Fundação Oswaldo Aranha lança o H.FOA: Um Novo Capítulo em Saúde e Educação na região

h.foa

A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) está dando um passo histórico em direção à inovação e ao compromisso com o bem-estar da comunidade ao lançar o Hospital da FOA, um ecossistema revolucionário que une saúde e educação em uma abordagem integrada. Com foco em atender as diversas demandas da saúde e da educação médica, o H.FOA se tornará um ponto de referência essencial para a região.

O lançamento da marca foi acompanhado por mais de 400 pessoas e aconteceu no Auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, nesta sexta-feira (5). O evento contou com a presença de instituidores, autoridades e políticos de toda a região, empresários e convidados que assistiram ao Presidente da FOA, Eduardo Prado apresentar o H.FOA e todas as atividades que a marca irá desenvolver. Foram 20 meses de muito trabalho e dedicação, tanto da instituição quanto do antigo hospital Hinja.

O Hospital da FOA não só oferecerá uma variedade de serviços médicos à população em geral, mas também se destacará como um espaço de aprendizagem prática para os estudantes das áreas de saúde do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e da Escola Técnica da FOA (EtecFOA).

Neste mesmo dia 5, o H.FOA realizou a sua primeira cirurgia robótica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a recém-adquirida plataforma Da Vinci X, um avançado sistema robótico que promete revolucionar a cirurgia médica em Volta Redonda, Sul Fluminense e toda Vale do Paraíba. Além disso, está em andamento o projeto de Residência Médica, que irá contribuir com a excelência na qualidade de formação dos médicos.

Eduardo Prado, presidente da FOA, expressou sua entusiasmada visão sobre o H.FOA e seu impacto na região: “Estamos orgulhosos em anunciar o H.FOA, um marco em nossa jornada para melhorar a saúde e a educação em nossa cidade e região. O novo hospital não apenas proporcionará atendimento médico de qualidade, mas também desempenhará um papel fundamental na capacitação e formação prática de nossos futuros profissionais de saúde.”

Leia também:  Diretório Acadêmico de Medicina ganha novo espaço de convivência

O H.FOA não é apenas um hospital; é um ecossistema completo que integra diversas soluções, proporcionando atendimento em uma ampla gama de especialidades médicas. Com a FOA lançando seu Hospital, a instituição reforça seu compromisso em oferecer serviços de saúde acessíveis e promover a excelência no ensino médico.

Eduardo ressalta: “O H.FOA é mais do que uma extensão da FOA; é uma contribuição tangível para o avanço da saúde e educação na região. Estamos entusiasmados em proporcionar uma experiência única de aprendizado prático para os nossos estudantes, ao mesmo tempo em que elevamos os padrões de cuidado médico para toda a comunidade. Este é um momento de alegria, pois vemos nosso compromisso se concretizando em benefício de todos.”

O prefeito de Volta Redonda e grande parceiro da instituição, Antonio Francisco Neto, expressou sua alegria em ver um sonho antigo da FOA se tornar realidade.

“O H.FOA já nasce com uma marca forte, com a credibilidade de uma instituição que não apenas cresceu com Volta Redonda, mas que ajudou

nossa cidade a prosperar. Diante da gestão do nosso querido Eduardo Prado, assistimos o fortalecimento da FOA e sua expansão, em ações que são tão audaciosas quanto generosas, pois o bem-estar de nosso povo sempre é levado em conta.”

Após as apresentações, foram feitas homenagens com a entrega de placas de agradecimento à família de Gothardo Firmino Netto e Wilma Lopes Netto, bem como para Jayber Jose Godoy Soares Junior. Outros homenageados ganharam a Medalha Chanceler Oswaldo Aranha: prefeito Antonio Francisco Neto; deputado federal Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, o Dr. Luizinho, e o senador Hiran Gonçalves. Após isso, todos foram para o coquetel no Centro Histórico-Cultural Dauro Peixoto Aragão.

Leia também:  UniFOA promove integração entre teoria e prática durante campanha de vacinação 

 

H.FOA: emoções traduzidas em depoimentos

Era visível a emoção nos rostos das centenas de convidados, que expressaram seus sentimentos através de relatos comoventes:

Leonardo Prado, diretor do H.FOA:

“É um momento de extrema felicidade para mim. É um grande trabalho de 20 meses que está sendo um enorme sucesso. Foi um grande esforço realizado por equipes de dentro e fora da FOA, para fechar essa operação e avançarmos ainda mais na área da saúde.”

Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA:

“A aquisição do HFOA é significativa para os estudantes do UniFOA, ampliando nosso ecossistema de saúde e educação. Oferecerá uma formação abrangente, com desenvolvimento de competências clínicas e interpessoais através de casos reais, diagnósticos e tratamentos supervisionados por docentes e profissionais competentes, incluindo tecnologia robótica. Também irá fortalecer habilidades como raciocínio clínico, empatia, comunicação e trabalho em equipe, preparando-os para desafios profissionais futuros.”

Julio Cesar Soares Aragão, coordenador do curso de Medicina do UniFOA:

“A integração do H.FOA ao curso de Medicina representa um marco significativo para a formação dos futuros médicos. O impacto do H.FOA no aprendizado dos estudantes de Medicina é evidente. Além de oferecer um ambiente controlado e supervisionado para a prática médica, promove um aprendizado baseado em casos reais, o que enriquece a experiência educacional e prepara os alunos para os desafios da prática médica.”

Senador Hiram Gonçalves:

“Tenho uma relação de muito tempo com os gestores do antigo hospital Hinja. Reconheço a importância tanto do hospital, como do Centro Universitário na questão de formação, pesquisa e extensão. Tudo que for fundamental para o nosso país, aonde quer que eu esteja, preciso fomentar e fortalecer. Foi o que todos nós fizemos, trabalhamos muito para que essa união se tornasse realidade.”

Leia também:  Egressa de Publicidade e Propaganda lança filme no auditório do UniFOA

Deputado Federal Dr.Luizinho:

“A FOA tem um trabalho gigantesco no campo educacional, por isso precisava se expandir e ter seu próprio hospital. Fui procurado pelo prefeito Neto para ajudar nessa operação, principalmente para desburocratizar esse processo. A situação demandava uma série de garantias e aprovações de órgãos importantes, como o Ministério da Saúde. Consegui ajudar e todos aqui estamos muito felizes por presenciarmos esse momento tão especial para FOA, UniFOA, Volta Redonda e toda população Sul Fluminense. Com esse crescimento, a FOA sobe de patamar, principalmente em relação ao UniFOA, que poderá otimizar seu ensino de futuros e capacitados médicos.”

Deputado Estadual Munir Neto:

“O novo hospital, entre tantas coisas que poderíamos destacar, é o maior exponencial do quanto a FOA é grande. Sobretudo, a prova do quanto ela não se acomoda e ainda quer crescer. Sem deixar de lembrar de todos os presidentes que a fundação já teve ao longo de sua história, hoje é dia de destacar a gestão do Eduardo Prado. Visionário e empreendedor, leva seu grupo a patamares cada vez mais altos. O curso de Medicina tem um enorme ganho na sua formação, para que capacite, cada vez mais, ótimos médicos.”

Gothardo Firmino Netto:

“Muito obrigado por nos fazer enxergar que os legados de todas as famílias do hospital continuam: dos sócios, ex-sócios e da grande associação de médicos que foram lapidados pelo hospital. Depois de 20 meses desse processo, concluímos essa operação.”

Radialista Dário de Paula:

“É um passo duplamente importante. É importante para Volta Redonda porque teremos um hospital de ponta gerido por uma equipe de muita firmeza administrativa, como também para os estudantes de Medicina, pelo grande crescimento que o hospital traz para o curso, tornando-o ainda melhor.”

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas