Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. E segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, 90% desses casos poderiam ser prevenidos.

Pensando no fechamento do mês de setembro, e a importância de trazer a visibilidade sobre um tema tão importante e discutir esse assunto dentro do ambiente de trabalho, uma palestra sobre a valorização da vida foi realizada na tarde desta sexta-feira, 29, no auditório do curso de Medicina, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, e reuniu os profissionais dos laboratórios de saúde e de tecnologia da instituição.

“Eu acredito que o papel de um gestor é ter também esse papel humanizado. A gente precisa conhecer bem a nossa equipe, as situações, problemas que eles lidam, porque isso vai refletir também na sua produtividade, vai refletir na saúde mental dos funcionários. Então, eu fico grata pela FOA nos permitir esse momento e ter a liberação dos técnicos do CIT e a CCS”, disse Supervisora do Centro de Ciências da Saúde, Cyntia Veloso.

A psicóloga Michelle Guimarães, trouxe muitas reflexões aos profissionais, entre elas, que por mais difícil que situações possam ser, como a perda de emprego, crises econômicas, agressões físicas e emocionais, as pessoas devem procurar e pedir ajuda, pois cada vida importa.

“É importante a empresa abrir esse espaço, porque acaba que um funcionário, quando ele estiver passando por esses momentos difíceis, vai impactar também no resultado da empresa. Então, quanto mais claro ficar essa importância de que a vida dele importa não só lá fora, mas dentro da empresa, se torna mais leve”, comentou Michelle.

Também aconteceu uma dinâmica com os participantes onde eles deveriam retirar papéis onde estavam escritos dizeres como: responsabilidade, empatia, sensibilidade, e após isso, deveriam ler as palavras fazer uma correlação com a sua vida e também a relação com o trabalho.

Uma ferramenta que pode ajudar é o CVV - Centro de Valorização da Vida que faz atendimentos pelo telefone 188, chat e também existe uma cartilha falando sobre o tema.

[elementor-template id="11211"]

Dia do Desafio

Na última quarta-feira, dia 31, o Clube FOA realizou uma série de atividades em comemoração ao Dia do Desafio, destinadas aos funcionários FOA/UniFOA, no Campus Olezio Galotti. Foram oferecidas três propostas, sendo uma aberta a todos os participantes e as outras duas para os matriculados em atividades específicas.

A primeira atividade do dia foi um Alongamento Coletivo, ministrado pela professora Patrícia Cortêz, coordenadora do clube, e pelo professor Rodrigo Batista.  Com foco em alongamento, a sessão teve como objetivo auxiliar na saúde e na postura dos participantes durante o expediente. Devido às condições climáticas, o alongamento aconteceu no Ginásio da Educação Física.

Para os adeptos da Hidroginástica, o Clube FOA preparou um desafio específico para a turma. Os participantes foram convidados a superar suas próprias metas e a se exercitarem de maneira divertida e estimulante na piscina.

Já os matriculados na academia puderam participar da dinâmica na musculação. Ao longo do dia, foram propostos desafios com séries e dinâmicas diferenciadas, proporcionando uma experiência motivadora e desafiadora para os praticantes de exercícios físicos.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio é uma iniciativa mundial que busca incentivar a prática regular de atividades físicas e a adoção de um estilo de vida saudável. Ao promover essas atividades, o Clube FOA contribuiu para conscientizar seus funcionários sobre a importância da atividade física e proporcionou momentos de interação e diversão.

As ações realizadas pelo Clube FOA no Campus Olezio Galotti demonstram o compromisso da instituição em promover o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores. Além disso, estimulam a adoção de hábitos saudáveis, beneficiando não apenas os participantes, mas também toda a comunidade acadêmica.

[elementor-template id="11211"]

Fotos: Hudson Ferreira

Hospital do Retiro

Representando a FOA e o UniFOA, o assessor de Conformidade Regulatória da instituição, Leonardo Prado, participou da inauguração dos 30 novos leitos do Hospital Dr. Munir Rafful (HMMR), na manhã desta sexta-feira, dia 26.

Essa iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda amplia em quase 20% a capacidade da unidade hospitalar, que passa a ser reconhecida como hospital de grande porte. Os novos leitos estão divididos em dez enfermarias instaladas no terceiro andar do prédio anexo do Centro Universitário de Volta Redonda – Ambulatório UniFOA Dr. Leonardo Mollica.

Com investimento de mais de R$ 1,3 milhão, de recursos próprios do município, a capacidade de atendimento da unidade é ampliada de 152 para 182 leitos e, assim, reforça o suporte à alta complexidade hospitalar do município. Durante a cerimônia, Leonardo Prado elogiou o comprometimento do poder público com a população.

- Muito feliz de representar a FOA em mais essa entrega. Um sucesso absoluto. É o município demonstrando mais uma vez o compromisso com a saúde de Volta Redonda e as parcerias que faz. Quero transmitir aqui a alegria do presidente Eduardo Prado, que está em um congresso em Goiás, e não pôde estar presente. E que as parcerias que a gente já realizou, entre FOA e prefeitura, e todas as outras que o prefeito consegue, além das que vamos realizar ainda, continuem gerando frutos, principalmente para a população de Volta Redonda - destacou.

Cenário prático para os acadêmicos

O assessor ainda enfatizou que essa conquista também contribui para o desempenho das atividades exercidas pelos acadêmicos, uma vez que o Hospital do Retiro é um dos cenários práticos para alunos da área da Saúde do UniFOA, onde eles têm contato direto com a realidade profissional.

Devido à participação no XV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), no estado de Goiás, o presidente da FOA, Eduardo Prado, não pôde participar da inauguração. No entanto, comemorou mais essa conquista para a saúde pública.

- É um orgulho para a nossa instituição acompanhar melhorias como o aumento de leitos para que a fila de espera da saúde pública seja reduzida. Aproveito, inclusive, para parabenizar e agradecer todo o empenho do prefeito Neto, da equipe da Saúde da prefeitura, como a secretária, Conceição Souza, e a diretora do Hospital do Retiro, Márcia Cury, pelo acolhimento que fazem aos nossos professores e alunos durante as atividades de atendimento à saúde pública. Lembro também do trabalho de qualidade que vem sendo exercido pelo secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, e o governador, Cláudio Castro, que têm sido grandes parceiros do prefeito no apoio ao município, por meio de investimentos na saúde e demais áreas – enalteceu.

Agradecimento

A diretora-geral do Hospital do Retiro, Márcia Cury, aproveitou a solenidade para agradecer a todos os envolvidos em mais essa melhoria, incluindo a parceria da Fundação Oswaldo Aranha.

“Quero muito agradecer ao prefeito pelo apoio e confiança; à secretária de Saúde, Conceição; ao vice-prefeito Sebastião Faria, um parceiro; a todos que trabalharam muito por esse momento. E ao Leonardo Prado, representando o UniFOA, uma grande parceira do Hospital do Retiro. Lembrando ainda do Dauro Aragão, que foi um ‘pai’ e era um conselheiro desse hospital. Nosso agradecimento a essa instituição de excelência. Se hoje somos certificados como hospital de ensino, agradecemos muito à parceria do UniFOA”, falou Márcia, estendendo os agradecimentos à sua equipe do hospital, pelo apoio, trabalho, dedicação e empenho.

Avanço

Inauguração foi realizada com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto, secretários municipais, vereadores, profissionais da área médica e outras autoridades.

“Hoje estamos dando um passo importante, porque estamos tornando o Hospital de Retiro uma unidade de grande porte, com mais 60 leitos para a população (30 foram entraram em operação durante a pandemia de Covid-19). Um grande avanço, estamos muito felizes, a população do Retiro e de toda Volta Redonda ganha muito”, disse o prefeito Neto, durante a cerimônia.

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, falou da importância de mais esse investimento para a saúde do município. “Hoje temos um fluxo grande nas emergências da cidade, como a UPA e o Hospital São João Batista. São de fundamental importância esses 30 leitos para a gente organizar serviços próprios e garantir a atenção integral ao cidadão, atendendo com qualidade a população”, explicou Conceição.

Referência

O deputado estadual, Munir Neto, destacou o trabalho realizado na saúde de Volta Redonda como referência para outras cidades. “É muita emoção estar aqui nesta manhã. Oferecer mais serviço, mais qualidade de atendimento na saúde para a população que tanto precisa é um momento de glória. O município tem uma equipe que atende a população com muito carinho e competência. Volta Redonda é referência na saúde, assim como na educação, na assistência social. Quero parabenizar a saúde de Volta Redonda, uma cidade diferenciada pela estrutura e pelo serviço que tem. Podem contar comigo sempre para trabalhar para Volta Redonda e todo o Sul Fluminense”, afirmou Munir.

O prefeito Neto complementou a fala do Munir, estendendo os agradecimentos a todos que participaram para que esse projeto fosse entregue. “Parabéns à Márcia Cury, à secretária Conceição, que tem buscado um atendimento cada vez melhor no SUS (Sistema Único de Saúde), e lembrar o Dr. Munir Rafful, que foi quem idealizou esse hospital. Parabéns à Saúde, a todos que contribuíram para que nós pudéssemos estar entregando esses leitos. E ao engenheiro Sebastião Faria, que é um batalhador e ajudou muito. Parabéns a todos que acreditam no SUS”, concluiu Neto.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFOA, Igor Dutra Braz e o coordenador adjunto de Medicina, Luiz Antonio Neves. A cerimônia contou ainda com a presença do vice-prefeito Sebastião Faria, dos vereadores Cacau da Padaria, Paulinho AP, Temponi e Lela, do vigário geral da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Monsenhor Alércio de Carvalho, e do padre Juarez Sampaio.

O Setor de Eventos do UniFOA realizou a entrega das placas de Natal aos setores da FOA/UniFOA; veja fotos.

[elementor-template id="11211"]

 

 

Na tarde da última quinta-feira, 1º de dezembro, houve a cerimônia de posse dos novos membros da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A nova gestão foi apresentada no AudiSmart, na Biblioteca Central, no campus Olezio Galotti em Três Poços.  

O evento foi aberto pelo assessor da Superintendência Geral, Sandro Aliani. “O papel mais importante da CIPA é cuidar das pessoas que estão aqui dentro”, afirmou Sandro, e também reforçou sobre a prevenção e a importância do olhar atento e vigilante dentro da Instituição. “Várias vezes, andando pelo campus, vi situações de perigo na qual alertei. É um papel de todos nós”. O surgimento de sugestões para prevenção de acidentes no trabalho é de extrema atenção à CIPA. “O olhar crítico é o mais importante, ficarmos de olho no dia a dia”. 

Depois, foi a vez de Davi Fideles, representando o setor de Recursos Humanos. “A CIPA é um braço de apoio ao funcionário, busca a qualidade de vida do colaborador”, explicou ele, que também aproveitou o ensejo para reforçar a importância do comprometimento de cada um em adotar o uso do EPI. “Caminhando lado a lado conseguimos sanar muitas dificuldades”. 

Após uma breve troca de sugestões entre os participantes, foram apresentados os membros eleitos e nomeados à equipe 2023. “É um time de experiência”, comemorou Sandro. 

Ao final, a nova presidente da comissão, Maria José Pires, abriu espaço para uma breve conversa e possíveis alinhamentos futuros e reuniões presenciais para estreitar o elo e o trabalho do grupo. “Fazer um trabalho mais unido, vamos ter participação de todos igualmente para fortalecer a equipe". 

Confira a nova composição da CIPA

 

[elementor-template id="11211"]

 

A FOA foi convidada pela empresa AAbreu Beneficiamentos para contribuir para a SIPAT 2022, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. O encontro as duas empresas de grande porte da região Sul Fluminense aconteceu no último dia 14, segunda-feira. O Técnico em Segurança do Trabalho da FOA, Juliano Costa de Sá, membro da SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho palestrou sobre EPI, equipamento de proteção individual. No intuito de fomentar e compartilhar conhecimentos sobre a importância do uso na prevenção da saúde e segurança dos funcionários, o colaborador da FOA interagiu com o público e aplicou dinâmicas como quizz com direito a distribuição de brindes. 

- A experiência foi muito boa. Já participei de outras palestras em outras empresas. A troca de experiências e o conhecimento é muito importante para disseminar a segurança no país. Ainda mais com as mudanças nas leis e normas de segurança do trabalho, que as vezes passam despercebidas – pontuou Juliano, sobre a importância direcionada. 

[elementor-template id="11211"]

Outubro Rosa

Um momento de beleza, relaxamento e autocuidado marcou uma das ações pelo Outubro Rosa do UniFOA, na última quarta-feira, dia 5. Das 11h às 13 horas, funcionárias e alunas da instituição participaram de atividades oferecidas por profissionais do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e da Mary Kay, no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.

Com o slogan “Claro que você é incrível! Você é UniFOA”, a ação foi realizada pela Supervisão de Eventos, que buscou oferecer uma oportunidade de relaxamento para as mulheres, no horário de almoço para que a maioria do público-alvo pudesse participar.

“Fizemos esse evento com foco no cuidado da mulher, um momento de lazer, beleza e alegria. A rotina de trabalho e estudo é estressante, então, pensamos em oferecer essas atividades como valorização às nossas alunas e funcionárias. Tivemos ótimo engajamento delas e foi fundamental contar com as parcerias do Senac e da Mary Kay”, destacou a supervisora de Eventos, Lara Prado.

Valorização

Por meio do Senac, os serviços oferecidos foram de automaquiagem, quick massage (massagem rápida), auriculoterapia e design de sobrancelhas, e todos conquistaram o interesse do público feminino. As analistas de Tesouraria Ana Paula Lemes e Lucineia Soraia, por exemplo, fizeram a massagem e aprovaram a experiência.

“Achei ótima essa iniciativa na hora do almoço, para relaxar. A gente se sente melhor e valorizada”, declarou Ana Paula, funcionária há 18 anos, que sempre participa de ações como essa. Lucineia também observou que momentos como esse “demonstram que a instituição está mesmo olhando para nós, promovendo um momento relaxante para tirar o estresse”, elogiou a analista, que está na instituição há 13 anos.

Alívio na rotina

Estudante do 1º módulo de Medicina, Alice Pruch, de 28 anos, se surpreendeu com a experiência da auriculoterapia. Ela contou que a profissional perguntou sobre seu estado emocional. A aluna negou que estava triste, mas ao realizar a sessão, ela descobriu que precisava desabafar.

“Ela pegou em um ponto e acabei me emocionando. Foi uma experiência surpreendente, porque eu já tinha feito auriculoterapia, mas nunca tinha acontecido isso. E realmente as pressões da vida adulta acabam afetando a gente. Adorei essa iniciativa aqui na faculdade, porque como ficamos o dia todo aqui, se não for aqui dentro, não tem como a gente fazer. Fiz massagem também e me ajudou muito a relaxar”, relatou Alice.

[elementor-template id="11211"]

Parceria com o Senac

Segundo a supervisora técnica da área de Beleza e Bem-Estar, Neide Grossman, o Senac tem como uma das marcas formativas atitudes sustentáveis e colaborativas, e reforçam o compromisso da instituição com o exercício da cidadania.

“Foi muito gratificante estarmos juntos nessa campanha e podermos levar um pouco daquilo que acreditamos ser importante para formação profissional. Um momento único, onde proporcionamos o bem-estar e elevamos a autoestima. Às vezes, um sorriso, um toque, faz a diferença na vida de alguém. Foi maravilhoso!”, expressou Neide, que realizou a auriculoterapia.

Consultoria Mary Kay

Com orientações sobre limpeza de pele e automaquiagem, Geisiane Delfino, consultora da marca Mary Kay, evidenciou que essa proposta agrega também no empoderamento das mulheres. E defende a importância da rotina de autocuidado das mulheres, pois reflete também na saúde.

“Achei esse evento perfeito. É muito importante promover esse incentivo à autoestima, por meio desses cuidados com a pele. Acredito que ajude muito dar essa pausa no trabalho e nos estudos para olhar para si mesma, relaxar. Foi muito gratificante fazer parte dessa ação”, declarou a consultora de maquiagem.

Atendimento especial de Ginecologia e Nutrição na Policlínica

A supervisora de Eventos frisou ainda sobre outra parceria fundamental, voltada para a saúde da mulher. Durante todo o mês de outubro, a Policlínica André Sarmento Bianco, também no Campus Olezio Galotti, oferece atendimento especial para consultas de Ginecologia, às quartas (tarde) e sextas (manhã) e Nutrição, às terças (manhã).

O agendamento deve ser feito às segundas-feiras, das 8h30 às 16 horas, pelos telefones (24) 3340-8395 e (24) 3340-8396, conforme divulgado nos canais de comunicação internos, e pelas redes sociais, como Instagram e Facebook. Quanto a isso, Lara reitera sobre a importância dos funcionários e estudantes ficarem atentos às novidades nesses meios.

UniFOA

Paralisados somente enquanto durou a pandemia, os Jogos InterAtivos voltam este ano a todo vapor. As inscrições para a maior competição entre funcionários começam nesta segunda-feira (03/10) e devem ser feitas na Academia do Clube FOA, das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O líder de cada equipe deverá preencher a inscrição e inserir o nome de todos os integrantes, como nos anos anteriores. As modalidades são: Futsal, Natação e Cabo de Guerra.

Aqueles que não quiserem participar dos jogos, podem formar as equipes de torcidas.

Uns minutos de fuga do caos da vida corrida, um tempo para você. Imagine dentro do seu meio de trabalho, poder se permitir relaxar?! Dedicado à prática do bem-estar e autoconhecimento, a Comissão de Prevenção Interna de Acidentes (Cipa) da FOA deu início a um projeto inovador para a instituição. Instantes de yoga serão guiados pela professora Izabel Mota na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro.  

O encontro acontecerá quinzenalmente às 12h25, na sala de dança do curso de Educação Física, no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. A aula é aberta a funcionários e alunos e promete não passar de 20 minutos. “Poucos minutos que poderão proporcionar horas de trabalho mais proveitosas e eficientes, além de melhorar a sua vida como um todo”, explica a presidente da Cipa, Maria Aparecida Maia. “Tempo é uma grandeza relativa. O importante não é a quantidade e sim a qualidade na entrega ao propósito”, complementa Izabel.

"A mente não está acostumada a se concentrar"

Segundo a professora, a proposta é um momento de conexão entre corpo, mente e espírito. “Eu chamo de Yogaterapia. A prática da Yoga permite uma reconexão com a nossa verdadeira essência”. 

- Precisamos de momentos como esse para a melhora da qualidade de vida. A mente não está acostumada a se concentrar. Alcançamos isso com a prática mesmo - comenta a professora, que confessou já ter solicitações para aumentar a frequência dos encontros. “Tem gente que já quer três vezes na semana!”, brinca. Quem sabe a demanda não chega a alcançar o pedido?!

 

Centro de Ciências da Saúde

Na última terça-feira, dia 2, funcionários dos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS) receberam o 1º Capacita CCS, no auditório da Medicina, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O objetivo foi orientar e atualizar os técnicos e profissionais que atuam e são responsáveis pelos respectivos locais.

Os funcionários foram capacitados com informações pertinentes e comuns a todos os laboratórios, sobretudo quanto à utilização dos espaços e materiais. Durante a apresentação, foi reforçada, por exemplo, a importância de solicitar o preenchimento de documentos aos professores e estudantes, com autorização para execução de projetos.

O pró-reitor Acadêmico, Luciano Azedias, introduziu o 1º Capacita CCS, em apoio à iniciativa. A supervisora de Laboratórios do Centro de Ciências da Saúde, Cyntia Esposti Veloso Machado, explicou que percebeu a necessidade desse encontro para unificar as instruções, a fim de otimizar e padronizar as regras em todos os laboratórios. E, assim, manter a mesma organização e posicionamento profissional.

“Ninguém deve conhecer mais os laboratórios do que os responsáveis por eles. Por isso, é fundamental que todos os técnicos e demais profissionais saibam manusear os equipamentos e, quando não souberem, busquem ajuda e instrução. Todos seguindo as mesmas orientações, conseguimos manter a organização padronizadas dos laboratórios”, evidenciou Cyntia.

Os participantes receberam novos manuais de utilização específicos para cada laboratório e aprovaram a capacitação, como garante Michelli Nascimento, técnica do Laboratório de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia há 13 anos.

“Foi excelente para uniformizar a informação para todos. Assim, passamos também mais segurança para os estudantes, professores e visitantes. Essa capacitação é algo que já pedíamos e é importante para nosso trabalho em equipe. Mesmo que os laboratórios sejam diferentes, a gente se ajuda”, afirmou Michelli.

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?