Alunos do terceiro ano de Publicidade e Propaganda do UniFOA participaram do lançamento, nesta terça-feira, 5, da nova identidade visual da Biblioteca Municipal, desenvolvida por eles através das disciplinas de Criação Publicitária e Produção Gráfica. A criação expressa bem a ideia da chegada dos trabalhadores a Volta Redonda, de todos os cantos e ainda hoje, aos que contribuem para o crescimento do município. Estes eram chamados de Arigó e neste caso, representados pela ave que alça voo em busca de paragens seguras para fazer seu ninho. E era por meio desta expressão que os milhares de trabalhadores eram reconhecidos. A representatividade do Arigó se deu através do desenho estilizado e lúdico de um pássaro migratório, que sai de um lado para outro em busca de sobrevivência.

A inspiração para o Arigó surgiu da Zezé, uma artesã que, conhecendo a história de tantos destes trabalhadores, pensou que deveria haver uma homenagem à altura. A ideia chegou ao vereador Jorginho Fuede, que a levou até o secretário de Cultura, Anderson de Souza, que também a aprovou . Fuede então instituiu na cidade a Lei do Arigó (Nº5.869), que estabelece a data como sendo o dia da homenagem ao trabalhador.

 

Nova Identidade Visual do Arigó

Apresentando a nova identidade visual ao público

Identidade Visual: Projeto Arigó

O aluno André Monsôres explica que a inspiração surgiu em 2021, no segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda, com os professores Leonardo Canavez e Rhânica Coutinho. Mas foi agora em 2022 que tomou corpo e junto com os colegas de curso Victor Gabriel, Lorena Jim e Thiago Abud, virou marca. Segundo ele, depois de definida, a arte levou pouco mais de um mês para ficar pronta e estampar a fachada da Biblioteca Municipal: “É muito gratificante ver o projeto pronto, impresso na fachada, foi um trabalho feito em conjunto, com muita discussão e rascunhos. Ver o resultado aqui é uma satisfação pra todos nós”.

Anderson de Souza conta que “este é um pequeno, mas histórico passo para a cidade transformar o dia do Arigó num patrimônio imaterial de Volta Redonda: o Arigó é a identidade cultural e os artistas o representam através de um pássaro”.

O final do evento reservou uma surpresa: um mascote, em grandes dimensões, produzido pelo artista Hugo. Todos os presentes foram convidados a deixar sua assinatura na arte. Segundo Anderson de Souza, este é o Arigó 01. Outros 15 serão produzidos e ficarão espalhados por praças de diversos bairros, com uma pequena placa explicando a história do pássaro e sua importância para a cultura do município. Cada um será realizado por um artista, que pode pintar, desenhar, escrever, de acordo com sua personalidade e identidade visual.

 

Nova Identidade Visual do Arigó

Lorena Gim, aluna de Publicidade e Propaganda que colaborou na criação da nova identidade visual, deixando sua assinatura no Arigó 01

 

O evento aconteceu junto à Feira do Arigó, onde diversas artesãs produziram itens com o tema. Estiveram presentes, além de alunos e professores do UniFOA, representantes de vários segmentos artísticos, artesãos e os vereadores Renan Cury, Paulinho AP e Jorge Fuede, autor da Lei.

 

 

Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
Adriana Marins 

Formando para a vida. A ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda executou a premissa do UniFOA. Recém formada, há apenas um ano, a publicitária Isabella Araújo está se firmando no mercado, cada vez mais competitivo. Ela já soma títulos importantes conquistados frente a uma grande empresa da região. Isabela conquistou com a Unimed o terceiro lugar do Talentos da Publicidade, idealizado pela emissora afiliada da Rede Globo, TV Rio Sul, na 20ª edição que aconteceu este ano no Teatro Gacemss, em Volta Redonda. 

publicitária

Em meados do ano passado Isabella passou a integrar a equipe do marketing comercial da Unimed VR, responsável pelas estratégias de venda de planos de saúde. “Eu entrei no finalzinho de julho, quando as pessoas da área comercial já estavam se preparando para o Dia Imbatível”, uma campanha com temática e estratégia de venda variadas a cada ano. “Cheguei querendo fazer algo diferente do que a Unimed costuma fazer, que costumam ser coisas mais emotivas e sentimentais”.  

Isabella teve apoio de toda a equipe, que abraçou a ideia com carinho. “Criei um tema que foi "O Gerente Enlouqueceu" e idealizei toda a campanha, com o personagem do gerentão (que foi a gerente de vendas vestida de homem), com a temática redes sociais, memes, emojis...”. Com ajuda do time, ela pode estruturar a estratégia, orçamento, metas e briefing. A partir daí, a Foco Comunicação, agência que atende a empresa, captou a ideia e criou a demanda para executar a campanha entre outubro e novembro de 2021. “O prêmio é de todo time de marketing”, comemorou a publicitária, que participou pela primeira vez da competição. 

Juliana Aragão | Jornalista
Núcleo de Comunicação

No UniFOA, os estudantes vivem a prática desde o início do curso. Prova disso são os alunos do primeiro período de Publicidade e Propaganda, que já estão com spots (pequenos comerciais em áudio) sendo veiculados na Rádio Sintonia do Vale. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Áudio Publicitário e tiveram como tema o Dia Mundial da Água.

Durante alguns dias, os estudantes trabalharam na criação de roteiro e gravação dos anúncios, que foram feitos na Rádio UniFOA. “Os alunos estão muito empolgados, isso torna a entrega muito boa!”, comemorou o coordenador e professor da disciplina, Douglas Gonçalves.

Para conferir o resultado deste trabalho, clique aqui! 

 

Rádio

O Dia da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para isso, todos os anos é abordado um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta relevância para a existência da vida. 

Juliana Aragão | Jornalista 

Núcleo de Comunicação  

Aula Publicidade

No início do mês de março, um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda começou dentro do curso de Publicidade e Propaganda. A ideia visa criar um documentário de pontos turísticos e históricos da cidade de Volta Redonda. Os alunos do 3° ano, por meio da disciplina Marketing para o Terceiro Setor receberam a Diretora de Turismo da PMVR, Débora Cândido, para um bate-papo sobre as atividades na região. A visita deu inicio ao projeto que terá continuidade durante todo o ano com a professora Clarisse Resende no comando. "É uma oportunidade única que os alunos têm de vivenciar na prática e terem contato com ambiente cultural, de adquirir conhecimentos que muitas vezes não conhecemos a história da nossa cidade, a nossa história. Criamos um valor cultural neles", explicou a professora. 

 

Juliana Aragão | Jornalista 

Núcleo de Comunicação  

Lançado oficialmente na última quinta-feira (18), no Clube Palmares, localizado no bairro Jardim Europa, em Volta Redonda, o curta metragem Da palha ao concreto, uma história de resistência teve produção e colaboração de vinte alunos do 3º. ano do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA, na disciplina de Marketing para o Terceiro Setor, com apoio da secretaria de Cultura de Volta Redonda.

Produzido este ano, durante a pandemia, os alunos buscaram retratar a criação do Palmares, que se tornou uma homenagem aos voluntários que passaram pela instituição e que ainda a integram. As gravações ocorreram na sede do Clube, no bairro Jardim Europa, em Volta Redonda e na praça Brasil, local onde o sonho começou.

Repleto de alunos e professores do UniFOA; profissionais ligados à Cultura de Volta Redonda e membros do clube, o lançamento virou um grande encontro de pessoas que acreditam que a cultura pode ajudar o mundo a ser um lugar melhor pra viver e que produziu um legado para futuras gerações.

Edson Daniel João, o Mister, 67 anos, presidente do Clube, explica que o curta tem o objetivo de ser inicialmente apresentado nas escolas e associações de moradores e certamente ajudará na transformação da sociedade, capacitando o cidadão da consciência e respeito à questão racial, ainda muito enraizada no país:

“A gente precisa vencer essa barreira e transformar de fato a sociedade, então esta é uma pequena mas importante contribuição, esse é o nosso principal objetivo”.

 

 

A produção

Douglas Gonçalves, coordenador e professor do curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Produção Audiovisual, conta que este foi um pedido que veio da secretaria de cultura e virou um projeto de extensão da FOA, que também foi patrocinado pela instituição, virou um projeto ligado à disciplina de Marketing do Terceiro Setor, onde cerca de 30 anos se envolveram e foi um desafio produzir tudo isso durante a pandemia. Segundo ele, o processo de pesquisa começou em março deste ano e foi muito interessante porque os alunos se encantaram com a história, com o espaço do clube Palmares, de ouvir e viver um pouco da história no próprio local onde as coisas acontecem:

“Isso, alinhado à disciplina que já havia de produção audiovisual gerou um produto prático que a sociedade vai ganhar. Fizemos algo que é função da instituição, da universidade, que é potencializar a produção a partir da experiência prática dos alunos, isso modifica sua formação”.

Segundo o professor, a ideia é também exibir o filme nas dependências do UniFOA, convidando a comunidade do clube Palmares e alunos de outros cursos.

“Virou um produto público, distribuído nas redes sociais, cumpriu sua função. Sempre fizemos trabalhos como este, com apoio do escritório da Cidadania, que é o nosso braço com a comunidade, isso é a marca da FOA, pra deixar o UniFOA cada vez mais próximo da comunidade”, afirmou o professor. Douglas passou um spoiler do que terá no ano que vem: um concurso educacional voltado para a produção prática dos alunos.

Para o aluno do 3º. ano Caio Henrique Rodrigues de Oliveira esta é uma experiência muito rica:

“Ele dá voz e retrata um pouco a história do clube e nós, alunos, tivemos a oportunidade de praticar as habilidades e conhecer a realidade da filmagem, algo difícil de experimentar na nossa região.

 

Fotografia

A noite também reservou uma exposição de 28 fotos do aluno do 3º ano Mário Sérgio Moraes Bruno, que participou de todo o processo do curta, desde a pesquisa à produção, filmagem, direção e edição. Mário é fotógrafo profissional e aproveitou a oportunidade de ter participado do processo e deu sua contribuição. “Precisava ter um registro deste momento tão lindo da história do Palmares, da história de Volta Redonda. Eu só fotografei. Tive o apoio da professora Clarisse e dos colegas, alunos do curso”, contou.

 

 

O legado

O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, explica que um dos principais ensinamentos deste documentário é a união da história da educação e da cultura. “É um orgulho a secretaria de Cultura fazer uma parceria com uma instituição de ensino tão importante como o UniFOA e juntos contarem uma história de uma instituição tão importante como o Palmares. Em um único documentário, a gente conseguiu reunir a história, a educação e o respeito. Vai ficar um legado para as futuras gerações. Quando chegamos aqui, percebemos que os mais velhos já estavam indo embora e a história estava se perdendo, esta história ia parar. Como as futuras gerações saberiam disso? Então hoje a gente faz história, a Cultura e o UniFOA, de deixar para as futuras gerações de Volta Redonda um legado que é este vídeo tão bonito e tão bem produzido, que demonstra a luta do povo negro de Volta Redonda.

Acompanhando todo o processo tão de pertinho, a professora Clarisse Netto não cabia em si de tanta felicidade:

“Eu só sei que estou muito feliz, porque foi feito com muito carinho e com muita dedicação, então o resultado não poderia ser outro, este sucesso que vimos”.

Sobre o Palmares

O clube é um espaço de lazer e socialização, cujo objetivo principal desde o início de sua fundação é a integração e interação da população negra na sociedade brasileira através da participação social e cultural, buscando atingi-la promovendo atividades culturais num espaço próprio, palestras, cerimônias comemorativas, encontros festivos e debates políticos.  A criação do clube deveu-se às restrições impostas pela sociedade da época, não admitindo negros nos quadros de associados dos clubes mais tradicionais da cidade.

 

 

 

Adriana Marins -  Jornalista

Com palestras, minicursos, roda de conversas com egressos e muito aprendizado, o evento contou com uma programação variada e pensada especialmente para o aluno do UniFOA, o professor e toda a comunidade que se interessa por informação, comunicação e mercado de trabalho. A abertura aconteceu com Isabel Ramalho, coordenadora de conteúdo digital do canal GNT e líder de criação de audiovisual e multiplataforma e gestão de pessoas.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, falou sobre a importância do projeto. “Tivemos a oportunidade de falar sobre diversos temas e conteúdos, além de trazer profissionais de fora da instituição para compartilhar conhecimentos, buscamos nos aproximar dos nossos egressos que estão fazendo sucesso no mercado de trabalho. O curso está com 14 anos e segue promovendo diversos eventos”.

No segundo dia aconteceu o bate papo com egressos de jornalismo e publicidade e propaganda. Sexta-feira aconteceram minicursos importantes pro pessoal da área.

Angélica Arieira, coordenadora do curso de Jornalismo, diz que todos os anos há uma preocupação em trazer profissionais, professores e cursos que enriqueçam a formação do aluno. “O cenário da comunicação, do jornalismo é altamente mutável e buscamos acompanhar estas transformações. A participação do nosso aluno é extremamente importante, pois o mesmo tem a chance de perceber as variadas formas de atuação de sua profissão e participar das discussões que envolvem o cenário do jornalismo”, explicou.

O encerramento acontece no sábado (dia 06), com duas feras da comunicação: Maurício Bastos, apresentador do Jornal Band News Rio Terceira Edição e o Podcast Dois e Felipe Piris, líder do VIPy no T. Group, que lançou um aplicativo e falou sobre isso durante a palestra.

Quer mais detalhes? Clique aqui.

Ampliando laços com instituições da região, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA, firmaram parceria com o Observatório Social do Brasil (OBS). Com mais de 3.500 voluntários, presente em 150 cidades e 17 estados brasileiros, a organização promove o exercício da cidadania e a contribuição para a melhoria da gestão pública. Em Volta Redonda, a unidade está localizada no bairro Aterrado.

A partir de agora, os estudantes participaram do programa Observatório da Notícia exibido na rádio Nova Sul Fluminense (96,1 FM) desenvolvendo notas radiofônicas para divulgação de notícias de caráter social, além de peças publicitárias, com o objetivo de informar a população da região. Com apresentação aos sábados, das 10 horas às 11 horas, o programa visa apresentar o trabalho desenvolvido pela unidade local, buscando colaborar nos processos de licenciamento da prefeitura e verificando os projetos da câmara municipal.

“Nosso objetivo principal não é somente divulgar e difundir as ideias do Observatório, mas tentar alcançar mais pessoas como voluntárias e empresas como mantenedoras para nos apoiar”, explicou o presidente interino do Observatório Social de Volta Redonda, Mário La-Gatta.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, explica quais são os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. “Criamos e gravamos as vinhetas do programa. Considero ser uma oportunidade única para os acadêmicos por ser tratar de um programa com grande alcance na comunidade externa. Essa é uma oportunidade prática para produções comunicacionais diretamente ligadas ao mercado”, disse o coordenador.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira, destaca os frutos da parceria com o programa. “Com base nas produções de notícias realizadas até o momento, teremos mais alunos do 3º ano do curso de jornalismo estagiando diretamente no programa, permitindo a estes, elaborar conteúdos noticiosos que contribuirão para a aprendizagem”, revelou Angélica.

“Me sinto acolhido pela instituição, e pelos professores, e grandes são as minhas expectativas mediante esta oportunidade. Tenho certeza que agregará muito valor para minha formação”, comentou o estudante do 3º ano de Jornalismo, Guilherme dos Santos.

Por Jeniffer Marcato

Os estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda, André José de Souza e Lorena Jim Ferreira (2º ano) e Mário Sérgio Moraes (3º ano), são finalistas do Intercom Sudeste – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). O evento acontecerá no dia 04 de agosto.

Devido à pandemia de Covid-19, o congresso acontece pelo segundo ano consecutivo de forma virtual, por meio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, revelou que frequentemente os estudantes do curso participam da etapa regional. “Todos os anos participamos desse evento, e mais uma vez nossos alunos mostram seus talentos, sob a orientação dos professores na demonstração do quão longe podem chegar”, disse o professor.

Trabalhos finalistas:

1) A história da minha tão amada imprensa - André José de Souza Monsôres Júnior - Trata-se de um Podcast Storytelling / radionovela contando toda a história da imprensa no Brasil e no mundo. Quem conta a história são os personagens históricos que participaram desses eventos, de forma divertida e descontraída, como um documentário.

2) A verdadeira transformação começa num sonho: Projeto Água Viva - Mário Sérgio Moraes Bruno - O Projeto Água Viva surgiu através da proposta de um trabalho solicitado pela disciplina de Comunicação Imagem e Linguagem Audiovisual em que os alunos desenvolveram uma campanha com uso de ferramentas publicitárias com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto.

3) Seus dados são você - Lorena Jim Ferreira Santos -O trabalho foi uma proposta da disciplina de Comunicação, Imagem e Audiovisual para realizar uma campanha publicitária com tema transversal dos Direitos Humanos, com a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Por Jeniffer Marcato

Na manhã dessa sexta-feira, 16 de julho, o Presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, participou de uma entrevista no Programa Dário de Paula. O tema da conversa foi o projeto de “Descarte de Lixo Eletroeletrônico”, produto do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma), produzido pelo estudante Anderson Ferreira.

Em prática desde 2018, o projeto conta com a parceria do Rotary Club. O evento “Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico”, já aconteceu em mais de doze cidades da região Sul Fluminense. São mais de 19 edições realizadas. Na ação, os moradores podem doar o “lixo”, contribuindo com o meio ambiente. Todos os recursos adquiridos com o projeto são doados para instituições sociais da cidade.

De acordo com acadêmico Anderson Ferreira, o projeto atraiu diversas empresas do país. Sendo elas: a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Green Eletron (empresa que realiza a coleta, reciclagem e destinação correta de pilhas e baterias portáteis). Com as parcerias, o projeto será expandido pelo Brasil.

O Presidente da FOA, Eduardo Prado, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Mestrado, professores e pelo acadêmico Anderson Ferreira. Segundo o Presidente, o mestrado do UniFOA possui mais de 30 produtos em processo de patente. “Essa é função do Mestrado Profissional do UniFOA. Proporcionar que as ideias dos alunos possam ganhar aplicabilidade nas empresas e na coletividade. Temos muito orgulho do trabalho do Anderson Ferreira, assim como todo o corpo docente do Mestrado, o que comprova a qualidade do ensino. Essa é mais uma contribuição da instituição com a sociedade e o meio ambiente”, pontuou o Presidente.

Divulgação - “Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico”

O processo de divulgação do projeto está sendo realizado pela Agência de Comunicação Integrada (ACI), dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Existem ainda o aplicativo e um manual da ação em produção pelos estudantes.

A professora Clarisse Netto, do curso de Publicidade e Propaganda, ressalta a importância da vivência profissional dos alunos na graduação. “ É uma honra orientar os estudantes no processo de divulgação. Além da experiência profissional, o projeto contribui para a conscientização ambiental e formação como cidadão”, disse Clarisse.

“Há mais de dois anos contribuímos com o Rotary Club, através dos projetos de extensão, atuando no desenvolvimento de divulgação de campanhas. Nesse caso, além do fator de sustentabilidade, ainda contribuímos para um projeto social de impacto na comunidade”, revelou Douglas Gonçalves, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda.

Confira a entrevista completa no Programa Dário de Paula aqui.

Por Matheus Freitas - Comunicação UniFOA

Dando continuidade ao processo de treinamento dos funcionários da FOA, a Divisão de Recursos Humanos, promoveu a palestra sobre “Comunicação Empresarial”, ministrada pelos professores Douglas Gonçalves e Angélica Arieira. O evento aconteceu na última quarta-feira, 14 de julho, no auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, Três Poços.

A Comunicação Empresarial é um instrumento que envolve ações, estratégias, processos e esforços utilizados para promover a interação/integração entre os atores internos e externos de uma empresa. Na palestra, os professores abordaram temas como: fluxos de comunicação, formas de comunicação (interna e externas), canais de comunicação da instituição e ferramentas de comunicação.

Seguindo todos os protocolos de saúde recomendados pelo Ministério da Saúde, mais de 50 funcionários participaram da palestra em dois horários: 10 horas e 14 horas.

De acordo com a professora Angélica Arieira, coordenadora do Curso de Jornalismo, a proposta da palestra foi apresentar aos funcionários a importância da comunicação empresarial. “É preciso pensar em comunicação como uma ferramenta estratégica de manutenção nas empresas. As informações apresentadas para a comunidade são condicionantes para a continuidade dos processos da instituição”, disse Angélica.

O coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, revelou que uma comunicação eficiente impede erros nas informações internas e externas das empresas. “A partir do momento que os funcionários conhecem o fluxo comunicacional da empresa, as informações são potencializadas. O colaborador faz parte de todo o processo comunicacional da organização. Dessa forma, o procedimento contribui com o bem-estar do clima organizacional”, pontou Douglas.

O próximo treinamento acontecerá na quarta-feira, 21 de julho, no Auditório William Monachesi. O tema será: “As Novas Tecnologia da Comunicação no Ambiente de Trabalho”, com a apresentação do professor Alexis Aragão. Os funcionários poderão acompanhar a palestra em dois horas: 10 horas ou 14 horas.

Por Matheus Freitas - Comunicação UniFOA

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