua vida, não deixe de ler este conteúdo até o final!

1. Separe seu dia em blocos de tempo

Uma das melhores ferramentas para conhecer melhor sua rotina diária é a separação do seu dia em blocos de tempo. Essa simples técnica consiste na separação das maiores tarefas que você realiza no seu dia, a partir daí, é mais fácil ter uma ideia geral de como seu dia acontece.

Para a maioria das pessoas, nós temos um horário voltado para o trabalho. Esse cronograma costuma ser fixo. O mesmo acontece com o tempo destinado às aulas, sejam elas presenciais ou à distância.

Leia também:  8 instrumentais de Odontologia que são mais usados na graduação

Por fim, você perceberá que restará um espaço quase que fixo na sua janela semanal — é aqui que você deve trabalhar inicialmente para conseguir conciliar seus afazeres profissionais e acadêmicos. Abaixo, daremos mais dicas sobre como você pode acertar na próxima fase da sua organização.

2. Crie um cronograma de estudos

Para estudar com qualidade, não basta ir às aulas. É imprescindível revisar os conteúdos e até mesmo testar o conhecimento com questões e com situações práticas do cotidiano. Por isso, não há como fugir de um cronograma de estudos.

Separe um período do seu bloco de tempo livre para rever ou avançar o conteúdo programático das suas disciplinas da universidade. Essa medida é simples, funcional e pode evitar grandes sofrimentos ao longo do seu semestre — especialmente para aqueles que decidem estudar todo o conteúdo antes das provas.

3. Tenha constância na sua nova rotina

Com seu horário devidamente separado e com um cronograma razoavelmente pronto, basta aplicá-lo para colher os resultados. Lembre-se que o sucesso é, muitas vezes, ocasionado por um hábito que desenvolvemos ao longo da nossa vida.

Você não precisa estudar durante todo seu tempo livre. Uma hora ou uma hora e meia é mais do que o suficiente para quem sabe se organizar corretamente. Além do mais, não se esqueça do lazer, saúde e dos compromissos pessoais — eles também são importantes.

Leia também:  Resultado PIBID: Estudantes de Educação Física e Ciências Biológicas são contemplados com Bolsas de Iniciação à Docência

Muitas pessoas fracassam na tentativa de conciliação da vida profissional e acadêmica porque falta o equilíbrio para fazer as coisas certas nos momentos adequados. Portanto, não caia nessa armadilha e comece hoje mesmo a ter uma vida que você realmente gostaria de viver.

O objetivo é ser mais eficiente, sem comprometer sua qualidade de vida. Os sacrifícios acontecerão de maneira pontual, mas, o ideal é que seu planejamento dê conta da maior parte das dificuldades. Para quem busca as melhores alternativas para conciliar trabalho e estudo, não há alternativa: é preciso se planejar e, em seguida, manter uma rotina saudável e sustentável a longo prazo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar a nossa newsletter! Faça sua inscrição e sempre receba nossas novas postagens direto no seu e-mail!