A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) recebeu a visita de Tales Machado, presidente do Sicoob Credirochas. Em sua primeira visita ao campus, Tales veio conhecer especialmente o presidente da FOA, Eduardo Prado, além de explorar a infraestrutura e discutir a ampliação de parcerias no campo educacional e nas novas atividades hospitalares da região Sul Fluminense, especialmente agora com o lançamento do Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA). 

A visita teve como objetivo principal fortalecer os laços entre o Sicoob Credirochas e a FOA, instituições que já mantêm uma longa parceria em programas de incentivo estudantil. Tales demonstrou grande admiração pela qualidade das instalações e pelo compromisso da FOA com a formação acadêmica. 

"Quero agradecer a oportunidade de conhecer todo esse complexo. Passamos por toda a faculdade, visitando vários cursos e laboratórios. Estou impressionado com a qualidade, a perfeição e a limpeza de todas as salas que entramos. A arquitetura é fantástica. A gente vê que a qualidade está acima de tudo, transformando pessoas que vêm para cá com o sonho de ter uma formação, em verdadeiros mestres," declarou Tales Machado. 

Ele também ressaltou o impacto da tecnologia presente na universidade para o desenvolvimento dos estudantes. "Através de toda essa tecnologia embarcada, tenho certeza de que estamos ajudando a população, proporcionando aos estudantes todos os recursos que a universidade pode oferecer. É um prazer enorme estar aqui, ver a determinação e a vontade de fazer a diferença com todo o potencial e o diferencial que a FOA oferece. É uma história de 50 anos que, com certeza, continuará por muitos e muitos anos," concluiu o presidente do Sicoob Credirochas. 

Eduardo Prado, presidente da FOA, também destacou a relevância da visita e da parceria entre as instituições. "A visita do Tales Machado não só reforça nosso compromisso com a qualidade e o crescimento mútuo, mas também abre novas possibilidades de colaboração, especialmente agora com as novas atividades do H.FOA. Nossa parceria com o Sicoob Credirochas é fundamental para continuar oferecendo oportunidades e recursos para nossos estudantes, e estamos entusiasmados com o que o futuro reserva," afirmou Eduardo Prado. 

A visita de Tales Machado ao campus Olezio Galotti simboliza a continuidade e a ampliação de uma parceria estratégica, que visa a excelência na educação e o desenvolvimento da saúde na região. 

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 Na última segunda-feira (02), os estudantes do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram do Fórum de Supervisão de Estágio, realizado no AudiSmart, no campus Olezio Galotti, em Três Poços. O evento reuniu discentes, docentes e profissionais da área, proporcionando um espaço de interação e troca de experiências que enriquecem a formação dos futuros assistentes sociais. 

O Fórum, parte integrante da agenda de atividades complementares do curso, tem como principal objetivo fomentar a interação dos estudantes com profissionais atuantes no mercado de trabalho. Além disso, busca adensar a fundamentação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à intervenção profissional. 

A coordenadora do curso de Serviço Social, Karin Escobar, ressaltou a importância do evento, que é uma tradição do curso desde 2009. "O Fórum de Supervisão de Estágio surgiu da necessidade de promover uma articulação entre a supervisão acadêmica, o aluno estagiário e o supervisor do campo de estágio, visando à qualificação do processo de formação profissional", explicou Karin. 

Ela também destacou o impacto positivo que o Fórum tem na formação dos estudantes: "Esse espaço é fundamental para compartilhar diferentes experiências, debater os desafios que se apresentam no exercício do trabalho profissional e desenvolver competências e habilidades em consonância com as demandas do mundo do trabalho." 

A relação entre egressos e acadêmicos também foi enfatizada por Karin como um ponto crucial para o desenvolvimento dos futuros profissionais. "Para a instituição de ensino e para o curso, é essencial manter esse vínculo com os egressos. Isso permite que eles retornem à universidade em um novo papel, como profissionais, compartilhando suas experiências e os desafios que enfrentam no cotidiano. Para os estudantes em estágio, essa articulação entre a teoria e a prática é essencial para o aprendizado a partir de situações concretas oriundas da realidade social", concluiu. 

O evento não só fortalece os laços entre os estudantes e o mercado de trabalho, mas também contribui para a visibilidade da instituição de ensino e do curso de Serviço Social, reafirmando o compromisso do UniFOA com a excelência na formação de seus alunos. 

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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promoveu, na última sexta-feira (30), em comemoração do dia Nutricionista (31) e Educação Física (01/09), o III Meeting de Nutrição e Educação Física, que teve como tema central o enfrentamento da pandemia de obesidade. O evento foi direcionado principalmente aos estudantes dos cursos de Nutrição e Educação Física, buscou qualificar os futuros profissionais da saúde e ampliar seu conhecimento sobre a relação entre alimentação e atividade física no combate à obesidade, uma questão de crescente preocupação para os sistemas de saúde. 

O coordenador do curso de Nutrição, Alden dos Santos, enfatizou a importância da colaboração entre diferentes áreas na luta contra a obesidade. "Essa parceria é fundamental, não só aqui, mas também na prática profissional. Precisamos unir forças para promover uma alimentação mais saudável e incentivar a prática regular de atividade física. Esta é a terceira vez que nos reunimos para tratar desse tema, o que mostra a relevância dessa abordagem integrada", declarou Alden. 

O coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela também comentou sobre a realização do evento e a importância de falar sobre o tema. 

Complementando essa visão, o coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela, destacou o papel central da atividade física na prevenção e combate à obesidade. "A união dos cursos de Nutrição e Educação Física neste evento é um reflexo do que acontece no mercado de trabalho. Não basta apenas uma alimentação adequada; a prática regular de atividade física é crucial para a manutenção de um estilo de vida saudável. É nossa responsabilidade formar profissionais conscientes dessa realidade e preparados para atuar de forma integrada na promoção da saúde", afirmou Silvio. 

Durante o evento, o deputado estadual Munir Neto entregou moções de congratulações e aplausos aos profissionais de Nutrição e Educação Física, reconhecendo sua contribuição para a área da saúde. "Estas homenagens já eram devidas há muito tempo. Agradeço ao Conselho de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro e ao Conselho Regional de Nutrição por essa parceria com a Alerj. Esperamos continuar valorizando esses profissionais nos próximos anos", afirmou Munir Neto. 

Entre os homenageados, a secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela, expressou sua gratidão por receber a moção e por retornar ao UniFOA. "Estou muito feliz e honrada com este reconhecimento. É gratificante ver tantos estudantes fazendo estágio na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Nosso trabalho na saúde, educação e nas comunidades é essencial, especialmente após a pandemia, que afetou profundamente a saúde mental de todos", comentou Rose. 

O evento também marcou o lançamento de um livro/ebook desenvolvido pela professora Kamila Nascimento, em colaboração com egressos do curso de Nutrição. A obra, “Técnica Dietética e Gastronomia” foi inspirada nas aulas de técnica dietética e gastronomia e visa oferecer um material prático e acessível tanto para estudantes quanto para profissionais. "Queria proporcionar aos alunos uma experiência prática que fosse além do que os livros técnicos oferecem. Este livro é uma ferramenta para que possam aplicar o conhecimento de forma concreta no seu dia a dia", explicou a professora Kamila. 

Cristiane Alvarenga, egressa do curso e coautora do livro, compartilhou sua satisfação em ver o projeto concretizado. "É emocionante ver um sonho que começou como um projeto de iniciação científica se tornar realidade. Espero que o ebook tenha um impacto positivo, proporcionando aos profissionais e estudantes uma compreensão prática e acessível das técnicas dietéticas e gastronômicas", destacou Cristiane. 

O III Meeting de Nutrição e Atividade Física reforçou a importância de uma formação integrada e contínua, preparando os alunos do UniFOA para enfrentarem os desafios da saúde pública com uma visão mais abrangente e prática, contribuindo significativamente para o combate à obesidade. 

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Na última sexta-feira (30), o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) recebeu os 18 estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) que compõem o novo quadro de internos no hospital. Este momento marca o início de uma etapa crucial na formação desses futuros médicos, onde o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso será posto à prova e expandido através da prática diária.  

O internato, parte essencial do currículo de Medicina, representa o estágio curricular obrigatório onde os estudantes vivenciam a rotina da profissão, aplicando e aprimorando suas competências. Esses ambientes incluem hospitais, ambulatórios e clínicas, onde os futuros médicos trabalham sob a supervisão direta de docentes da própria instituição de ensino. Durante o internato, os estudantes são estimulados a sugerir soluções para casos reais, sempre com discussão e liderança de profissionais experientes, garantindo que a aprendizagem seja prática e segura.  

O principal objetivo desta fase é ampliar e aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridos nos ciclos anteriores do curso. Além disso, o internato busca desenvolver nos estudantes a consciência das limitações, responsabilidades e deveres éticos do médico, tanto perante o paciente quanto à instituição e à comunidade. Outro foco é promover o aperfeiçoamento das atitudes adequadas à assistência aos pacientes e à comunidade em geral, além de possibilitar a prática da assistência integrada, estimulando o trabalho em equipe entre diversos profissionais da saúde. A ideia da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo também é fortemente incentivada.   

Essa etapa do curso ocorre durante os últimos anos da faculdade de Medicina, com uma carga horária mínima que corresponde a pelo menos 35% da carga total do curso, resultando em aproximadamente dois anos de estágio intensivo. Durante esse período, os estudantes são preparados para enfrentar os desafios reais da profissão, em um ambiente que simula as condições que encontrarão após sua formatura.  

Igor Braz, Diretor de Ensino do H.FOA, destacou a importância dessa nova fase na formação dos estudantes. "É com grande alegria que recebemos nossos novos internos no H.FOA. Esses estudantes irão desenvolver as competências necessárias para se tornarem profissionais altamente qualificados no nosso hospital, não só aprendendo como também contribuindo para o serviço assistencial, trazendo discussões, dúvidas e estimulando todo o serviço a sempre melhorar. Trabalhar com uma equipe multidisciplinar integrada com estudantes é um avanço na assistência à saúde e um benefício enorme na formação desses futuros profissionais", afirmou Igor.  

Ednalva Luiza Honorato, estudante do Módulo 10, expressou seu sentimento ao iniciar o internato no H.FOA: "Posso dizer que é um misto de emoções, com grandes desafios e expectativas, pois chegou o momento tão esperado de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido até aqui, podendo exercer a medicina com supervisão e acompanhamento dos profissionais. O H.FOA, certamente nos proporcionará mais conhecimento, e assim poderemos contribuir da melhor forma na assistência ao paciente pautado no serviço de ensino."  

A entrada desses novos internos no H.FOA marca o início de uma fase de grande aprendizado e contribuição mútua, tanto para os estudantes quanto para a equipe de saúde do hospital. Ao longo dos próximos anos, eles terão a oportunidade de se aprofundar em diversas áreas da medicina, sempre com o objetivo de se tornarem profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e oferecer um atendimento de excelência à comunidade. 

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Na última quinta-feira (29), a reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Ivanete Oliveira, foi agraciada com a Medalha Getúlio Vargas do Mérito Legislativo durante uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Volta Redonda. Esta honraria, concedida anualmente a pessoas ou instituições que se destacam positivamente na cidade, é fruto das indicações dos vereadores, reconhecendo as contribuições significativas de indivíduos para o desenvolvimento local. 

A reitora Ivanete Oliveira expressou sua emoção e humildade ao receber a medalha, destacando a dificuldade em mensurar o impacto de seu trabalho e dedicação ao longo dos anos. "Foi uma noite muito especial. Mas confesso que, em relação à homenagem, é difícil para mim medir o impacto que meu trabalho e dedicação ao longo da minha carreira trouxeram em termos de visibilidade", afirmou. 

Ivanete também refletiu sobre a representatividade feminina na cerimônia. Das 34 personalidades homenageadas naquela noite, apenas cinco eram mulheres, o que despertou nela um forte sentimento de compromisso com a amplificação da voz e da presença feminina nos espaços de destaque. "Ao refletir sobre o fato de que, entre as 34 personalidades que receberam a honraria da Medalha Getúlio Vargas, apenas 5 são mulheres, senti-me profundamente comprometida em amplificar e dar voz à presença feminina", disse Ivanete, destacando a importância da representatividade e do empoderamento das mulheres em posições de liderança. 

A Medalha Getúlio Vargas do Mérito Legislativo é um reconhecimento de grande prestígio, simbolizando o respeito e a admiração da comunidade de Volta Redonda pelo trabalho árduo e as conquistas daqueles que contribuem para o crescimento e o bem-estar da cidade. A conquista da reitora não apenas celebra sua dedicação à educação e à formação de futuros profissionais, mas também serve como um exemplo inspirador para outras mulheres que buscam deixar sua marca no mundo. 

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O XXV Encontro de Profissionais e Alunos da Educação Física (EPAEF), evento bienal organizado pelo curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), tem como objetivo fortalecer o diálogo na formação acadêmica e profissional dos alunos do curso e oferecer uma oportunidade única para que os estudantes interajam com egressos do curso que já alcançaram sucesso em diferentes áreas da Educação Física.

O evento, que está acontecendo durante toda a semana nas salas do Prédio 2, no Centro Histórico-Cultural e no auditório do curso de Medicina, os participantes poderão ouvir depoimentos e entrevistas de profissionais atuantes em escolas, academias, clubes, personal training, gestão, empreendedorismo e, mais recentemente, na área da saúde, um campo emergente para a Educação Física.

Este ano, o EPAEF reuniu profissionais de diferentes vertentes da Educação Física, incluindo aqueles que atuam em escolas, academias, como personal trainers, gestores, empresários e acadêmicos. Uma área em destaque no evento foi a da saúde, um campo de atuação recente para os profissionais de Educação Física e que ainda está em fase de exploração. Além disso, o evento contou com a presença de recém-formados que já estão se qualificando para atuar nesse mercado em expansão.

Silvio Vilela, coordenador do curso, explicou a dinâmica do EPAEF: "O EPAEF já está em sua 25ª edição. Quando entrei para o curso, o evento estava descontinuado, mas conseguimos resgatá-lo e dar continuidade, tanto ao EPAEF quanto ao Congresso de Educação Física. O diferencial do EPAEF é trazer para os eventos os profissionais que estão mais próximos da realidade dos discentes. São profissionais de sucesso, que são jovens e trabalham na cidade e região, pessoas que têm uma trajetória de destaque e que estão próximos a eles também fisicamente. Isso constrói um bate-papo mais descontraído, onde tratamos de temas que estão muito ligados à realidade dos egressos no seu início de carreira."

Para a reitora, egressa e professora do curso de Educação Física, Ivanete Oliveira, a presença de ex-alunos que se destacam em suas respectivas áreas de atuação não só valida a qualidade da educação ofertada pelo UniFOA, como também exerce um papel motivador e inspirador para os estudantes que estão em formação.

“Como egressa do curso de Educação Física do UniFOA, considero extremamente relevante contar com a participação de nossos egressos, pois são eles que materializam os resultados do processo formativo que oferecemos, demonstrando a excelência acadêmica e profissional que buscamos proporcionar, seja no âmbito da licenciatura ou do bacharelado”, comentou Ivanete.

A reitora ainda ressaltou que reencontrar os egressos, agora consolidados como profissionais de destaque, enriquece o ambiente acadêmico, promovendo uma valiosa troca de experiências e conhecimentos entre as diferentes gerações de estudantes.

“Além disso, fortalece os vínculos de nossa comunidade acadêmica, criando uma rede de apoio que contribui para o contínuo crescimento e desenvolvimento dos futuros profissionais que atuam na escola ou na área de lazer e fitness”, finalizou Ivanete.

A egressa do curso, Jandelis Rocha, não conseguiu mensurar em palavras toda a alegria e felicidade que sentiu em retornar como palestrante, ao local que foi para ela sua segunda casa durante 5 anos.

“Saber que hoje posso falar para alunos que estão começando/terminando sua trajetória acadêmica, poder dividir o que aprendi até aqui, trocar conhecimentos, tudo isso foi sensacional para mim. Não tem preço”, revelou Jandelis.

Com a participação de profissionais recém-formados e experientes, o EPAEF não só amplia a visão dos estudantes sobre as diversas possibilidades de atuação na Educação Física, mas também reforça a conexão entre a teoria ensinada nas aulas e a prática real do mercado de trabalho. O encontro se encerra no 3 º Meeting de Nutrição e Educação Física nessa sexta feira no Auditório William Monachesi, esse talk show acontece em parceria com o curso de Nutrição do UniFOA, discutindo o Enfrentamento da Pandemia de Obesidade.

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Em atividade promovida pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), na última quarta-feira (28), os estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Direito e Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tiveram uma tarde reflexiva acerca do filme 'Close'. A iniciativa faz parte da proposta intitulada ‘Cinema em Movimento, que também reúne egressos do UniFOA e mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (MECSMA), com o propósito de  proporcionar aos estudantes a oportunidade de reflexão sobre temáticas que envolvem as discussões abordadas pelo PET-Saúde relacionadas à equidade social e a luta contra o preconceito.

Na última quarta-feira de cada mês, um coordenador de um grupo seleciona um filme que destaque comunidades que sofrem algum tipo de preconceito por parte da sociedade, gerando debates sobre povos originários (nativos), violência contra mulher e seu papel na sociedade, população LGBTQIAPN+, racismo, machismo, entre outros temas. Para dinamizar a prática do Cinema em Movimento, todos os participantes foram divididos em grupos temáticos voltados aos assuntos debatidos pelo programa de educação.

A trama escolhida para ser discutida entre estudantes e professores do PET dessa semana, o filme Close, longa-metragem dirigido e roteirizado pelo cineasta belga Lukas Dhont, conta a história de dois personagens, os jovens Léo e Rémi, que começam a criar uma conexão muito forte, ultrapassando o âmbito da amizade. Mesmo não sendo ‘oficialmente’ um casal, os dois enfrentam o medo de serem julgados por colegas e pessoas próximas sobre o fato de serem homossexuais, representando o mesmo temor de milhões de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ no mundo real:

“O Cinema em Movimento enfatiza o compromisso por promover ações que consigam dialogar diretamente com os temas, trazendo interseções entre os diversos campos do conhecimento envolvidos no PET-Saúde. Essas atividades impactam na formação dos alunos por conseguir elevar os ambientes de aprendizagem para além da sala de aula, mostrando a potencialidade de outros instrumentos na construção do conhecimento científico”, destacou Stella Aragão, egressa do MESCMA, sobre os impactos proporcionados pelo projeto.

O intuito das atividades promovidas pelo Cinema em Movimento é justamente preparar os estudantes em formação para a atuação profissional após a conclusão de seus respectivos cursos. Por meio de discussões e reflexões geradas pelas temáticas abordadas durante esses encontros, os estudantes amadurecem criticamente, sobretudo, por adquirirem novas perspectivas de enxergar e perceber as pessoas e as relações sociais construídas dentro da sociedade:

“Pensamos, enquanto professores, que as discussões em torno de filmes proporcionam a reflexão e discussões muito ricas, já que todos se envolvem na trama, mantendo a concentração na história para depois, em sequência, promover uma discussão direcionada, com professores conduzindo o debate. Dessa forma, nossos alunos do UniFOA saem na frente no mercado de trabalho, já que a prática reflexiva está presente em sua formação profissional”, explicou Aílton Carvalho, docente e egresso do MECSMA.

Para fomentar ainda mais as discussões do encontro, os organizadores da iniciativa convidaram Ramon Costa, mestrando do MECSMA, que contribuiu com pontos de vista transformadores ao longo do debate. Ramon declarou que o impacto do Cinema em Movimento está, principalmente, em proporcionar um olhar de empatia que um profissional de saúde deve ter com todos os indivíduos de uma comunidade específica, ao enxergar a vida por meio da arte:

“O compartilhamento e a construção de conhecimento tem resultados muito enriquecedores. Quando elaboramos algumas reflexões sobre uma ficção, conseguimos observar que muito do que acontece no cinema, acontece no mundo real também, pois a vida imita a arte. Trazendo a discussão voltada para o lado da saúde, podemos estabelecer a importância do profissional de saúde ter consciência sobre esses temas mais delicados, com intuito de se capacitarem integralmente para lidarem com diferentes situações na vida profissional”, pontuou.

Cinema em Movimento no UniFOA

Originalmente, o Cinema em Movimento surgiu por meio de idealização da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), sendo um projeto apoiado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal. Os líderes do programa organizavam a exibição de filmes acerca da luta contra o preconceito em instituições de ensino superior, no intuito de estimular debates transformadores entre os acadêmicos sobre as diferentes temáticas presentes nessa causa.

Lucrécia Helena, professora do MECSMA, foi uma das maiores incentivadoras para que o projeto fosse levado aos estudantes do UniFOA. A iniciativa era realizada na instituição desde o início desse ano, mas a parceria entre o Centro Universitário e a ANCINE tinha duração apenas para o primeiro semestre de 2024.

Com o sucesso da proposta e a adesão massiva dos alunos, a professora decidiu manter o programa ativo até o fim ano, pelos resultados animadores que tem apresentado:

“É um projeto exitoso e inovador, além de tudo. Para mim é uma proposta muito única, pois integra alunos da graduação, egressos e discentes do mestrado em uma atividade que compartilha e dissemina conhecimentos fundamentais para a formação integral de um profissional da saúde”, completou Lucrécia, muito satisfeita com os frutos gerados pelo Cinema em Movimento.

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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) deu mais um passo importante em sua busca por aprimorar a qualidade do ensino superior ao participar do módulo específico sobre "Psicometria e Estratégias Avançadas para uma Avaliação por Competências", oferecido pelo Consórcio STHEM Brasil. Esse módulo, que faz parte do Programa de Formação de Professores, foi ministrado pelo Instituto Tecnológico de Monterrey e focou em temas cruciais como a psicometria aplicada à avaliação de competências, modelos de evolução de competências e habilitadores tecnológicos.

A formação, que combina atividades síncronas e presenciais, foi projetada para proporcionar aos professores uma compreensão aprofundada das estratégias de avaliação por competências. Com sessões teóricas e práticas, o módulo visou equipar os docentes com as ferramentas necessárias para implementar avaliações que sejam mais alinhadas às exigências do mercado de trabalho e às expectativas dos estudantes.

O professor Luciano Azedias, um dos participantes do curso, falou sobre sua experiência e destacou a relevância do tema abordado. "O UniFOA participa há bastante tempo do STHEM, mas a cada ano sempre tem uma discussão diferente. Esse ano, a discussão é relacionada a avaliação por competências. Como avaliar por competência, como trabalhar isso com as Inteligências Artificiais, e fundamental para nós quanto docentes poder participar de uma formação tão boa, com uma equipe superespecializada," comentou Luciano, entusiasmado com a qualidade do treinamento.

A proposta de avaliar os alunos por competências representa uma mudança significativa no processo educacional. Segundo Luciano, essa abordagem oferece um "norte" tanto para os professores quanto para os alunos, respondendo a uma das perguntas mais frequentes em sala de aula: "Por que estou aprendendo isso?". Ele explica que ao estruturar um currículo voltado para competências, os estudantes passam a entender claramente quais habilidades precisam desenvolver e como serão avaliados. "Quando você monta um currículo voltado por competências, você está dizendo para o estudante: ‘Ao final da nossa disciplina, você precisa ter essas habilidades e será avaliado dessa forma’. Isso torna a avaliação mais real para o mercado de trabalho," destacou.

Ao integrar estratégias de avaliação por competências, os professores podem oferecer um ensino mais focado, preparando os estudantes não apenas para provas acadêmicas, mas para desafios reais que encontrarão em suas futuras carreiras. Essa metodologia não só melhora a clareza do processo de aprendizagem, como também torna a formação dos alunos mais relevante e aplicada, alinhando-se com as demandas do mercado de trabalho atual.

O Consórcio STHEM Brasil, conhecido por suas iniciativas em prol da inovação educacional, mais uma vez se destaca ao oferecer um programa que responde às necessidades contemporâneas da educação superior. O modelo TEC 21, adotado no curso, é um exemplo de como a educação pode ser transformada para melhor atender às expectativas do mercado e às necessidades dos estudantes.

O módulo de Psicometria e Avaliação por Competências não apenas enriqueceu o conhecimento dos professores do UniFOA, mas também trouxe uma nova perspectiva sobre como a educação pode ser conduzida de maneira mais eficaz e significativa.

Além do professor Luciano, estiveram presente as professoras Camila Hosken, Walkiria Marins, Tallita Vassequi e Rebeca Baltazar.

O curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou mais uma edição do Simpósio de Pesquisa em Direito, que este ano chega a sua 9ª edição. Com o tema central voltado para o "Direito Eleitoral", o evento proporcionou um espaço para discussões, apresentação de trabalhos e trocas de conhecimento que impactam diretamente a sociedade e o mercado de trabalho. 

O professor Pablo, organizador do simpósio, destacou a importância de eventos como esse para a formação acadêmica dos estudantes. "Em primeiro lugar, acho que é fundamental a troca de conhecimento e informação, não só entre os alunos do curso de Direito, mas também entre os estudantes de outras instituições. É um momento especial em que professores, alunos e pesquisadores podem compartilhar e comunicar os resultados de suas pesquisas, tornando público o conhecimento que estão adquirindo em sala de aula. Isso faz parte da integração do ensino à pesquisa e à extensão universitária," comentou o professor. 

Essa interação acadêmica não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também proporciona uma preparação prática essencial para quando ingressarem no mercado de trabalho. "Eventos como este proporcionam aos estudantes a experiência necessária para fazer apresentações e defender seus estudos, o que agrega valor ao currículo Lattes deles. Isso pode ser um diferencial importante em concursos públicos ou para ingressar em programas de mestrado e outras pós-graduações," ressaltou o professor Pablo. 

O coordenador do curso de Direito, Alan Pançardes, enfatizou a relevância do Simpósio de Pesquisa na formação dos futuros profissionais. "Estamos na nona edição do evento, que é extremamente importante para trabalhar as inovações jurídicas dentro do curso de Direito. Embora o curso seja focado em aspectos práticos e no estudo da legislação, também é fundamental o aprofundamento dos temas jurídicos para contribuir com a evolução da sociedade. São nesses eventos que discutimos inovações, necessidades sociais e propomos novos artigos e livros sobre temas inovadores," explicou Alan. 

A programação do evento incluiu, na parte da noite, uma palestra sobre "Direito Eleitoral", que abordou temas críticos no contexto de um ano eleitoral. O professor Alan comentou a importância desse tema: "Esse tema de hoje à noite, voltado para a jurispolitização e a democracia, é fundamental, especialmente em um ano de eleição municipal. Trazer os aspectos do Direito Eleitoral e discutir a democracia neste momento decisivo é essencial para a formação de nossos estudantes. Isso faz a diferença e reforça a excelência do nosso curso na região." 

A palestra foi ministrada pelo Dr. Ary Jorge Nogueira, Analista Judiciário e especialista em Direito Eleitoral, que apresentou a temática "Jurispolitização da Competição Eleitoral: O Uso Político das Ações Eleitorais". Segundo ele, "A iniciativa da palestra é muito importante porque permite aos alunos ter contato com pesquisas recentemente realizadas na Universidade de São Paulo (USP) sobre o uso político das ações judiciais pelos candidatos. Em anos de eleição, os temas eleitorais ganham destaque, e há um vasto campo de trabalho para os operadores do direito nessa área." 

Dr. Ary Jorge também destacou o papel do Brasil como referência mundial na condução de eleições e a demanda crescente de instituições internacionais por entender mais sobre a experiência brasileira. "Os futuros profissionais do direito podem explorar um grande campo na área do direito eleitoral e político, seja na academia, seja trabalhando diretamente na assessoria de candidatos ou até mesmo como servidores da Justiça Eleitoral," acrescentou. 

A amamentação é uma das práticas mais recomendadas por especialistas em saúde para garantir o desenvolvimento saudável dos bebês. Ela oferece uma nutrição completa, fortalece o sistema imunológico do bebê e promove um vínculo afetivo entre mãe e filho. No entanto, muitos desafios ainda cercam a prática do aleitamento materno, especialmente em um mundo que, muitas vezes, não oferece o suporte adequado às mães. 

Pensando nisso, a Maternidade do Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa (HMPAGB) em Pinheiral, organizou uma roda de conversa sobre a promoção da amamentação onde reuniu profissionais da saúde, estudantes, professores e gestantes, teve como foco a promoção do aleitamento materno, abordando desde o parto até o período pós-parto, conhecido como puerpério. 

A Liga Acadêmica de Nutrição Materno Infantil (LANMI), pertencente ao curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e o curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA), puderam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nas atividades desenvolvidas, além de contribuir diretamente para a promoção da saúde e do bem-estar das mães e dos bebês atendidos na maternidade. 

Para a professora responsável pela LANMI, Margareth Saron, ver a liga envolvida em um evento de tamanha relevância é motivo de orgulho. “Estou extremamente orgulhosa de ver a Liga atuando ativamente nessa causa tão importante. Essa participação não só fortalece a atuação da liga, mas também contribui para a formação de profissionais mais conscientes e capacitados para enfrentar os desafios da nutrição na etapa vital da maternidade e infância,” destacou a professora.  

A roda de conversa abordou desde os primeiros momentos do pós-parto até as melhores práticas para garantir um aleitamento materno bem-sucedido, destacando a nutrição como um fator crucial para o desenvolvimento saudável dos bebês. 

Laryssa Marques, integrante da LANMI, compartilhou suas impressões sobre a participação no evento, destacando o impacto positivo que essa experiência teve em sua formação acadêmica. "Participar dessa experiência ainda durante a graduação é extremamente gratificante. Sentimos que estamos fazendo uma diferença real na vida dessas mulheres, oferecendo suporte e orientação em um período tão delicado e significativo. Essa vivência nos permite aplicar os conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolvendo habilidades essenciais para nossa futura atuação profissional," afirmou Laryssa. 

A estudante também ressaltou a importância de ações como essa para a formação dos futuros profissionais de saúde. "A participação na LANMI nos proporciona uma oportunidade única de aprofundar nosso conhecimento em nutrição materno-infantil, uma área fundamental para o bem-estar das mães e dos bebês. Além disso, essas ações reforçam o compromisso social que temos como futuros profissionais da saúde, ajudando a promover hábitos alimentares saudáveis desde o início da vida," acrescentou. 

A integração de diferentes áreas da saúde no evento foi outro ponto destacado. O curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA) também esteve presente, contribuindo com a experiência e conhecimento de seus alunos. A coordenadora do curso, Ana Lúcia Devezas, enfatizou o valor dessa colaboração interdisciplinar.

"Dentre as atividades do técnico de enfermagem em uma UBSF, UBS, maternidades e ambulatórios, está o acolhimento e as orientações sobre a importância do aleitamento materno. Ao participar de uma roda de conversa, onde estavam presentes professores, estudantes do curso técnico, acadêmicos do curso de nutrição, funcionários e gestantes, proporcionou aos estudantes do curso técnico a oportunidade de vivenciar a integração entre ensino, serviço e comunidade, fortalecendo as aulas teóricas com a prática. Elas participaram efetivamente do evento, falando sobre suas vivências relacionadas ao aleitamento materno. Foi uma tarde extremamente enriquecedora," destacou Ana Lúcia. 

Ao vivenciar na prática o que estão aprendendo na teoria, os estudantes têm a oportunidade de consolidar seu aprendizado, além de desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe que serão essenciais em sua futura carreira profissional. Essa experiência prática é, sem dúvida, um diferencial na formação dos alunos, preparando-os de maneira mais completa para os desafios do mercado de trabalho. 

Margareth também falou sobre o impacto que essa participação tem não apenas para os alunos, mas também para a comunidade atendida. "Eventos como esse são essenciais para fortalecer o vínculo entre a universidade e a comunidade, permitindo que nossos alunos compartilhem seu conhecimento e contribuam para a promoção da saúde de maneira significativa. A interação direta com as gestantes nos possibilita entender melhor suas necessidades e desafios, o que enriquece ainda mais nosso trabalho acadêmico," concluiu a professora. 

Ao envolver-se ativamente em causas tão essenciais, o UniFOA continua a desempenhar um papel crucial na formação de profissionais conscientes e preparados para fazer a diferença em suas áreas de atuação. 

O evento também deixou claro que a colaboração entre diferentes cursos e áreas de conhecimento é fundamental para enfrentar os desafios da saúde pública de forma integrada e eficaz. Ao unir esforços em prol da promoção do aleitamento materno, os estudantes e profissionais envolvidos demonstraram que o trabalho em equipe é a chave para o sucesso na promoção de uma saúde mais equitativa e acessível para todos. 

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