O curso de Educação Física do UniFOA se destacou ao ser premiado no VI Congresso Internacional de Educação Física e Desportos (CIEFD), realizado de 27 a 29 de novembro de 2024, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento, promovido pelo Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ, celebrou o cinquentenário do Instituto e reuniu importantes profissionais e pesquisadores da área. 

Representando o UniFOA, os estudantes Fábio Fagundes e Aquila Fernandes, orientados pela professora Fernanda Leocádio participaram com um trabalho de intervenção pedagógica que foi classificado entre os cinco melhores do congresso e recebeu indicação para publicação na revista TEMAS do Colégio Pedro II. O projeto destacou-se ao abordar questões ambientais através das Práticas de Orientação, uma abordagem interdisciplinar da Educação Física que conecta educação ambiental e atividades pedagógicas inovadoras. 

Fernanda, destacou a relevância da experiência para a formação dos alunos e para a interação com a comunidade: “Nosso trabalho é fruto de uma construção coletiva, em que buscamos sensibilizar nossos alunos para questões ambientais urgentes que impactam diretamente o bairro em que vivem. Foi incrível ver o engajamento dos estudantes e perceber como eles conseguiram provocar reflexões importantes entre os participantes.” 

O projeto envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, que realizaram intervenções com alunos da rede pública municipal. A atividade se baseou no Esporte de Orientação — uma prática de aventura que lembra uma "caça ao tesouro" —, explorando questões como ocupação desordenada das margens do rio Paraíba, desmatamento de matas ciliares e queimadas que atingiram a região. 

Fernanda comentou a complexidade da proposta: “Utilizar as Práticas de Orientação foi essencial para trabalhar a interdisciplinaridade, conectando a Educação Física à Educação Ambiental de forma criativa e reflexiva. Conseguimos demonstrar que a Educação Física vai além do movimento corporal; ela também é uma ferramenta de transformação social e ambiental.” 

Ao ser questionada sobre o impacto do reconhecimento, Fernanda destacou: “Apresentar o trabalho ao lado de doutores e mestres é uma experiência enriquecedora, mas ver nossos alunos — ainda na graduação — conquistando espaço nesse cenário é extraordinário. Eles mostraram que a dedicação e o suporte de uma equipe comprometida podem gerar resultados impressionantes. Esse prêmio é de todos nós.” 

Fábio Fagundes, um dos estudantes participantes, reforçou o impacto da experiência: “A oportunidade de estar em um congresso internacional apresentando um trabalho premiado foi indescritível. Agradeço à UniFOA e à professora Fernanda pelo apoio desde o início. Foi inspirador estar entre profissionais renomados e perceber que estamos no caminho certo.” 

Aquila Fernandes, também estudante, destacou o crescimento proporcionado pela participação: “Foi uma experiência enriquecedora tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal. Apresentar um trabalho e ser reconhecido em um evento desse porte mostra que estamos construindo algo significativo. A troca de conhecimentos com outros profissionais foi incrível.” 

Para Silvio Vilela, coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, o resultado reafirma o compromisso da instituição com a formação de qualidade: “Buscamos fortalecer o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, mantendo o equilíbrio entre esses eixos na formação de nossos estudantes. Participar de um congresso como esse e ser premiado é um reflexo do trabalho sério que desenvolvemos.” 

A experiência, além de consolidar a qualidade do curso de Educação Física do UniFOA, demonstra como a união entre acadêmicos e comunidade pode gerar resultados significativos, promovendo reflexões e transformações em diversas esferas.

[elementor-template id="11211"]

A Escola de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) conquistou um importante reconhecimento nacional ao se destacar no prêmio de Comunicação “NaMoral Jovens Talentos”, promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil) com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Em apenas seis meses, dois grupos formados por alunos do 1º período alcançaram a fase final do concurso, evidenciando a qualidade do ensino e do trabalho desenvolvido pela instituição. 

Com o tema “Esperto mesmo é ser honesto”, o prêmio teve como objetivo estimular a criatividade e destacar a importância da integridade e dos valores éticos. As peças podiam ser inscritas em diversas categorias, como podcast, aplicativo ou jogo, história em quadrinhos, campanha de mídia social, trends virais para redes sociais no formato de vídeo e jogos de tabuleiro educacionais. 

A proposta inicial dos estudantes do UniFOA foi a criação de um podcast piloto. Contudo, com a dedicação dos participantes e a infraestrutura oferecida pela instituição, através dos Estúdios FOA, o projeto evoluiu para a produção de 10 episódios. Esses conteúdos educativos serão utilizados pelo MPF em territórios de atuação em todo o país, consolidando a relevância do trabalho. 

A premiação aconteceu no dia 10 de dezembro e os vencedores, além do reconhecimento, conquistaram prêmios e terão suas campanhas e produtos veiculados no início de 2025. O Centro Universitário conquistou o 1º lugar na categoria Podcast, com a equipe orientada pelo professor Douglas Gonçalves, e o 3º lugar na categoria História em Quadrinhos, sob a orientação do professor Edilberto Venturelli. 

O “NaMoral Jovens Talentos” é uma iniciativa nacional de educação para a integridade, criada pelo MPDFT. O projeto busca difundir conceitos como cidadania plena e o valor da integridade, colaborando para a formação de cidadãos responsáveis e engajados na construção de uma sociedade mais justa e solidária. 

Para o coordenador da Escola de Comunicação, Douglas Gonçalves, o resultado é um reflexo do talento e do comprometimento dos alunos. “Estamos muito felizes em ver o talento dos nossos estudantes ganhando destaque. Isso mostra que, com apoio e infraestrutura, podemos alcançar resultados incríveis. E a nossa Escola não para: seguimos produzindo durante as férias para alcançar novas conquistas em fevereiro”, destacou. 

Já Anthony Delmiro Chesse Rosa, um dos alunos premiados na categoria de podcast, ressaltou o impacto da experiência em sua formação profissional: “Foi uma série de aprendizados que a gente teve durante as conversas, durante as elaborações de roteiro e toda a pesquisa que fizemos sobre o tema”. 

A iniciativa reforça o compromisso do UniFOA em oferecer oportunidades que valorizam o talento estudantil, consolidando a instituição como referência em ensino de qualidade e inovação. 

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) marcou presença no 7th World Congress of Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition, realizado em Buenos Aires, Argentina. Representando a instituição, estiveram os professores Elton Bicalho e Margareth Saron, a egressa Thais Longo e a discente do Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MECSMA), Cristina Baptista. 

Com o apoio dos professores Alden Neves e Ana Paula da Cunha, o UniFOA participou do evento com quatro trabalhos científicos. Entre eles, o estudo intitulado “Influence of Body Weight on Nutritional Status and Risk of Metabolic Complications in Children”, em tradução livre "Influência do Peso Corporal no Estado Nutricional e Risco de Complicações Metabólicas em Crianças" recebeu um prêmio de destaque por estar entre os melhores trabalhos apresentados no congresso. 

Para o professor Elton Bicalho, participar de um evento de tamanha relevância global é muito significativo para o Centro Universitário: 

“Diversos profissionais da área da saúde de vários países participaram do evento. Foi uma oportunidade ímpar para realizarmos contatos para pesquisas e observarmos o que está sendo produzido pelas instituições de ensino de outros países. Isso demonstra que o UniFOA não fica atrás de nenhuma instituição, tendo um trabalho premiado.” 

O coordenador do curso de Nutrição, Alden Neves, enfatizou a competência dos docentes e a relevância dos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição:  

“Tivemos vários trabalhos aprovados no congresso, sendo que um deles foi premiado. Isso demonstra a capacidade de nossos docentes e a relevância dos trabalhos científicos desenvolvidos no curso, refletindo diretamente na formação de nossos discentes.”

Ele também destacou o papel da egressa Samella Ananias, que teve o seu trabalho de conclusão de curso apresentado no congresso: 

“Importante ressaltar que uma de nossas egressa do curso de Nutrição também apresentou trabalho desenvolvido em parceria com a Unicamp, onde está dando continuidade aos estudos iniciados no UniFOA. Samella, inclusive, acabou de ser aprovada com bolsa no doutorado da Unicamp. Agradeço o apoio constante da Reitoria e da Fundação para o desenvolvimento desses projetos.” 

A participação no 7th World Congress reafirma o compromisso do UniFOA com a pesquisa e a formação de profissionais capacitados. O evento, que reúne especialistas do mundo inteiro, é uma plataforma estratégica para intercâmbio de conhecimento e fortalecimento de parcerias acadêmicas internacionais. 

[elementor-template id="11211"]

Na última quinta-feira, 5, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou o Exame de Aferição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma avaliação essencial para alunos concluintes ou já formados no curso de Direito. O evento contou com a presença de Matheus Alves Moreira, representante da presidente da OAB, Carolina Patitucci, além de professores e alunos da instituição, promovendo uma avaliação prática essencial para a carreira jurídica. 

Para estudantes de Direito, o Exame de Aferição da OAB representa mais do que uma simples avaliação: é um marco que reflete a preparação e o esforço investidos ao longo de anos de estudo. Combinando teoria e prática, a banca de aferição não apenas mede os conhecimentos adquiridos, mas também projeta os futuros profissionais no cenário jurídico, consolidando sua confiança e abrindo portas para o mercado de trabalho.  

A prova, aplicada anualmente, tem como objetivo avaliar os conhecimentos práticos dos candidatos adquiridos ao longo da sua formação. Segundo Matheus Alves Moreira, o exame verifica o nível de preparação dos alunos em relação à prática jurídica, incluindo a atuação ética e o domínio do Estatuto da Advocacia. “Essa aferição analisa se o aluno teve contato com a prática e se ele domina os conhecimentos necessários para o exercício da profissão. É um processo que envolve questões éticas e o respeito às normas que regem a advocacia”, explicou. 

Alan Pançardes da Rocha, coordenador do curso de Direito do UniFOA, explicou o formato do exame, que consiste em uma prova oral aplicada por uma banca composta por um representante da OAB e três professores da instituição. “Os alunos avaliados são questionados sobre práticas profissionais, abrangendo conhecimentos adquiridos nos estágios e na graduação”, ressaltou o coordenador. 

Para os alunos, a aprovação no exame representa um grande avanço, contribuindo para o fortalecimento do currículo e ampliando as possibilidades no mercado de trabalho. “A aprovação na banca de aferição confere ao aluno um diploma que equivale a dois anos de prática jurídica. Esse reconhecimento é fundamental não apenas para compor o currículo e facilitar o ingresso no mercado de trabalho, mas também para atender requisitos de concursos públicos, como os da Magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública”, completou Alan. 

Além de preparar os alunos para a prática jurídica, o Exame de Aferição reflete o comprometimento do UniFOA e da OAB com a qualidade do ensino e a capacitação profissional, promovendo uma formação completa que alia teoria e prática, garantindo que os futuros advogados estejam aptos a enfrentar os desafios da profissão com ética e competência. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do UniFOA desempenha um papel essencial nesse processo, oferecendo experiências reais de atuação na advocacia, um diferencial durante o evento. 

[elementor-template id="11211"]

Em um mundo onde a inclusão social ainda é um desafio, iniciativas como o Projeto Beneficiários da Justiça, realizado pela Central de Pena e Medidas Alternativas (CPMA) em parceria com a Fundação Oswaldo Aranha (FOA), destacam-se por oferecerem novas oportunidades a pessoas que buscam um recomeço. Desde 2012, o projeto recebe voluntariamente indivíduos que cometeram infrações leves, permitindo que eles ressignifiquem seus papéis na sociedade por meio de trabalhos comunitários e sociais. 

Os participantes são designados para atividades diversas no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), incluindo serviços gerais, manutenção e até funções especializadas, dependendo de suas habilidades. Segundo o professor do curso de Educação Física Otávio Barreiros Mithidieri, responsável pelo projeto na FOA, a experiência tem sido positiva tanto para os beneficiários quanto para a instituição. “O UniFOA é um ambiente acolhedor, e nossos funcionários têm sido muito receptivos. Esse apoio cria um espaço de pertencimento e respeito, essencial para o sucesso do projeto”, afirma. 

Para muitos beneficiários, o projeto é mais que uma alternativa diferente de cumprir sua pena, mas uma oportunidade real de recomeçar e reconstruir suas vidas. Essa transformação é possibilitada pelo acolhimento de uma instituição que enxerga potencial onde outros veem erro.  

“Participar do projeto me fez enxergar as coisas de outra forma. Aprendi que nem tudo se resolve com ignorância; é possível lidar com os desafios de maneira diferente, com calma e respeito. O que mais me marcou foi o tratamento das pessoas no campus. Todos me receberam com humanidade e respeito, o que fez toda a diferença nesse período da minha vida”, relata Jervando Lui, um dos beneficiários, cujo depoimento reflete o impacto dessa iniciativa. 

Desde sua criação, 83 pessoas já passaram pelo projeto no UniFOA, e 10% delas foram contratadas para o quadro de funcionários da instituição. “É incrível ver a dedicação e o talento desses beneficiários. Para muitos, é uma oportunidade de mostrar o que é capaz e construir um futuro melhor”, destaca Mithidieri. 

Na última dia segunda-feira, 2, Alvino Robson de Almeida Rosa, representante da CPMA, esteve no UniFOA para reforçou a importância do projeto e renovou as expectativas de continuidade dessa parceria. “Nosso objetivo é fornecer mais do que uma alternativa à pena: queremos oferecer um caminho para a ressocialização, onde essas pessoas possam resgatar sua autoestima e criar novas possibilidades de vida”, destacou Alvino Robson. 

Para além dos números, a verdadeira força do projeto está nas histórias de superação e nas redes criadas. Muitos beneficiários chegam ao UniFOA inseguros sobre como serão recebidos, mas saem com uma nova visão sobre si mesmos e sobre como podem contribuir para a sociedade. A cada ciclo, o projeto reafirma seu compromisso com a inclusão, a cidadania e a transformação social, mostrando que todos têm o potencial de recomeçar. 

[elementor-template id="11211"]

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), receberá no campus Olezio Galotti, em Três Poços nos dias 7, 8 e 14 deste mês, profissionais da área da saúde para uma capacitação de três dias com profissionais da Unevital com quem a instituição fechou parceria recentemente. 

Nessa primeira fase da parceria, a capacitação será voltada a profissionais de saúde (equipe médica e de enfermagem) do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba. Trata-se de um treinamento em Trombólise Pré-Hospitalar do Infarto Agudo do Miocárdio, para as equipes do SAMU, realizado através de simulação clínica imersiva e discussão de casos clínicos.    

Para o diretor da Unevital, Doutor Roberto de Moraes, é importante que profissionais da área da saúde busquem por atualizações e capacitações periodicamente. Segundo ele, o atendimento de pacientes graves, com risco iminente de morte, o pleno sucesso no resultado depende, em grande parte, da atuação de uma equipe qualificada e capaz de enfrentar essas situações no dia a dia. 

“As nossas capacitações são baseadas em metodologias inovadoras, eficazes e perfeitamente alinhadas às expectativas e necessidades dos profissionais da saúde e seus pacientes. O nosso DNA é formar profissionais competentes. Dentro do universo de atuação da Unevital, salvar vidas é o nosso maior objetivo”, afirmou Dr Roberto.  

A preocupação e o compromisso da FOA com a qualidade dos serviços em saúde prestados à população, somados ao pioneirismo e visão apurada na busca pela excelência na capacitação em todas as esferas da saúde, foram destacadas pelo Dr Roberto. 

“Vejo como um modelo de sucesso no campo da capacitação, com benefícios inquestionáveis a todas as partes envolvidas no processo: médicos, enfermeiros, instrutores, docentes, gestores e, principalmente, os pacientes”, disse. 

O coordenador adjunto do curso de Medicina do UniFOA, Luiz Antonio Neves, reforçou o papel da instituição como referência em educação e inovação: 

“O UniFOA tem no seu DNA a educação continuada, dispondo de recursos pedagógicos e materiais que possibilitam a capacitação profissional. Essa parceria é uma oportunidade de unir forças com o setor público e privado, promovendo atualizações constantes que são essenciais no cenário de evolução tecnológica e novas demandas, como a inteligência artificial.” 

Luiz Antonio ressaltou ainda que o treinamento não só beneficia os profissionais da área da saúde, mas também fortalece o papel do UniFOA como uma instituição que lidera movimentos transformadores no campo da formação profissional. 

A capacitação em saúde promovida pelo UniFOA reafirma o compromisso da Fundação Oswaldo Aranha e Unevital com a formação de profissionais capacitados e alinhados às demandas do mercado, garantindo o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade e contribuindo para a excelência da saúde no Médio Paraíba. 

Com o objetivo de discutir estratégias de desenvolvimento e ampliar o potencial econômico do Médio Paraíba, figuras de destaque na região participaram do 3º Fórum de Desenvolvimento Regional, promovido pela ADR Sul Fluminense. O evento foi realizado no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, e contou com a participação de diversas autoridades, prefeitos da região e o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado. 

Durante o painel de encerramento, Eduardo Prado esteve ao lado do presidente da ADR, Péricles Aguiar, e outros especialistas em gestão e liderança para debater estratégias de desenvolvimento local, tendo como referência Medellín, na Colômbia. A cidade, antes considerada uma das mais violentas do mundo, tornou-se reconhecida como um polo global de inovação e foi destaque como inspiração para transformação social e econômica. 

“Foi uma conversa inspiradora. Além de debatermos sobre a evolução de Medellín, também refletimos sobre como aplicar essas ideias aqui no Médio Paraíba e o papel de cada um de nós nessa transformação”, afirmou Eduardo. 

A programação do fórum também incluiu painéis sobre temas variados, como: 

Ao comentar a participação de Eduardo Prato no painel de encerramento, Péricles Aguiar destacou: “Ele trouxe com clareza a visão das academias quanto à participação em um projeto coletivo. Sua contribuição foi enriquecedora, especialmente no debate sobre o caso de Medellín.” 

Péricles também reforçou a importância da parceria entre a FOA e a ADR desde o início da associação. “Além de ser uma instituição atuante, a FOA nos apoia em diversas frentes. Somos muito gratos pelo carinho e dedicação que nós oferecemos.” 

O 3º Fórum de Desenvolvimento Regional reforça o compromisso de lideranças locais e regionais com a inovação, o turismo e o crescimento sustentável. Uma troca de experiências e ideias entre diferentes setores se mostrou essencial para fortalecer iniciativas que promovam o progresso do Sul Fluminense, consolidando a região como um modelo de transformação econômica e social. 

[elementor-template id="11211"]

Considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação social do país, a Expo Favela Innovation 2024, realizada em novembro no Rio de Janeiro, reuniu empreendedores e startups de comunidades de todo o Brasil. O evento promoveu uma rica troca de experiências entre moradores de favelas, investidores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas. 

Com o objetivo de conectar futuros profissionais ao universo do empreendedorismo social, estudantes dos cursos de Design, Engenharias EAD, Sistemas de Informação, Direito e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram do primeiro dia do evento, acompanhados pelos professores Italo Rodrigues e Camila Hosken. 

Segundo o professor Italo Rodrigues, a ida ao evento foi motivada pelo desejo de proporcionar uma vivência prática e inspiradora fora dos muros acadêmicos. “Queríamos ampliar as perspectivas dos nossos alunos e sensibilizá-los para o potencial transformador do empreendedorismo. A Expo Favela é um espaço único, que conecta inovação às questões sociais, em perfeita sintonia com os valores da nossa instituição”, destacou. 

Durante o evento, os estudantes participaram de palestras, workshops e rodadas de negócios. Entre os destaques estavam debates com figuras influentes como MV Bill, Roberta Medina, Aline Santos e Gilberto Kassab, que abordaram os desafios enfrentados por culturas marginalizadas em alcançar o mainstream, além de temas como educação financeira e estratégias de mercado. 

A participação na Expo Favela também buscou incentivar os alunos a enxergar o empreendedorismo como um caminho viável e promissor para suas carreiras. “Essa vivência oferece uma visão ampliada do mercado, permite o desenvolvimento de habilidades como networking e incentiva a busca por soluções inovadoras para problemas reais. É uma forma de mostrar que qualquer iniciativa com potencial para transformar uma sociedade merece ser explorada”, explicou Italo. 

Para os estudantes, essa troca foi uma oportunidade única de compreender como ideias podem ser transformadas em negócios de impacto social. Pedro Lucas Reis, estudante do 6º período do curso de Sistemas de Informação, destacou o impacto que o evento teve em sua perspectiva acadêmica e profissional. 

“Fiquei integrado com a organização e a energia vibrante do lugar. Foi muito inspirador ver tantas pessoas motivadas a compartilhar ideias, histórias e projetos incríveis. Vi muitos projetos que utilizam a tecnologia como ferramenta de transformação social, algo que se conecta diretamente com minha área de formação”, afirmou. 

O professor Italo reforçou o valor de momentos como esse na formação dos alunos. “Esses eventos ajudam os estudantes a desenvolver habilidades como networking e planejamento estratégico, além de incentivá-los a adotar uma postura mais inovadora em suas áreas de atuação.” 

A Expo Favela 2024 não foi apenas uma oportunidade de aprendizado prático, mas também uma lição sobre a importância de aliar inovação e impacto social. O evento mostrou como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades.

 [elementor-template id="11211"] 

Considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação social do país, a Expo Favela Innovation 2024, realizada em novembro no Rio de Janeiro, reuniu empreendedores e startups de comunidades de todo o Brasil. O evento promoveu uma rica troca de experiências entre moradores de favelas, investidores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas. 

Com o objetivo de conectar futuros profissionais ao universo do empreendedorismo social, estudantes dos cursos de Design, Engenharias EAD, Sistemas de Informação, Direito e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram do primeiro dia do evento, acompanhados pelos professores Italo Rodrigues e Camila Hosken. 

Segundo o professor Italo Rodrigues, a ida ao evento foi motivada pelo desejo de proporcionar uma vivência prática e inspiradora fora dos muros acadêmicos. “Queríamos ampliar as perspectivas dos nossos alunos e sensibilizá-los para o potencial transformador do empreendedorismo. A Expo Favela é um espaço único, que conecta inovação às questões sociais, em perfeita sintonia com os valores da nossa instituição”, destacou. 

Durante o evento, os estudantes participaram de palestras, workshops e rodadas de negócios. Entre os destaques estavam debates com figuras influentes como MV Bill, Roberta Medina, Aline Santos e Gilberto Kassab, que abordaram os desafios enfrentados por culturas marginalizadas em alcançar o mainstream, além de temas como educação financeira e estratégias de mercado. 

A participação na Expo Favela também buscou incentivar os alunos a enxergar o empreendedorismo como um caminho viável e promissor para suas carreiras. “Essa vivência oferece uma visão ampliada do mercado, permite o desenvolvimento de habilidades como networking e incentiva a busca por soluções inovadoras para problemas reais. É uma forma de mostrar que qualquer iniciativa com potencial para transformar uma sociedade merece ser explorada”, explicou Italo. 

Para os estudantes, essa troca foi uma oportunidade única de compreender como ideias podem ser transformadas em negócios de impacto social. Pedro Lucas Reis, estudante do 6º período do curso de Sistemas de Informação, destacou o impacto que o evento teve em sua perspectiva acadêmica e profissional. 

“Fiquei integrado com a organização e a energia vibrante do lugar. Foi muito inspirador ver tantas pessoas motivadas a compartilhar ideias, histórias e projetos incríveis. Vi muitos projetos que utilizam a tecnologia como ferramenta de transformação social, algo que se conecta diretamente com minha área de formação”, afirmou. 

O professor Italo reforçou o valor de momentos como esse na formação dos alunos. “Esses eventos ajudam os estudantes a desenvolver habilidades como networking e planejamento estratégico, além de incentivá-los a adotar uma postura mais inovadora em suas áreas de atuação.” 

A Expo Favela 2024 não foi apenas uma oportunidade de aprendizado prático, mas também uma lição sobre a importância de aliar inovação e impacto social. O evento mostrou como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades.

 [elementor-template id="11211"] 

Foram prorrogadas até o dia 06/12/2024 as inscrições para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica (PIBIC-PIBIT/UniFOA). 

As bolsas serão no valor mensal de R$ 150 para vigência em 2025. 

Leia o edital completo: Edital_Prorrogacao_-_PIBIC-PIBIT_UniFOA_2025

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?