O curso de Educação Física marcou presença nas comemorações cívicas do Dia da Independência do Brasil, realizadas na manhã de domingo (7), na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado, em Volta Redonda. O evento, que contou com grande participação popular, reforçou o vínculo entre a instituição e a comunidade, além de proporcionar aos estudantes e professores uma experiência prática ligada à organização de atividades de caráter cívico e social. 

A participação no desfile não apenas amplia a visibilidade da FOA/UniFOA, como também oferece aos alunos do curso uma vivência formativa importante. Segundo o coordenador do curso, professor Silvio Vilela, a atividade dialoga diretamente com a atuação profissional: 

“Organizar ou participar de um desfile é uma ação que pode fazer parte da rotina do futuro professor ou profissional de Educação Física. Essa experiência representa um mergulho direto no campo profissional, fortalecendo a formação dos nossos alunos.” 

Para os estudantes, o momento também teve um significado especial. A aluna Maryana Meira, que participou do desfile pela última vez como estudante, destacou a emoção da experiência: 

“Foi um momento muito especial, que vai ficar marcado com carinho na memória como parte de toda a história que vivi nesses quatro anos de faculdade. Sou muito grata por tudo.” 

Ao unir prática acadêmica, engajamento social e valorização da cidadania, a presença do curso de Educação Física no desfile de 7 de setembro reforça o compromisso da FOA/UniFOA em formar profissionais preparados para atuar com responsabilidade, ética e conexão com a comunidade. 

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O curso de Educação Física promoveu o XVI Congresso de Educação Física, um evento que reforça o compromisso do curso em articular teoria e prática, ampliando a formação acadêmica dos estudantes e promovendo o diálogo científico. A programação reuniu mesas-redondas, oficinas, atividades culturais e apresentações de trabalhos, criando um espaço rico para troca de experiências e atualização profissional. 

O congresso teve como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, estimulando competências como liderança, comunicação, trabalho em equipe e protagonismo. Mais do que um evento científico, o congresso se consolidou como um ambiente de formação crítica e reflexiva, reafirmando o papel social da Educação Física na promoção da saúde, da inclusão e do bem-estar. 

Segundo a organização, a participação dos professores na condução das atividades foi essencial para fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Os docentes, além de orientar os alunos no planejamento e execução do congresso, também puderam refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas e dialogar com as demandas contemporâneas da profissão. 

Além das oficinas, o congresso contou com a apresentação de pesquisas, pôsteres e projetos de extensão, valorizando o trabalho desenvolvido pelos estudantes do curso e fomentando novas ideias e colaborações. Outro ponto relevante foi o compromisso com a sustentabilidade, reduzindo o uso de materiais impressos e priorizando ferramentas digitais para inscrições, certificações e divulgação de conteúdo. 

Com mais de cinco décadas de história, o curso de Educação Física do UniFOA reafirma, a cada edição do congresso, sua relevância acadêmica e social. O evento mostrou-se não apenas como espaço de atualização profissional, mas também como uma oportunidade de reflexão sobre o papel da Educação Física na construção de uma sociedade mais saudável, inclusiva e cidadã. 

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A professora Ana Paula Cunha Pereira, docente dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (MECSMA) do UniFOA, representou a instituição e o Brasil na Conferência Anual da Leisure Studies Association (LSA), realizada em julho, na York St. John University, no Reino Unido. O destaque de sua participação foi a apresentação de um capítulo de sua autoria no livro Research Handbook of the Sociology of Leisure, em tradução livre (Manual de Pesquisa em Sociologia do Lazer), publicado pela renomada editora Edward Elgar Publishing.

Com o tema “Leisure and social justice in changing and challenging times” (Lazer e justiça social em tempos de mudança e desafios), a conferência celebrou os 50 anos da LSA, uma das mais prestigiadas associações acadêmicas dedicadas aos estudos do lazer, reunindo especialistas de diversas áreas do conhecimento, como sociologia, educação física, psicologia, geografia, economia, arquitetura, turismo, gestão de eventos e políticas públicas.

A obra da qual Ana Paula faz parte será lançado no final do ano, reúne 33 capítulos de autores de várias partes do mundo, discutindo como o lazer, o ócio e a indústria do entretenimento se relacionam com dinâmicas sociais, inclusão e exclusão. Seu capítulo, intitulado “Leisure, Resistance Movements and Marginalised Youth: 30 Years of the Cultural Group AfroReggae, a non-governmental organisation in Rio de Janeiro, Brazil” (Lazer, movimentos de resistência e juventude marginalizada: 30 anos do grupo cultural AfroReggae, uma organização não governamental do Rio de Janeiro, Brasil), surgiu a partir de um convite feito pelos organizadores Karl Spracklen (Leeds Beckett University, UK), Brett Lashua (University College London, UK) e Felice Yuen (Concordia University, Canadá).

Segundo Ana Paula, a escolha do tema foi orientada por três pilares: abordar o lazer em interface com a desigualdade social, dar visibilidade à realidade urbana do Rio de Janeiro e articular o conteúdo com as disciplinas que leciona no UniFOA, como “Legislação da Educação e Políticas Educacionais” (licenciatura em Ciências Biológicas em Educação Física) e “Políticas e Práticas de Inclusão” (MECSMA).

“Aceitei o convite em 2023, sem ainda ter uma ideia clara do que escrever. Foi um desafio que me motivou a mergulhar nas políticas públicas voltadas à juventude, movimentos sociais e legislações brasileiras”, relatou. A comemoração dos 30 anos do Grupo Cultural AfroReggae à época da escrita serviu como catalisador para o desenvolvimento da pesquisa.

Durante o evento, Ana Paula participou da mesa “Starting Lines, Turning Points, and Disputational Moments in the Sociology of Leisure” (Linhas de partida, pontos de virada e momentos de disputa na sociologia do lazer), ao lado de nomes de destaque na área, como Felice Yuen (Canadá), Brett Lashua (Reino Unido), Corey W. Johnson (EUA), Holly Thorpe (Nova Zelândia), entre outros pesquisadores de prestígio.

“O mais gratificante foi representar, além da nossa instituição, o meu país em uma mesa internacional tão qualificada. Foi um momento de grande responsabilidade e orgulho profissional”, destacou.

A trajetória de internacionalização da professora já inclui participações anteriores na LSA, a primeira em 2011, durante seu doutorado sanduíche na Leeds Beckett University (UK), e depois como docente do UniFOA em 2013 e 2017. Ela também esteve presente no Congresso Mundial de Sociologia, no Canadá, em 2018.

Ana Paula fez questão de ressaltar o apoio fundamental do UniFOA à sua trajetória acadêmica: “Internacionalizar é um processo constante de resistência. Além de investir na inscrição, a instituição sempre apoiou minhas idas a eventos internacionais. O suporte estrutural, institucional e, inclusive, emocional faz toda a diferença para que possamos continuar produzindo ciência de qualidade”, afirmou.

Ela ainda agradeceu à Pró-Reitora de Pesquisa, Ana Carolina Dornelas; aos coordenadores do MECSMA, Júlio Aragão e Bruna Casiraghi; ao coordenador do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Ramos Alves; ao coordenador do curso de Educação Física, Silvio Henrique Vilela; e à reitora, professora Ivanete da Rosa Oliveira, pelo apoio e incentivo ao longo do processo.

A contribuição da professora Ana Paula reforça o compromisso do UniFOA com a produção científica de excelência e com a promoção da internacionalização da pesquisa. Sua atuação no cenário acadêmico global evidencia o impacto e o reconhecimento do trabalho desenvolvido na instituição, ultrapassando fronteiras e conectando o conhecimento local a contextos internacionais.

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Fruto de um projeto de extensão do curso de Educação Física do UniFOA, coordenado pelos professores Cássio Martins e Silvio Vilela, com participação ativa dos alunos da disciplina Práticas Corporais de Aventura, o Zoológico Municipal passará a contar com a cadeira Julietti, importante na promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A cadeira foi originalmente criada por um casal de engenheiros e montanhistas após o diagnóstico de uma doença degenerativa na esposa, que passou a ter limitações motoras. Determinado a continuar realizando trilhas com ela, o marido desenvolveu um modelo específico para terrenos acidentados. Hoje, a cadeira Julietti é patenteada e distribuída para parques e espaços naturais em todo o Brasil, com o propósito de ampliar o acesso à natureza e ao esporte.

Em Volta Redonda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebeu unidades da cadeira, mas enfrentava dúvidas sobre como aplicá-las de maneira eficiente. Durante uma vivência no zoológico com um cadeirante, foi percebido que a cadeira, além de facilitar o deslocamento, proporcionava uma experiência de visitação diferenciada: permitia melhor visualização dos animais, muitas vezes comprometida nas cadeiras convencionais por conta da altura dos muros de proteção.

A partir dessa percepção, a Secretaria procurou o professor Cássio, que, junto aos alunos, assumiu o desafio de criar um material educativo acessível e funcional. “A ideia foi desenvolver um manual com linguagem simples, vídeos explicativos, QR codes e recursos de acessibilidade como audiodescrição e Libras”, explicou o docente.

A produção passou por várias etapas: testes da cadeira no campus do UniFOA, ensaios com pessoas de diferentes perfis físicos e gravação de vídeos com apoio de professores de Design e da professora Andrea, responsável pela acessibilidade do conteúdo.

Os alunos Caleb Prado, João, Jonathan do Valle, Leonardo Machado, João Vitor Teixeira, Lucas do Carmo e Luiz Fellipe Portilho se engajaram fortemente no projeto. João relatou o impacto emocional ao conhecer a história dos criadores da cadeira: “Ver o quanto a Julietti transformou a vida daquela mulher nos deu ainda mais vontade de fazer tudo com excelência. Foi emocionante.”

Jonathan destacou como o projeto ampliou sua percepção sobre inclusão: “Muitas vezes a gente não percebe que um simples detalhe, como a altura de um muro, pode impedir alguém de ver os animais. Isso muda completamente a experiência. E agora, com a Julietti, essa barreira começa a ser quebrada.”

A Prefeitura já iniciou a implementação do projeto. A ideia é permitir o agendamento do uso da cadeira em espaços como o zoológico, o parque aquático da Ilha São João e outras áreas públicas. O material gráfico criado pelas alunas do curso de Design, Luana Pereira, Brígida Regnier e Kamini Villas-Bôas, sob a orientação dos professores, Aline Botelho e Bruno Correa será impresso em banners e folders, além de materiais para as redes sociais, além de serem disponibilizado por QR codes.

Mais do que uma proposta acadêmica, o projeto se tornou um instrumento de cidadania. “Foi muito mais do que um trabalho de sala de aula. É um projeto com peso social, que mostra o potencial da Educação Física em promover inclusão e dignidade”, afirmou Caleb.

Os estudantes também reforçam que a ação pode inspirar outras cidades a adotarem iniciativas semelhantes. “O que fizemos aqui pode servir de modelo. A acessibilidade não deve ser vista como uma obrigação, mas como um compromisso com a dignidade humana”, completou Jonathan.

Com projetos como esse, o UniFOA reafirma seu compromisso com uma educação que transforma, dentro e fora da sala de aula.

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Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistidas pelo Centro de Reabilitação Carmem Vergetti Leite Franco de Pinheiral agora têm acesso a aulas semanais de natação terapêutica no campus Olezio Galotti, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O projeto, que visa promover o desenvolvimento físico e cognitivo dessas crianças, é fruto de uma parceria entre FOA/UniFOA, MRS Logística e a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. 

A ação atenderá sistematicamente 21 pacientes, divididos em três grupos por faixa etária — de 5 a 8 anos, 9 a 12 anos, e de 13 a 17 anos — com aulas de 40 minutos, sempre às sextas-feiras, na piscina aquecida da instituição. A proposta surge como resposta à baixa adesão de pessoas com TEA a práticas esportivas, causada pelas dificuldades de comunicação e interação social. Esse afastamento das atividades físicas pode acarretar comportamentos sedentários e contribuir para problemas como ansiedade, depressão, distúrbios do sono e outras complicações de saúde. 

A natação terapêutica, nesse contexto, torna-se uma aliada poderosa, promovendo não apenas melhorias na saúde física, mas também avanços na socialização, concentração, autoestima e bem-estar emocional. Para o coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, professor Silvio Vilela, o projeto é significativo em diversos aspectos: “A gente sabe que está aumentando o número de diagnósticos de autismo e precisamos contribuir com a qualidade de vida dessas crianças. Essa ação retorna para a sociedade como uma ajuda concreta da instituição, mas também potencializa a formação dos nossos estudantes, que ganham uma experiência prática diferenciada”. 

O projeto conta com oito discentes do curso de Educação Física atuando como estagiários, sob supervisão e com orientação específica sobre o TEA e o perfil dos pacientes, com a professora Christian Junqueira. A parceria entre as instituições, segundo Silvio, também viabilizou toda a estrutura necessária para a execução do projeto ao longo do ano: “Foi graças à parceria com a prefeitura de Pinheiral e com a MRS Logística que conseguimos realizar o aquecimento da piscina e oferecer o atendimento contínuo. É gratificante ver as crianças chegando ao campus e participando ativamente”. 

O Secretário de Saúde de Pinheiral, Everton da Silva Alvim, relembra o início da iniciativa: “Se eu não me engano, numa visita do professor Silvio Vilela ao nosso Centro de Reabilitação, falamos sobre o papel da Educação Física na área da saúde e discutimos possibilidades de terapia voltadas para crianças autistas. A partir daí, a semente foi plantada. A FOA já tinha uma ideia de valor necessário, e a Prefeitura ficou com a missão de buscar um parceiro. Apresentamos a proposta à MRS, e, após alinhamento, conseguimos concretizar essa entrega”. 

Flávia Ferreira, supervisora do Centro de Reabilitação Carmen Vergetti Leite Franco, reforça o impacto da atividade na rotina dos pacientes: “Sabemos da importância da atividade física na vida das pessoas, e a natação veio para contribuir com o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos nossos assistidos. Este projeto foi pensado com muito carinho, e é um orgulho vê-lo se tornando realidade”. Segundo Flávia, os alunos do UniFOA receberam orientação prévia sobre o funcionamento do centro e sobre o vínculo essencial no cuidado com o paciente autista: “Expliquei o fluxo de atendimento, a importância das terapias integradas e a necessidade de criar laços para que o tratamento alcance bons resultados”. 

O reflexo positivo da ação já é percebido pelas famílias. Pamela Valim, mãe de uma das crianças assistidas, contou emocionada sobre a empolgação da filha com a aula inaugural: “Ela ficou muito ansiosa. Eu criei uma rotina para ela entender que teria esse momento, e ela estava animada desde cedo. Para mim, como mãe, é gratificante ver que ela está se desenvolvendo, e espero que novas parcerias venham para somar”. 

Ao unir educação, saúde e responsabilidade social, o projeto de natação terapêutica representa um marco na atenção ao público com TEA em Pinheiral, promovendo inclusão, formação acadêmica qualificada e um cuidado integral às crianças e suas famílias. 

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Entre os dias 27 e 31 de janeiro, o campus Olezio Galotti, em Três Poços, recebeu crianças e adolescentes de 8 a 15 anos para a Colônia de Férias de Verão 2025, promovida pela SMEL/VR (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda). A iniciativa, que tem previsão de ocorrer duas vezes ao ano, no verão e no inverno, visa proporcionar momentos de lazer e aprendizado por meio do esporte. A ação conta com a parceria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), que cedeu sua infraestrutura para a realização das atividades como um dos polos. 

Ao todo, três mil crianças e adolescentes se inscreveram para participar das atividades, que foram distribuídas em 11 equipamentos esportivos do município, em dois turnos: manhã e tarde. 

No UniFOA a colônia de férias oferece aos participantes a oportunidade de experimentar diversas modalidades esportivas, como futebol, basquete, lutas e dança, utilizando instalações da universidade, como o campo de grama, o ginásio poliesportivo, quadras externas e salas especializadas. Durante a semana, profissionais de educação física e estagiários da SMEL acompanharam as atividades, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os estagiários quanto para os participantes da colônia. 

Segundo Silvio Vilela, coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, a parceria entre a instituição e a SMEL já acontece há alguns anos, sendo uma importante oportunidade de integração entre a comunidade e o ambiente universitário. “Essa parceria entre a SMEL e o UniFOA é muito positiva tanto para a comunidade quanto para os nossos alunos. As crianças e adolescentes que participam da colônia de férias têm a chance de vivenciar o ambiente universitário, conhecer a estrutura do campus e experimentar diferentes modalidades esportivas em um espaço preparado para isso", afirmou o professor Silvio. 

Além de proporcionar uma vivência esportiva para os participantes, a colônia de férias também é um espaço importante para os estudantes do curso de Educação Física, que têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

O coordenador também destacou os benefícios para os estudantes do curso de Educação Física: “Para os alunos do curso, a colônia de férias é uma oportunidade de estágio e aprendizado prático, reforçando a proposta do curso de aliar teoria e prática desde os primeiros períodos da graduação.” 

Igor Pereira, estagiário da SMEL e aluno do 7º período do Bacharelado em Educação Física, comentou sobre a importância da educação física. “A educação física possui um poder transformador, capaz de quebrar as barreiras tradicionais do ensino e tornar o aprendizado mais espontâneo e envolvente. Ensinar é um dos maiores atos de amor. Nossa dedicação tem o propósito de ajudar os alunos a se tornarem melhores e superarem seus próprios limites”, destacou. 

Michele Vieira, coordenadora da Academia dos Idosos no Estádio Municipal General Sylvio Raulino de Oliveira e egressa do curso de Educação Física do UniFOA, atuou como responsável pelas atividades e equipes no núcleo do UniFOA. Ela enfatizou a importância da iniciativa para o desenvolvimento social e educacional dos participantes e o papel fundamental da SMEL e do UniFOA na promoção do esporte como ferramenta de inclusão e bem-estar. 

“O principal objetivo é oferecer às crianças e adolescentes um espaço seguro para aproveitar as férias com atividades supervisionadas e educativas. Hoje em dia, muitas crianças não brincam mais na rua e precisam de ambientes estruturados para praticar esportes e interagir”, afirmou. 

Michele também destacou a escolha do Centro Universitário para sediar as atividades: “O UniFOA foi escolhido por sua capacidade de receber os participantes, oferecendo espaços variados e protegidos das condições climáticas. Como egressa do curso de Educação Física do UniFOA, é gratificante retornar à instituição e contribuir para projetos que impactam diretamente a comunidade.” 

Com essa parceria, o UniFOA reafirma seu compromisso com a comunidade ao abrir suas portas para a colônia de férias, oferecendo espaço e suporte para a realização das atividades. O evento também fortalece o vínculo entre a instituição de ensino e o município, promovendo experiências enriquecedoras tanto para os participantes quanto para os universitários envolvidos. 

O curso de Educação Física do UniFOA se destacou ao ser premiado no VI Congresso Internacional de Educação Física e Desportos (CIEFD), realizado de 27 a 29 de novembro de 2024, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento, promovido pelo Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ, celebrou o cinquentenário do Instituto e reuniu importantes profissionais e pesquisadores da área. 

Representando o UniFOA, os estudantes Fábio Fagundes e Aquila Fernandes, orientados pela professora Fernanda Leocádio participaram com um trabalho de intervenção pedagógica que foi classificado entre os cinco melhores do congresso e recebeu indicação para publicação na revista TEMAS do Colégio Pedro II. O projeto destacou-se ao abordar questões ambientais através das Práticas de Orientação, uma abordagem interdisciplinar da Educação Física que conecta educação ambiental e atividades pedagógicas inovadoras. 

Fernanda, destacou a relevância da experiência para a formação dos alunos e para a interação com a comunidade: “Nosso trabalho é fruto de uma construção coletiva, em que buscamos sensibilizar nossos alunos para questões ambientais urgentes que impactam diretamente o bairro em que vivem. Foi incrível ver o engajamento dos estudantes e perceber como eles conseguiram provocar reflexões importantes entre os participantes.” 

O projeto envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, que realizaram intervenções com alunos da rede pública municipal. A atividade se baseou no Esporte de Orientação — uma prática de aventura que lembra uma "caça ao tesouro" —, explorando questões como ocupação desordenada das margens do rio Paraíba, desmatamento de matas ciliares e queimadas que atingiram a região. 

Fernanda comentou a complexidade da proposta: “Utilizar as Práticas de Orientação foi essencial para trabalhar a interdisciplinaridade, conectando a Educação Física à Educação Ambiental de forma criativa e reflexiva. Conseguimos demonstrar que a Educação Física vai além do movimento corporal; ela também é uma ferramenta de transformação social e ambiental.” 

Ao ser questionada sobre o impacto do reconhecimento, Fernanda destacou: “Apresentar o trabalho ao lado de doutores e mestres é uma experiência enriquecedora, mas ver nossos alunos — ainda na graduação — conquistando espaço nesse cenário é extraordinário. Eles mostraram que a dedicação e o suporte de uma equipe comprometida podem gerar resultados impressionantes. Esse prêmio é de todos nós.” 

Fábio Fagundes, um dos estudantes participantes, reforçou o impacto da experiência: “A oportunidade de estar em um congresso internacional apresentando um trabalho premiado foi indescritível. Agradeço à UniFOA e à professora Fernanda pelo apoio desde o início. Foi inspirador estar entre profissionais renomados e perceber que estamos no caminho certo.” 

Aquila Fernandes, também estudante, destacou o crescimento proporcionado pela participação: “Foi uma experiência enriquecedora tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal. Apresentar um trabalho e ser reconhecido em um evento desse porte mostra que estamos construindo algo significativo. A troca de conhecimentos com outros profissionais foi incrível.” 

Para Silvio Vilela, coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, o resultado reafirma o compromisso da instituição com a formação de qualidade: “Buscamos fortalecer o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, mantendo o equilíbrio entre esses eixos na formação de nossos estudantes. Participar de um congresso como esse e ser premiado é um reflexo do trabalho sério que desenvolvemos.” 

A experiência, além de consolidar a qualidade do curso de Educação Física do UniFOA, demonstra como a união entre acadêmicos e comunidade pode gerar resultados significativos, promovendo reflexões e transformações em diversas esferas.

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O curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tem se destacado por proporcionar aos estudantes oportunidade de ampliar seus conhecimentos para além da sala de aula. Um exemplo disso é o curso de Gestão e Marketing, conduzido por Pedro Ermano, egresso do curso, que retornou para compartilhar sua expertise com os novos estudantes. 

Com aulas realizadas aos sábados, o curso, que já teve dois de seus três encontros, tem como objetivo preparar os futuros profissionais de Educação Física para o empreendedorismo, capacitando-os a abrir suas próprias empresas ou atuar em corporações do setor. Para Pedro, essa necessidade se faz ainda mais evidente em uma área que gera muitos profissionais autônomos. "É fundamental que os alunos estejam preparados para o mercado de trabalho, que demanda conhecimentos além do ensino tradicional da Educação Física, como gestão, marketing e negociação", explica Pedro. 

Entre os principais temas abordados estão: 

Um dos pontos altos do curso é a mesa redonda com profissionais de renome da área da saúde, seguida por apresentações individuais dos alunos, que têm a oportunidade de desenvolver e expor seus próprios produtos em um formato de pitch de vendas, aplicando todo o conteúdo aprendido ao longo das aulas. 

Segundo Pedro, o engajamento dos alunos tem sido muito positivo: "Eles estão se dedicando e já começaram a aplicar os conceitos discutidos, tanto nas aulas quanto no grupo de WhatsApp que criamos para continuar trocando informações e conteúdos extras. Isso vai refletir muito no sucesso deles quando forem atuar no mercado." 

Para o coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela, a presença de egressos retornando ao UniFOA para capacitar os atuais alunos é de extrema importância. "Oferecer esses momentos de aprendizagem extracurriculares é fundamental para uma formação de excelência. A Educação Física é uma profissão generalista em sua formação, mas permite diversas especializações que nem sempre são abordadas na graduação. Ter um ex-aluno, agora especialista em um determinado campo, retornando para compartilhar seu conhecimento com os alunos que estão na mesma jornada é muito gratificante", afirma Silvio. 

Ele também destacou o papel que os egressos desempenham na construção contínua da qualidade do curso: "No nosso recente XXV Encontro de Professores e Alunos de Educação Física, todos os palestrantes foram egressos do UniFOA. Mais de 90% dos docentes do nosso curso também são ex-alunos, o que reforça a confiança que temos na formação que oferecemos há mais de 50 anos. Isso mostra o compromisso que temos em promover um ensino que vai além da matriz curricular exigida pela lei, sempre buscando proporcionar oportunidades para que nossos alunos cresçam em suas áreas de interesse." 

Com a última aula programada para acontecer após o feriado, o curso de Gestão e Marketing está sendo um sucesso, tanto para os alunos quanto para o UniFOA, que vê em ações como essa um diferencial para a avaliação do MEC e, principalmente, para a preparação dos futuros profissionais de Educação Física. 

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As atléticas do UniFOA celebraram a entrega dos prêmios conquistados no InterFOA 2024. Os materiais esportivos, recebidos na Divisão de Eventos, servirão como um importante recurso para o aprimoramento das equipes, auxiliando nos treinamentos e fortalecendo o desenvolvimento dos atletas. 

Guilherme Moussallem, representante da Atlética MedVR, destacou a importância da premiação para os estudantes de Medicina. "A Atlética de Medicina do UniFOA fica extremamente grata e realizada em poder receber toda a gratificação em forma de prêmio do InterFOA. Com essa premiação, há um sentimento de trabalho realizado, uma recompensa à altura de todo o esforço que fizemos durante o campeonato. Isso significa muito para todos os discentes da instituição. Queremos agradecer especialmente ao setor de Eventos do UniFOA, que possibilitou mais uma vez essa experiência de integração e competitividade saudável entre os cursos." 

Fábio Fagundes, da Atlética Pantera, do curso de Educação Física, reforçou o impacto positivo dos prêmios na rotina esportiva dos estudantes. "A premiação obtida no InterFOA representa muito para a nossa atlética. Ela não apenas possibilita a aquisição de materiais esportivos essenciais para nossas atividades, mas também reforça nosso comprometimento com a excelência e o desenvolvimento dos nossos atletas. Esses recursos nos permitem melhorar a qualidade dos treinos e oferecer melhores condições para os membros da equipe, o que eleva nosso desempenho em competições futuras." 

Além de ser uma recompensa material, a conquista traz uma motivação adicional para as atléticas e para o cenário esportivo da universidade. "A vitória no InterFOA serve como um incentivo valioso para nos mantermos sempre ativos e engajados, cultivando um espírito de equipe forte e unido. Com essa premiação, buscamos não apenas conquistar mais vitórias, mas também inspirar outros estudantes a se envolverem no esporte e na prática de atividades físicas, contribuindo para uma cultura atlética vibrante na nossa universidade," concluiu Fábio. 

A entrega dos materiais esportivos solidifica o papel das atléticas no UniFOA, promovendo o crescimento das equipes e reforçando a importância do esporte no ambiente universitário. 

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O curso de Educação Física do UniFOA marcou presença nas comemorações cívicas da independência do Brasil, realizadas na manhã de sábado (07) em Volta Redonda, fortalecendo o vínculo entre a instituição e a comunidade. O evento, que reuniu grande participação popular, proporcionou aos docentes e discentes a oportunidade de vivenciar a organização de um evento cívico de grande relevância. 

A participação no desfile não apenas contribui para a visibilidade das instituições FOA/UniFOA, mas também oferece aos alunos do curso uma experiência prática essencial para sua formação profissional. Segundo o coordenador do curso, Silvio Vilela, "organizar o desfile ou participar dele é uma ação potencial do futuro professor ou profissional de Educação Física, tornando essa participação um mergulho direto no campo profissional." 

Além de representar uma atividade complementar importante para os alunos, o envolvimento no desfile reforça a integração da FOA/UniFOA com a comunidade de Volta Redonda. A participação da instituição em eventos cívicos como este é vista como um meio de manter essa proximidade, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. 

O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, também esteve presente no evento, participando da cerimônia de hasteamento das bandeiras. Eduardo Prado destacou a honra de estar envolvido em um momento tão significativo para a cidade e para o país: "É uma honra poder representar a FOA em um momento tão importante para nossa história e estar ao lado de nossos alunos e docentes, reforçando os laços da instituição com a comunidade." 

Artur Romão, estudante de Educação Física, participou do desfile como aluno do curso pela 3ª vez. "Como aluno da FOA que participou do desfile, vejo que é um momento de integração ali, em que nós todos participamos juntos, tanto os alunos de diversos períodos, quanto os alunos do diretório acadêmico (DAPEC) e ainda os alunos do cheer leader (PRIDE) que representam muito bem nossa instituição", afirmou.

A participação do curso de Educação Física no desfile cívico é mais uma demonstração do compromisso da FOA/UniFOA em oferecer experiências enriquecedoras que vão além da sala de aula, preparando os futuros profissionais para atuar com responsabilidade social e engajamento na comunidade. 

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