Estudantes de Engenharia marcaram presença na 30º edição Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) 2023, principal evento científico de automação inteligente da América Latina. Entre os dias 15 e 18 de outubro, o encontro organizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abordou temas cruciais da Indústria 4.0, como robótica, cibersegurança e inteligência artificial. Com o apoio da International Federation of Automation and Control, também sediou o 10° Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) simultaneamente.

No meio de profissionais e pesquisadores renomados, os alunos Vinícius Rocha Oliveira e João Vitor Freitas da Costa se destacaram. Ambos apresentaram o trabalho intitulado "Conceptual Design of a Didactic Plant for Control Education - A Project-Based Learning Approach". Segundo o professor Ítalo Pinto Rodrigues, que também esteve no evento acompanhando os estudantes, esEe projeto, iniciado na disciplina "Sistemas Microprocessados e Supervisório" é um testemunho da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto, promovida por ele.

Para Marcus Vinicius o projeto permitiu aplicar conceitos teóricos em um cenário prático “Nos proporcionou uma compreensão mais profunda e integrada da automação e controle." Já para João Vitor Freitas da Costa a experiência de participar do SBAI foi enriquecedora. “Poder apresentar nosso trabalho e interagir com especialistas da área foi uma oportunidade única."

O professor Ítalo, que orientou os alunos durante o desenvolvimento do projeto, expressou seu orgulho. "É gratificante ver nossos alunos representando o UniFOA em um palco tão prestigiado. A metodologia de aprendizagem baseada em projeto permite que os alunos enfrentem desafios reais, preparando-os para o mercado de trabalho e para contribuições significativas na área de pesquisa."

- É digno de nota que esta é a primeira participação do UniFOA no SBAI, e os alunos e a instituição certamente deixaram uma impressão duradoura. A presença deles no principal evento científico de automação inteligente da América Latina não apenas eleva o nome do UniFOA, mas também destaca o potencial e a excelência da educação em engenharia no Brasil – comemorou o professor orientador.

Os autores tiveram o apoio do UniFOA para a participação presencial no evento. “Somos muito gratos pelo incentivo que a instituição nos proporcionou em um evento de tamanha importância para todos nós”.

O projeto apresentado será utilizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo, que também inclui os alunos Carlos Eduardo de Oliveira Silva e Ramon Jaques Mageste Pereira, sob a orientação dos professores Péricles Guedes Alves, Ítalo Pinto Rodrigues e Aloano Regio de Almeida Pereira.

O desafio de prever tempestades geomagnéticas foi lançado e estudantes de Engenharia do UniFOA garantiram lugar ao pódio com a 3º colocação. O "Develop the Oracle of DSCOVR", na maior competição do mundo, o NASA Space Apps Challenge aconteceu em São José dos Campos (SP) e contou com um grupo de alunos do UniFOA, orientados pelo professor Ítalo Pinto Rodrigues.

Bruno Lima dos Santos, Gabriel Alberto Rodrigues, João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos, Thales Lessa Rodrigues, Ualison Silva Florencio e Wellington Pereira de Matos mergulharam fundo no desafio de solucionar e prever tempestades que possam causar sérios danos ao planeta.

O desafio proposto pela NASA era intrincado. Com o DSCOVR operando além de sua expectativa de vida, e com falhas frequentes, a missão era usar os dados brutos desse satélite – com falhas e tudo - para prever tempestades geomagnéticas na Terra. Essas tempestades, que surgem quando fortes rajadas de vento do Sol atingem nosso planeta, são um pesadelo para tecnologias modernas, especialmente sistemas de satélite GPS e redes elétricas.

A solução proposta pela equipe reuniu o que há de mais inovador: um algoritmo de inteligência artificial baseado na mesma tecnologia utilizada pelo Google para reconhecimento de voz, tecnologias inovadoras do NASA Technology Roadmap. Para completar, eles ofereceram um aplicativo de interface amigável ao usuário, de modo a permitir que todos os interessados tenham a possibilidade de tomar uma decisão frente à eminente tempestade.

"Interpretar os dados do DSCOVR foi, talvez, a parte mais desafiadora. Mas, quando aplicamos uma IA inovadora e conseguimos prever tempestades geomagnéticas, a sensação foi indescritível.", explicou o professor Ítalo. “Há momentos na vida em que nos deparamos com desafios tão vastos quanto o universo”.

Segundo o docente, a importância desse exercício garante e envolve cuidados a todos. “Uma tempestade geomagnética pode gerar prejuízos estimados em 2,6 trilhões de dólares, e mais do que isso, a recuperação do mundo após um evento dessa magnitude pode ser dolorosamente lenta. Se antecipar a essas tempestades é vital para manutenção da vida na Terra”.

- Em tempos de inovação e avanços tecnológicos, esses alunos mostraram que a paixão, a determinação e o trabalho em equipe podem levar a soluções que vão além das estrelas. E, como bem sabemos, se preparar para o desconhecido é o que nos mantém um passo à frente. – concluiu Ítalo.

O Pier Mauá, na região Central do Rio, recebeu professores e egressos do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA para participar do Rio Innovation Week, considerado o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina. Nesta edição do evento, o destaque central foi o instigante debate ético em torno da utilização de inteligência artificial. 

O público que marcou presença no evento foi extremamente diversificado, incluindo profissionais de variadas esferas, como representantes da iniciativa privada, do meio acadêmico, do governo, empreendedores, investidores, instituições de pesquisa e especialistas em diferentes campos. 

O Rio Innovation Week proporcionou uma experiência rica e intensa, com nada menos que 30 conferências ocorrendo simultaneamente, reunindo cerca de 1.500 palestrantes. O evento também contou com a participação ativa de mais de 200 empresas, instituições de pesquisa e projetos inovadores. A expectativa de público, superou os números da edição passada com a marca de 130 mil pessoas. 

Este encontro reuniu diversos segmentos de mercado que hoje têm seu futuro ancorado na inovação e na tecnologia. Um dos destaques foi o projeto de conclusão de curso das ex-alunas do curso de engenharia elétrica, Laryssa dos Santos e Sabrina da Cruz. Elas apresentaram um medidor inteligente de energia elétrica para residências, um protótipo desenvolvido para auxiliar famílias de baixa renda. O projeto despertou interesse por parte da Sankofa Sustentabilidade, abrindo a possibilidade de sua futura comercialização. Esse sucesso trouxe alegria e satisfação para as egressas que já apresentaram o projeto também no Expo Favela. 

“Participar de mais um evento de inovação, podendo apresentar o nosso projeto foi muito gratificante. Poder atingir a população com nossa tecnologia, nos faz cada vez mais querer continuar a luta pela nossa ideia e ajudar a população a ter o consentimento da gestão de seu consumo”, comentou Sabrina. 

Já Laryssa, ficou contente por poder expor o projeto para um público mais amplo, e principalmente, levar sua ideia além da universidade. “Ver que o projeto tem potencial para crescer e impactar a sociedade é uma prova de que o que desenvolvemos pode ir além de só um projeto de conclusão de curso (TCC). Estou muito feliz por todas essas oportunidades de compartilhar nossa ideia”, disse entusiasmada. 

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O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA abriu, nesta terça-feira (26), as inscrições para o vestibular 2024.1 dos cursos de graduação da modalidade presencial. Os interessados devem se inscrever pelo Portal do Candidato, gratuitamente, por meio de redação on-line ou com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de uma das edições entre 2015 e 2022.

As vagas são para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, Nutrição, Odontologia e Sistemas de Informação.

Para quem optar pela redação on-line, como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro de 2024, às 21 horas. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro, às 23 horas.

Todas as informações referentes às etapas do vestibular podem ser conferidas nos editais disponíveis também no Portal do Candidato.

Medicina

Também estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no primeiro e segundo semestres de 2024.

Os interessados também devem se inscrever pelo Portal do Candidato, onde podem utilizar um ou dois resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde que seja das edições entre 2016 e 2023.

A nota do Enem é a única forma de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina, que segue aberta até o dia 12 de janeiro de 2024, às 15 horas.

A taxa de inscrição varia de acordo com o período de inscrição, conforme tabela disponível no edital.

Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Por ordem de classificação, as primeiras 60 são para o primeiro semestre, e a outra metade para o segundo semestre.

As informações completas referentes ao processo seletivo de Medicina 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA devem ser conferidas no Edital nº 08-23 Processo Seletivo 2024 – Medicina Ref. 2024.1 e 2024.2.

 

Uma emocionante conquista aguarda uma equipe de professores e alunos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Com expectativa crescente, eles se preparam para compartilhar o projeto educacional mais recente no renomado XVI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente e X Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBAI-SBSE 2023).

O evento, marcado para ocorrer entre os dias 15 e 18 de outubro de 2023, na cidade de Manaus - Amazônia, servirá como palco principal para a apresentação do artigo intitulado "Conceptual Design of a Didactic Plant for Control Education - A Project-Based Teaching Approach", em tradução literal: "Projeto Conceitual de uma Planta Didática para Ensino de Controle - Uma Abordagem de Ensino Baseada em Projetos".

O projeto, que culminou no artigo que será apresentado, teve a colaboração central de quatro estudantes notáveis - Carlos Eduardo de Oliveira, João Vitor Freitas, Marcus Vinicius Rocha e Ramon Jaques Mageste. Esses alunos desempenharam papéis fundamentais em todas as fases da pesquisa e implementação do projeto, além da participação ativa dos professores do curso de Engenharia Elétrica: Péricles Alves e Ítalo Rodrigues, que também contribuíram de maneira significativa para o sucesso deste trabalho.

Ramon Mageste, um dos quatro estudantes envolvidos no projeto, compartilhou a trajetória que culminou na concepção dessa valiosa ferramenta educacional. “Tínhamos um projeto a ser desenvolvido para a matéria ministrada pelo professor Ítalo e vimos a oportunidade de vinculá-lo ao nosso Trabalho de Conclusão de Curso. Devido à nossa formação anterior, no IFRJ, onde o uso de plantas didáticas era uma prática comum e altamente benéfica para a compreensão das matérias, decidimos aplicar essa experiência no UniFOA”.

Essa perspectiva revela claramente como a vivência educacional dos estudantes no IFRJ, onde as plantas didáticas desempenhavam um papel crucial, atuou como fonte de motivação para a criação de uma solução prática para a instituição.

Incentivo

Durante sua jornada acadêmica, os estudantes sentiram a carência desse recurso didático em algumas disciplinas, especialmente na matéria de controle ministrada pelo professor Péricles. “Durante nossas conversas, o professor Péricles compartilhou conosco a questão de alto custo associado à implementação de uma planta didática para o estudo de controle, mas também enfatizou o valor inestimável que ela traz. A partir disso, o grupo decidiu de maneira unânime criar essa planta didática de controle, para oferecer aos futuros alunos a oportunidade de vivenciar e compreender na prática como os conceitos de controle são aplicados, indo além do ambiente virtual”, compartilhou Ramon.

Essa história destaca a proatividade e o compromisso dos estudantes em aprimorar a qualidade da educação em sua instituição. Sua abordagem exemplar demonstra como a colaboração entre alunos e professores podem resultar em inovações educacionais significativos, como a planta didática de controle, que certamente terá um impacto duradouro no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Engenharia Elétrica do UniFOA.

“Esse trabalho é fruto da aplicação de metodologia ativa baseada em projeto. Um trabalho que une prática, teoria e contribuições futuras para nossos laboratórios”, aponta Izabel de Oliveira Mota, coordenadora das Engenharias Elétrica e Mecânica. Sua dedicação e paixão são representativas da equipe de educadores do UniFOA, que está comprometida em oferecer aos alunos uma experiência de aprendizado transformadora e relevante.

Sobre os Simpósios

SBAI: Principal evento científico em automação inteligente da América Latina. O simpósio tem sua organização científica ancorada em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência artificial às áreas de Automação e de Sistemas assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real.

SBSE: De caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição como importante evento na área de Sistemas Elétricos, em 2019 o evento apontou a SBA como parceira estratégica e responsável pela realização do simpósio.

O UniFOA participará da maior feira de inovação e empreendedorismo do 4º setor que conecta a favela e o asfalto: é a Expo Favela Innovation RJ. Entre os dias 29 e 31 de julho, grupos de estudantes de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda terão a oportunidade de expor os três projetos aprovados por avaliadores do evento.

A feira acontecerá na Cidade das Artes – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, das 9h às 19h no sábado e segunda-feira, e das 10h às 19h no domingo.

O UniFOA participará, ainda, da Arena Universitária, como uma das dez Instituições de Ensino Superior selecionadas pela Expo Favela para compor essa programação, no domingo, dia 30, às 15h15.

Nesse espaço, os professores Marilia Rios, Glauter Jannuzzi e Rafael Lima falarão sobre Economia Criativa, em uma roda de conversa com os egressos Márcia Louise (Design) e Oséias Arnaldo (Publicidade e Propaganda).

Confira os projetos do UniFOA aprovados, que estarão em stands nos três dias de evento, e os respectivos estudantes envolvidos:

Estudantes: Arthur Alves Meister, Ingrid Mangia Barros, Nicolas Silva de Paula e Pedro Ronsisvalle Maciel Toledo

Estudantes: Ellen Cardoso Silva Nascimento, Millena Otogalli de Freitas, Nycolle Schimoncy da Silva, Pedro Felipe e Roger Teixeira Menenguci de Almeida]

Estudantes: Sabrina Gabriele Oliveira da Cruz, Isabelle Dias Gomes e Laryssa Lemos dos Santos

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Sobre o evento

A Expo Favela Innovation Rio de Janeiro terá́ palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas do estado. O evento é organizado pelo Grupo Favela Holding, produzido pela InFavela e com parceria social da Central Única das Favelas (CUFA).

Os ingressos, que variam entre R$ 7,50 e R$ 30, além de taxas, podem ser adquiridos direto no site do evento, onde também podem ser conferidas a programação completa e outras informações sobre o evento: https://rj.expofavela.com.br/.

Coordenadora das Engenharias Elétrica e Mecânica do UniFOA, a professora doutora Izabel de Oliveira da Mota recebeu a homenagem “Químico do Ano”, na categoria Educação, pelo Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), na última quinta-feira (29).

A solenidade aconteceu no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, onde foi realizada a cerimônia comemorativa em alusão ao Mês do Químico. Graduada e mestra em Engenharia Química, Izabel é doutora em Engenharia Metalúrgica e comentou sobre a satisfação de ter esse reconhecimento.

“Sou muito grata por este grande reconhecimento profissional. Todos que lidam comigo sabem o quanto sou apaixonada pela educação e pela ciência. Recebi essa homenagem ao lado de professores que participaram da minha formação: um momento único e de grande emoção. A química está em tudo!”, destacou.

No evento, estiveram presentes ex-conselheiros, ex-presidentes, funcionários, profissionais e representantes de empresas registrados no CRQ-III, além de representantes de associações, sindicatos e instituições de ensino da área da Química.

Izabel Mota / Cirlene Fourquet Bandeira / Samantha Grisol

Nesta sexta-feira, 23 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Para marcar essa data, os Estúdios FOA produziram um podcast com algumas das engenheiras, professoras doutoras do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, que agraciam  instituição com profissionalismo e dedicação.

Nessa roda de conversa, participam a engenheira química Izabel Mota, coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica; a engenheira ambiental Samantha Grisol, coordenadora da Engenharia ABI, Ambiental e de Produção; e a engenheira química Cirlene Fourquet Bandeira, responsável pelo Centro Integrado de Tecnologia (CIT).

Ouça o episódio especial:

Professores do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado receberam recentemente um grande reconhecimento por seu trabalho e inovação na área. Seu projeto, em parceria com a Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão, intitulado "Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas" foi selecionado pela Boeing e STHEM Brasil, para ser aplicado no município de Pinheiral no segundo semestre deste ano.

O projeto foi selecionado entre 66 instituições de ensino superior consorciadas do STHEM, sendo apenas 11 delas aprovadas para a implementação. A proposta apresentada se destacou por sua viabilidade técnica, impacto social e potencial de aplicação prática. A parceria entre a Boeing, uma das maiores empresas do setor aeroespacial, e a STHEM Brasil, uma organização que incentiva a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, demonstra o reconhecimento da importância desse projeto inovador.

A aplicação do projeto será realizada no município de Pinheiral, destinado a alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, onde o sistema de irrigação automatizado será implementado em hortas domésticas. Essa iniciativa pioneira visa promover a produção de alimentos saudáveis, reduzir o consumo de água e aumentar a eficiência na agricultura local, além de estimular a aprendizagem por meio de atividades práticas relacionadas à agricultura sustentável, alimentação saudável, preservação do meio ambiente e tecnologia.

- São quatro etapas: na primeira, ensinar os alunos a montar a horta, fazer compostagem dentro da escola com a parte orgânica; na segunda, montar o canteiro e fazer o plantio das mudas; em um terceiro momento é implantado o projeto de irrigação por meio do Arduino, e com isso conseguimos fazer o aluno aprender sobre tecnologia, saúde, educação alimentar e ambiental. Na última etapa, os alunos precisarão fazer uma exposição dos trabalhos em uma feira fora da escola, para a comunidade poder participar, e será criado um e-book - explicou Luciano.

Ainda de acordo com o docente, na última etapa, os alunos farão a exposição dos trabalhos para os produtores rurais de Pinheiral, na feira local que ocorre aos sábados, para que eles apliquem em seus empreendimentos. E o e-book será desenvolvido pelos estudantes do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) para ensinar as pessoas a montarem o sistema automatizado, com uma linguagem para o público em geral.

O projeto promete revolucionar a agricultura urbana ao proporcionar uma irrigação eficiente e sustentável em hortas domésticas. Além disso, o projeto envolverá professores e estudantes dos cursos de Engenharias, Nutrição, Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, demonstrando o caráter multidisciplinar e colaborativo da iniciativa.

Professores participantes:

LUCIANO DE AZEDIAS MARINS (ENGENHARIAS – UNIFOA)

MARIA HELENA MACHADO (C.BIOLÓGICAS – UNIFOA)

SAMANTHA GRISOL DA CRUZ NOBRE (ENGENHARIAS - UNIFOA)

IZABEL DE OLIVEIRA DA MOTA (ENGENHARIAS – UNIFOA)

DIMITRI ALVES (C.BIOLÓGICAS – UNIFOA),

LUCRÉCIA HELENA LOUREIRO (ENFERMAGEM – UNIFOA)

ALDEN DOS SANTOS NEVES (NUTRIÇÃO - UNIFOA)

IVANETE DA ROSA SILVA DE OLIVEIRA (MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE)

VALERIA BARBOSA ALMEIDA (E.M.MARIA DO CARMO FADUL – 8º ANO - E.F.)

ISABELLA JULIANO ODORIZI CABRAL (E.M.MARIA DO CARMO FADUL – 8º ANO - E.F.)

Alunos participantes:

NUTRIÇÃO: MARLUCE SHIRLEI CORDEIRO, CAMILA MARTINS KOENIGKAM, LARYSSA MARQUES VASCONCELOS GUEDES, SARA ANDRADE FAGUNDES, VITORIA BRAZ UTAGAWA, FLAVIANE LUCCHESI, LUÍZA PEREIRA FAGUNDES, MYLENA PIRES, WADRIAN ANTONIO OLIVEIRA, MARIA JULIA COUTINHO DE MELO

ENFERMAGEM: NICOLLY BORGES COSTA SILVA, FELLIPE PORTUGAL FONTANEZZI CORSINI,

ENGENHARIAS: MARIA VITORIA ARAUJO GUALBERTO, JOAO PEDRO DE OLIVEIRA HENRIQUES, FELIPE RODRIGUES DE SOUZA FREITAS,

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GABRIELLA MAIA DO NASCIMENTO

MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE: ROBSON PAULINO DA SILVA

Sobre a Boeing e o STHEM

A Boeing é uma empresa multinacional do setor aeroespacial, líder na fabricação de aeronaves comerciais e sistemas de defesa. A empresa possui um forte compromisso com a inovação e sustentabilidade, apoiando projetos que visam aprimorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável em diversas áreas.

O STHEM é um consórcio formado por 66 instituições de ensino superior (IES) no Brasil. Sua missão é promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade.

 

O Centro Universitário de Volta Redonda é presença confirmada no X Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos. Todos os sete trabalhos do UniFOA submetidos, das Engenharias de Produção, Elétrica, Civil, Mecânica e Ambiental, além do Mestrado Profissional em Materiais, foram aprovados.

Para contar sobre essa conquista, a coordenadora das Engenharias Elétrica e Mecânica, Izabel Mota, deu entrevista ao vivo no Programa Fato Popular (Rádio 88 FM) nesta quinta-feira (17), ao comunicador Carlos Albertassi.

Confira a entrevista na íntegra:

Sobre o Prêmio Crea-RJ

A solenidade de premiação será realizada no dia 22 de novembro, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, e será transmitida ao vivo pelo canal da WebTV do Crea-RJ.

O objetivo do Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos é estreitar os laços do Conselho  com a comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção científica dos estudantes e seus professores.

A partir da seleção dos trabalhos, realizada sob a responsabilidade das próprias instituições de ensino, a premiação reconhece os melhores trabalhos nas categorias graduação de nível superior e médio-técnico, mestrado e doutorado.

Confira os trabalhos do UniFOA selecionados

- Engenharia Elétrica | Análise de impedância em condutores afetados por tratamento térmico oriundo de ponto quente

- Engenharia Mecânica | Projeto Kart-Cross: análise estrutural e custos

- Engenharia Ambiental | Um novo olhar pelo todo: o ciclo do urânio e seus efeitos socioambientais integrados a legislação e administração

- Engenharia Civil | A importância do Plano Diretor na recuperação ambiental: o caso das inundações do Rio Paraíba do Sul no trecho de Volta Redonda-RJ

- Engenharia Civil | Tratamento de fundações para barragens de concreto

- Programa de Mestrado Profissional em Materiais | Desenvolvimento de metodologia e protocolo para avaliação da influência das impurezas depositadas na camada do substrato em pintura automotiva

- Engenharia de Produção | Análise e implementação de um plano de Marketing: pesquisa de campo em uma organização de intercâmbios sociais

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