Em um mundo que a inovação tecnológica avança a passos largos, é essencial que o setor educacional não apenas se mantenha por dentro dessa evolução, mas também prepare acadêmicos e docentes para assumirem papéis de liderança e inovação, pensando fora da caixa. Debates sobre novas tecnologias em alta, como a inteligência artificial (IA), devem ser promovidos para expandir a base de conhecimento dos estudantes, enquanto simultaneamente fortalecem sua consciência sobre as implicações éticas e sociais da tecnologia no mundo moderno.

Motivados por evolução alinhada à inovação, os integrantes do Laboratório Centro de Sistema e Espaço (Lab. CEU) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) organizaram o projeto intitulado “Fora da Caixa”, seminário on-line realizado no último sábado (28) que reuniu acadêmicos dos cursos de Engenharia, Mestrado Profissional em Materiais (Memat) e especialistas da área. O propósito da iniciativa visava desenvolver tanto competências técnicas quanto habilidades críticas essenciais para futuros profissionais e pesquisadores nas áreas de engenharia e tecnologia.

O Fora da Caixa buscou potencializar o engajamento em um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, no intuito de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre temas atuais e inovadores, como a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos setores espacial e industrial, o desenvolvimento de veículos autônomos e as técnicas de sensoriamento remoto para análise territorial. Adicionalmente, o evento buscou fomentar habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, que foram ainda mais fortalecidas por meio da participação ativa dos alunos durante as apresentações e na roda de conversa sobre a carreira profissional:

“O evento Fora da Caixa, atendeu todas as nossas expectativas com apresentações de projetos um tanto fora da curva. Como estudante, esse tipo de evento ou palestra tem sido muito importante, porque tem estimulado cada vez mais a nossa vontade de se desenvolver. Eles nos aproximam de uma realidade que até então consideramos distante. Esses projetos são verdadeiros divisores de água, pois por meio de uma palestra similar que pude de fato escolher a área de atuação dentro da engenharia”, declarou Thalisson Wendel, do 4º período da Engenharia ABI, sobre os frutos colhidos pelo Fora da Caixa.

SURGIMENTO DO FORA DA CAIXA

O Fora da Caixa foi uma iniciativa criada pelos professores Italo Pinto Ferreira e Ana Claudia de Almeida, oriundo de uma ideia de grupo de pesquisa de Italo, o Lab. CEU do UniFOA. Para criar esse grupo, Italo convocou seus orientados de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC) dos cursos de Engenharia e Mestrado da instituição.

Um dos projetos que foram discutidos pelos integrantes do grupo foi justamente o Fora da Caixa, pensado como um ambiente de aprendizado integrativo por meio das apresentações de projetos e pesquisas que têm sido elaborados pelo Lab. CEU. A execução do seminário foi certeira para o aprofundamento de estudos em Sistemas, como siderúrgico e automotivo, e do Espaço, tal qual pesquisas relacionadas à satélites especiais.

Segundo o professor, a idealização desse evento e, sobretudo, do grupo de pesquisa oportuniza um leque de aprendizados aos alunos, justamente pela possibilidade de integrar uma gama de conhecimentos da engenharia em um único projeto:

“Acredito que essa seja a graça do Fora da Caixa, de poder pensar em projetos para uma área de pesquisa, mas simultaneamente utilizar conceitos e recursos de diversos campos da engenharia. Esse tipo de proposta ajuda os acadêmicos a ampliarem seus leques de conhecimento, contribuindo para uma formação integral”, pontuou Italo, que completou reforçando seu propósito em planejar a criação do Lab. Ceu, projeto ‘mãe’ do Fora da Caixa:

“Quando comecei a trabalhar como professor no UniFOA, gostaria de continuar aprofundando meus conhecimentos em pesquisas, sobretudo. Por isso, trouxe os conhecimentos da minha área de especialização, sistemas aéreos e espaciais, e pensei em um grupo de pesquisa que eu pudesse falar da minha especialidade integrando às tantas outras no âmbito da engenharia, como sistemas siderúrgicos e automotivos”.

A proposta do evento também serviu como uma vitrine, ainda, para os estudantes que, em um seminário aberto para diversos profissionais do campo da engenharia, puderam mostrar o grande potencial que cada um deles possui e como têm se desenvolvido, uma ocasião perfeita para se mostrarem preparados para explorar o mercado de trabalho, aumentando as chances de empregabilidade.

Além disso, o Fora da Caixa foi uma boa oportunidade para os alunos colocarem em prática suas habilidades de expressão, comunicação de resultados e apresentação de projetos científicos em uma linguagem objetiva.

O Fora da Caixa tem parceria com os professores Aloano Regio de Almeida Pereira e Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira.

Ao oferecer aos estudantes uma plataforma para a exposição de seus trabalhos, o debate sobre novas ideias e a oportunidade de aprender diretamente com especialistas, o Fora da Caixa não só complementou a formação acadêmica, como também preparou os acadêmicos para contribuições significativas e relevantes no futuro profissional.

O curso de Engenharia ABI do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacou mais uma vez no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Ao todo, oito artigos foram apresentados por estudantes e professores durante a última semana, na segunda participação consecutiva do curso no congresso, reflexo da determinação e incentivo de docentes e discentes em aprofundarem ainda mais os seus conhecimentos.

Em sua 52º edição, o COBENGE 2024 reuniu gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à educação em engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes motivados em promover a melhoria da formação e o desenvolvimento da engenharia nacional. O curso de Engenharia do UniFOA também participou da última edição, na qual teve destaque na apresentação de um estudo com abordagem de aprendizagem. O evento, que foi organizado em Vitória (ES), trouxe insights esclarecedores para cada participante, além de uma experiência única para vida pessoal e profissional daqueles que tiveram a primeira chance de comparecer ao evento.

Apesar do curso participar pelo 2º ano seguido, muitos dos alunos que viajaram até a capital capixaba ainda não tinham sequer vivenciado a experiência de um congresso reconhecido nacionalmente. Foi o caso de Magno Martinho, discente do 4º período, selecionado pelo artigo “Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma solução para o problema do agregado siderúrgico por meio de placas ecológicas estruturais”.

Segundo Magno, o congresso oportunizou que ele entrasse em contato com uma gama de conhecimentos que ele desconhecia até então. Além disso, ele destacou sua grande motivação de comparecer ao COBENGE, que era de conhecer diferentes profissionais de diversas áreas, sendo uma chance única para realizar um networking e ampliar seus horizontes de aprendizado:

“Como minha primeira experiência em congressos eu gostei bastante, pois muitos tópicos interessantes foram abordados e como estudante foi uma aventura acadêmica emocionante. Fazer parte de eventos assim é importante para que eu me mantenha engajado na área em que estudo e desejo me formar. Além de tudo foi uma experiência e tanto compartilhar esses momentos com meus colegas de projeto e professores que nos auxiliaram”, completou Magno, ao valorizar o empenho de seus colegas e docentes que desenvolveram os projetos apresentados no congresso.

A participação dos docentes e acadêmicos do curso de Engenharia em mais um congresso nacional destaca o comprometimento do UniFOA em proporcionar uma formação completa aos seus estudantes. Ao integrar a teoria e a prática profissional, o curso não só potencializa o aprendizado discente, como evidencia o compromisso dos professores em se manterem atualizados sobre as novas tendências profissionais da área:

“O congresso nos proporcionou vários insights positivos. Houve um grande interesse da plateia em saber como conseguimos conduzir os módulos, considerando um projeto com interseção de vários conteúdos. Acharam interessante que o projeto sempre tem algo desafiador, até ‘questionando’ sobre o perfil dos nossos estudantes, por acharem os projetos muito grandes, enfatizando a dedicação deles na elaboração”, declarou Italo Pinto Rodrigues, um dos professores do curso que acompanharam os estudantes no COBENGE.

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A Jornada Tecnológica 2024, organizada pelo Vírgula Hub de Inovação em Volta Redonda, foi um verdadeiro marco para os entusiastas de tecnologia e inovação na região. O evento, que reuniu várias atividades, desde palestras e workshops até a apresentação de equipamentos tecnológicos de ponta, como impressoras 3D e óculos de realidade virtual, proporcionou aos participantes uma imersão completa no universo da inovação. Além disso, os visitantes puderam aproveitar espaços de coworking e estúdios de gravação de podcasts, reforçando o ambiente colaborativo e criativo que caracteriza o Vírgula Hub. 

Entre os destaques do evento, a participação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foi um ponto alto. No dia 24, o UniFOA marcou presença na Jornada Tecnológica com a apresentação de cinco projetos na mostra de inovação, envolvendo egressos, alunos e professores dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação. 

O professor Rafael Lima, que esteve à frente da delegação do UniFOA no evento, ressaltou a importância da instituição em iniciativas como essa. "O UniFOA, como um dos fundadores do Vírgula Hub de Inovação VR, está sempre envolvido nos projetos e ações desenvolvidas com o objetivo de incentivar a inovação e o uso de novas tecnologias”. 

Rafael ainda reforçou a missão da instituição em formar pessoas protagonistas que promovam a transformação social, e a inovação. “A participação na jornada é uma oportunidade de demonstrar na prática como nossa missão e valores se consolidam em projetos apresentados por nossos alunos e professores, dedicados à criação de conhecimento e à preparação de profissionais altamente capacitados," afirmou Rafael. 

A jornada também proporcionou um espaço para o intercâmbio de ideias e networking entre os participantes, um aspecto que Richard Francis da Cunha Junior, aluno do 8º período de Sistemas de Informação, destacou como um dos pontos mais valiosos da experiência. "Acho que foi muito importante ter participado, não só por representar meu projeto e meu curso, mas também para ter contato com outros profissionais de diferentes frentes na região. Como, por exemplo, no ramo de ecologia ou no de saúde, que foram alguns dos projetos mostrados. Esses exemplos ajudam a mostrar como a tecnologia é flexível e demonstra como nós, aqui da região, somos capazes de atacar problemas e fornecer soluções em diversas áreas do conhecimento e em diversas capacitações, tanto mestrandos quanto alunos, todos com ideias e soluções muito interessantes e atrativas," comentou Richard. 

O projeto apresentado por Richard, intitulado "Comanda Fácil", consiste em um software de automatização de atendimento e gestão de restaurantes, que chamou a atenção por sua capacidade de otimizar processos e melhorar a eficiência operacional de estabelecimentos gastronômicos. 

"Minha apresentação foi sobre o Comanda Fácil, um software que desenvolvi para automatizar o atendimento e a gestão de restaurantes. A oportunidade de expor essa solução em um evento como a Jornada Tecnológica foi fundamental para validar a ideia e obter feedbacks valiosos de outros profissionais e colegas," explicou Richard. 

A Jornada Tecnológica 2024 foi mais do que um simples encontro de entusiastas; foi uma vitrine para o potencial inovador da região Sul Fluminense. Ao reunir mentes criativas e proporcionar um ambiente propício para a troca de ideias, o Vírgula Hub solidificou seu papel como um dos principais centros de inovação e tecnologia do estado. 

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, Washington Lemos, a participação da instituição no evento reforça seu compromisso com a formação de profissionais que não apenas dominam as técnicas de suas áreas, mas que também são capazes de liderar e promover transformações significativas na sociedade. Com uma atuação constante em eventos como a Jornada Tecnológica, o UniFOA continua a demonstrar que a inovação está no cerne de sua missão educativa, preparando seus alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com criatividade, conhecimento e um espírito empreendedor. 

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O curso de Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) ganhou destaque no prestigiado Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM) 2024, realizado de 29 de julho a 2 de agosto em Natal (RN). Os artigos apresentados pelo professor Italo Rodrigues, elaborados por ele junto com os estudantes Gabriel Rodrigues e Bruno Lima, trouxeram reconhecimento e prestígio à instituição, abordando temas de ponta como inteligência artificial na siderurgia e projetos sustentáveis com materiais recicláveis.

Com o tema "Ciência e Engenharia Para o Futuro", a 12ª edição do CONEM reuniu especialistas de renome para discutir as fronteiras do conhecimento científico e tecnológico. O evento, que abordou áreas inovadoras como inteligência artificial aplicada à engenharia mecânica e transição energética, também contou com simpósios em diversos campos da engenharia, incluindo Ciências Térmicas e Engenharia Aeroespacial. Os artigos do UniFOA destacaram-se não apenas pela inovação, mas também pela sua aplicabilidade prática, capturando a atenção e admiração dos participantes.

Os projetos que foram apresentados tiveram tópicos atuais aliados a abordagens inovadoras, aprofundadas ao longo dos artigos. O trabalho  “Otimização de Redes Neurais Artificiais na Siderurgia: Uma Abordagem Baseada em Algoritmos Genéticos” explorou a aplicação de redes neurais artificiais (IA) na área da siderúrgica, sendo um dos únicos que apresenta um estudo de caso passível de implantação no sistema real para controle de laminadores, máquinas utilizadas na conformação mecânica de materiais.

Dessa maneira, o uso de inteligência artificial aplicada de forma inovadora somada aos resultados favoráveis e a aplicabilidade, chamaram atenção dos organizadores do CONEM, sendo selecionado para apresentação oral:

“A seleção dos projetos e suas apresentações significam um grande impulso para meus sonhos na área da Engenharia. Ser selecionado para o CONEM reafirma que estou no caminho certo e me dá a confiança necessária para enfrentar os desafios futuros. Ver nosso trabalho sendo reconhecido em um evento tão prestigiado me inspira a continuar explorando novas ideias, buscando soluções inovadoras e contribuindo para o avanço da engenharia”, afirmou Bruno, orgulhoso pelo reconhecimento obtido pelos trabalhos.

Já o projeto “Percepção de Estudantes de Engenharia em Projeto de Extensão com Foco em Sustentabilidade” foi relacionado ao desenvolvimento de uma extrusora. Ela é uma máquina que possibilita a extrusão de um material, processo mecânico de produção de componentes de forma contínua, no qual o material é forçado através de uma matriz, adquirindo o formato pré-determinada pela matriz projetada para a peça.

Com o propósito da sustentabilidade apontado pelo tema proposto, a pesquisa foi elaborada a partir do estudo de garrafa

Na sua confecção para a pesquisa, foi elaborada a partir do uso de uma garrafa pet, material reciclável que representou o propósito da sustentabilidade apontado pelo tema da proposta. Outro diferencial para o trabalho ter sido escolhido para o congresso foi pelo conteúdo conter o olhar pessoal dos estudantes, uma vez que sua aplicação foi utilizada para a disciplina de projetos integrados do curso da Engenharia ABI, que objetiva benefícios voltados diretamente à sociedade:

“Os artigos terem sido expostos para centenas de profissionais da área significa um misto de alegria, alívio e realização para mim. Pois, apesar de todos os problemas enfrentados, conseguimos colher o fruto dos esforços somados. Além disso, ser apresentado em um evento desse porte valida não só o meu esforço individual, mas também o apoio que recebi de colegas, professores e familiares ao longo dessa jornada”, enfatizou Gabriel Rodrigues, muito feliz pela repercussão alcançada pelas pesquisas desenvolvidas.

A exposição das pesquisas dos acadêmicos representou uma oportunidade, mesmo que indireta, de um networking com outros profissionais relevantes em âmbitos específicos da Engenharia. Segundo o professor Italo, apresentar os artigos no CONEM foi um grande privilégio, sendo reflexo da formação integral que o UniFOA proporciona aos seus estudantes:

“É muito gratificante saber que todos eles têm interesse em realizar pesquisas e, mais do que isso, comunicar os resultados, participando de congressos. O compromisso do UniFOA com a qualidade de ensino e pesquisa, são fundamentais para que alcancemos resultados a nível de outros centros de pesquisas nacionais”, enalteceu o docente, que ainda explicou sobre seu sentimento como educador ao participar do evento:

“Considero que este tenha sido um dos melhores Congressos que eu tenha participado. Após a apresentação a audiência se mostrou muito interessada e todos os comentários foram positivos. Nesse sentido, várias novas ideias sugiram para condução de novas pesquisas”.

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