O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Vigilância Sanitária (PMVR/SMS), o CEREST Médio Paraíba e o Setor de Saúde do Trabalhador, realizou na última quinta-feira (17), a 1ª Oficina de Capacitação em Boas Práticas em Consultórios Odontológicos.
A ação faz parte das atividades da disciplina Projetos Integrados V do curso de Enfermagem e tem como objetivo promover boas práticas nos serviços odontológicos, reforçando a biossegurança, a qualidade do atendimento e a saúde do trabalhador.
O encontro reuniu cirurgiões-dentistas e profissionais da área odontológica do município, além de estudantes dos cursos de Enfermagem e Odontologia do UniFOA, que atuaram como palestrantes sob a condução das professoras Dra. Lucrecia Loureiro e Fernanda Pereira.
A iniciativa também contou com a colaboração dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda, responsáveis pela produção das artes visuais e dos vídeos exibidos durante a oficina, sob orientação do professor Edilberto Venturelli. O projeto reforça a integração entre diferentes áreas do conhecimento e a importância dos projetos interdisciplinares no processo de formação acadêmica.
As oficinas acontecem todas as sextas-feiras, das 8h às 11h, durante o mês de outubro, e ainda há vagas disponíveis para cirurgiões-dentistas, estudantes de Odontologia e profissionais auxiliares interessados em participar.
Inscrições: forms.office.com/r/UGNRaYiDwW
Os consultórios participantes receberão o Selo de Boas Práticas, emitido pela Vigilância Sanitária Municipal, e os profissionais concluintes ganharão certificado emitido pelo UniFOA.
Os estudantes do UniFOA, em parceria com o Escritório da Cidadania, participaram da 18ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, realizada na Avenida Atlântica, em Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). A ação contou com a presença de alunos dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e ofereceu serviços como aferição de pressão arterial e orientações de saúde aos participantes.
O UniFOA foi o único centro universitário convidado a participar do evento, que acompanha desde 2017. A iniciativa reúne representantes e praticantes de diferentes crenças, com o objetivo de fortalecer o respeito à diversidade religiosa e combater a intolerância.
Para o professor Dario Aragão, responsável pelo Escritório da Cidadania, ações como essa têm grande importância para a formação dos alunos. “É fundamental que participemos, envolvendo os estudantes para que possam conviver e vivenciar essa experiência, que representa uma manifestação em defesa das minorias, da liberdade e do direito constitucional à crença e à liberdade religiosa”, afirmou.
A participação do UniFOA reforça o compromisso da instituição com a formação acadêmica, estimulando os alunos a se engajarem em causas sociais relevantes e a promoverem o respeito à diversidade, contribuindo para a valorização da liberdade e da convivência harmoniosa na sociedade.


Os cursos de Enfermagem e Nutrição do UniFOA lançaram o e-book “Saúde nas Estradas: Guia de Alimentação Saudável para Motoristas”, uma cartilha prática voltada especialmente para caminhoneiros. O material foi desenvolvido a partir das experiências vividas no projeto Saúde nas Estradas, realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e tem como objetivo orientar os motoristas sobre escolhas alimentares mais equilibradas durante a rotina de trabalho.
A iniciativa surgiu a partir de uma percepção recorrente nas ações do projeto: os caminhoneiros apresentavam hábitos alimentares pouco saudáveis, com alto consumo de ultraprocessados. A professora Kamila Nascimento, do curso de Nutrição, explica como nasceu a ideia:
“Sempre dávamos dicas e orientações nutricionais, mas sentíamos que só isso não era suficiente. Foi então que nossa aluna, Raiany Rezende, trouxe a ideia do guia. Eu e a professora Lucrécia, do curso de Enfermagem, estruturamos a proposta e assim nasceu esse material prático e fundamental para os motoristas.”
Segundo a professora, os caminhoneiros foram escolhidos como público-alvo pela dificuldade que enfrentam em manter uma alimentação equilibrada:
“Eles passam horas na estrada, longe de suas famílias, e muitas vezes não têm tempo ou condições de preparar uma refeição de qualidade. É um público que merece muita atenção, pois são eles que atravessam o Brasil levando alimentos e mercadorias.”
A professora Lucrécia Loureiro, do curso de Enfermagem, destacou a importância do trabalho colaborativo na construção da cartilha:
“Foi uma experiência muito significativa para mim como enfermeira, pois reforçou o valor da interprofissionalidade. O projeto possibilita aos estudantes vivenciarem, na prática, a integração entre áreas e o trabalho em equipe. Foi uma oportunidade enriquecedora, que mostrou como a união de saberes potencializa os resultados.”
Já a estudante de Nutrição Raiany Rezende, idealizadora do guia, conta que participar da elaboração do material foi um marco em sua formação:
“Ao participar de algumas ações do Saúde nas Estradas, percebi o quanto os caminhoneiros necessitam de materiais voltados para a educação nutricional, especialmente aqueles apresentados de forma lúdica e acessível. Mesmo ainda na graduação, poder contribuir para melhorar a vida dessas pessoas representa um mundo de oportunidades. Esse tipo de ação amplia a formação além da sala de aula, desenvolvendo experiências práticas, empatia e responsabilidade social que levarei para minha carreira.”
O guia estará disponível no site do UniFOA e também será distribuído durante as ações do Saúde nas Estradas, realizadas em parceria com a PRF. A expectativa é que o material se torne um recurso prático e acessível, incentivando hábitos alimentares mais saudáveis e contribuindo para mais energia, bem-estar e qualidade de vida dos caminhoneiros.
Na última sexta-feira (08), o Centro Hitórico-Cultural Dauro Aragão, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco do IV SIMPATERJ – Simpósio de Valorização Profissional da Enfermagem. O evento reuniu técnicos, auxiliares, enfermeiros e estudantes para um dia de debates, rodas de conversa e trocas de experiências sobre os desafios e avanços da profissão.
Com o tema “Cuidando de quem cuida – Valorização e Inovação na Enfermagem”, o encontro abordou questões essenciais como saúde mental dos profissionais, inovações tecnológicas, ética, violência no exercício da função e atendimento em urgência e emergência.
A programação contou com palestras e discussões sobre valorização profissional, primeiros passos na carreira, impactos da violência na rotina da enfermagem, inteligência artificial aplicada à área e a importância de fortalecer a formação contínua. A escolha de Volta Redonda e do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) como sede do evento reforça o protagonismo da instituição na promoção de conhecimento e na integração entre o meio acadêmico e as demandas do setor de saúde.
Representando o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, o pró-reitor de Educação a Distância, Rafael Teixeira, destacou o alinhamento entre o tema central e a missão da instituição:
“O simpósio está totalmente articulado ao que desenvolvemos no UniFOA, pois reflete o cuidado que temos com nossos alunos, técnicos administrativos e professores. Abrimos as portas para receber conteúdos de qualidade e profissionais qualificados, reforçando nosso compromisso com a formação e o fortalecimento da enfermagem.”
A conselheira titular do Coren-RJ e professora do UniFOA, Miriam Salles Pereira, ressaltou a importância de um espaço voltado especialmente para técnicos e auxiliares de enfermagem: “O SIMPATERJ é o único evento científico do estado do Rio de Janeiro pensado para que esses profissionais possam se atualizar e estabelecer parcerias em temas relevantes.”
O evento também contou com a participação de autoridades políticas que atuam na defesa da categoria. A Deputada Federal Enfermeira Rejane de Almeida, que já esteve no UniFOA em outras ocasiões, reforçou a relevância de debater a valorização da profissão em diferentes esferas:
“Não são apenas heróis; os profissionais de enfermagem precisam ser valorizados financeiramente, com acesso à formação e pós-graduação. Nosso papel no parlamento é criar leis e articular políticas públicas que garantam esse reconhecimento.”
Para a Deputada Estadual e presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, a parceria com o UniFOA é estratégica: “O UniFOA é referência não só em Volta Redonda, mas em toda a região do Médio Paraíba. Este é o quarto ano que realizamos o evento na universidade, sempre com grande adesão e qualidade nas discussões.”
Ao reunir profissionais, estudantes, representantes institucionais e parlamentares, o IV SIMPATERJ consolidou-se como um espaço de fortalecimento da enfermagem no estado. Mais do que um evento, a iniciativa reafirma a importância de cuidar de quem dedica a vida ao cuidado dos outros, com foco em inovação, valorização e qualidade na formação.
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Alunos do 9º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizaram uma campanha de vacinação contra a gripe, direcionada a toda a comunidade acadêmica. A ação foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, através da Secretária Márcia Cury, e contou com o apoio da coordenação do curso, sob responsabilidade do professor Carlos Marcelo.
A vacinação contemplou acadêmicos, docentes e colaboradores técnico-administrativos, contribuindo para o objetivo da Secretaria de ampliar a cobertura vacinal no município. A mobilização teve início no campus Olezio Galotti e será, em seguida, estendida ao Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), onde todos os funcionários também serão imunizados.
Para o professor Dr. Renato Souza, docente do curso de Enfermagem, a participação dos alunos em ações como essa é essencial para a formação profissional.
“É fundamental porque eles conseguem colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula. É a oportunidade de vivenciar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, destacou.
Ele também reforçou a importância dessa vivência para os alunos que estão na reta final da graduação:
“Os estudantes estão aproveitando o momento para praticar e se inserir no contexto profissional. Estão no último ano do curso, então é uma experiência de grande relevância acadêmica.”
A iniciativa reforça o comprometimento do UniFOA com a formação integral dos futuros profissionais de saúde e com o bem-estar da comunidade acadêmica, aliando conhecimento técnico, responsabilidade social e prática profissional desde a graduação.
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A coordenadora da Policlínica Dr. André Sarmento Bianco, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Tatiana Aragão Andrighi, recebeu uma moção de aplausos na categoria professor de Enfermagem na noite de terça-feira (28) na Câmara Municipal de Volta Redonda. A cerimônia foi promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) como parte das celebrações da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem. O reconhecimento é fruto de sua trajetória como enfermeira, educadora e gestora dedicada à saúde pública.
Formada em Enfermagem pelo UniFOA, Tatiana construiu uma carreira pautada pela ética, sensibilidade e compromisso com o cuidado. Desde os primeiros passos na atenção primária, atuando em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), destacou-se pelo respeito ao outro, escuta ativa e atuação comunitária. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma profissional que alia conhecimento técnico à humanização do cuidado.
Desde 2011, Tatiana atua na formação de futuros enfermeiros, promovendo a integração entre teoria e prática e incentivando a reflexão sobre o papel social da enfermagem.
Atualmente, ela concilia suas atividades acadêmicas com a atuação como servidora pública do município de Volta Redonda. Além de coordenar a Policlínica do UniFOA, integra a equipe da UBSF Santa Cruz como professora. Seus projetos de pesquisa e extensão focam em temas como saúde da mulher, gestão em saúde e educação em saúde, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas e para o acesso qualificado aos serviços de saúde.
Ao receber a homenagem, Tatiana expressou gratidão e destacou o caráter coletivo do reconhecimento:
“Sinto-me honrada em representar a minha classe em um momento tão significativo da Semana Brasileira de Enfermagem, cujo tema central nos convida a refletir sobre os desafios enfrentados pela enfermagem e a importância de agir com posicionamento diante dessas realidades, sendo protagonistas na transformação do cuidado, da gestão e da educação.”
O evento também contou com a presença de Eluananda Rodrigues, representante do Sindicato dos Enfermeiros de Volta Redonda e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro na região do Médio Paraíba. Formada pelo UniFOA, Eluananda ressaltou o impacto da atuação de Tatiana:
“Tatiana merece ser homenageada por sua trajetória marcada pela ética, coerência e paixão pela enfermagem. Seu trabalho vai muito além da assistência: transforma vidas, forma profissionais conscientes, inspira colegas e contribui de forma significativa para o fortalecimento da saúde pública em Volta Redonda.”
A homenagem também emocionou seus alunos. Amanda Sarria, estudante do 8º período de Enfermagem do UniFOA, compartilhou como Tatiana tem sido uma referência em sua formação:
“A Tati, para mim, representa uma enfermagem bonita. Bonita não só no sentido estético, mas no mais profundo da palavra: uma enfermagem que acolhe, que cura com afeto, que respeita o outro e também sabe cuidar de si. Ela me mostra todos os dias que é possível ser uma profissional incrível sem deixar de ser humana.”
Reconhecer profissionais como Tatiana Aragão é valorizar a essência da enfermagem: o cuidado com responsabilidade, ciência e amor. Sua trajetória inspira alunos, colegas e a sociedade, reafirmando a importância de se investir em políticas públicas que promovam uma saúde mais justa, acessível e humanizada.
Na tarde da última terça-feira (27), o curso de Enfermagem do UniFOA realizou mais uma ação do projeto de extensão “Educação em Saúde: semeando ações ambientais junto a crianças e adolescentes”, na sede do Projeto Missionário “Amor em Ação”, localizado no bairro Colorado, em Três Poços. A atividade, desenvolvida sob a orientação da professora Márcia Figueira Canavez, reuniu alunos de diferentes períodos do curso para promover, por meio de dinâmicas lúdicas e educativas, temas essenciais de saúde pública e educação ambiental.
O projeto atua há cerca de quatro anos na comunidade e tem como objetivo principal contribuir para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio do conhecimento e do cuidado. A atividade foi dedicada à prevenção de doenças como a dengue e as infecções respiratórias, com o uso de fantoches, brincadeiras educativas e até música, encerrando a tarde com uma apresentação ao violão feita por uma das alunas de Enfermagem.
“Essa ação vai muito além de ensinar sobre saúde”, afirma a professora Márcia Figueira Canavez. “Ela toca fundo em quem participa. O bairro de Três Poços cresceu muito nos últimos anos, mas ainda carrega profundas marcas da desigualdade. Como enfermeira e professora, essa realidade sempre me incomodou. Já estagiei na unidade de saúde da região e via de perto a carência das famílias. Quando surgiu o convite para atuar nesse projeto, abracei com todo o coração.”
A professora relata que a experiência tem forte impacto emocional tanto para os alunos quanto para as crianças atendidas. “Nós trabalhamos com estudantes do terceiro e do oitavo período, unindo quem está começando a formação com quem já está na reta final. A reação deles ao chegar ao local é sempre de muita emoção. As crianças são extremamente afetuosas. É uma experiência que marca, transforma e amplia nosso entendimento sobre o papel social do profissional de saúde.”
O projeto é realizado em parceria com o Projeto Missionário “Amor em Ação”, que atua na região promovendo atividades socioeducativas voltadas ao resgate de crianças e jovens em situação de risco. O público atendido pelo projeto são moradores do conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida, e inclui cerca de 120 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos. A missão do “Amor em Ação” é despertar valores morais, sociais e espirituais por meio de ações que resgatem a infância e promovam o protagonismo juvenil como instrumento de transformação social.
Além das ações no território, as crianças também são recebidas quinzenalmente no UniFOA, na Sala +Verde, espaço voltado à Educação Ambiental em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente. Nessas visitas, são abordados temas como cuidado com o meio ambiente, consumo consciente e sustentabilidade.
O coordenador do curso de Enfermagem, professor Carlos Marcelo Balbino, reforça a importância da iniciativa: “O projeto ‘Educação em Saúde e Meio Ambiente’ tem uma relevância ímpar tanto para a comunidade quanto para a formação dos nossos estudantes. Ele atua em frentes essenciais como a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a conscientização ambiental e, principalmente, na formação de profissionais mais humanos, comprometidos com a transformação social. Ao envolver as crianças de forma participativa, o projeto estimula o protagonismo infantojuvenil, transformando essas crianças em multiplicadoras do conhecimento dentro de suas famílias e comunidades.”
A integração entre universidade e comunidade, entre ciência e sensibilidade, é o que torna essa ação um verdadeiro exemplo de como o ensino superior pode ser uma ponte concreta entre o saber e o fazer. O cuidado com o próximo, a escuta ativa e a educação como ferramenta de transformação são os pilares que sustentam esse trabalho, que planta hoje as sementes de um futuro mais justo, saudável e consciente.
Estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do UniFOA participaram de uma roda de conversa sobre as atualizações no calendário vacinal infantil, promovida pela Liga Acadêmica de Neonatologia, Infância e Adolescência (LANIA), em parceria com a Liga Acadêmica da Saúde da Mulher e da Criança (LASMC). O encontro, marcado por uma rica troca de saberes, contou com a presença da pediatra Paula Brandão, do ginecologista e obstetra Arthur Villela, e da enfermeira Ana Lúcia Devezas, que compartilharam reflexões importantes sobre os desafios e avanços na cobertura vacinal no Brasil.
Para Bianca Mattos, presidente da LANIA, a atividade reforçou o valor do trabalho interdisciplinar. “Organizar esse evento em parceria com o curso de Enfermagem foi uma experiência muito enriquecedora. A atividade evidenciou como a atuação conjunta entre Medicina e Enfermagem é essencial para oferecer uma assistência integral e humanizada às crianças. Além disso, o tema é de extrema relevância, especialmente diante dos desafios atuais relacionados à cobertura vacinal.”
A professora Márcia Bastos, orientadora da LASMC, também destacou o papel formativo do encontro. “A roda de conversa foi um momento de grande aprendizado. Criamos um espaço de escuta ativa, no qual os acadêmicos puderam refletir sobre as constantes atualizações no tema da vacinação – um cuidado essencial no acompanhamento do paciente”.
A professora ainda reforçou que eventos como este fortalecem não apenas o aprendizado técnico, mas também promovem uma formação mais humana, colaborativa e conectada com a realidade do trabalho em equipe no cotidiano do sistema de saúde.
“A integração entre as ligas foi fundamental para romper barreiras, aproximar trajetórias e construir um ambiente de respeito, parceria e crescimento mútuo”, reforçou.
Maria Eduarda Marcelino Araújo, estudante do 5º período de Medicina, ressaltou a importância da vivência multiprofissional durante a graduação. “Foi ótimo participar desse encontro, não só pelo aprendizado, mas também pela integração entre os cursos, que fez toda a diferença. Os palestrantes trouxeram conteúdos relevantes, apresentados de forma clara e didática, tornando a experiência ainda mais rica. Vivenciar o trabalho multiprofissional na graduação agrega muito — tanto no conhecimento quanto na forma como entendemos o cuidado em saúde.”
Raiane Oliveira, estudante do curso de Enfermagem, elogiou a parceria entre as ligas e a troca de informações médicas e como a enfermagem participa das atividades e campanhas.
“Entender como podemos trabalhar juntos e em equipe para trazer o melhor para o paciente foi de grande importância e como é preciso ter um cuidado para cada vacina e a idade para que devemos realizar em cada criança e a forma que faremos isso”, comentou.
A atividade reforça em como o UniFOA se dedica com a formação de profissionais preparados para atuar de forma integrada, com empatia, conhecimento atualizado e foco na saúde pública. A abordagem interprofissional e colaborativa é um dos pilares da educação em saúde, e eventos como esse são fundamentais para o desenvolvimento dessas competências desde os primeiros períodos da graduação.
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A 24ª Semana Brasileira de Enfermagem do UniFOA reuniu coordenadores, professores, estudantes, técnicos e profissionais de enfermagem de clínicas e hospitais da região no campus Olezio Galotti, em Três Poços. Com o tema "Saúde Planetária: desafios e a atuação crítica da enfermagem", o evento promoveu workshops, palestras e debates, conectando participantes e proporcionando aprendizados relevantes.
O objetivo da Semana é fortalecer a conexão entre a profissão e o cuidado, destacando o papel da enfermagem na promoção da saúde. Segundo o coordenador do curso, Carlos Marcelo Balbino, o evento reforça a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, além de incentivar reflexão e união da classe.
“A Semana celebra a profissão, promove o reconhecimento da enfermagem, fortalece os laços com a comunidade e oferece experiências educativas que contribuem para o desenvolvimento profissional”, explicou Marcelo.
Neste ano, o tema "Saúde Planetária" destacou a interconexão entre a saúde humana e o meio ambiente. Para Carlos Marcelo, a enfermagem é uma profissão essencial que desempenha papel crucial na promoção de práticas sustentáveis e na conscientização sobre os impactos ambientais na saúde coletiva. “Essa abordagem crítica e reflexiva é fundamental para formar profissionais de enfermagem conscientes de seu papel na construção de um futuro mais saudável e sustentável”, destacou.
A Semana também proporcionou aos estudantes a chance de participar da organização do evento, promovendo experiências práticas e o fortalecimento do senso de pertencimento.
“Foi um momento de muita emoção e reconhecimento por toda a entrega, dedicação e ensinamentos recebidos”, afirmou Djanira Chaves, presidente do Diretório Acadêmico Anna Nery.
O Dia da Enfermagem e do Enfermeiro é celebrado em 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, que nasceu nesta data em 1820. No Brasil, entre 12 e 20 de maio, celebra-se a Semana da Enfermagem, instituída nos anos 1940 em reconhecimento a Florence e a Ana Néri, a primeira enfermeira brasileira a atuar voluntariamente em combates militares.
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Estudantes dos cursos de Design e Enfermagem do UniFOA realizaram uma atividade de extensão com foco na transformação social: o Projeto Integrado II – Educação em Saúde: semeando ações ambientais junto a crianças e adolescentes. A proposta promove, de forma lúdica e acessível, a Educação em Saúde e Ambiental entre o público infantojuvenil atendido pelo Projeto Amor em Ação, no bairro Três Poços.
Com criatividade e sensibilidade, os alunos desenvolveram atividades interativas que abordaram temas essenciais para o bem-estar individual e coletivo, estimulando hábitos saudáveis e consciência ecológica. Jogos, oficinas e materiais visuais produzidos com elementos recicláveis tornaram o processo de aprendizagem mais leve, divertido e engajador.
A professora Patricia Rocha, do curso de Design, destaca a relevância da ação tanto para a formação dos alunos quanto para o impacto gerado na comunidade:
“A participação ativa em projetos extensionistas como este qualifica a formação acadêmica ao oferecer experiências que dificilmente seriam possíveis apenas em sala de aula. Ao integrar o cuidado em saúde com a criatividade do design, o projeto se torna um exemplo de como a interdisciplinaridade pode gerar soluções inovadoras e transformar tanto quem ensina quanto quem aprende.”
Segundo Patricia, o envolvimento dos estudantes vai além da criação de materiais:
“O contato direto com a população permite aos alunos identificar seu papel dentro da sociedade e entender como suas ações podem promover impactos positivos. Essa vivência contribui para a construção de um currículo mais completo, que valoriza a integração entre conhecimento científico, saberes populares e responsabilidade social.”
A professora Márcia Canavez, do curso de Enfermagem, coordena o projeto há cerca de quatro anos e reforça o quanto a ação tem significado pessoal e profissional. Com mais de 20 anos como docente no UniFOA, ela acompanhou de perto o crescimento do bairro Três Poços e a construção do conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida:
“Sempre me incomodou muito ver a carência da localidade, praticamente vizinha à nossa instituição. Já dei estágio nesse território, fazia visitas domiciliares ali, e percebia o quanto era necessário fazer algo por essa comunidade.”
Ao ser convidada para coordenar a ação, Márcia não hesitou:
“Agarrei esse projeto porque ele dialoga diretamente com minha formação em saúde pública. Hoje, levo alunos do terceiro e do oitavo período de Enfermagem. Juntamos os que estão começando com os que estão finalizando, e todos vivem experiências marcantes.”
Ela também ressalta o envolvimento emocional dos estudantes:
“Eles ficam comovidos com o carinho das crianças. São pequenos muito carentes, não apenas do ponto de vista social, mas também afetivo. Assim que chegamos, eles querem nos dar as mãos, nos abraçar. Isso toca profundamente os alunos e reforça o papel humano da Enfermagem.”
O projeto corrobora o UniFOA como uma instituição que forma profissionais conscientes e socialmente engajados. Ao levar conhecimento, cuidado e afeto para além dos muros da instituição, a ação amplia horizontes, transforma realidades e evidencia o poder da educação como ferramenta de mudança.
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