Como conciliar trabalho e estudo? Veja 3 dicas

Conciliar trabalho e estudo é uma realidade que milhões de pessoas que almejam mudar de vida. Sempre, em algum momento, será necessário separar espaços do dia para conseguir avançar na carreira acadêmica e na vida profissional.

Apesar de todas as dificuldades já conhecidas — como cansaço, falta de ânimo ou até mesmo confusão para conseguir organizar tudo —, saiba que é plenamente possível encontrar um equilíbrio saudável entre essas duas áreas. Basta ter um planejamento e saber por onde começar.

Nesta postagem, nós falaremos sobre 3 dicas essenciais que ajudarão você a ter melhor controle da sua gestão de tempo. Se você tem interesse no assunto e deseja alcançar melhores resultados na sua vida, não deixe de ler este conteúdo até o final!

1. Separe seu dia em blocos de tempo

Uma das melhores ferramentas para conhecer melhor sua rotina diária é a separação do seu dia em blocos de tempo. Essa simples técnica consiste na separação das maiores tarefas que você realiza no seu dia, a partir daí, é mais fácil ter uma ideia geral de como seu dia acontece.

Para a maioria das pessoas, nós temos um horário voltado para o trabalho. Esse cronograma costuma ser fixo. O mesmo acontece com o tempo destinado às aulas, sejam elas presenciais ou à distância.

Leia também:  Internato médico: o que é preciso saber sobre o tema?

Por fim, você perceberá que restará um espaço quase que fixo na sua janela semanal — é aqui que você deve trabalhar inicialmente para conseguir conciliar seus afazeres profissionais e acadêmicos. Abaixo, daremos mais dicas sobre como você pode acertar na próxima fase da sua organização.

2. Crie um cronograma de estudos

Para estudar com qualidade, não basta ir às aulas. É imprescindível revisar os conteúdos e até mesmo testar o conhecimento com questões e com situações práticas do cotidiano. Por isso, não há como fugir de um cronograma de estudos.

Separe um período do seu bloco de tempo livre para rever ou avançar o conteúdo programático das suas disciplinas da universidade. Essa medida é simples, funcional e pode evitar grandes sofrimentos ao longo do seu semestre — especialmente para aqueles que decidem estudar todo o conteúdo antes das provas.

3. Tenha constância na sua nova rotina

Com seu horário devidamente separado e com um cronograma razoavelmente pronto, basta aplicá-lo para colher os resultados. Lembre-se que o sucesso é, muitas vezes, ocasionado por um hábito que desenvolvemos ao longo da nossa vida.

Você não precisa estudar durante todo seu tempo livre. Uma hora ou uma hora e meia é mais do que o suficiente para quem sabe se organizar corretamente. Além do mais, não se esqueça do lazer, saúde e dos compromissos pessoais — eles também são importantes.

Leia também:  O Papel das Soft Skills na Carreira de Design: A Arte de Além do Visual

Muitas pessoas fracassam na tentativa de conciliação da vida profissional e acadêmica porque falta o equilíbrio para fazer as coisas certas nos momentos adequados. Portanto, não caia nessa armadilha e comece hoje mesmo a ter uma vida que você realmente gostaria de viver.

O objetivo é ser mais eficiente, sem comprometer sua qualidade de vida. Os sacrifícios acontecerão de maneira pontual, mas, o ideal é que seu planejamento dê conta da maior parte das dificuldades. Para quem busca as melhores alternativas para conciliar trabalho e estudo, não há alternativa: é preciso se planejar e, em seguida, manter uma rotina saudável e sustentável a longo prazo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar a nossa newsletter! Faça sua inscrição e sempre receba nossas novas postagens direto no seu e-mail!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas