Em um cenário onde a inclusão digital e a igualdade de oportunidades são desafios urgentes, o projeto EVA.Tech surge como uma iniciativa de grande impacto social. Focado no empoderamento digital de mulheres negras, o projeto busca promover a autonomia e o protagonismo feminino no universo da tecnologia, oferecendo capacitação em ferramentas digitais e segurança on-line. 

Desenvolvido a partir de uma parceria entre a ONG “Eu Pratico Esperança”, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae-RJ)e a Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), o EVA.Tech vem respondendo a necessidades muitas vezes negligenciadas, dando voz e recursos a mulheres que enfrentam desafios únicos. 

A ideia do projeto surgiu ainda durante a pandemia de Covid-19, quando se notou a dificuldade dessas mulheres em acessar ferramentas digitais para auxiliar o processo educacional de seus filhos. Assim, o EVA.Tech tem a missão de proporcionar acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a mulheres negras em condição de vulnerabilidade social, especialmente aquelas que enfrentam a responsabilidade de serem mães solo. 

“Nosso objetivo é empoderar essas mulheres com ferramentas digitais e princípios básicos da internet, para que possam não só se capacitar, mas também auxiliar nas tarefas domésticas e educacionais em casa,” ressalta Marinez Rodrigues, idealizadora do projeto. 

O projeto atende, principalmente, mulheres entre 20 e 55 anos. Para elas, a experiência vai além do aprendizado técnico. Nos workshops oferecidos, desenvolvem habilidades práticas para o uso da internet, de aplicativos educacionais e de segurança on-line. Essas oficinas, ministradas por professores e acadêmicos do UniFOA, são desenhadas para que as participantes possam utilizar a tecnologia de maneira autônoma. Entre as atividades oferecidas estão o uso das ferramentas do pacote Office básico, inteligência artificial, navegação na web e combate às fake news, promovendo autonomia e segurança em prol de suas necessidades. 

Nivia Barbosa, uma das participantes do projeto, fala sobre a importância de sua participação. Aos 48 anos, ela conta que teve seu primeiro contato com um computador nas aulas do EVA.Tech. “Nunca tinha mexido em um computador. De início foi bem difícil, mas não impossível, porque nas aulas consegui acompanhar o que o professor passava. Consegui fazer uma soma, aprendi a mexer no Windows e descobri o que é isso. Foi muito bom, gostei demais”, afirma. 

O apoio do Sebrae-RJ também foi fundamental para trazer uma nova perspectiva a essas mulheres. Palestras sobre empreendedorismo e estratégias para inserir seus próprios negócios no mercado as motivam a investir e criar possibilidades para melhorar a renda. 

Outro diferencial do EVA.Tech é o impacto do projeto na formação dos estudantes da instituição. Para os discentes, é uma oportunidade de aplicar o conhecimento acadêmico em uma iniciativa de extensão que visa o desenvolvimento humano. “Pude ver que meu trabalho não se limita às telas; posso entrar em contato direto com as pessoas, não só ficar atrás do computador. Aqui, sou mais um ser humano que está disposto a ajudar,” conta Pedro Reis, aluno do curso de Sistemas de Informação, que auxilia na aplicação das aulas. 

Pedro ainda cita uma famosa frase de Nelson Mandela que destaca a importância do projeto: “A educação é a arma mais poderosa que a gente tem para o futuro”, e reforça: “Aqui percebemos isso. A educação molda o futuro e é por isso que estamos aqui, para mudar não só o futuro da sociedade, mas o de cada um”. 

O projeto se alinha ao 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas. O EVA.Tech busca ser uma resposta a esses desafios, capacitando as participantes em um ritmo que respeita suas particularidades e oferecendo suporte contínuo. A equipe também aborda temas de segurança e privacidade digital, considerando a vulnerabilidade das participantes em relação à exposição on-line. 

“Trabalhamos fornecendo informação de qualidade e com os recursos avançados que possuímos na instituição, de forma gratuita, para essas mulheres que, de outra forma, não teriam acesso. Isso está em consonância com as metas dos ODS,” afirma o professor Rogério Pereira, integrante do Núcleo de Ações Extensionistas da Pró-Reitoria de Extensão. 

O EVA.Tech representa um passo significativo rumo à inclusão digital e ao empoderamento feminino na região. Mais do que apenas um projeto de extensão, é uma prova de como a tecnologia pode servir como ferramenta de transformação e inclusão social. A experiência não só enriquece a vida das mães envolvidas, mas também contribui para a formação cidadã dos alunos do UniFOA. À medida que o EVA.Tech cresce, a expectativa é de que mais mulheres tenham a oportunidade de transformar suas vidas, descobrindo um novo horizonte de possibilidades por meio do universo digital. 

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O III Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares (CBCSM), promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), teve como tema central “O Combate à Desinformação.” O evento, de abrangência nacional, reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores para debater a ciência e compartilhar conhecimentos que promovem um combate ativo à disseminação de informações falsas. Com uma programação que incluiu palestras, workshops e oficinas, o evento proporcionou a publicação dos trabalhos nos anais do congresso com DOI, conferindo reconhecimento e enriquecendo a formação dos participantes. 

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do UniFOA, Ana Carolina Dornelas, comentou sobre a escolha do tema: “Percebemos prejuízos nas mais diferentes áreas do conhecimento, provocados pela disseminação de informações falsas, especialmente nas redes sociais. Precisamos combater isso, levar informação segura e ajudar na formação de cidadãos conscientes, questionadores e bem-informados.” 

Além de fomentar discussões essenciais para o combate à desinformação, o CBCSM ofereceu uma oportunidade única para estudantes de todos os níveis de formação acadêmica, de submeter e apresentar seus trabalhos de Iniciação Científica, entre outros estudos acadêmicos. A edição deste ano teve 2.100 participantes, tendo aprovados 234 dos 317 submetidos. 

Ana Carolina Dornelas destacou o impacto do congresso na comunidade acadêmica: “O Congresso possibilita a troca de informações e favorece a solução de problemas da sociedade. Essa interprofissionalidade agrega muito à formação, permitindo uma visão ampla e colaborativa no mundo do trabalho.” 

Com o formato híbrido, o evento facilitou a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil e até do exterior, promovendo um intercâmbio de ideias em grande escala. A programação incluiu atividades presenciais e online, com palestras transmitidas pelo Teams e YouTube, apresentações orais pelo Microsoft Teams e pôsteres exibidos no LinkedIn. Esta integração de plataformas e formatos visa maximizar a acessibilidade e a visibilidade dos trabalhos apresentados. 

Ana Carolina reforçou o valor da programação plural e acessível: “Nosso evento é multidisciplinar e busca derrubar as barreiras entre as áreas do conhecimento, permitindo que pensemos juntos sobre problemas diversos. O formato híbrido facilita a participação e aumenta as contribuições.” 

O CBCSM 2024 não apenas proporcionou um espaço para a difusão científica, mas também incentivou uma visão ampla e crítica da ciência e suas aplicações. A pró-reitora expressou o sentimento de realização ao ver a interação entre os participantes: “É muito gratificante ver o aproveitamento dos participantes e como isso pode ser frutífero na vida acadêmica e profissional de cada um.” 

Integração com o 10º Encontro de Extensão 

Este ano, o evento contou com uma importante novidade: a integração com o 10º Encontro de Extensão. 

Ana Carolina Callegario, Pró-reitora de Extensão do UniFOA, enfatizou a importância dessa junção: “O ponto mais importante da junção é o desenvolvimento conjunto de ensino, pesquisa e extensão. Essa união traz as duas temáticas para o conhecimento da comunidade acadêmica, e permite que os projetos de extensão sejam publicados como relatos de experiência ou artigos, completando a formação dos estudantes de forma ampla e comportamental, além de fortalecer a divulgação científica.” 

Programa de Educação Empreendedora e Empregabilidade 

Outro destaque do congresso foi o programa de educação empreendedora e empregabilidade, em parceria com o Sebrae. Através de uma palestra ministrada por Renata Alarcão sobre Comunicação Eficaz, o UniFOA reforça a importância das competências comportamentais. “O mercado exige profissionais proativos, que enxerguem soluções. E essas características empreendedoras, trabalhadas em parceria com o Sebrae, são fundamentais na formação de um profissional completo”, disse a Pró-reitora Ana Carolina Callegario, ao ressaltar a relevância de preparar os alunos para o mercado de trabalho com uma abordagem que vá além das competências técnicas. 

Pet-Saúde e a Formação para o SUS 

Outro ponto alto do congresso foi a participação do Programa Pet-Saúde, que apresentou diversos trabalhos que realizam em parceria com as Secretarias de Saúde de Volta Redonda e Pinheiral. Segundo Alden dos Santos, representante do Pet-Saúde, “a aprovação de vários trabalhos neste congresso mostra a relevância que o programa possui para a formação de alunos comprometidos com as grandes temáticas do SUS e com a produção científica.” Com dez anos de atuação, o Pet-Saúde reforça a importância do ensino, pesquisa e extensão integrados na formação de novos profissionais de saúde comprometidos com o SUS e com a comunidade. 

Este congresso já é um marco no calendário acadêmico do UniFOA e visa consolidar-se como o maior evento científico do sul do estado do Rio de Janeiro, refletindo o compromisso da instituição com a educação, o desenvolvimento científico e a formação de uma sociedade mais informada e questionadora. 

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Nos últimos anos, o setor da construção civil tem se destacado pela crescente inclusão feminina, e o “Mulheres na Obra” é uma prova disso. Desenvolvido em 2022 no interior do Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivo capacitar e empoderar mulheres, promovendo a autonomia e a inserção dessas profissionais no mercado de trabalho. Em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e diversas empresas do setor, o projeto oferece cursos de formação voltados para as necessidades do mercado, abrindo portas para muitas que antes se viam excluídas desse ambiente predominantemente masculino. 

Um exemplo inspirador dessa transformação é a história de Aline Alves, uma das participantes do projeto que, após concluir o curso, conseguiu uma oportunidade de trabalho no UniFOA. “Antes de participar do projeto, eu não acreditava que poderia trabalhar na área. O curso me deu não só conhecimento, mas também a coragem para buscar meus objetivos. Foi a oportunidade de sentir que eu tinha capacidade”, conta Aline. 

Por meio de depoimentos como esses, é possível perceber o impacto significativo que o “Mulheres na Obra” teve na vida de muitas mulheres. Elas não só se tornam profissionais qualificadas, mas também atuam como agentes de mudança em suas comunidades, inspirando outras a seguir o mesmo caminho. 

Aline ainda completa: “Muitas vezes, a gente não se permite olhar para outra perspectiva e acaba aceitando a condição em que estamos. O projeto trouxe vida à minha vida, que já não tinha mais tanto sentido. Foi o pontapé para eu perceber que posso ir além; é a oportunidade de recomeçar, como mulher e como pessoa, levando minha família comigo e passando essa força para eles.” 

Além de proporcionar conhecimentos técnicos na área de construção civil, com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), o projeto também ajuda a desenvolver competências relacionadas ao comportamento no mercado de trabalho e à comunicação com os clientes, mostrando o que é necessário para que se tornem profissionais autônomas, permitindo que trabalhem não só na construção civil, mas em qualquer outra área. 

O projeto já auxiliou mais de 60 mulheres a se desenvolverem profissionalmente. A capacitação não se limita apenas ao aprendizado técnico; ela é também uma ferramenta de transformação social que contribui para a construção de um futuro mais igualitário. 

De acordo com a professora e doutora Ana Carolina Callegario, pró-reitora de Extensão do UniFOA, o “Mulheres na Obra” teve foco voltado para a construção civil. No entanto, um novo projeto chamado “Eva-Tech” está levando uma capacitação mais ampla para essas mulheres. “Elas estão aprendendo a confeccionar um bom currículo, utilizar o LinkedIn e preparar material de divulgação de seus serviços para melhorar suas vendas”, completou. 

A iniciativa demonstra que, ao investir no potencial feminino, o setor da construção civil não apenas se torna mais diverso, mas também mais forte. Os resultados já são visíveis, e a expectativa é que, com o contínuo apoio de instituições como o UniFOA e das empresas parceiras, ainda mais mulheres possam se beneficiar dessa oportunidade. 

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) acaba de conquistar o prestigiado Selo de Empregabilidade, uma certificação criada em 2023 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece as instituições que se destacam na promoção da empregabilidade de seus estudantes.

A certificação é concedida com base em critérios rigorosos, como a taxa de empregabilidade dos egressos, a qualidade dos programas de estágio, as parcerias com empresas e o apoio ao empreendedorismo. Esta conquista reflete o compromisso do UniFOA em preparar seus alunos para o mercado de trabalho, promovendo um ambiente acadêmico que valoriza a inserção profissional.

Ana Carolina Callegario, pró-reitora de Extensão do UniFOA, destacou a importância do selo para a instituição:
“O Selo de Empregabilidade prova que a instituição não está apenas focada na formação acadêmica, mas também em como essa formação impacta a empregabilidade dos alunos após a conclusão do curso. A instituição acompanha de perto os egressos, garantindo que estejam preparados para o mercado de trabalho e que suas carreiras sejam bem-sucedidas.”

Ana Carolina reforçou ainda o papel fundamental da instituição em proporcionar suporte contínuo aos estudantes, mesmo após a conclusão do curso:
“Orgulhamo-nos de acompanhar o sucesso dos nossos egressos, pois é através das conquistas deles que medimos a nossa qualidade. Quem ingressa numa instituição de ensino superior está pensando em emprego, e o nosso compromisso é oferecer todo o acompanhamento necessário para que alcancem seus objetivos.”

A obtenção do Selo de Empregabilidade coloca o UniFOA ainda mais em posição de destaque no cenário educacional, fortalecendo sua reputação e atraindo novos estudantes. O reconhecimento também serve como um incentivo para a instituição continuar aprimorando suas práticas de ensino, garantindo que seus alunos estejam prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Agradecimento ao Núcleo de Estágio

A conquista deste selo é resultado de um trabalho em equipe, e a pró-reitora fez questão de agradecer aos professores membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do eixo estágio e empregabilidade dos cursos, que desempenham um papel essencial na promoção da empregabilidade dos estudantes.

O Selo de Empregabilidade é uma prova do comprometimento do UniFOA com a formação de profissionais capacitados e competitivos, garantindo que seus egressos tenham as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) divulgou o resultado do processo seletivo de estudantes do curso de Direito para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) referente ao ciclo 2024-2026. O edital nº 03/2024 apresentou a lista dos oito estudantes selecionados, que terão a oportunidade de integrar o programa e vivenciar práticas acadêmicas e profissionais na área da saúde. 

O PET-Saúde é uma iniciativa que visa qualificar e aprimorar a formação dos estudantes de cursos relacionados à área da saúde, por meio da inserção em atividades práticas, desenvolvidas em parceria com os serviços de saúde e as comunidades. O programa promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão, proporcionando uma experiência enriquecedora e voltada para as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Confira os estudantes selecionados: 

Os estudantes aprovados terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades em cenários reais de atuação na saúde pública, contribuindo para a formação profissional comprometida com a qualidade do atendimento e a melhoria do sistema de saúde. 

O 2º semestre acadêmico de 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) teve sua largada no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. O Start 2024.2, realizado na noite de ontem (29), marcou a continuidade da formação de veteranos e o início dos novos ingressantes, que receberam o acolhimento dos professores e coordenadores de seus respectivos cursos, além de serem recepcionados pelo professor Alexis Aragão, pela professora e pró-reitora de extensão, Ana Carolina Callegario, e a psicóloga Soraya Ferreira, do Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP), em uma palestra no Auditório William Monachesi.

Ao longo do encontro, os professores que ministraram o evento contaram a história do campus Olezio Galotti, antes a fazenda Três Poços, e os principais diferenciais oferecidos pelo Centro Universitário para a formação integral de futuros e brilhantes profissionais:

“Nós consideramos o Start um programa para recepcionar os estudantes ingressantes para que eles sejam acolhidos nesse início de uma nova etapa em suas vidas acadêmicas e profissionais. Os veteranos também são acolhidos nesse retorno para que continuem integrados e dedicados aos seus estudos no UniFOA. Nos esforçamos para que todos sejam muito bem-vindos nessa largada do semestre”, afirmou Alexis, recebendo os alunos presentes no auditório.

O início do semestre letivo com o Start no UniFOA é um momento fundamental tanto para os estudantes ingressantes quanto para aquelas que já aprofundam seus conhecimentos há mais tempo. Esse primeiro passo marca o começo de uma jornada acadêmica repleta de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional de cada aluno, sendo um ponto de partida para eles conhecerem a estrutura e ensino de excelência oferecidos pelo Centro Universitário.

“Acredito que estudar aqui será uma das melhores escolhas das vidas dos alunos, pois estamos comprometidos em proporcionar uma educação que constrói o futuro no presente. Estamos entusiasmados em embarcar nesta jornada universitária com cada um dos estudantes, por isso incentivamos a todas e todos a aproveitarem cada momento e a se engajarem plenamente nas oportunidades que o UniFOA oferece. Desejamos que este semestre seja extremamente produtivo e prazeroso para todas e todos. Vamos viver o UniFOA coletivamente!”, pontuou a professora e reitora Ivanete Oliveira, ansiosa pelo começo do semestre acadêmico no Centro Universitário.

Na perspectiva dos novos acadêmicos, o UniFOA se apresenta como um ambiente vibrante e acolhedor, onde as experiências são únicas, como o contato com figuras importantes para a sua área de aprendizado e desafios estimulantes práticos e teóricos. O Centro Universitário de Volta Redonda, reconhecido nacionalmente com a nota máxima pelo MEC, destaca-se não apenas por sua tecnologia e inovação, mas também por sua celebração da diversidade e da inclusão, sendo aspectos que expandem os horizontes de seus alunos no aprendizado técnico-científico:

"Participar do Start sabendo que estamos embarcando junto com cada estudante no começo da jornada de seus sonhos, é uma sensação maravilhosa. É ainda mais gratificante por reconhecermos que vamos contribuir para o desenvolvimento profissional e o futuro desses jovens no mercado de trabalho", salientou Ana Carolina, muito grata por contribuir para o início e a continuidade das jornadas de cada aluno.

Pelo olhar dos veteranos, a iniciativa do Start evidencia que a jornada do estudante do UniFOA vai muito além das salas de aula e laboratórios. Todos os locais do campus são espaços de aprendizagem, projetados para desenvolver competências profissionais e sociais no estudante. Parte dessa formação que ocorre fora da sala de aula inclui palestras, cursos, workshops e, principalmente, aprender com os egressos do UniFOA que já atuam no mercado.

“Essa troca de experiências é muito importante e orienta o estudante sobre os caminhos que ele pode seguir no mundo do trabalho. Só assim é possível cumprir nossa missão institucional de formar pessoas protagonistas que promovam a transformação social”, declarou Bruno Gambarato, pró-reitor acadêmico do UniFOA, reforçando o compromisso da instituição de lapidar protagonistas que transformem o futuro da sociedade.

Tanto para os calouros quanto para os veteranos, esse momento ofertado pelo Start é igualmente impactante para suas formações profissionais. É uma janela para aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades e explorar novas áreas de interesse, assim como participar de atividades variadas que podem despertar inúmeras aptidões e criar laços duradouros:

“Considero essa integração do Start muito importante, porque como é uma nova etapa da minha vida, a iniciativa é um diferencial para que eu não comece totalmente no escuro. Então, esse ponto de partida, bem explicado e contextualizado, me dá bastante confiança e segurança para começar com o pé direito”, relatou Matheus Rodrigues Sousa, calouro do 1º período da Escola de Comunicação, feliz pelo acolhimento bem planejado e executado pelo UniFOA.

Magno Martinho, veterano do 4º período do curso da Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso) também enfatizou o impacto transformador proporcionado pelo Start:

“Na minha perspectiva como veterano, acho que a iniciativa do Start pode ajudar com a introdução e o incentivo de explorar o Campus e todas as oportunidades que a universidade oferece. Fico muito feliz por saber que o UniFOA propõe esses tipos de encontros para os discentes, promovendo acolhimento e o aprendizado coletivo”.

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O 2º semestre acadêmico de 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) teve sua largada no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. O Start 2024.2, realizado na noite de ontem (29), marcou a continuidade da formação de veteranos e o início dos novos ingressantes, que receberam o acolhimento dos professores e coordenadores de seus respectivos cursos, além de serem recepcionados pelo professor Alexis Aragão, pela professora e pró-reitora de extensão, Ana Carolina Callegario, e a psicóloga Soraya Ferreira, do Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP), em uma palestra no Auditório William Monachesi.

Ao longo do encontro, os professores que ministraram o evento contaram a história do campus Olezio Galotti, antes a fazenda Três Poços, e os principais diferenciais oferecidos pelo Centro Universitário para a formação integral de futuros e brilhantes profissionais:

“Nós consideramos o Start um programa para recepcionar os estudantes ingressantes para que eles sejam acolhidos nesse início de uma nova etapa em suas vidas acadêmicas e profissionais. Os veteranos também são acolhidos nesse retorno para que continuem integrados e dedicados aos seus estudos no UniFOA. Nos esforçamos para que todos sejam muito bem-vindos nessa largada do semestre”, afirmou Alexis, recebendo os alunos presentes no auditório.

O início do semestre letivo com o Start no UniFOA é um momento fundamental tanto para os estudantes ingressantes quanto para aquelas que já aprofundam seus conhecimentos há mais tempo. Esse primeiro passo marca o começo de uma jornada acadêmica repleta de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional de cada aluno, sendo um ponto de partida para eles conhecerem a estrutura e ensino de excelência oferecidos pelo Centro Universitário.

“Acredito que estudar aqui será uma das melhores escolhas das vidas dos alunos, pois estamos comprometidos em proporcionar uma educação que constrói o futuro no presente. Estamos entusiasmados em embarcar nesta jornada universitária com cada um dos estudantes, por isso incentivamos a todas e todos a aproveitarem cada momento e a se engajarem plenamente nas oportunidades que o UniFOA oferece. Desejamos que este semestre seja extremamente produtivo e prazeroso para todas e todos. Vamos viver o UniFOA coletivamente!”, pontuou a professora e reitora Ivanete Oliveira, ansiosa pelo começo do semestre acadêmico no Centro Universitário.

Na perspectiva dos novos acadêmicos, o UniFOA se apresenta como um ambiente vibrante e acolhedor, onde as experiências são únicas, como o contato com figuras importantes para a sua área de aprendizado e desafios estimulantes práticos e teóricos. O Centro Universitário de Volta Redonda, reconhecido nacionalmente com a nota máxima pelo MEC, destaca-se não apenas por sua tecnologia e inovação, mas também por sua celebração da diversidade e da inclusão, sendo aspectos que expandem os horizontes de seus alunos no aprendizado técnico-científico:

"Participar do Start sabendo que estamos embarcando junto com cada estudante no começo da jornada de seus sonhos, é uma sensação maravilhosa. É ainda mais gratificante por reconhecermos que vamos contribuir para o desenvolvimento profissional e o futuro desses jovens no mercado de trabalho", salientou Ana Carolina, muito grata por contribuir para o início e a continuidade das jornadas de cada aluno.

Pelo olhar dos veteranos, a iniciativa do Start evidencia que a jornada do estudante do UniFOA vai muito além das salas de aula e laboratórios. Todos os locais do campus são espaços de aprendizagem, projetados para desenvolver competências profissionais e sociais no estudante. Parte dessa formação que ocorre fora da sala de aula inclui palestras, cursos, workshops e, principalmente, aprender com os egressos do UniFOA que já atuam no mercado.

“Essa troca de experiências é muito importante e orienta o estudante sobre os caminhos que ele pode seguir no mundo do trabalho. Só assim é possível cumprir nossa missão institucional de formar pessoas protagonistas que promovam a transformação social”, declarou Bruno Gambarato, pró-reitor acadêmico do UniFOA, reforçando o compromisso da instituição de lapidar protagonistas que transformem o futuro da sociedade.

Tanto para os calouros quanto para os veteranos, esse momento ofertado pelo Start é igualmente impactante para suas formações profissionais. É uma janela para aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades e explorar novas áreas de interesse, assim como participar de atividades variadas que podem despertar inúmeras aptidões e criar laços duradouros:

“Considero essa integração do Start muito importante, porque como é uma nova etapa da minha vida, a iniciativa é um diferencial para que eu não comece totalmente no escuro. Então, esse ponto de partida, bem explicado e contextualizado, me dá bastante confiança e segurança para começar com o pé direito”, relatou Matheus Rodrigues Sousa, calouro do 1º período da Escola de Comunicação, feliz pelo acolhimento bem planejado e executado pelo UniFOA.

Magno Martinho, veterano do 4º período do curso da Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso) também enfatizou o impacto transformador proporcionado pelo Start:

“Na minha perspectiva como veterano, acho que a iniciativa do Start pode ajudar com a introdução e o incentivo de explorar o Campus e todas as oportunidades que a universidade oferece. Fico muito feliz por saber que o UniFOA propõe esses tipos de encontros para os discentes, promovendo acolhimento e o aprendizado coletivo”.

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O Youth20 (Y20) é um dos grupos oficiais mais antigos e ativos de engajamento das juventudes no G20 que, pela primeira vez na história, será liderado pelo Brasil em 2024. Volta Redonda foi uma das cidades selecionadas para o Y20, realizado no final do mês de junho, tendo cinco oficinas temáticas organizadas na cidade, incluindo uma no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), que se destacou tendo participação efetiva na condução dos debates nas oficinas, sendo representado pela pró-reitora de extensão, Ana Carolina Callegario, e o professor da Escola de Gestão e Negócios, Rafael Lima. 

A participação da instituição é resultado da parceria entre a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e a Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda, que tem sido frutífera e resultado em projetos de grande impacto para a juventude local. Larissa Garcez, coordenadora da Coordenadoria da Juventude do município, elogiou a colaboração com o UniFOA e Eduardo Prado, presidente da FOA: 

"A FOA é uma das maiores parceiras e incentivadoras dos nossos projetos. Recentemente, realizamos a Segunda Edição da Semana Juventude Empreendedora, atendendo mais de 3.000 jovens com o apoio da instituição. Agradeço a parceria com o UniFOA e ao amigo Eduardo Prado, que tem feito um trabalho impecável”, afirmou Larissa. 

Os temas que foram debatidos durante o Y20 são os mesmos em discussão pelos líderes do G20: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e o futuro do trabalho: 

"Ter a oportunidade de participar de um evento tão importante em nível mundial, é muito gratificante. Fazer com que a voz da nossa juventude seja ouvida por lideranças mundiais, além de servir de incentivo para toda a comunidade acadêmica, confirma o nível de responsabilidade do UniFOA na formação profissional e pessoal dos seus estudantes", declarou Ana Carolina, muito feliz pelo envolvimento do UniFOA nessa união de responsabilidade e compromisso com a comunidade acadêmica.

Em preparação para o evento, alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Nutrição do UniFOA realizaram uma visita à sede do G20 no Rio de Janeiro. Durante a ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do local e entender melhor a logística e organização dos eventos internacionais. Essa experiência proporcionou aos estudantes uma visão prática e aprofundada do funcionamento do G20, enriquecendo seu conhecimento e engajamento com as temáticas globais discutidas.  

Para o UniFOA, participar ativamente do Y20 foi uma oportunidade única de destacar as políticas de juventude que precisam ser praticadas para permitir que os estudantes e a comunidade participem ativamente das discussões globais. No final dos encontros sobre os temas abordados pelo Y20, foi elaborado um novo documento que foi encaminhado a cúpula do G20, com uma nova proposta para melhorias a serem colocadas em ação, que foram observadas nas discussões ao longo do evento: 

“O UniFOA teve uma participação muito efetiva na condução dos debates, durante as oficinas. Salienta-se ainda que, no evento tivemos a participação de representantes das esferas, municipal, estadual e federal, evidenciando seu impacto. Estou convicto que os docentes e discentes do UniFOA participaram efetivamente para a elaboração do documento e construção de um futuro mais justo e promissor”, explicou o professor Marcelo Mendes, da Pró-reitoria de extensão da instituição. 

O G20 será realizado pela primeira vez no Brasil em novembro, com uma série de eventos precedentes, incluindo o Y20, que foi um marco para a cidade e o Centro Universitário de Volta Redonda, oferecendo uma plataforma para discussões essenciais e contribuindo para a formação de políticas que beneficiarão não apenas a juventude local, mas também a comunidade global:

“A participação da sociedade é fundamental para debates desta natureza, seja pelas propostas, mas também para a conscientização dos desafios contemporâneos. Em especial sobre o tema inovação e o futuro do mundo do trabalho, as tratativas foram diferenciadas e representaram muito bem o engajamento dos jovens em temas de interesse do nosso país. Representar o UniFOA no Y20 foi um presente, tanto pela oportunidade de estimular os diálogos, mas também de aprender com os jovens”, contou Rafael, satisfeito com os impactos do evento e a participação do UniFOA. 

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A Reitoria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, torna público o resultado do processo seletivo de bolsas do Programa  Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UniFOA) em conformidade com o disposto no Edital PIBEx 2024.

O PIBEx tem o objetivo de selecionar estudantes bolsistas dos cursos de graduação presencial do UniFOA que sejam participantes de projetos de extensão, desde que atendam aos critérios do edital. De forma a dinamizar uma cultura de produção e difusão de conhecimentos relacionados às áreas de formação acadêmica.

A relação completa de projetos aprovados pode ser conferida no link abaixo:

Resultado PIBEX - 2024

Os estudantes selecionados deverão procurar a secretaria do curso ou o professor responsável pelo Projeto de Extensão para assinatura do Termo de Compromisso – Programa Institucional de Bolsa de Extensão – PIBEX e demais orientações.

 

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA abriu as inscrições para os cursos destinados aos idosos do município. A Universidade Aberta à Transformação Intergeracional - UNATI, coordenada pela pró-reitoria de extensão, cuja responsável é a professora Ana Carolina Callegario, organizaram uma programação especial de quatro atividades interativas ao longo da semana, às segundas e quartas-feiras, com previsão de início no próximo dia 11. 

O projeto foi idealizado pela reitora do Centro Universitário, professora Ivanete Oliveira, e o professor do curso de Educação Física, Otávio Mithidieri. Os cursos terão suporte integral dos discentes do UniFOA, que foram recrutados por professores da instituição responsáveis por ministrar as aulas das atividades. 

Confira a lista completa de alunos e docentes que fazem parte do projeto. 

A reitora expressou sua satisfação pela aplicação das atividades, que visa transformar a relação entre a terceira idade e os jovens estudantes: 

“A UNATI pode ser compreendida como uma ação que irá proporcionar oportunidades para a troca de conhecimentos. Os idosos, com sua experiência de vida e sabedoria acumulada, podem compartilhar histórias, ensinamentos e práticas culturais que enriquecem o repertório dos estudantes mais jovens”, disse Ivanete. 

Outro fator que Ivanete destacou, na condição de gerontóloga, é a contribuição para a redução do preconceito e da discriminação etária. 

“Os cursos reúnem práticas físicas e teóricas. O intuito é de impactar positivamente, não só a saúde física do idoso, como em seus conhecimentos acerca de seus direitos e de educação financeira”, finalizou. 

A programação será realizada na parte da tarde, com os seguintes temas: 

                             Ginga da Vida, Capoeira para a Longevidade (15:30 às 17:00 horas); 

                             Educação Financeira para a Terceira Idade (15:30 às 17:00 horas) 

 

Conheça um pouco mais sobre os cursos: 

Os exercícios físicos, programados para a segunda-feira, visam promover a correção postural para incentivar o fortalecimento muscular e a sensação de bem-estar. Além disso, pretende envolver os participantes em eventos culturais e projetos sociais, conectando a prática das atividades a uma experiência holística que transcende o físico. A execução será leve e fácil, a fim de que não haja qualquer dificuldade quanto às práticas, que ocorrerão na sala de dança do curso de Educação Física. 

Enquanto as aulas sobre o conhecimento de direitos e educação financeira, às quartas-feiras, abordam fundamentos e planejamentos financeiros pessoais, além da apresentação de aspectos da lei que protegem e beneficiam os idosos, como o Estatuto da Pessoa Idosa. Os encontros acontecerão no Audismart de forma descontraída, simulando casos reais que refletem na vida da terceira idade. 

Segundo Marcos Mendes, funcionário administrativo da UNATI, a oportunidade é excelente, não só para os idosos que podem participar, como também para os discentes que terão contato direto com esse grupo: 

“É uma grande chance para cada aluno participar ativamente de mais uma iniciativa do Centro Universitário que potencializa a integração de diversos grupos sociais à comunidade. O UniFOA sempre busca o progresso da sociedade de modo amplo, como parte da dedicação da instituição na transformação social”. 

As atividades serão realizadas no Campus Olezio Galotti, em Três Poços e os interessados podem se inscrever em uma ou mais atividades pagando R$30 de mensalidade. 

Para se matricular, os interessados devem apresentar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. 

 

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

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