Na essência da medicina, reside o compromisso inabalável de proteger e servir ao próximo, transcendendo barreiras de raça, classe e remuneração. Essa filosofia é eternizada no legado do Dr. Albino Moreira Torres, um dos médicos mais antigos na história da FOA/UniFOA, que faleceu aos 97 anos em 04/03/2024.
Nascido em 24 de maio de 1926, de origem portuguesa, o Dr. Albino dedicou sua vida à medicina, sendo um ícone na área de pediatria na região Sul Fluminense. Seu comprometimento ia além do consultório, estendendo-se à implementação da área de pediatria na Santa Casa de Barra Mansa, com foco prioritário na humanização do atendimento.
Com 53 anos de dedicação à FOA, o Dr. Albino deixou um legado marcado por conquistas, ensinamentos e realizações. Sua memória é preservada no Laboratório de Habilidades que leva seu nome no Centro de Ciências Biomédicas Alfredo Américo Silva, no prédio do curso de Medicina, no campus Três Poços.
Além de médico exemplar, o Dr. Albino foi um educador incansável, formando inúmeros profissionais ao longo de sua carreira. Seu lema, "Enquanto respirar, darei aulas", ressoava em sua dedicação ao ensino. Em sala de aula, ele encontrava realização, esquecendo qualquer problema. Sua máxima de vida era simples e poderosa: "Fazer o bem, sem olhar a quem".
O presidente da FOA, Eduardo Prado, expressa profunda tristeza pelo falecimento do Dr. Albino. "É uma honra ter tido o Dr. Albino como professor e médico na região. Sua contribuição para a formação de profissionais de saúde e seu compromisso com a qualidade no atendimento são inestimáveis. Nossos sentimentos à família e a todos que tiveram a oportunidade de aprender e conviver com esse grande mestre", ressalta Prado.
A gratidão pelas contribuições do Dr. Albino estende-se por onde ele passou, sendo lembrado e reverenciado em toda parte. Seu dever está cumprido, e seu legado vive na formação de profissionais éticos, humanizados e comprometidos com o bem-estar do próximo. Adeus a um grande mestre, cuja luz continuará a guiar as gerações futuras.
O setor de Recursos Humanos da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) promoveu um evento para funcionários da instituição, na tarde desta terça-feira (21), no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, localizado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. O objetivo foi realizar uma integração geral, como espaço para conscientização sobre os principais comportamentos e ideais a serem seguidos, além dos serviços oferecidos pela Fundação.
A iniciativa abordou, principalmente, o grande compromisso da FOA em formar profissionais para o futuro. Por isso, reforçou toda a preparação que precisa ser feita para a recepção de todos os estudantes e visitas externas ao UniFOA, como forma de maximizar a produção por parte da Prefeitura, fundamental para a manutenção e funcionamento estrutural do campus. Perguntado sobre motivo primordial da ação, Carlos Sérgio, chefe da Prefeitura da fundação e idealizador da atividade, respondeu:
“Reunimos todos aqui para um esclarecimento sobre os serviços a serem realizados aqui no Centro Universitário. Temos um grande número de funcionários no setor, por isso tive a ideia de trazê-los aqui para mostrar todas as normas da empresa e do papel do RH, que organizou toda a ação feita hoje”, afirmou.
Ao longo do evento, Débora Furrier, chefe de Recursos Humanos da FOA, também comentou sobre a importância da presença do diálogo entre os profissionais, como forma de manter o relacionamento saudável entre todos. Caso qualquer problema exista por conta de uma situação de trabalho, a conversa sempre deve ser priorizada como solução:
“O diálogo é a base para manter qualquer relacionamento profissional existente em uma instituição. A iniciativa de hoje também foi uma forma de conversar com todos os funcionários, como meio de esclarecer qualquer dúvida existente, pois a função do RH é essa, ajudar a todos para o devido andamento das atividades no Centro Universitário”, completou Débora.
[elementor-template id="11211"]
A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) está revolucionando a oferta de cursos técnicos na região ao lançar a tão aguardada EtecFOA – a Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (02/10). Já com inscrições abertas para nove cursos técnicos pós-ensino médio, essa iniciativa promete transformar a vida de jovens e adultos em busca de qualificação profissional.
Localizada no coração no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, a EtecFOA oferece uma oportunidade única de aprendizado em uma infraestrutura de alto nível – a mesa do Centro Universitário de Volta Redonda. Os alunos terão acesso às instalações do UniFOA, o que proporcionará um ambiente acadêmico inspirador e repleto de recursos.
A variedade de cursos oferecidos pela Escola Técnica da FOA abrange diversas áreas do conhecimento, atendendo às demandas do mercado local e nacional. As opções são: Análises Clínicas; Design Gráfico; Eletrônica; Enfermagem; Logística; Nutrição e Dietética; Programação de Jogos Digitais; Publicidade; e Saúde Bucal. E a previsão é que as aulas iniciem em fevereiro de 2024.
Uma característica marcante desta escola técnica é a integração dos alunos com a graduação. Os estudantes terão aulas nos laboratórios de cursos de graduação, permitindo uma imersão completa nas práticas profissionais e tecnológicas. Essa abordagem proporciona aos alunos uma vantagem competitiva significativa, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com confiança e habilidades sólidas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.etecfoa.com. Os interessados podem encontrar informações detalhadas sobre cada curso, bem como os requisitos de inscrição, documentação necessária e prazos.
A Fundação Oswaldo Aranha sempre se destacou por sua dedicação à educação e inovação, e a Escola Técnica é mais um passo em direção à excelência no ensino técnico e profissionalizante. Com a infraestrutura do UniFOA à disposição e cursos ministrados por profissionais altamente qualificados, os alunos podem esperar uma experiência educacional enriquecedora que abrirá portas para um futuro promissor.
Os cursos de Direito e Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda -UniFOA promovem, nesta segunda-feira (02/10), o “VIII Diálogos na Academia do Escritório da Cidadania", evento que marca o vigésimo aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa.
Aberta ao público, a programação é gratuita e acontecerá no Auditório William Monachesi, localizado do Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, a partir das 19 horas.
Na abertura, haverá uma apresentação especial do "Grupo de Dança Estrelas do Amanhã", do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Rústico, da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.
A noite contará com uma série de painéis que abordarão temas cruciais relacionados ao envelhecimento da população e as políticas públicas para a pessoa idosa. Confira:
19h30 - Painel 1 - Envelhecimento Populacional - Avanços e Desafios
Prof. José Roberto Barroso Arantes - Médico geriatra, professor do Curso de Medicina do UniFOA
20h - Painel 2 - Políticas Públicas para a Pessoa Idosa
Isabel Lopes Monteiro - Assistente Social com especialização em Políticas Públicas pela PUC/RJ, Gerontologia Social pela Fiocruz
20h30 - Painel 3 - Limites da Curatela
Carolina Martins Medina - Juíza de Direito do TJRJ, Titular da I Vara de Família de Volta Redonda/ coordenadora do CEJUSC Volta Redonda, graduada em Direito pela UFRJ, autora do livro Mediação Pública Familiar
O "VIII Diálogos na Academia do Escritório da Cidadania" promete ser uma oportunidade de reflexão sobre os desafios e conquistas dos últimos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil. O evento oferece uma excelente oportunidade para estudantes, profissionais e membros da comunidade interessados em questões relacionadas ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa.
O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, por meio do Escritório da Cidadania, convidam a todos a participarem deste evento especial e enriquecedor, que certamente contribuirá para o aprimoramento do conhecimento e da conscientização.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, assinou dois importantes convênios de contribuição social e de incentivo à educação com o presidente da Fundação Sérgio Loureiro, o empresário Rogério Loureiro, diretor da Transporte Excelsior, na última quarta-feira, dia 12.
O encontro aconteceu na filial da Transporte Excelsior, em Barra Mansa, onde foi firmada uma parceria para que as atividades de extensão, desenvolvidas pelos cursos do UniFOA, sejam ampliadas para crianças assistidas pela Fundação Sérgio Loureiro. O convênio também celebra a realização de projetos de interesse comum entre as instituições.
Já o outro acordo, consolidado na mesma ocasião, foi a concessão de descontos em cursos de graduação do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA a funcionários da Transporte Excelsior. O benefício, extensivo a dependentes dos colaboradores da Transporte Excelsior, já está em vigor.
"Esses convênios representam um marco para nossa Fundação e para a Transporte Excelsior. Estamos entusiasmados com a parceria com a FOA e o UniFOA, que permitirá que nossas crianças tenham acesso a atividades de extensão de alto nível. Além disso, a concessão de descontos em cursos de graduação aos nossos colaboradores é um benefício significativo que contribuirá para o desenvolvimento de nossa equipe", comemorou Rogério Loureiro.
A reunião contou com a presença de Roberto Leoncini, vice-presidente vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, que elogiou a iniciativa e se orgulhou em poder fazer parte desse momento, uma vez que foi convidado para ser testemunha em ambos os convênios.
O presidente da FOA destacou a satisfação com esses vínculos que resultarão em contribuições tão significativas para a comunidade.
“Estar aqui hoje, assinando esses convênios com a Fundação Sérgio Loureiro e a Transporte Excelsior, é um passo importante para fortalecer a educação e ações sociais. Estamos comprometidos em ampliar nossos esforços para beneficiar as crianças assistidas pela Fundação Sérgio Loureiro e oferecer oportunidades de educação de qualidade por meio do UniFOA”, destacou Eduardo Prado.
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

Em uma cerimônia marcante, em celebração aos 201 anos da Independência do Brasil, o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, teve a honra de participar do hasteamento das bandeiras que abriu o desfile cívico-militar de Volta Redonda, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, na manhã de quinta-feira (7). Mais de 30 mil pessoas compareceram ao evento, considerado o maior da região Sul Fluminense, e que contou com a presença do prefeito, Antonio Francisco Neto, e do deputado estadual Munir Neto.
A convite do prefeito, Eduardo Prado teve a distinta tarefa de hastear a bandeira do município, um gesto simbólico que ressalta a importância da Fundação Oswaldo Aranha na história e desenvolvimento da cidade. Esta foi a segunda vez consecutiva na história de Volta Redonda e da FOA em que seu presidente foi convidado para esse evento de grande significado.
Em suas palavras, Eduardo Prado manifestou sua satisfação em participar desse momento histórico: "É uma grande honra e júbilo por receber o convite do prefeito Neto para as festividades do 7 de setembro, representando todos os colaboradores e alunos da FOA e UniFOA. A História de Volta Redonda também passa pela FOA, orgulho e responsabilidade de todos nós. Gratidão pelo convite e reconhecimento da importância da FOA na educação e participação no desenvolvimento da região".
O Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA teve uma participação notável no desfile, com o curso de Educação Física sendo representado pelo coordenador, Silvio Vilela, alunos, diretório acadêmico, cheerleaders, e demais professores. Esta tradição de participação no desfile cívico-militar acontece desde 2005, reforçando o compromisso da instituição com a comunidade e a valorização das datas históricas que marcam a identidade nacional.
O evento foi marcado por aplausos calorosos e demonstrações de patriotismo, unindo a comunidade local em um momento de celebração da independência e de reconhecimento do papel fundamental das instituições educacionais, como a FOA e o UniFOA, no desenvolvimento da região de Volta Redonda.
[elementor-template id="11211"]
Fotos: Cris Oliveira/Secom PMVR
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário de Volta Redonda divulgou, nesta terça-feira (05), a retificação do resultado referentes aos editais PIBIC e PIBITI/UniFOA 2023-2024 (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).
Confira, no link abaixo, a relação completa dos projetos aprovados:
Retificação EDITAL PIBIC-CNPq 2023-2024
Retificação EDITAL PIBITI-CNPq 2023-2024

Foto: Arquivo FOA/UniFOA
O curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA fará triagem com crianças de 5 a 9 anos que têm má oclusão dentária e, portanto, precisam de correção. O atendimento acontecerá na segunda-feira, dia 28, às 16 horas, no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços.
Os interessados devem se dirigir à secretaria do curso, no prédio 11, para cadastro. Logo após, os pacientes seguirão para triagem, que será realizada na clínica do segundo andar.
Esse projeto é desenvolvido na disciplina de Ortodontia, em que participam professores e estudantes, e tem o objetivo de identificar crianças que enfrentam problemas de má oclusão, que é o alinhamento anormal dos dentes e a maneira pela qual os dentes superiores e inferiores se encaixam.
A má oclusão é um problema que, quando não tratado adequadamente, pode levar a complicações na saúde bucal a longo prazo. Por isso, essa ação presta à comunidade um serviço de atendimento preventivo e corretivo de alta qualidade. Ele visa atender à demanda por tratamento ortodôntico na fase inicial da infância, que muitas vezes não é absorvida pela clínica integrada infantil e pela clínica de especialização em ortodontia.
Participam dessa ação: Lívia Tavares, Pedro Augusto Peixoto Bittencourt, Paula Chagas Silva de Oliveira, Roberta Mansur Caetano, Emanuelle Marczuk Schettino de Paula Almeida, Carolina Hartung Habibe e Maíra Tavares
Serviço:
Triagem odontológica gratuita a crianças de 5 a 9 anos com má oclusão dentária
Data: Segunda-feira (28/08)
Horário: 16 horas
Local: Prédio 11 – Odontologia do UniFOA (Campus Universitário Olezio Galotti – Três Poços)
O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA foi certificado, pela terceira vez consecutiva, pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM). Conquista que atesta o comprometimento da instituição, uma vez que essa avaliação aponta o padrão adequado e rigoroso de qualidade em ensino médico do UniFOA.
O Saeme-CFM é baseado em um trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores que elaborou um instrumento e um roteiro para avaliar os cursos de Medicina no Brasil. A partir de aspectos como o seu contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e ambiente educacional.
Desde a primeira conquista, em 2016, seguida pela revalidação em 2020, o Centro Universitário de Volta Redonda continuou a demonstrar um padrão de qualidade que se renova agora, em 2023, e assegura a vigência do Selo Saeme até 1º de agosto de 2029.
O coordenador de Medicina, Júlio Aragão, explica o que representa essa acreditação e as possibilidades que o selo promove:
- É uma certificação da qualidade do trabalho que a gente tem aqui, da qualidade do ensino que a gente proporciona. Segundo que também é uma forma de facilitar o acesso dos nossos estudantes a postos de estágio, de vivências e de intercâmbio em outros países. Da mesma forma que fomos acreditados pelo Saeme, ele é acreditado em um sistema internacional de acreditadores de ensino médico. Ou seja, o aluno que está numa instituição acreditada tem mais facilidade de conseguir intercâmbio fora, de conseguir reconhecimento de diploma - ressalta.
Como funciona a avaliação
O processo de avaliação utiliza os conceitos de suficiência e insuficiência, não sendo classificatório. O sistema permite ainda identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitem de aprimoramento.
O processo compreende uma etapa de preenchimento online de um questionário que abrange cinco domínios (gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional), seguida de análise destes dados por uma Comissão de Avaliação; e visita ao curso de Medicina por uma equipe composta por quatro avaliadores, sendo um avaliador discente.
Após este processo, a Comissão de Avaliação emite uma devolutiva à instituição de ensino e o resultado final, que pode ser classificado em três categorias: Acreditado (como é o caso do UniFOA), Acreditado com Ressalvas e Não Acreditado.
Agradecimento
Para marcar esse reconhecimento, o presidente da FOA, Eduardo Prado, parabeniza e agradece a todas as pessoas envolvidas em mais essa conquista.
Confira na íntegra:
"Temos mais uma conquista para comemorar com você!
O curso de Medicina do UniFOA foi certificado pela 3ª vez consecutiva pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM).
Esta conquista ocorreu pela primeira vez em 2016, posteriormente em 2020 e agora, em 2023, com vigência até 1º de agosto de 2029.
O Selo Saeme representa o comprometimento da FOA/UniFOA no padrão adequado e rigoroso de qualidade no ensino médico.
Parabenizamos a todos que de alguma forma contribuem para essa excelência. Ressaltamos o trabalho da reitora, professora Ivanete Oliveira, e sua equipe; da coordenação de Medicina, professores Júlio Aragão e Luiz Antonio Neves; assim como todos os docentes, técnicos dos laboratórios e profissionais que atuam no curso.
Destacamos ainda todo o empenho dos estudantes, que sem a dedicação e aplicação deles, nada seria possível.
Agradecemos especialmente aos representantes do Município de Volta Redonda que prestaram depoimentos, durante a visita da comitiva do Saeme-CFM, sobre o quanto a Medicina do UniFOA contribui para o SUS, por meio da intersecção que há entre o ensino teórico e a prática no Sul Fluminense.
Evidenciamos, assim, a importante e fundamental contribuição do prefeito, Antonio Francisco Neto, acompanhado pelo vice-prefeito, Sebastião Faria, diretor do Hospital São João Batista; pela secretária de Saúde, Conceição Rocha; pela diretora do Hospital Municipal Munir Rafful, Márcia Cury; pela responsável do Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria, da SMS, Sheila Rodrigues Dias Filgueiras.
Essa é uma conquista para ser comemorada por todos da família FOA/UniFOA e pelo Município de Volta Redonda!
Parabéns e muito obrigado!".
Eduardo Prado
Presidente da Fundação Oswaldo Aranha
Essa excelente notícia foi destaque durante entrevista do prefeito Neto, no Programa Dário de Paula, como pode ser conferido no vídeo abaixo:
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

A Jornada Pedagógica e o Portas Abertas – eventos que acontecerão em breve no Centro Universitário de Volta Redonda – foram assuntos debatidos durante uma reunião em que a reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, recebeu o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros.
O encontro aconteceu na quarta-feira (16), no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, onde foram discutidas parcerias para que equipes da Secretaria de Educação de Barra Mansa e escolas do município participem das programações da instituição.
No dia 9 de setembro, será promovido pelo UniFOA um workshop totalmente gratuito, voltado para profissionais da educação do Ensino Médio. Trata-se da Jornada Pedagógica, que visa fomentar ferramentas inovadoras para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Egresso do curso de Educação Física (1989) do UniFOA, Marcus elogiou a proposta e se interessou em capacitações que podem ser oferecidas por profissionais do centro universitário aos educadores da rede pública de Barra Mansa.
Do mesmo modo, a professora Ivanete foi convidada a conhecer o trabalho desenvolvido nas duas unidades de Escola Vocacionada Socioambiental de Barra Mansa.
Outra parceria que promoverá oportunidade diretamente aos alunos da rede pública do município é a participação no Portas Abertas, uma iniciativa anual do UniFOA para que os jovens conheçam a universidade e tenham auxílio para identificar a graduação que desejam ingressar. Em breve, será divulgada a data para a realização do Portas Abertas deste ano.
Também participaram desse alinhamento de parcerias a supervisora de Eventos da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Lara Prado, e o assessor estratégico da Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, Lucas Peres Guimarães. Ele também tem um histórico com o UniFOA, pois foi supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na instituição.
Ao fim do encontro, o coordenador de Educação Física, professor Silvio Vilela, aproveitou a oportunidade para rever Marcus e convidá-lo para o XV Congresso de Educação Física, que acontecerá nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, no Campus Olezio Galotti. O secretário de Educação já afirmou que participará do evento e se dispôs a relatar sua experiência como egresso da instituição.
Jornada Pedagógica
As inscrições para a Jornada Pedagógica já foram abertas esta semana, pelo site www.unifoa.edu.br/jornadapedagogica, onde há um formulário que deve ser preenchido por diretores de escolas. Os mesmos devem indicar dois professores para participarem das atividades. Outros detalhes também podem ser conferidos pelo mesmo site.
[elementor-template id="11211"]
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
Fotos: Hudson Ferreira
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha