O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no formato de oferta EaD (Educação a Distância) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) acaba de alcançar um marco significativo em sua trajetória acadêmica: o conceito 5 na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), nota máxima atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O processo de avaliação do MEC é rigoroso e contempla diversos critérios, entre eles, a organização didático-pedagógica, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura física e tecnológica disponibilizada aos estudantes. O resultado é reflexo direto da maturidade institucional do UniFOA, que vem consolidando uma política educacional pautada na inovação, na seriedade e no compromisso com a formação integral dos alunos.
Para a professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, o reconhecimento é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. “É com grande satisfação que parabenizo a todos pelo excelente resultado obtido no processo de reconhecimento do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O conceito 5 na avaliação do INEP é motivo de imenso orgulho institucional e reflete o comprometimento, a competência técnica e o esforço conjunto de todos os que participaram deste trabalho”, destacou.
A reitora também fez questão de ressaltar o papel dos setores que contribuíram para o sucesso do processo avaliativo. “Destaco, de maneira especial, o empenho e a qualidade do trabalho desenvolvido pela Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e pela coordenação do curso, que asseguraram a coerência acadêmica, a aderência regulatória e a excelência evidenciada pela avaliação”, pontuou.
Com uma visão institucional ampla, Ivanete reforçou que o resultado vai além da nota atribuída pelo MEC. “Mais do que o resultado numérico, esta conquista simboliza a vitória do trabalho coletivo. Independentemente da hora ou das circunstâncias, já éramos vitoriosos pela dedicação, pela união de esforços e pela clareza de propósito que marcaram cada fase da avaliação. Este é o verdadeiro sentido da construção institucional: quando todos caminham juntos em direção à excelência.”
O pró-reitor de Educação a Distância, professor Rafael Teixeira, também celebrou a nota máxima, destacando que o resultado posiciona o curso entre os melhores do país. “O reconhecimento, com a nota máxima, eleva o curso a figurar entre os melhores do Brasil, potencializando a formação de profissionais aptos a se destacarem no mercado e a contribuírem significativamente para a evolução da área de tecnologia”, afirmou.
Rafael ressaltou ainda que o desempenho é fruto da excelência na organização didático-pedagógica e da qualidade do corpo docente e da infraestrutura oferecida pela instituição. “A nota 5 representa a excelência da nossa estrutura acadêmica, ratificada por uma formação inovadora, com metodologias significativas e pela preparação de profissionais estratégicos para o mundo do trabalho. É o reconhecimento de um projeto pedagógico consistente, com foco em competências essenciais e espaços para prática, formando profissionais de alto nível”, concluiu.
O resultado, celebrado pela comunidade acadêmica, reafirma o compromisso do UniFOA com a educação de qualidade, com metodologias ativas e tecnológicas que formam profissionais preparados para atuar em um mercado cada vez mais dinâmico e digital.
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Externa, Análise Curricular, Reingresso e Portadores de Diploma de Curso Superior para os Cursos de Graduação na modalidade Educação a Distância (EaD), referentes aos semestres 2024.1 e 2024.2.
O edital, de número 03/2024, divulgado pela Reitora da instituição, estabelece as condições para ingresso nos cursos oferecidos pelo UniFOA, em conformidade com as normativas regimentais da FOA/UniFOA, a Lei nº 9.394/96, o Decreto Federal nº 9.235/17 e demais legislações pertinentes.
Modalidades de Ingresso:
Transferência Interna e Externa: Destinada a candidatos matriculados nos cursos do UniFOA, tanto na modalidade presencial quanto EaD, que desejam realizar transferência.
Análise Curricular: Voltada para candidatos de cursos EaD de outras instituições de ensino superior, que tenham cursado pelo menos o primeiro período ou um ano com aprovação mínima de 75% dos componentes curriculares.
Reingresso: Para candidatos que tenham cursado pelo menos o primeiro período ou um ano com aprovação mínima de 75% dos componentes curriculares em cursos EaD, e desejam retornar ao mesmo curso antes do desligamento/abandono.
Portadores de Diploma de Curso Superior: Destinado a candidatos que possuam diploma de curso superior nas modalidades presencial ou EaD, registrados em instituições reconhecidas pelo MEC, e desejam fazer um novo curso de graduação no UniFOA, na modalidade EaD.
As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente através do Portal do Candidato, no link www.unifoa.edu.br/portaldocandidato, no período de 25/03/2024 até às 21h do dia 22/04/2024. É importante observar a disponibilidade de vagas e seguir as regras estabelecidas nos Editais n° 03/2024 e Complementar n° 01/2024.
Com esse processo seletivo, o UniFOA reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e a oferta de oportunidades de formação para estudantes de diferentes perfis e trajetórias acadêmicas. A instituição busca promover o acesso ao ensino superior e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos.
Para mais informações sobre os cursos oferecidos, vagas disponíveis e demais detalhes do processo seletivo, os interessados podem acessar o site oficial da instituição ou entrar em contato com a central de atendimento ao estudante.
O processo seletivo para os cursos de graduação do Ensino à Distância – EaD oferecidos pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, está com as inscrições abertas até o dia 25 de abril, para ingresso neste primeiro semestre de 2024. São duas formas de participação no processo seletivo: 50% das vagas são disponibilizadas pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e outros 50% através da nota alcançada pela Prova de Redação On-line.
Não haverá taxa de inscrição para os cursos de graduação digital e o resultado do processo seletivo será divulgado pelo UniFOA, no prazo mínimo de 24 horas após a inscrição.
Quem optar pelo processo seletivo através do Enem, tem a chance de escolher a melhor nota obtida nas provas entre os anos de 2015 até 2023, mas deverá ser indicado apenas um ano/resultado pelo pretendente à vaga. Aos que escolherem a redação, o Núcleo de Seleção Acadêmica – NSA informa que a correção da prova será realizada por uma empresa especializada em gestão acadêmica, contratada pela instituição especialmente para este fim.
A inscrição do processo seletivo será realizada no Portal do Candidato, através do link www.unifoa.edu.br/portaldocandidato
Bacharelado:
Curso Superior de Tecnologia:
O UniFOA oferta modernas metodologias ativas de aprendizagem, durante toda a execução de matrizes curriculares e seus conteúdos, com recursos e instrumentos pedagógicos de conhecimento e interação com o acadêmico, de acordo com o Projeto Pedagógico dos Cursos, normas do Ministério da Educação – MEC e dos conselhos superiores da instituição.
O UniFOA se credenciou junto ao MEC em 2021 e, após um ano de estudos e avaliações, o EaD teve início em 2023, com 80 alunos em nove cursos de graduação digital.
O EaD do UniFOA não é restrito apenas ao uso de computadores, celulares e softwares em sala de aula. O diferencial é justamente a organização curricular em forma de projetos, infraestrutura adequada, professores capacitados com tecnologias educacionais e competência digital, proporcionando aos estudantes um aprendizado mais completo. Diferente da maioria das universidades, a instituição oferece quatro entradas ao ano, com melhoria de conteúdo a cada período.
De acordo com o pró-reitor Educação a Distância e Tecnologias de Ensino, Rafael Teixeira, “o nosso ensino à distância vai muito além do conhecimento da área escolhida. Uma das missões da instituição é disseminar uma educação de qualidade, ajudar na evolução e no crescimento regional, e os alunos do EaD têm ajudado muito a alcançar isso”.
No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.
No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:
“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.
A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).
Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:
“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.
Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.
Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.
Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:
“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.
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Professores do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA marcaram presença no lançamento do Programa Centelha, que aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 26, no Vírgula HUB de Inovação de Volta Redonda, localizado no Shopping Park Sul.
A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), visa estimular a criação de companhias inovadoras e disseminar a cultura empreendedora no Brasil.
Os projetos selecionados recebem recursos financeiros, capacitações e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.
O evento contou com palestra ministrada por Guilherme de Oliveira Santos, da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), sobre o Edital Centelha II RJ, lançado no início do mês.
Segundo a professora Clarisse Netto, do curso de Publicidade e Propaganda, a missão agora é formar uma comissão com docentes do UniFOA para ajudar os estudantes a participarem do programa.
- Primeiro, vamos nos juntar para fomentar e orientar os alunos na realização dos sonhos deles. Tanto a partir de projetos já existentes, que a gente possa fazer andar, quanto descobrir novas ideais que com o Centelha possam ser viabilizadas – destacou.
O Edital Centelha II RJ contemplará até 50 empresas com R$ 70 mil cada, para investir na sua ideia de negócio. São R$ 3,5 milhões de investimento no total. Além disso, as empresas beneficiadas também poderão receber R$ 26 mil em bolsas CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Para Márcio Lins, assessor da presidência da FOA, que também esteve presente no lançamento, o Programa Centelha oferece uma oportunidade para que projetos acadêmicos possam se transformar efetivamente num negócio. “É um projeto bem promissor, despertou bastante interesse no público, acho que vai andar pra frente”, disse otimista.
Estiveram presentes também a coordenadora de Enfermagem, Lucrécia Loureiro; o coordenador da Escola de Negócios da modalidade digital, Koffi Djima Amouzou; além dos professores Lana Oliveira, Marcos Kazuiti, e Lizandro Zerbone.
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Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
Fotos: Vinícius Vinci

Na última quinta-feira a equipe do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD), pertencente ao Setor Pedagógico Institucional (SPI), em parceria com a Pró-reitoria de Educação à Distância e Tecnologias de Ensino (Pró-EAD), aplicou uma dinâmica com explicação prática sobre as ferramentas de comunicação que o UniFOA disponibiliza aos estudantes do curso Técnico em Enfermagem. Aos presentes, foi demonstrado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - com inserção de arquivos das aulas e material de apoio para o estudo, plataforma Microsoft Teams e o Portal Acadêmico.

Os professores Rafael Teixeira e Lana Cristina da Pró-EAD orientaram o acesso aos recursos disponibilizados pelo UniFOA. “Foi muito interessante. Solicitei aos alunos que levassem os celulares. E em tempo real foram praticando o que estava sendo apresentado”, contou a coordenadora do curso, Ana Lúcia Torres Devezas Souza. “Até inscrição para atendimento no SPI foi realizada!”. Os alunos também acessaram as plataformas das bibliotecas virtuais e puderam esclarecer dúvidas.
Juliana Aragão | Jornalista
Núcleo de Comunicação
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