UniFOA elabora projeto destinado a crianças com TEA junto à Prefeitura de Pinheiral e MRS

projeto

Na última quinta-feira (22), o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, representado pela pró-reitora de extensão, Ana Carolina Callegário, o coordenador do curso de Educação Física, professor Silvio Vilela, e a superintendente executiva da Fundação Oswaldo Aranha – FOA, Josiane Sampaio, recebeu a visita do Secretário de Saúde de Pinheiral, Everton Alvim, de um dos vereadores do município, Demostenes Nunes, e da analista de relações institucionais da empresa MRS Logística, Priscila Fernandes.

O foco da reunião foi discutir o desenvolvimento de um projeto voltado para aulas de natação e hidroginástica destinadas às crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) de até 15 anos de idade e que residam em Pinheiral. A parceria propõe a realização desse acolhimento, inicialmente, na piscina aquecida das instalações do anexo da policlínica, localizado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. O estudantes do curso de Educação Física, supervisionados pelos docentes do curso, atuarão diretamente com esse público por esse programa de inclusão, sendo os professores e os guias em cada atividade promovida.

O Secretário de Saúde, Everton Alvim, ressaltou os impactos da iniciativa e o papel essencial do UniFOA como parceiro para esse projeto: “O Centro Universitário terá participação essencial nas partes educativas, tratamentos e cuidados ao longo da iniciativa. Todos precisamos nos preparar e conscientizar mais quanto às atenções às pessoas com autismo. Esse será o legado de mais uma parceria da prefeitura com a instituição. A MRS também dará apoio integral, principalmente na viabilização do uso do espaço, para que as crianças e adolescente possam realizar as aulas na piscina aquecida durante o ano todo.”

Leia também:  X Jornada Científica da Enfermagem premia três trabalhos

A MRS, além de apoiar estruturalmente o projeto, comprometeu-se a custear os ajustes necessários no aquecedor da piscina para garantir a temperatura ideal em todas as estações do ano. Priscila Fernandes, analista de relações institucionais da MRS, expressou a satisfação em fazer parte dessa iniciativa de integração: “É uma satisfação enorme fazer parte da elaboração dessa forma de integração. Nós, como membros da sociedade, precisamos ter esse olhar com mais cuidado e carinho por essas crianças, independentemente de como elas expressam sua personalidade.”

Além dos benefícios diretos para as crianças com autismo, o projeto também desempenhará um papel fundamental na conscientização dos estudantes de Educação Física em relação ao tratamento adequado e ao desenvolvimento de vínculos. O coordenador de Educação Física, Silvio Vilela, enfatizou o orgulho de representar o UniFOA nesse contexto: “Por parte do curso de Educação Física, é um orgulho tremendo. Teremos o enorme prazer de receber todas essas crianças, como parte do dever de responsabilidade social da instituição e também sabedores de que esse tipo de ação tem papel vital na formação do nosso egresso.”

Por participar efetivamente na iniciativa, o UniFOA receberá um selo da prefeitura de Pinheiral destinado a parceiros do munícipio na luta pela integração das crianças com autismo. Esse reconhecimento é só mais um reflexo do compromisso do Centro Universitário de Volta Redonda em ações que promovem o desenvolvimento da comunidade como um todo, acolhendo todo e qualquer indivíduo:

Leia também:  11ª Semana da Comunicação do UniFOA

“Pela dedicação do UniFOA na parceria, entraremos em contato com o departamento jurídico do município de Pinheiral para a criação desse selo, como forma de valorizar a união de cada instituição nessa luta. A interação do UniFOA com a prefeitura nesse trabalho é vital para o acolhimento dessas crianças”, salientou Demostenes Nunes, vereador de Pinheiral, valorizando o laço concretizado entre o município e o UniFOA ao longo da execução do projeto.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas