
O UniFOA, juntamente com outras instituições de ensino de Volta Redonda está participando da campanha "Faxina no armário", que envia pra reciclagem materiais de escrita não recolhidos pela coleta seletiva tradicional. A campanha, que faz parte do Programa de reciclagem da Faber-Castell em parceria com a empresa TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, possibilita que esses resíduos sejam novamente inseridos na cadeia produtiva, diminuindo a geração de lixo, a extração de novos materiais da natureza e o consumo de energia.
Itens como canetas, canetinhas, apontadores, borrachas de todas as cores, lápis grafite, lápis de cor, marca textos, marcadores permanentes e de quadro branco são alguns dos muitos exemplos que podem ser coletados, promovendo sua logística reversa, independente da marca.
No UniFOA, quatro pontos estão recebendo os materiais: prédio da Reitoria, térreo da Biblioteca e as secretarias das Engenharias e de Biologia, mas há cartazes informativos espalhados em outros pontos da instituição.
Funciona assim: todos os itens coletados pelo grupo de Volta Redonda até 13 de julho, nos pontos de coleta do UniFOA, UFF, Educasol, Clube dos Funcionários e outros, serão enviados para a Faber-Castell, que pesa e contabiliza os valores. O professor Roberto Guião explica sobre a campanha: "Há grupos espalhados por todo o país e o grupo que coletar mais itens vai indicar uma escola pública pra receber material escolar grátis por um ano, além de um bônus de R$1.000,00 (hum mil reais) para uma instituição social. Mas a ação não para por aí. Após 13 de julho a campanha continua aqui no UniFOA e cada kg de material coletado vai ser recompensado em R$3,00 para doação a instituições sociais locais". Confira abaixo os pontos de coleta no campus Três Poços:
A reciclagem é importante para todos e fundamental para o meio ambiente. O programa já atingiu a marca de 2,2 milhões de itens coletados em todo o país desde 2012, quando foi criado. Caso esses materiais fossem enfileirados, daria para subir mais de 100 vezes o Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil.
No UniFOA, este projeto de extensão envolve os cursos de Engenharia Ambiental e Biologia, sendo conduzido por quatro alunos de graduação sob a coordenação do professor Roberto Guião.

O UniFOA recebeu crianças atendidas pelo Projeto Missionário Amor em Ação, na tarde da última terça-feira, dia 07, para uma atividade na Sala Verde, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. A visita fez parte de uma ação trabalhada na disciplina de Projetos Integrados dos cursos de Engenharia Ambiental, Enfermagem e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Volta Redonda.
A visita contou com a demonstração de produção de sabão a partir de óleo de cozinha reciclado, uma prática sustentável com objetivo de ensinar sobre a importância do descarte correto da substância e as possibilidades de reaproveitamento. Tema fundamental nesta Semana do Meio Ambiente para incentivar que as crianças compartilhem o conhecimento com suas famílias e essa se torne uma atitude permanente nas residências.

Neste domingo, 05 de junho, é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972. Neste ano, as Nações Unidas marcam a data com o tema “Uma só Terra”, a fim de conscientizar sobre a importância de proteger a atmosfera, a riqueza e a diversidade da vida no planeta.
Alinhado a esse comprometimento ambiental, o UniFOA é um centro universitário que tem protagonismo com ações, atividades e incentivos à sustentabilidade - como já foi destaque em entrevista do presidente da FOA, Eduardo Prado, ao Programa Dário de Paula.
Além disso, também foi a primeira instituição de Volta Redonda a contar com o projeto Sala Verde, situado no prédio 18, no campus Três Poços. Essa proposta é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e busca implementar espaços socioambientais para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental.
O impacto das ações humanas no meio ambiente tem causado cada vez mais danos, desmatamento, aquecimento global, escassez de recursos hídricos, falta de saneamento básico, mau uso de recursos naturais. As soluções para reverter tal realidade são inadiáveis.
A partir desse cenário, a Engenharia Ambiental tem sido cada vez mais fundamental na reversão desse quadro. Uma vez que propõe soluções de controle da poluição, desenvolvendo novas tecnologias que apoiem instituições públicas e privadas na luta pela vida do planeta. Pensar em crescimento e desenvolvimento sem pensar nas questões ambientais não é uma opção, mas sim prerrogativa para a elaboração de qualquer projeto.
Segundo a coordenadora do curso, Samantha Grisol, o Centro Universitário de Volta Redonda prepara os estudantes desde o início da graduação para serem profissionais aptos a trabalhar pela evolução e integração sustentável da sociedade e do mercado de trabalho.
“Nosso profissional, além de atuar em soluções para os problemas sanitários, também desempenha importante papel no caminho das empresas rumo à sustentabilidade, por meio de ferramentas como: otimizar o uso de máquinas, a partir de dados que mostram, em tempo real, a demanda da produção e a capacidade operacional exigida”, destacou.

Alunos participam ativamente de ações através de projetos integrados visando a sustentabilidade.
Samantha ainda detalha que o(a) engenheiro(a) ambiental formado pelo UniFOA sai capacitado para trabalhar no combate aos desperdícios de matéria-prima; para alinhar mais claramente os interesses da empresa com fornecedores e empresas terceirizadas - promovendo bem-estar no ambiente corporativo.
Outro ponto essencial é a “obtenção de certificações de sustentabilidade e boas práticas, como a ISO 14001, que aumentam a visibilidade e confiabilidade da empresa frente ao mercado”. Fator que reforça a preparação do egresso, preparado para pensar o futuro mais consciente e estabelecer o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Vale destacar, que conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), até 2030, serão criados pelo menos 20 milhões de empregos ligados às práticas ambientais responsáveis. No Brasil, com grande território de proteção ambiental, exige-se a qualificação de muitos profissionais.
Com foco nessa qualificação, o curso de Engenharia Ambiental do UniFOA oferece um currículo inovador organizado em 5 eixos temáticos que se desdobram em 10 módulos de desenvolvimento de projetos, com espaços de aprendizagem que propiciam ao estudante, motivação, espírito criativo e empreendedor, e, sobretudo, estimula a aptidão colaborativa para contribuir no crescimento e na transformação das empresas com uma economia mais sustentável.
Saiba mais informações sobre o curso de Engenharia Ambiental do UniFOA e inscreva-se gratuitamente para o Vestibular 2022.2, totalmente on-line, com opção de uso da nota do Enem ou a partir da realização de redação.

Supervisor de Marketing do UniFOA, Alexis Aragão Couto detalhou como acontece o processo seletivo.
O Vestibular 2022.2 do UniFOA foi assunto em destaque no Programa Dário de Paula na manhã desta terça-feira (31). Em entrevista, o supervisor de Marketing, Alexis Aragão Couto, detalhou ao vivo como acontece o processo seletivo, que segue com inscrições abertas para 17 cursos de graduação, que contemplam as áreas de Exatas, Humanas e Saúde (com exceção de Medicina).
Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem; Engenharias Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção; Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.
Com taxa grátis, o candidato pode escolher entre duas modalidades de ingresso: com a nota do Enem ou a partir da realização de uma redação on-line. No site do UniFOA, os interessados acessam os editais completos das duas opções, que possuem versão também em Libras.
Aqueles que concluíram o Ensino Médio em 2021 e vão ingressar na faculdade no segundo semestre tiveram um pouco mais de tempo para se organizar de forma geral. Tanto em relação à vida financeira, quanto aos próprios estudos.
Outra vantagem é que além de estar com a mente um pouco mais descansada, enfrentará também menos concorrência. E academicamente, não há diferença nenhuma em começar a graduação no meio do ano. Afinal, os estudantes terão acesso ao mesmo conteúdo de quem começou a estudar no começo do ano, pois entram em uma nova turma.
As aulas do segundo semestre estão previstas para começar em 8 de agosto. Mas antes mesmo do início do período letivo, quem se matricula no UniFOA já pode usufruir dos benefícios oferecidos pela instituição. Como o Clube FOA, com condições especiais para atividades físicas, acesso à biblioteca, tanto de forma on-line quanto presencial, com direito a empréstimo de livros; tem a plataforma Office 365 liberada; os serviços de saúde oferecidos no Campus Três Poços, entre outras vantagens.
Assista à entrevista na íntegra aqui e confira mais detalhes.
Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp de atendimento: (24) 3340-8445 ou pelo chat na página do vestibular.

Aula Magna aconteceu na segunda-feira, dia 09, pela plataforma Microsoft Teams.
Começou na segunda-feira, dia 09, a Semana Acadêmica das Engenharias do UniFOA. Com tema “Engenharia Pós-Pandemia – Perspectivas e Expectativas”, a programação segue até quinta-feira, dia 12, com minicursos, palestras e rodas de conversa, de forma presencial, on-line e híbrida.
A abertura aconteceu de forma virtual, com palestra do presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda, Dr. Fernando Elias Vieira Jogaib, que apresentou o movimento sindical e seus benefícios para a classe dos engenheiros.
No mesmo formato, aconteceu a Aula Magna com o Diretor de Operações Américas da Divisão EP da SWM International. Que apresentou a palestra "O Engenheiro 4.0", com abordagem sobre as tendências e responsabilidades para os futuros engenheiros.
“A Semana Acadêmica das Engenharias do UniFOA deste ano tem o objetivo de proporcionar aos alunos e membros externos atividades extracurriculares que agregam aos seus conhecimentos conteúdos sobre competências, comportamento, liderança, sustentabilidade e tecnologia”, destacou a Coordenadora da Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Engenharia ABI, Samantha Grisol.
A partir desta terça-feira, dia 10, começaram também as atividades presenciais, com o Minicurso "Revit para Iniciantes", do Curso de Engenharia Civil, ministrado por Karolinne Ribeiro, no Laboratório de Informática. Até a noite, outros minicursos e palestras compõem a programação.

Minicurso "Revit para Iniciantes" ministrado por Karolinne Ribeiro.

Emergencial: peça 3D substitui peça quebrada em hospital
A inovação das indústrias em busca pela redução de custos e tempo de fabricação de objetos ganha mais atenção a cada ano. Com alta precisão e com a integridade da estrutura das peças produzidas, o professor de Design e Engenharia Laert Andrade garante – e comprova - que com o uso da tecnologia de impressão 3D é possível criar protótipos praticamente em tempo real e com custos mais reduzidos.
No início do ano, diante de um cenário emergencial, o professor Laert foi procurado para analisar a possibilidade de reconstrução de uma peça para um equipamento de raio-x que havia quebrado em um hospital da região. “Por ser grupo de risco, não fui ao hospital para conhecer o equipamento e o que poderia ter causado a fratura da peça, contudo, após fazer algumas análises e impressões de teste, conseguimos desenvolver uma peça idêntica à quebrada”.

Professor cria peça 3D para substituir peça quebrada
Cerca de 1200 pacientes foram beneficiados com a substituição imediata da peça, que havia parado por alguns dias. “É muito gratificante saber que ter reconstruído uma peça, ainda que provisória, ajudou a minimizar o sofrimento de tantas pessoas”, comemora o professor.
Egresso do UniFOA e, atualmente professor dos cursos de Design e Engenharias, Laert Andrade vem trabalhando com prototipação de produtos utilizando impressão 3D. O professor – que já publicou trabalhos em congressos nacionais e internacionais abordando a construção de produtos para ensino de desenho técnico – promove dentro das salas de aulas a criação de projetos e peças em 3D para que os alunos possam executar o trabalho de forma prática também.
Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação | Jornalista

No UniFOA, os estudantes começam a vivenciar a prática profissional das Engenharias já nos primeiros semestres de formação. A nova metodologia de ensino, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, desenvolve as competências e habilidades necessárias com os estudantes.
Desta forma, eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos nos quais, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.
Sobre esse assunto, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, Max Damas, conversou na manhã desta terça-feira (26) com o comunicador Dário de Paula, em seu programa de rádio na 98,9 FM.
-“Estamos preparando indivíduos ágeis? Versáteis? Facilmente adaptáveis? Que tenham rapidez para resolver problemas?”, exemplifica Max, que discorre sobre a nova metodologia e de que maneira o Centro Universitário reinventou os cursos, que são cinco: Engenharias de Produção, Elétrica; Civil; Mecânica e Ambiental.
Quer saber mais? Assista ao vídeo na íntegra, aqui.
Os ingressantes dos cursos de Engenharia estão participando de um acolhimento especial na retomada das aulas. O evento, que teve início ontem (14) e segue até sexta-feira (18), tem como objetivo apresentar aos calouros o novo método de ensino unificado, a Engenharia 360°.
A programação está repleta de ações que vão introduzir os alunos à nova metodologia. Na segunda-feira (14) eles puderam conhecer um pouco mais sobre o curso, hoje, dia 15, irão realizar uma aula prática. “Vamos ao laboratório do curso para um experimento, relacionado ao projeto que os estudantes irão desenvolver ao longo do semestre, sobre o manejo de resíduos urbanos”, contou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Bruno Gambarato.
Os eventos acontecem no prédio 18, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, de segunda a quinta e também incluem um tour pelas dependências do UniFOA, dicas de estudo e auxílio no uso de ferramentas e plataformas digitais. O último dia do acolhimento será por meio de uma atividade realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Instituição.
Yngrid Marcate | Estagiária
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
Novo método de ensino visa aprimorar competências e habilidades dos futuros engenheiros.
Imagine ingressar na faculdade e começar a vivenciar e praticar o que o profissional de engenharia realiza no seu dia a dia. Essa é a nova proposta dos cursos de Engenharia do UniFOA. A nova metodologia de ensino, intitulada “Engenharia 360º”, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, desenvolve as competências e habilidades necessárias com os estudantes. Desta forma eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos no qual, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.
A Engenharia 360º do UniFOA promove uma graduação de qualidade, garantindo um processo de aprendizagem eficaz, sob a mentoria de professores especialistas na área, além de utilizar as ferramentas tecnológicas mais modernas do mercado. “O engenheiro precisa estar integrado às demandas da sociedade. Nosso objetivo é preparar profissionais habilitados a lidar com as transições que ocorrem no mundo”, explicou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Max Damas.
A nova metodologia de ensino é dividida em cinco eixos temáticos, e a cada eixo concluído o estudante recebe uma certificação intermediária de atuação, enriquecendo seu currículo e o destacando no mercado.
Área Básica de Ingresso
Na nova engenharia do UniFOA, os ingressantes farão o chamado ciclo básico – que compõe os quatro primeiros semestres – em conjunto, ou seja, aprenderão os fundamentos das engenharias juntos, pois tem muitas disciplinas em comum. A partir do 5º período os estudantes irão para suas respectivas especializações, e se aprofundar nas disciplinas de Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, ou de Produção.
COMO INGRESSAR
O interessado tem até o dia 11/02 para fazer a sua inscrição por meio da redação online ou até 18/02 utilizando a nota do ENEM. Clique aqui para realizar a inscrição.
O Prêmio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) premiou, como em todos os anos, os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) de ensino técnico, graduação, mestrado e doutorado do estado do Rio de Janeiro. O objetivo do evento é estreitar os laços do conselho com a comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção científica dos estudantes e seus professores.
A partir da seleção dos trabalhos realizados sob a responsabilidade das próprias instituições de ensino, a premiação reconhece os melhores em cada categoria e são premiados os alunos orientados e seus orientadores. Neste ano, o evento ocorreu no dia 11 de novembro e os alunos do curso de Engenharia Ambiental do UniFOA ganharam o prêmio, cujo tema foi “Avaliação de processos para tratamento de efluentes de coqueria/carboquímico aplicada ao estudo de caso de siderurgia”, tendo o professor Amarildo Ferraz como orientador.
A coordenadora de Engenharia Ambiental Samantha Grisol afirmou: “O CREA é a nossa instituição acreditadora, é quem nos autoriza o exercício da função e, assim, é uma voz fundamental na formação de engenheiros. Portanto, o reconhecimento do trabalho dos alunos e professores pelo CREA, faz com que eles acreditem que podem ir além e com potencial para contribuir ainda mais com o ambiente acadêmico e técnico”.
Os alunos autores do projeto vencedor Natane Caroline Vieira e Bruno Henrique Filgueira Azevedo, explicam que a proposta foi estudar várias técnicas de tratamento para efluente oriundo de processo industrial, onde a problemática vem em função da quantidade de carga de contaminantes na estação de tratamento biológico da siderurgia.
Para Bruno Henrique, foi muito importante ter o reconhecimento pelo trabalho desempenhado pela dupla, assim como Natane, que complementa dizendo que “a experiência foi magnífica, mesmo com a correria e responsabilidades do dia a dia, a participação no CREA-RJ trouxe ânimo para seguir adiante com o projeto e que futuramente pode se tornar um Mestrado.
Ana Bonifácio
Estagiária Jornalismo | 3 ano
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