Conquista acadêmica e profissional na Engenharia: Estudantes do UniFOA têm artigos aprovados para o COBENGE 2023

Cobenge

Os alunos Gabriel Alberto Rodrigues, Bruno Lima dos Santos e João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos, do curso de Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso), do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, receberam a notícia de que dois dos seus artigos foram aprovados para apresentação no 51° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2023). Com o tema central “ABENGE 50 anos: Desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia”, o evento, considerado o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil, será realizado de 18 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro.

O primeiro artigo, intitulado “Explorando sinergias: a iniciação científica que conecta pesquisa em inteligência artificial à indústria siderúrgica”, será apresentado na área de Integração com empresas, no modelo técnico. O trabalho aborda sobre a utilização de redes neurais artificiais para evitar erros no processo de encruamento e a iniciação científica que pesquisa sobre inteligência artificial e como ela pode ser aplicada na indústria siderúrgica.

estudantes

Já o segundo artigo, intitulado “Uma proposta para utilização de escória de Aciaria LD em artefatos de concreto – uma experiência com a abordagem de aprendizagem baseada em projeto”, será apresentado na área de Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem, também no modelo técnico. “O estudo descreve a metodologia de ensino adotada no UniFOA , além de apresentar uma solução para a problemática apresentada, ou seja, da escória acumulada no bairro Brasilândia”, explica Gabriel Alberto Rodrigues, estudante do 1° período.

Após a aprovação dos seus artigos, Gabriel compartilhou seus sentimentos em uma publicação comemorativa em seu perfil do LinkedIn. Com entusiasmo, ele expressou: “É uma conquista que me enche de orgulho e gratidão, e eu não poderia deixar de expressar minha imensa alegria”.

O estudante também compartilhou sua visão sobre as vantagens profissionais e acadêmicas dessa conquista. “Pensando profissionalmente, é algo muito importante, pois além de agregar para futuros processos, como pós-graduação, mestrado e doutorado, é uma oportunidade incrível de networking, ampliando a rede de contatos que temos. Já academicamente, isso é muito importante, pois além de aprendermos a ‘escrita técnica’, também estamos agregando conhecimentos que são de extrema importância para nossa formação profissional, como a gestão de projetos, comunicação e apresentação”, afirmou Gabriel.

O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) é promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O evento reúne gestores, representantes de órgãos oficiais, instituições de ensino, empresas, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.