O conhecimento salva vidas. E isso se aplica também quando falamos de primeiros socorros. Em uma tarde de aprendizado proveitosa no Colégio Batista, em Volta Redonda, alunos do ensino médio tiveram um treinamento interativo e informativo.
O evento contou com a participação da Supervisora do CCS (Centro de Ciências da Saúde), Cyntia Esposti, da professora do curso de Enfermagem Nelita Cristina da Silva Teixeira Pereira, e da aluna do curso de Enfermagem Brenda E. Soares. A iniciativa surgiu a convite da coordenadora da escola, professora Aline dos Santos, como parte da disciplina de Bem-Estar e Saúde.
Durante a sessão, as especialistas compartilharam conhecimentos vitais sobre técnicas de primeiros socorros, com tópicos como massagem cardíaca, desengasgo, lesões e hemorragias. A abordagem interativa permitiu que os estudantes participassem ativamente do treinamento, em que esclareceram dúvidas e adquiriram habilidades que podem fazer a diferença em situações de emergência.
A importância desse tipo de iniciativa não pode ser subestimada, uma vez que capacita os jovens a agirem com confiança e eficácia em situações de risco, potencialmente salvando vidas. A participação das profissionais demonstra o compromisso do UniFOA no desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimentos que têm um impacto significativo não somente para os estudantes de graduação, mas para toda a sociedade.
[elementor-template id="11211"]
O uso de Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de trabalho já é uma realidade, mas é preciso saber como usá-la. Por isso, dois egressos do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA promovem nesta quinta-feira (27) um workshop sobre ChatGPT no Marketing Digital, às 16 horas. A oficina será online e gratuita, transmitida pelo Google Meet, e os interessados devem se inscrever previamente clicando aqui.
O palestrante desse webinar - que será fechado e não ficará gravado – é o egresso de Sistemas de Informação (2014) Rogério Chaves, coordenador de Engenharia na Booking.com, que estuda e aplica IA há mais de sete anos e atualmente mora em Amsterdã, capital da Holanda.
Já o anfitrião desse workshop é o diretor da Agência React, Oséias Arnaldo, egresso de Publicidade e Propaganda (2014). Segundo ele, o seminário é relevante para todos os públicos: desde estudantes que estão no início da graduação a profissionais experientes da área. Ele acredita que assim como toda ferramenta, a contribuição do ChatGPT no dia a dia dependerá principalmente da qualidade do profissional.
- Acredito que ferramentas como o ChatGPT vão ser cada vez mais utilizadas na criação de projetos de marketing, mas que os resultados dependerão cada vez mais dos profissionais. Assim como um software como o Photoshop, as ferramentas de IA são apenas ferramentas. Na mão de um bom profissional, pode gerar um grande impacto, assim como na mão de alguém despreparado, pode gerar um trabalho aquém do esperado - defende.
O palestrante reforça essa questão, uma vez que acredita ser necessário, antes de tudo, o conhecimento de fundamentos sólidos do marketing ou de outra área que deseja usar o ChatGPT para ajudar.
- A ferramenta pode fazer coisas incríveis por você, mas é preciso saber exatamente o que pedir e o que espera de resultado. Por mim, o caminho que as pessoas devem buscar é de entender a intuição de como a IA funciona, como aproveitar dessa "inteligência automatizada" a seu favor e quais seus limites, e criar o "gatilho" de quando faz sentido usar IA pra te ajudar. Basicamente, precisa de prática, brincar com a ferramenta até ela fazer mais e mais sentido pra você – ressalta Rogério.
O desenvolvedor detalha que durante o workshop serão abordados tópicos do nível básico ao avançado, desde como usar o ChatGPT e toda a gama de opções, passando por exemplos práticos de coisas que podem ser utilizadas no marketing digital hoje. “Você terá entendimento completo de tudo que está acontecendo por trás, casos de uso e macetes de prompts (comandos) para você extrair o máximo de valor possível da ferramenta”, sintetiza.
Os interessados no workshop de ChatGPT no Marketing Digital devem se cadastrar antes do evento, por este link: https://conteudo.react.ag/chatgpt.
Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
Devido às fortes chuvas na noite do dia 9 de novembro, o semáforo de saída do Campus Olezio Galotti (Três Poços) queimou. Logo no dia seguinte, o reparo foi providenciado. No entanto, a previsão é de que o mesmo volte a funcionar normalmente em cerca de 20 dias. Ou seja, provavelmente no dia 30 de novembro. Até que o funcionamento seja restabelecido, a instituição ressalta a necessidade de atenção redobrada ao sair do campus. Tanto para a própria proteção quanto pela segurança dos demais.
O UniFOA em parceria com a SMAC - Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda iniciou nesta semana o projeto Nova Chance, uma iniciativa para capacitar e desenvolver as habilidades a quem deseja encontrar melhores oportunidades de trabalho na região.
Ao todo, foram selecionados cinco CRAS - Centro de Referência da Assistência Social nos bairros Vila Americana, Dom Bosco, Padre Josimo, Monte Castelo e Água Limpa. Neste primeiro contato, os interessados recebem orientações sobre a elaboração adequada de um currículo, e ainda participam de uma simulação de entrevista.
Na semana seguinte, são convidados para irem até o campus José Vinciprova, na Vila Santa Cecília, a fim de aprenderem sobre o uso da plataforma Linkedin. Também faz parte do programa um plano de ação para inserção no mercado ou até para projeto de transição de carreira.
A professora Daniele Archanjo, coordenadora do curso de Pós-Graduação do UniFOA acredita que a ideia do projeto seja muito pertinente, visto que as pessoas estão buscando recolocação profissional. “As oportunidades de emprego estão voltando, e o interessante é que estejam preparados”.
Para o assessor de RH da Instituição, Edson dos Santos, a ação é uma troca de vivências de fundamental importância no processo de aprendizagem.
- A teoria é muito válida porque traz informações, mas a simulação traz o entendimento. Buscamos orientá-los, mas ao mesmo tempo levá-los à prática, para aqueles que assistem, possam se colocar no lugar do outro - explicou o assessor.
Para o professor da Pós-Graduação, Lizandro Zerbone, é de grande importância a realização do projeto e o impacto que isso pode gerar na vida dessas pessoas.
- A FOA/UniFOA é sempre muito ativa na participação do desenvolvimento social de Volta Redonda. Ações como essa, que visam trazer um pouco mais de esperança e oportunidade para aqueles que são assistidos pelo CRAS, é muito gratificante para todos nós - comemorou - Temos pessoas aqui que estão depositando toda confiança no nosso trabalho e nas informações que vão contribuir para as oportunidades que terão no futuro.
Ana Correa, uma participante do projeto nunca teve a chance de participar de um processo seletivo. “Aprendi aqui coisas que até então eu não sabia, a partir de agora tenho certeza que conseguirei uma oportunidade de emprego”, comemora a jovem.
Jeniffer Marcato | Estagiária | Núcleo de Comunicação
Formada em Engenharia ambiental pelo UniFOA, Isvilaine da Silva é ativista por justiça climática, racial e de gênero. Atualmente, é articuladora do Engajamundo compondo o time lobby. Mediante suas atividades, terá a oportunidade de se reunir com líderes de 196 países em Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro para a 26ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP26).
O Engajamundo é uma organização liderada por jovens que acreditam na sua responsabilidade como parte fundamental da solução para enfrentar os maiores desafios socioambientais do Brasil e do mundo. A organização atua como um canal para a participação efetiva da juventude em decisões importantes que afetam seu presente e futuro, relacionadas às temáticas de mudanças climáticas, cidades sustentáveis, biodiversidade, gênero e desenvolvimento sustentável. Sua missão é conscientizar os jovens brasileiros de que mudando a si mesmos, se engajando em sua comunidade e politicamente, eles podem transformar suas realidades.
Composta por 13 jovens entre 18 e 27 anos de quatro regiões do Brasil a delegação do Engajamundo foi selecionada por meio de um longo processo de democracia profunda, envolvendo os voluntários que fazem parte da comunidade do Engaja. Os principais pontos de escolha dos jovens foram a diversidade e a representatividade, balanço de gênero e histórico de trabalho com o tema de mudanças climáticas. Ao todo, o time é formado em sua maioria por pessoas negras e indígenas das regiões norte e nordeste, além de representação de Pessoa com Deficiência (PcD) e LGBTQIA+ em sua composição.
Para viabilizar a participação no evento, a delegação estipulou a meta de R$30.000, visando garantir custos mínimos de hospedagem durante as duas semanas de Conferência.
Segundo a egressa, o que se espera é que sejam negociadas ações para limitar as mudanças climáticas e seus efeitos, que já estão impactando a vida, segurança e saúde de pessoas de todo o mundo: “discutir sobre clima é discutir o nosso futuro e do nosso planeta, estou muito feliz de poder estar no maior espaço de tomada de decisão representando a juventude brasileira, levando nossas pautas e pedindo mais ambição dos nossos governantes. Não podemos esperar até 2050 para zerar a emissão de CO2. Precisamos de ação climática agora e para todos”, declarou a egressa.
A Pro-Reitora de Extensão Ana Carolina Callegario, relata a satisfação de ter uma egressa da instituição representando o país em um evento de tamanha importância mundial. “Trabalhamos para que nosso curso desperte no aluno o desejo de ir além das suas capacidades, de modo a fazê-lo pensar em seu potencial para propor mudança eficientes que vão além das fronteiras nacionais. Certamente o exemplo da Isvilaine reforça esse nosso compromisso”, disse Ana Carolina
Por Jeniffer Marcato -Estagiária da Comunicação.
A prefeitura Municipal de Volta Redonda iniciou, no dia de 06 de agosto, o processo de recomposição asfáltica na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, em Três Poços. A obra acontece por meio de empresa contratada pela Prefeitura e com fiscalização da Secretaria de Infraestrutura (SMI). O trecho recuperado está localizado entre o início do Instituto Médico Legal (IML), até a divisa com a cidade de Pinheiral. O objetivo da obra é melhorar a segurança no trânsito da localidade.
O Presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, agradeceu ao município pela realização da obra em Três Poços. “ A recomposição asfáltica colabora com a segurança na mobilidade dos estudantes, professores, funcionários da instituição. Além disso, contribui com Volta Redonda e Pinheiral, pois todos os dias, diversos veículos passam pela avenida que possui papel fundamental para a economia da região. Agradecemos o Prefeito Antônio Francisco Neto e toda equipe que está realizando um excelente trabalho”, revelou o Presidente.
Por Matheus Freitas - Comunicação UniFOA
As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs), surgiram no contexto da Terceira Revolução Industrial e Revolução Informacional e, potencializadas na década de 1990. As TICs podem ser pensadas como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada e ampla. Suas ferramentas possuem o potencial de colaborar com diversos setores da sociedade, como por exemplo: indústria, comércio, economia, comunicação e educação.
Na terceira ação voltada aos funcionários da FOA, a Divisão de Recursos Humanos (DRH), promoveu na tarde de quarta-feira, 21 de julho, a palestra: “Novas Tecnologias no Ambiente de Trabalho”, ministrada pelo professor Alexis Aragão. O objetivo da palestra foi explicar como os funcionários podem utilizar a tecnologia no ambiente de trabalho de forma assertiva e com responsabilidade.
Seguindo todos os protocolos de biossegurança recomendados pelo Ministério da Saúde, mais de 75 funcionários participaram da palestra em dois horários: 10 horas e 14 horas.
Como exemplo, podemos dizer que as TICs são: a internet, os computadores, as câmeras fotográficas, os celulares, os softwares, dentre outras ferramentas.
Segundo o professor Alexis Aragão, a tecnologia é uma ferramenta que auxilia o processo de trabalho do funcionário, permitindo automações e planejamentos nos processos. “As ferramentas das TICs contribuem de diversas formas nas empresas. A primeira é na redução de custos e aumento na produtividade dos funcionários. A segunda forma, é no planejamento das atividades rotineiras e na otimização de processos”, disse o professor.
A próxima palestra para os funcionários, acontecerá no dia 05 de agosto, em dois horários: 10 horas e 14 horas. O tema será – “ Liderando o Seu Caminho”, ministrada pelo professor Lizandro Zerbone. O evento será no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão.
Por Matheus Freitas - Comunicação UniFOA
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha