Com o objetivo de unir forças e propor soluções integradas para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o deputado estadual Munir Neto promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Volta Redonda. Com o tema “A Garantia de Direitos no SUAS: Desafios e Propostas para Fortalecer a Assistência Social no Médio Paraíba”, o encontro reuniu gestores da área social de diversos municípios da região, profissionais da área e representantes de entidades.
Durante a abertura, Munir Neto destacou que o momento exige mais que diagnósticos, é hora de articulação. “Essa audiência pública é uma convocação para que possamos pensar a Assistência Social como investimento, e não como gasto. Estamos falando de políticas públicas que garantem cidadania, dignidade e melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou o deputado.
A programação contou com palestras de especialistas com sólida trajetória na área. Thaís de Oliveira Alexandre, assistente social, mestre em Serviço Social e controladora da Secretaria de Assistência Social de Barra do Piraí, apresentou dados e reflexões sobre os gargalos do financiamento da política de assistência. A professora Daniele do Val, do curso de Serviço Social do UniFOA, reforçou a importância da formação crítica e do diálogo entre academia e território para qualificar a atuação dos profissionais. Também participaram Flávia da Silva Santos, assistente social e mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela UFRJ, e Fabiana Rosa, coordenadora do Fórum Estadual dos Usuários do SUAS-RJ e do Fórum Estadual dos Conselheiros e Ex-Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente (FECMDCA-RJ), trazendo a perspectiva dos usuários e do controle social.
Ao fim do evento, Munir Neto ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Volta Redonda. “Temos um prefeito sensível ao tema. Atualmente, o município conta com 35 CRAS – o maior número por habitante do Brasil – e já está prevista a inauguração de mais uma unidade na Ponte Alta. São espaços fundamentais para o acesso a direitos, serviços e proteção social para milhares de famílias.”
A audiência pública marca um passo importante na construção de uma agenda regional mais forte e articulada para a Assistência Social, reconhecendo o papel estratégico do SUAS na superação das desigualdades e na promoção da cidadania.
A Conferência Municipal de Assistência Social de Volta Redonda será realizada nos dias 26 e 27 de junho de 2025, no UGB/Aterrado é aberta à participação da população para que todos os cidadãos possam participar e contribuir nas discussões sobre políticas públicas de assistência social e coletar propostas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Marizinha Félix Teixeira de Lima, localizada no bairro Três Poços, participaram na última terça-feira (10) de uma oficina educativa sobre o aproveitamento integral dos alimentos. A atividade foi realizada no Laboratório de Dietética do campus Olezio Galotti, como parte do projeto “Xô Desperdício”, promovido pelos cursos de Nutrição, Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA.
Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de evitar o desperdício e incentivar práticas alimentares mais sustentáveis, a iniciativa integra as ações de curricularização da extensão do UniFOA. O projeto articula ensino, responsabilidade social e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — especialmente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Sob orientação dos professores e com o apoio dos estudantes dos três cursos envolvidos, os visitantes participaram de uma oficina prática com receitas e técnicas de reaproveitamento de alimentos. Casca de banana virou cookie; o feijão que sobrou se transformou em mini hambúrguer; e até a casca do maracujá foi aproveitada na preparação de um suco nutritivo e saboroso. As receitas mostraram, na prática, que é possível unir sabor, saúde e consciência ambiental em uma alimentação acessível e criativa.
A professora Thais Pontes, do curso de Nutrição, destacou a relevância do projeto para a formação acadêmica e o impacto social da iniciativa:
“O projeto 'Xô Desperdício' tem como objetivo sensibilizar as crianças e adolescentes para a importância do aproveitamento integral dos alimentos e da sustentabilidade na alimentação. Trabalhamos com receitas práticas e criativas que utilizam partes dos alimentos que muitas vezes são descartadas, como cascas e talos, mostrando que essas partes também têm valor nutricional. Além de ser uma ação de ensino, é um processo de aprendizado mútuo, em que os estudantes da FOA atuam como facilitadores e também aprendem sobre práticas mais conscientes.”
Durante a oficina, os alunos de Nutrição conduziram as atividades culinárias, enquanto os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram responsáveis pela cobertura do evento, recepção, produção de materiais gráficos e ações de comunicação. A experiência também fortaleceu a interdisciplinaridade entre os cursos, ampliando a visão crítica e o protagonismo estudantil.
Ao final da atividade, os participantes degustaram os alimentos preparados durante a oficina e levaram para casa muito mais do que receitas: levaram conhecimento e consciência sobre como pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.
[elementor-template id="11211"]
Alunos do 9º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizaram uma campanha de vacinação contra a gripe, direcionada a toda a comunidade acadêmica. A ação foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, através da Secretária Márcia Cury, e contou com o apoio da coordenação do curso, sob responsabilidade do professor Carlos Marcelo.
A vacinação contemplou acadêmicos, docentes e colaboradores técnico-administrativos, contribuindo para o objetivo da Secretaria de ampliar a cobertura vacinal no município. A mobilização teve início no campus Olezio Galotti e será, em seguida, estendida ao Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), onde todos os funcionários também serão imunizados.
Para o professor Dr. Renato Souza, docente do curso de Enfermagem, a participação dos alunos em ações como essa é essencial para a formação profissional.
“É fundamental porque eles conseguem colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula. É a oportunidade de vivenciar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, destacou.
Ele também reforçou a importância dessa vivência para os alunos que estão na reta final da graduação:
“Os estudantes estão aproveitando o momento para praticar e se inserir no contexto profissional. Estão no último ano do curso, então é uma experiência de grande relevância acadêmica.”
A iniciativa reforça o comprometimento do UniFOA com a formação integral dos futuros profissionais de saúde e com o bem-estar da comunidade acadêmica, aliando conhecimento técnico, responsabilidade social e prática profissional desde a graduação.
[elementor-template id="11211"]
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão), uma iniciativa do governo japonês que oferece oportunidades para estrangeiros cursarem graduação, escola técnica ou curso profissionalizante em instituições de ensino no Japão. Os interessados têm até o dia 27 de junho de 2025 para se inscrever.
O programa contempla bolsas integrais para estudantes brasileiros, com início das aulas previsto para abril de 2026. Entre os benefícios oferecidos estão: passagem aérea de ida e volta, isenção total das taxas escolares, curso intensivo de língua japonesa nos seis primeiros meses e auxílio mensal para despesas ao longo de todo o período de estudos.
Para participar, é necessário atender aos seguintes critérios:
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Washington Lemos, destaca a importância de programas como o MEXT para ampliar os horizontes acadêmicos e profissionais dos estudantes:
“Programas como o MEXT não só oferecem uma formação de excelência, como também enriquecem a vivência cultural e acadêmica dos nossos alunos. O UniFOA, por meio do Núcleo de Internacionalização e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, está à disposição para orientar todos os interessados.”
Estudantes e professores que desejarem mais informações ou apoio no processo de candidatura podem procurar o Núcleo de Internacionalização do UniFOA ou entrar em contato diretamente com o professor Washington Lemos (washington.lemos@foa.org.br)
Informações através deste link
O Centro Histórico Cultural do UniFOA se tornou palco de uma experiência cinematográfica que vai além do entretenimento. A instituição recebeu o Cinema em Movimento – Circuito Universitário, iniciativa do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), com apoio do Ministério da Cultura e recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada Benedita da Silva. O projeto tem como essência provocar reflexão sobre questões sociais e históricas urgentes, com foco nos Direitos Humanos.
Mais do que uma mostra de filmes, o Cinema em Movimento propõe o diálogo em ambientes acadêmicos a partir de obras audiovisuais que abordam temas estruturantes da realidade brasileira. Em Volta Redonda, as sessões gratuitas foram realizadas nos dias 27 e 29 de maio, no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão.
A seleção de curtas e médias-metragens abordou diferentes dimensões dos Direitos Humanos. “Carne”, de Kamila Kater, utiliza animação para dar voz a cinco mulheres que narram suas vivências com o corpo feminino. O documentário “Castanhal”, de Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas, mergulha na rotina de trabalhadores extrativistas do sul da Amazônia. Encerrando a programação, “Quem cuida de quem cuida?”, dirigido por Marcia Paraiso, apresenta os desafios vividos por mães de pessoas com deficiência.
A mediação da primeira sessão ficou a cargo da professora Soraya Ferreira, que destacou o impacto da obra Carne na abertura do projeto:
“Foi uma experiência muito rica. A obra impacta não só pela temática, mas também pela estética. As vozes femininas aliadas à linguagem da animação provocam sensações intensas. A discussão sobre o corpo, a violência e o lugar da mulher na sociedade é urgente – e foi marcante ver o envolvimento dos alunos, inclusive dos homens. Esse debate precisa ser coletivo”, refletiu.
Responsável por trazer o projeto ao UniFOA, a estudante do 7º período de Jornalismo Beatriz Ferreira Mendonça foi uma das selecionadas para integrar o Circuito Universitário, escolhida entre mais de 80 candidatos da região Sul Fluminense. Ela participou de uma formação no Rio de Janeiro, onde se aprofundou nos filmes, nas metodologias e nas estratégias de mediação de debates.
“Sempre gostei de audiovisual, mas nunca tinha tido a chance de atuar nessa área. Quando vi a oportunidade, me inscrevi e, em duas semanas, fui contratada. Participar desse projeto tem sido transformador, porque une meu amor pelo cinema com causas sociais que realmente importam”, contou Beatriz.
O Circuito Universitário é apenas uma das cinco vertentes do Cinema em Movimento. O projeto também inclui o Circuito Praça (exibições ao ar livre), o Circuito Escola (voltado ao público infantojuvenil), oficinas de produção audiovisual para estudantes do ensino médio e encontros formativos para professores, que aprendem a incorporar o cinema como recurso pedagógico.
Além de Volta Redonda, o circuito está sendo realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras.
A coordenadora do curso de Jornalismo do UniFOA, Angelica Arieira, destacou o protagonismo de Beatriz e o papel da instituição na ampliação dos espaços de formação crítica:
“Esse projeto nos surpreendeu positivamente. Assim que soube da seleção, compartilhei com os alunos do sétimo período. Ver a Beatriz escolhida entre tantos candidatos é motivo de orgulho. O projeto articula formação acadêmica com temas estruturantes da nossa sociedade, como acessibilidade, políticas públicas e cidadania”, afirmou.
Ela também ressaltou o apoio institucional da Reitoria e da pró-reitoria de extensão do Centro Universitário, que viabilizou o espaço e incentivou a participação da comunidade:
“Estamos conseguindo ampliar o alcance das sessões, inclusive com a presença de instituições como a APADEF (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda). São ações que estreitam os laços entre universidade e sociedade e enriquecem a vivência dos nossos estudantes”, concluiu.
As exibições seguem nos dias 7, 11, 23, 24, 25, 26 e 27 de junho, abertas a estudantes, docentes e ao público externo. Novas sessões ainda serão anunciadas pelo perfil oficial do UniFOA no Instagram (@unifoa). Ao fim de cada exibição, os debates são mediados por professores e convidados, com o objetivo de incentivar o pensamento crítico e o engajamento social através do cinema.
A tela se torna, assim, espelho e janela: reflete realidades urgentes e projeta caminhos possíveis de transformação.
[elementor-template id="11211"]
Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) voltado a estudantes de graduação do UniFOA. O programa oferece até cinco bolsas para discentes que participarem de projetos devidamente inscritos e aprovados conforme as normas do edital.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo professor orientador, que precisa ser docente do UniFOA, possuir título de doutor e apresentar produção científica, tecnológica ou artístico-cultural relevante no triênio 2022-2025, com divulgação em veículos reconhecidos da área.
Para concorrer à bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação do UniFOA, ter previsão de conclusão do curso a partir do segundo semestre de 2026 (2026/2) e apresentar coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 7,0. Além disso, não pode ter vínculo empregatício, deve se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, possuir no máximo 15% de reprovações e estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.
O Programa PIBIC/CNPq é uma oportunidade valiosa para que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, pensamento crítico e aprofundem seus conhecimentos em áreas específicas, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional.
Todas as informações detalhadas sobre critérios de seleção, requisitos para professores e alunos, além dos compromissos dos participantes, estão disponíveis no edital oficial do programa.
Editais:
A 2ª edição do Simpósio das Exatas, promovida pelos cursos de Engenharias, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação do UniFOA, reforçou o compromisso da instituição com uma formação completa, que alia conhecimento técnico, habilidades interpessoais e inserção no mercado de trabalho. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras com profissionais da área, mesas-redondas com egressos, oficinas e a submissão de trabalhos nos formatos de relato de experiência e resumo.
De acordo com o professor Italo Pinto, um dos organizadores do evento, todas as atividades foram planejadas para contribuir diretamente com a formação dos estudantes.
“Tivemos ações mais técnicas, voltadas para temas como inteligência artificial, Indústria 4.0 e programação, mas também incluímos oficinas focadas em soft skills, como comunicação não violenta e gestão de tempo. Além disso, promovemos atividades voltadas para o marketing pessoal, como o uso estratégico do LinkedIn e a postura em entrevistas de emprego. Ou seja, buscamos alinhar as competências técnicas e comportamentais com estratégias de empregabilidade”, destacou.
Outro ponto alto do simpósio foi a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes. Segundo Ítalo, o momento foi importante para incentivar a troca de experiências e valorizar o que vem sendo produzido dentro da graduação.
“Acredito que o impacto do evento pode ser muito grande, principalmente se os alunos aproveitarem o espaço para networking e engajamento”, completou.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Carlos Eduardo, também celebrou os resultados do evento. Ele destacou a evolução da iniciativa, que no ano anterior havia sido realizada como “Semana das Exatas” e, nesta edição, ganhou mais robustez com a estrutura de simpósio, incluindo a publicação e defesa de trabalhos acadêmicos.
“Foi uma experiência muito interessante. Tivemos participação ativa de alunos, egressos, professores e palestrantes externos. Alunos do terceiro período ministraram oficinas, egressos também contribuíram com atividades, e tivemos ainda premiações para os melhores trabalhos. Dois trabalhos do curso de Sistemas de Informação foram premiados na categoria resumo, e um da Engenharia Elétrica venceu na categoria relato de experiência. Foi um momento muito rico e de troca verdadeira entre todos os envolvidos”, avaliou.
Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Samanta Grisol, o Simpósio das Exatas foi um evento que promoveu a integração entre teoria e prática, estimulando a pesquisa, a inovação e o protagonismo discente por meio da apresentação de projetos, palestras e mesas-redondas.
“Para nós, da coordenação, é uma grande satisfação ver nossos estudantes compartilhando seus conhecimentos, dialogando com profissionais da área e fortalecendo sua trajetória como futuros engenheiros comprometidos com a ética, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional”, afirmou.
Com foco na interdisciplinaridade e na vivência prática, o Simpósio das Exatas reafirma a proposta do UniFOA de preparar profissionais completos, capazes de enfrentar os desafios do mercado com conhecimento, atitude e visão de futuro.
As semanas acadêmicas de Engenharia no UniFOA têm uma história de mais de 40 anos. O Simpósio das Exatas consolida esta experiência, buscando a integração e possibilidade de colaboração entre os cursos. O 2º Simpósio das Exatas foi realizado envolvendo os cursos presenciais: Engenharia Ambiental, Civil, de Produção, Elétrica, Mecânica e Sistemas de Informação; digitais: Engenharia Civil, da Computação, de Produção e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Tema: Ligação de um Motor Trifásico de 12 terminais: um relato de experiência utilizando laboratórios virtuais do UniFOA
Participantes: Pedro Mateus Lopes de Resende Dias; Gian Luca Silva Soares; Edimilson Emanuel Fonseca Alves; Luciano Augusto Moura da Silva; Matheus Flores de Almeida Candido e Italo Pinto Rodrigues.
Tema: VolunCheer: Plataforma de Inovação Social através da conexão entre voluntários e ONGs
Participantes: Samara Leal; Bianca Sanches; Elisa Dacol; Lilian Lima; Mariana Santos; Thaíssa Ferreira e Luciane Carvalho.
Tema: CowLabs: Uma Plataforma Digital para Trabalho Colaborativo e Integração de Projetos no Ensino Superior
Participantes: Wesley Pinheiro Balbino; Pedro Vieira Carvalho; Marcelo Ferreira Reis; Yuri Rocha March de Souza; Lucas Nogueira Andrade e Luciane Carvalho Jasmin de Deus.
[elementor-template id="11211"]
No último dia 28, o Centro Histórico-Cultural do campus Olezio Galotti foi palco de uma experiência prática com a realização da terceira edição da Expofit, um projeto interdisciplinar que une os cursos de Design e Nutrição. A proposta da iniciativa é oferecer aos alunos uma vivência real de mercado, estimulando a criatividade, a consciência nutricional e a sustentabilidade a partir do desenvolvimento de produtos alimentícios com aproveitamento total dos alimentos.
A ação vai além da teoria: promove a aplicação prática do conhecimento, colocando os estudantes diante de desafios profissionais reais. O objetivo é lançar um novo item na categoria de extensão de linha horizontal — como biscoitos, barras de cereal, muffins ou alfajores — de marcas já existentes, mas que ainda não atuam nesse segmento. Todo o projeto abrange desde a elaboração do alimento até o desenvolvimento gráfico das embalagens, sempre com foco em saúde, estética, comunicação clara e responsabilidade ambiental.
Os visitantes puderam conhecer e degustar preparações como o Muffin de Maçã com Casca, o Muffin de Casca de Melão, a Salsifit sendo uma salsicha artesanal elaborada com frango e beterraba, além de incorporar partes não convencionais dos alimentos, já a Barra de Cereal com Casca de Goiaba, Casca de Banana e Cereais Integrais, e o Mousse de Casca de Abacaxi. Cada produto foi cuidadosamente pensado para valorizar os alimentos em sua totalidade, promovendo práticas mais conscientes e sustentáveis.
"O foco principal foi a criação de alimentos com aproveitamento integral dos alimentos, visando a redução do desperdício, sem abrir mão da qualidade nutricional e sensorial dos produtos", pontuou Kamila Nascimento, professora do curso de Nutrição.
Já a professora Patricia Rocha, professora do curso de Design e uma das responsáveis pelo evento comentou sobre as proporções que o evento vem ganhando. “A cada ano o evento ganha uma proporção maior. Neste ano, o destaque foi o desenvolvimento de todo o projeto com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, o evento proporciona uma integração completa entre teoria e prática. Isso é fundamental para que os alunos vivenciem o conceito e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.”
O projeto também promove o desenvolvimento de competências fundamentais para os futuros profissionais de ambas as áreas. Para os alunos de Design, são estimuladas habilidades como criatividade e inovação na criação de embalagens sustentáveis, comunicação visual eficiente, sensibilidade estética e responsabilidade social. Já para os estudantes de Nutrição, o foco está na análise crítica das informações nutricionais, na educação alimentar, no impacto ambiental das escolhas alimentares e na capacidade de trabalho colaborativo com outras áreas do conhecimento.
Ainda segundo Patrícia, vivências como essa não seriam possíveis apenas em sala de aula. Por isso, a Expofit se consolida como uma iniciativa de extensão com forte valor formativo.
“Por meio da exposição, o aluno vivencia todas as etapas da criação e do posicionamento de um produto real, o que contribui significativamente para sua formação profissional. Só em sala de aula isso seria impossível de alcançar com tanta profundidade”, explica a professora.
Durante o evento, os visitantes — incluindo toda a comunidade acadêmica — puderam conhecer os produtos criados, votar nos projetos preferidos por meio de QR codes espalhados pelos estandes e ainda somar horas complementares. Cada grupo foi responsável por apresentar seu produto com informações nutricionais reais, embalagens projetadas com conceitos de design e ações de divulgação em diferentes mídias.
A Expofit é, portanto, mais do que uma mostra: é uma oportunidade concreta de aprendizagem ativa, de troca entre áreas distintas e de construção de soluções alinhadas aos desafios contemporâneos, como a redução do desperdício, o incentivo à alimentação saudável e o consumo consciente.
Grupo Muffun de Maçã – Aproveitamento total dos Alimentos
Integrantes: Ana Luíza Ramos; Carolina de Araújo; Ícaro Passos; José Ricardo Paiva; Julia Vieira; Manuela Melo e Melyssa Bruna.
[elementor-template id="11211"]
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, participou de mais uma edição do Conexão Mega Cidadania, realizada na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. O evento reuniu serviços essenciais para a população, reforçando o compromisso com a cidadania, o acesso a direitos e a promoção do bem-estar coletivo.
A edição trouxe novidades como a circulação dos ônibus do Tarifa Zero, ações voltadas à Melhor Idade e atividades em alusão ao Maio Laranja – campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Governo do Estado mobilizou a estrutura do programa RJ Para Todos, oferecendo serviços como emissão da 1ª e 2ª via do RG, habilitação para casamento, expedição da Carteira de Trabalho Digital, atendimentos do Detran-RJ, Fundação Leão XIII, Procon e da Carreta do Trabalhador, que disponibilizou vagas de emprego e orientações sobre o seguro-desemprego.
O UniFOA marcou presença com uma série de iniciativas desenvolvidas por seus cursos e projetos de extensão. Destaque para os atendimentos na área da saúde, serviços de orientação jurídica e confecção de cartões de visita. Um dos pontos altos foi a distribuição de 2.000 cachorros-quentes pelo Food Truck Solidário, ação do curso de Nutrição em parceria com o Escritório da Cidadania e a Fundação Sérgio Loureiro.
Outro grande sucesso foi o Escovódromo, coordenado por estudantes do curso de Odontologia. O projeto ensina, de forma lúdica e prática, a importância da higiene bucal às crianças em situação de vulnerabilidade social. Segundo Vitória Ramos, aluna do 9º período de Odontologia, a iniciativa já beneficia cerca de 400 crianças por ano.
“É muito importante trazer nosso projeto para esse tipo de evento, porque muitas mães e crianças ainda não têm acesso a informações sobre escovação correta, uso do fio dental e cuidados básicos com a saúde bucal. Estar aqui, com os manequins, ensinando e orientando todos é muito gratificante”, afirmou a estudante.
O evento contou com a presença do deputado estadual Munir Neto, um dos principais incentivadores de projetos sociais no município.
“O Conexão Mega Cidadania está alcançando seu objetivo de levar ações de qualidade à população. É a união de três potências: Prefeitura, Estado e UniFOA. Tivemos a integração das secretarias, dos serviços do Estado e do UniFOA, com sua estrutura acadêmica e social. Quem ganhou com o evento foi a população de Volta Redonda”, destacou o parlamentar.
O prefeito Antonio Francisco Neto também acompanhou de perto as atividades e parabenizou a união das instituições.
“A parceria com o UniFOA, com o Governo do Estado e com o deputado Munir é motivo de muita alegria. Parabenizo todos os envolvidos pela realização de um evento maravilhoso como este. Fico muito feliz com esse resultado. É uma conquista para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Para o presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado, o sucesso da ação reflete a essência da missão institucional da FOA/UniFOA:
“Participar de um projeto como o Conexão Mega Cidadania que estamos alinhados com a formação cidadã e o impacto social positivo. Levar conhecimento, cuidado e dignidade às pessoas é parte do nosso papel como instituição de ensino e como agente transformador da sociedade”, afirmou Eduardo.
O Conexão Mega Cidadania mais uma vez cumpriu sua missão de unir forças para garantir direitos, promover inclusão e transformar vidas.
[elementor-template id="11211"]
Nos dias 26, 27 e 28, o Campus Olézio Galotti em Três Poços, foi palco de reflexões profundas e compromissadas com a justiça social durante a Semana Acadêmica do curso de Serviço Social do UniFOA. Com a participação de estudantes, egressos e profissionais da área, o evento proporcionou debates enriquecedores sobre temas fundamentais para a formação crítica e ética de futuros assistentes sociais, como a atuação na educação básica, os cuidados paliativos, medidas socioeducativas e o direito à convivência familiar.
A abertura do evento contou com uma aula magna ministrada pela Doutora Francine Helfreich Coutinho dos Santos, assistente social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abordou a presença do Serviço Social na educação pública a partir da implementação da Lei nº 13.935/2019. A legislação prevê a inserção de profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas redes públicas de educação básica, reforçando o papel essencial dessas categorias na promoção de uma escola mais inclusiva e atenta às múltiplas realidades dos estudantes.
Para a palestrante, a discussão foi fundamental para ampliar a compreensão dos estudantes sobre sua futura atuação profissional. “A palestra teve grande importância ao apresentar aos futuros assistentes sociais as particularidades do trabalho dentro das escolas públicas, em parceria com a rede de proteção da criança e do adolescente. Mais do que abrir espaço no mercado de trabalho, a presença do assistente social nas escolas contribui para a qualidade da educação e para garantir que mais alunos cheguem à universidade”, afirmou Francine.
Outro ponto alto da semana foi a mesa redonda realizada em parceria com o curso de Direito, em alusão ao Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente em 27 de maio. A atividade reuniu especialistas para discutir o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes e contou com a presença de representantes do Judiciário, do Grupo de Apoio à Adoção de Volta Redonda (GAAVR) e da docência universitária.
Celi Moreira, coordenadora do GAAVR, emocionou os participantes ao compartilhar sua trajetória pessoal com a adoção. “Levar essa experiência para o ambiente acadêmico é extremamente importante. A universidade é onde se formam os profissionais que vão lidar com essas questões na prática. Adoção envolve múltiplas áreas – Direito, Psicologia, Serviço Social – e poder falar da minha vivência e do papel transformador do grupo de apoio é sempre muito gratificante”, destacou.
A professora Daniele do Val, docente do curso de Serviço Social do UniFOA, também contribuiu com reflexões fundamentais sobre o direito à convivência familiar e comunitária. Em sua fala, ela ressaltou que o assistente social atua diretamente no fortalecimento dos vínculos familiares, buscando garantir o exercício da função protetiva das famílias. “O profissional precisa compreender a complexidade da dinâmica familiar, sem julgamentos, e agir para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Quando a proteção na família de origem não é possível, o instituto da adoção se torna uma medida de cuidado e garantia de direitos”, explicou.
A programação da Semana Acadêmica foi encerrada com uma atividade voltada para a valorização do conhecimento produzido pelos próprios estudantes. Egressos do curso compartilharam suas experiências com os Trabalhos de Conclusão de Curso, fortalecendo a troca de saberes entre gerações e incentivando a produção científica como ferramenta de transformação social.
A Semana Acadêmica do curso de Serviço Social reafirma o compromisso do UniFOA com a formação de profissionais sensíveis às questões sociais e preparados para intervir de forma ética, crítica e propositiva em diferentes contextos. Mais do que um evento acadêmico, foi um espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva do saber comprometido com os direitos humanos.
[elementor-template id="11211"]
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha