Com apoio do UniFOA, Projeto Mulheres na Obra realiza 2ª edição de capacitação

DSC0598 1 1@0.33x

O UniFOA abriu as portas mais uma vez para sediar a segunda edição do Projeto Mulheres na Obra, que segue até 24 de novembro. A capacitação acontece na Sala Verde, localizada no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, e agora é direcionada a ensinar o efeito especial “cimento queimado” e assentamento de pisos.

Promovida pela Singular Arquitetura, a ação tem o objetivo de incentivar o empoderamento feminino, por meio da inclusão e competência no mercado da construção civil. De acordo com o cronograma, serão nove encontros ao todo, entre aulas teóricas, práticas e oficinas – além do encerramento, quando acontecerá a entrega de certificados.

Apoiador do projeto desde o primeiro momento, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Pró-Ext), o Centro Universitário de Volta Redonda contribui principalmente com o oferecimento do espaço e logística, uma vez que auxilia no transporte das alunas – moradoras do condomínio Minha Casa Minha Vida de Três Poços. A mobilização conta com o apoio técnico do professor Rogério Nogueira Pereira, nucleador da Pró-Ext.

DSC0581 1 1@0.33x

A coordenadora da iniciativa, Marinez Rodrigues, comemorou que 12 mulheres concluíram o curso na primeira edição, que também aconteceu na Sala Verde do UniFOA e foi um sucesso. Dessa vez, as aulas práticas estão previstas para acontecer no Centro de Controle de Zoonoses, que fica próximo ao Campus Olezio Galotti, e “agregará valor à comunidade como um todo”.

“Nossa expectativa é que as 15 mulheres inscritas concluam a capacitação e que com essa formação consigam oportunidades no mercado de trabalho, inserindo-as em um segmento que comumente é ocupado por homens”, destacou Marinez.

Propósito e empoderamento

DSC0589 1 1@0.33x
Anna Guerra, chef do restaurante Pasta a Mano

Para motivar as alunas, uma programação especial foi oferecida na aula inaugural, no dia 31 de outubro. A edição foi aberta por um painel com a chef de cozinha Anna Guerra, que incentivou as participantes a focarem em seus propósitos de vida para que possam chegar aonde desejam. Ela usou sua trajetória de vida como exemplo, e relatou como chegou a ser a proprietária do restaurante Pasta a Mano, localizado na Vila Santa Cecília – onde um almoço será oferecido no encerramento.

DSC0622 1 1@0.33x
Laysla Matos, psicóloga vinculada ao Saúde Leve

Psicóloga vinculada ao Saúde Leve, a psicóloga Laysla Matos palestrou sobre o tema “Quebrando tabu: Atuação da mulher em profissões dominadas pelo gênero masculino”. Nessa abordagem, a profissional levantou o histórico da mulher no mercado de trabalho e pontuou sobre a importância do empoderamento feminino e pela busca de igualdade salarial. Ela provocou ainda a reflexão sobre a responsabilidade das tarefas domésticas, sob a ótica de que não deve ser uma obrigação exclusiva das mulheres e sim compartilhadas.

Esperança em oportunidade

IMG 4019

Tamires Oliveira, de 28 anos, é uma das mulheres empenhadas na capacitação em busca de uma oportunidade de emprego. Ela participou da primeira edição, voltada para técnicas de pintura. “Estou muito esperançosa de que vou conseguir um emprego graças ao projeto. Essa é uma área que eu tenho muito interesse e nós, mulheres, somos muito capazes de conseguir fazer um bom trabalho na construção civil. Logo que fiquei sabendo que teria de novo, me inscrevi e quero participar de todos”, afirmou.

Parceiros

Além do UniFOA, o Projeto Mulheres na Obra conta com diversos parceiros que viabilizam a execução da capacitação, seja com fornecimento de materiais, prestação de serviços, orientações, oficinas e abertura de espaços. São eles: Sebrae, Toti Tintas, Saúde Leve, ABC da Construção – Volta Redonda, Dacapo Revestimentos, S.O.S Manas, Pasta a Mano, Decor Colors – Volta Redonda, Aceplan, Grupo KVG e Óticas Focus Visão. No dia 31, também estiveram presentes os parceiros Fabíola Gouvêa, da ABC da Construção – Volta Redonda, e Marcelo Periard, da Decor Colors – Volta Redonda. Além disso, uma representante da Saúde Leve presenteou as alunas do projeto com cartões pré-pagos para que elas garantam descontos em consultas, exames e procedimentos na rede particular.

Aulas e oficinas

As aulas teóricas e práticas são ministradas pela S.O.S Manas, nos dias 1º, 3, 4 e 7 de novembro. Já nos dias 8, 9 e 16 acontecem as oficinas promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae.

IMG 4006
Aula teórica com S.OS. Manas

IMG 4020

IMG 4008

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas