Inicia hoje, dia 15, a Semana das Exatas dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), apresentando uma programação abrangente que se estenderá até quarta-feira, dia 17, com uma variedade de atividades realizadas em diversos laboratórios da instituição. 

O evento terá início com duas aulas magnas: "40 anos da Semana Acadêmica do UniFOA" e "Soluções de IA Inovadoras para Problemas Complexos nas Engenharias e Computação". Estas palestras proporcionarão aos participantes insights valiosos sobre o desenvolvimento e avanço das áreas de Engenharia e Computação, além de discutir soluções inovadoras para desafios complexos enfrentados atualmente. 

A Semana das Exatas é uma oportunidade única para os estudantes ampliarem seus conhecimentos e se prepararem para se tornarem profissionais do futuro, capacitados e atualizados com as mais recentes tendências e tecnologias em suas respectivas áreas de atuação. 

Confira a programação completa da Semana das Exatas:

[elementor-template id="11211"]

Os alunos do curso de Medicina, Danilo Devezas, Caio Miranda e o professor Glauter Jannuzzi, do curso de Sistemas de Informação (SI) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), estiveram no Colégio Interativo para apresentar aos alunos do ensino médio as inovações que a instituição oferece no "Projeto Escolha Profissional". 

Durante a visita, os estudantes compartilharam com os jovens do ensino médio as possibilidades tecnológicas disponíveis, incluindo o uso de óculos de realidade aumentada no Núcleo de Apoio Virtual ao Ensino (NAVE). Além disso, o professor Glauter Jannuzzi ministrou uma palestra sobre carreiras e tecnologia, abordando o crescente destaque da área e como o mercado tem se aberto para todos, incluindo mulheres.

Clara Maia, aluna do 3º ano, expressou sua surpresa e interesse após a palestra: "Eu achei uma palestra muito interessante porque acabei descobrindo partes de algo que nunca tive interesse. Acabei realmente me interessando, especialmente por áreas como Cyber Security, que achei fascinante." 

Ela ressaltou a importância da palestra para aqueles que já consideravam seguir carreira na área: "Foi uma palestra que falou sobre muitas áreas dentro da tecnologia, assim como a tecnologia tem ajudado e desenvolvendo ferramentas para a medicina, que sempre foi meu sonho. Mostrou que é possível entrar nesse universo e se interessar muito mais por ele. Foi uma palestra muito necessária, principalmente para quem sempre quis essa área." 

Glauter destacou a gratificação de compartilhar sua paixão pela tecnologia com jovens em formação: "É sempre fascinante poder falar para jovens de 15 a 18 anos sobre uma carreira pela qual tenho tanta paixão. Acredito que todos eles podem ter tanto sucesso quanto ou até mais do que várias pessoas que conheci na área." 

Ele expressou sua expectativa em incentivar até mesmo aqueles que não haviam considerado a carreira em tecnologia: "Sempre espero poder contagiar e incentivar alguns que não pensavam na carreira. E a expectativa foi atingida, o que é muito gratificante. As novas gerações estarão utilizando tecnologia muito mais do que as anteriores, o que abre um leque maior de opções de carreiras em tecnologia." 

O evento foi um sucesso, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla das oportunidades disponíveis na área tecnológica e inspirando-os a considerar novos horizontes profissionais. Este é mais um exemplo do compromisso do UniFOA em preparar seus estudantes para os desafios e oportunidades do mundo moderno. 

[elementor-template id="11211"]

A transformação digital tem trazido um desafio para as empresas de qualquer tamanho e segmentos na busca para manter a modernização dos negócios e poder conquistar mais competitividade no mercado. E o melhor caminho a seguir é o investimento em tecnologia. Essa tendência mundial torna os cursos universitários voltados para essa área ótimas escolhas aos futuros profissionais, devido às várias opções de cargos que surgiram nos últimos anos. 

Entre os mais importantes está o Chief Information Officer – CIO, cargo executivo de mais alto escalão para coordenar todas as ações ligadas à tecnologia dentro das organizações. É responsável pela área de Tecnologia da Informação - TI, e tem como principal objetivo adaptar os processos das empresas/indústrias para as inovações do mercado e rápidos avanços tecnológicos. Por ser um líder do setor de TI, o CIO trabalha com decisões baseadas em dados, informações, métricas e indicadores de performance.  

O professor do curso de Sistema de Informação - SI, do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Glauter Jannuzzi, explica que há 20 anos, basicamente um formando em SI tinha dois caminhos a seguir: Desenvolvedor de Software ou Analista de Sistemas. 

“Nos dias atuais, temos uma gama muito maior de opções no mercado de trabalho: analista de sistemas; arquiteto de computação em nuvem; cientista de dados; engenheiro de dados; desenvolvedor de software - front-end, back-end e full-stack; analista de infraestrutura; especialista em DevOps; especialista em Inteligência Artificial; Internet das Coisas; blockchain; tecnologias imersivas como realidade aumentada e virtual; impressão 3D; robótica; carros autônomos, só para citar algumas das áreas que geram oportunidades para nossos formandos em SI”, pontuou. 

Ainda de acordo com o professor Glauter, o estudante que ingressa nessa área de graduação, após quatro anos de estudo – tempo de duração da faculdade -, poderá ter mais áreas disponíveis para atuar no mercado de trabalho do que quando iniciou, tal a velocidade de crescimento desse setor. 

“Durante a faculdade de SI o aluno vai aprender também que nesta carreira é importante pensar e praticar o Long Life Learning, ou seja, o aprendizado será para vida toda, pois a inovação é continuada. Mas também a valorização e reconhecimento profissional são constantes e o crescimento na carreira é uma realidade no mundo todo”.   

O UniFOA possui laboratórios e equipamentos de última geração, incluindo o laboratório NAVE – Núcleo de Atividade Virtual de Ensino, com máquinas de realidade aumentada, realidade virtual, tecnologia imersivas e, além disso, possui professores que estão antenados a todas essas áreas, como ciência de dados, computação em nuvem, desenvolvimento de software em linguagem de última geração, entre outros. 

“Temos professores que também atuam no mercado de trabalho, como o Aurélio que trabalha com supervisão computacional e até mesmo eu, que fiquei por 16 anos na big tech Microsoft. Esses docentes são profissionais com a teoria e a prática que, juntando com os laboratórios avançados da instituição, não falta nada se comparada com universidade da Inglaterra e dos Estados Unidos, que conheci. Não deixamos nada a desejar”, enalteceu Glauter. 

Professor fala das vantagens de investir na área tecnológica 

O profissional que aposta na área de TI cresce junto com a empresa e garante um bom salário. De acordo com pesquisa feita final de 2023 pela Adecco, empresa respeitada e líder mundial em Recursos Humanos e que atua em mais de 60 países, a Inteligência Artificial - IA, transformou o mercado de trabalho e continuará relevante em 2024, automatizando tarefas rotineiras e impactando a criação de novos empregos com alguns dos maiores salários. 

Ainda de acordo com a pesquisa, a IA revolucionou o setor de tecnologia em todo o mundo, exigindo habilidades nas áreas de programação, análise de dados e gerenciamento de sistemas inteligentes. Para se ter uma ideia, um arquiteto de machine learning, por exemplo, pode chegar a ganhar R$ 38 mil em uma grande empresa em São Paulo, enquanto um CIO pode ter um salário de até R$ 40 mil por mês. 

O Brasil se destaca como um centro de formação de mão de obra em TI, para atender também empresas internacionais. A demanda média para essa mão de obra está em torno de 159 mil profissionais por ano e o país é o quinto com mais profissionais contratados globalmente, também segundo a pesquisa.  

CEO, CIO, COO e CTO: qual a diferença? 

Enquanto o CIO de uma empresa é o cargo executivo mais alto da área de TI, ao mesmo tempo é um profissional que responde a outros chefes da organização, como o CEO e o COO. Veja uma breve diferença entre CEO, CIO, COO e CTO! 

CEO (Chief Executive Officer): é o diretor geral ou presidente da empresa; cargo no topo da hierarquia organizacional. Suas funções envolvem tomadas de decisões sobre todos os níveis operacionais da empresa; 

CIO (Chief Information Officer): como vimos antes, é o Diretor de TI, responsável pelas decisões acerca da tecnologia e recursos e gestão de recursos digitais; 

COO (Chief Operating Officer): o Diretor de Operações de uma empresa cuida das atividades comerciais, aquelas que geram receita para o negócio. Costuma ser o diretor mais próximo do CEO. 

CTO (Chief Technical Officer): este profissional, conhecido como Diretor de Tecnologia, pode reportar ao CIO devido à proximidade de suas atividades. Porém, seu trabalho está ligado às partes mais técnicas dos sistemas de TI. 

Entre outros cargos de alta liderança, também há o CPO (Chief Product Officer ou Diretor de Produtos, CMO (Chief Marketing Officer ou Diretor de Marketing), CXO (Chief Experience Officer ou Diretor de Experiência do Usuário) e tantos outros.

Ao longo do ano passado, Inaiah Canário Anchite, egressa do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA foi agraciada com dois prêmios concedidos pela empresa Amazon – inclusive um deles de abrangência internacional – sendo que ambos tiveram como referências o mérito alcançado por ela. A arquiteta de soluções, de 30 anos, ingressou na empresa há pouco mais de dois anos e já vem fazendo a diferença no mercado de trabalho das big techs, como são conhecidas as grandes empresas de tecnologia.

O primeiro prêmio veio ainda no começo do ano, quando alcançou a melhor performance do time no primeiro trimestre de 2023. A cada trimestre – período que é chamado de ‘quarter’ -, um profissional do time da Amazon ganha um prêmio pela sua performance alcançada nas atividades e Inaiah conquistou com apenas seis meses de trabalho na empresa.

O segundo é referente ao profissional LaTAM (América Latina) que mais atendeu a solicitações da sua área de especialização, ou seja, voltada para Analytics, incluindo todos os serviços direcionados ao mapa das etapas do processo de vendas da empresa (pipeline), envolvendo ingestão, transformação, processamento e visualização. A cada quarter, um profissional de área é premiado pelo maior número de atendimentos e, no terceiro quarter de 2023, esse profissional foi a Inaiah.

Entrar em uma big tech é um grande desafio, mesmo elas ofertando um grande número de vagas para profissionais do ramo, principalmente para as mulheres. Mesmo assim, não existem muitas mulheres cursando SI, como comentou o professor Glauter Jannuzzi, grande incentivador de Inaiah.

“Eu sempre falei em aula que tudo é possível e a Inaiah foi uma aluna que ouviu, acreditou e se dedicou, apostando no seu potencial. Agora como egressa, ela colhe os frutos com essas premiações maravilhosas e importantes de uma empresa em que compete com o mundo inteiro”, comemorou.

 

Conheça a história vencedora da egressa

Inaiah conta que, quando recebeu o prêmio equivalente à melhor performance do primeiro quarter, ficou extremamente feliz, mas viveu um misto de sentimentos.

“Tinha acabado de entrar na empresa (setembro de 2022), e em novembro perdi minha mãe de uma forma bem brusca, que havia ficado muito orgulhosa com o meu ingresso na empresa, inclusive compartilhando em suas redes sociais. Achei que não fosse conseguir continuar com a mesma animação que eu estava ao conquistar esse trabalho, mas lembrava daquele orgulho que ela sentiu. Resolvi dar o meu máximo, focar 100% no que eu precisava fazer e o resultado foi o primeiro prêmio da minha vida”, lembrou ela, emocionada.

Ao saber do segundo prêmio, sobre a profissional que mais atendeu solicitações de sua área de especialização da América Latina, Inaiah estava na reta final da sua gestação e, novamente, veio aquela confusão de sentimentos.

“Senti uma alegria enorme em saber que o ano que tinha tudo pra ter sido o pior da minha vida, consegui superar, com a ajuda de Deus, e ainda me destacar no trabalho. Soube da gravidez em fevereiro e senti mais uma motivação pra continuar e dar meu melhor, pois minha mãe foi meu maior exemplo de mulher trabalhadora, batalhadora e, ao saber que seria mãe de uma menina, decidi fazer o meu máximo pra ser também o maior exemplo de mulher na vida da minha filha. Encerrei 2023 com minha filha - que carrega o nome da minha mãe -, nos braços, e com 2 prêmios dos quais me orgulho muito”.

No final de janeiro, Lucas Costa, egresso do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, conquistou um dos prêmios mais desejados da comunidade de desenvolvedores de software, o Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em inteligência artificial (IA). A premiação é destinada a especialistas que colocam em prática seu conhecimento técnico para liderar ações em prol de toda a sociedade, com intuito de promover inovação atrelada à resultados.

Além do prêmio, Lucas recebeu uma carta da própria Microsoft, que reconheceu todo seu esforço e contribuição de seu trabalho para a comunidade nos últimos anos:

“Os esforços dos MVPs melhoram a vida das pessoas e contribuem para o sucesso do nosso setor de várias maneiras. Ao compartilhar seus conhecimentos, eles ajudam as pessoas a resolver problemas e descobrir novos recursos todos os dias. Os MVPs são o que há de melhor e mais brilhante na tecnologia, e temos a honra de dar as boas-vindas a Lucas neste grupo”, texto da carta.

O Microsoft MVP é dedicado a profissionais que não trabalham na companhia, e tem como objetivo fortalecer a comunidade global de influenciadores da área. Desde 2021, Lucas realizou lives, workshops, podcasts e eventos gratuitamente para divulgar os conceitos e novidades sobre IA, ações de grande peso que chamaram atenção dos organizadores da premiação.

Criado há 30 anos, o prêmio já congratulou mais de 4 mil profissionais, sendo mais de 150 no Brasil, segundo dados divulgados pela própria empresa em 2021. Graças ao prêmio, o egresso se tornou um dos 3 MVPs de inteligência artificial em todo o país, e agora, faz parte de um seleto grupo de especialistas do nicho em todo o mundo.

Além do reconhecimento global, Lucas relata que a premiação trouxe visibilidade e um vasto networking na sua área de atuação. A sua imagem como “MVP” ofereceu-lhe um selo de excelência reconhecido por empregadores e clientes, além de ter concedido acesso a recursos exclusivos como acesso a uma rede exclusiva de profissionais altamente qualificados e influentes, ampliando seus contatos na área e possibilitando colaborações valiosas que enriqueceram ainda mais seus conhecimentos e habilidades em tecnologia:

"O prêmio transformou minha vida significativamente. Primeiramente, me proporcionando reconhecimento global como um líder em tecnologia, abrindo portas para oportunidades profissionais em todo o mundo. Tive oportunidades de aprendizado sem precedentes, recebendo acesso antecipado a produtos e informações técnicas da Microsoft, o que me manteve à frente das tendências tecnológicas. Além disso, minha visibilidade profissional aumentou exponencialmente, abrindo caminho para falar em conferências, participar de podcasts e outras atividades que reforçaram minha reputação na indústria”, comentou Lucas.

Ativo no mercado desde 2020, Lucas trabalha como coordenador da equipe de inteligência artificial e desenvolvimento de software em uma empresa de consultoria de dados e IA, tendo contato direto com os clientes. Ele sempre demonstrou interesse para trabalhar diretamente com pessoas, pois sempre foi um aluno de atitude e protagonismo para tomar decisões nas oportunidades que teve desde sua época de estudante do Centro Universitário.

Sua trajetória acadêmica é repleta de obstáculos, principalmente pelo longo período vivenciado na pandemia durante sua graduação, até se formar em 2022. Glauter Januzzi, seu professor e mentor enquanto estudante do UniFOA, enalteceu a conquista do egresso, destacando sua força de vontade e perseverança, mesmo ao passar por períodos desafiadores:

“Independentemente dos contratempos pandêmicos, Lucas apresentava atitude e protagonismo para aproveitar as oportunidades que, como professor, eu oferecia à sua turma. Ele sempre demonstrou muito interesse por aprender e se conectar com pessoas. O objetivo da maior empresa de software do mundo é reconhecer aqueles profissionais que não apenas possuem conhecimento técnico mas que lideram ações junto à comunidade. Todos estamos muito orgulhosos por esse reconhecimento recebido pelo nosso egresso pela Microsoft”, concluiu Glauter.

Muito orgulhoso e grato, Lucas valorizou a estrutura proporcionada pelo UniFOA para que ele se tornasse o profissional que é atualmente. Ele ainda exaltou o corpo docente que, segundo ele, foi fundamental para que chegasse neste ponto de sua carreira:

“O UniFOA com certeza me colocou no caminho certo para conquistar isto! A interação com professores notáveis, que abriram minha mente para tópicos inseridos dentro da IA, foram fundamentais na minha jornada. O professor Glauter merece destaque especial por expandir minha rede, conectando-me a profissionais de várias áreas, o que enriqueceu minha compreensão do mercado e ajudou a definir minhas metas. A infraestrutura do campus, especialmente o laboratório de informática avançado, e o apoio contínuo dos coordenadores e professores também foram determinantes. Sou grato por essa caminhada enriquecedora que moldou tanto minha vida pessoal quanto profissional”, finalizou Lucas.

[elementor-template id="11211"]

No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.

No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:

“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.

A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).

Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:

“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.

Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.

Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.

Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:

“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.

[elementor-template id="11211"]

A revolução das máquinas tem sido cada vez mais presente no cotidiano do ser humano desde quando foi iniciada, séculos atrás. Diversas novas tecnologias são inseridas no dia a dia de cada pessoa, na busca por mais praticidade, seja no setor de saúde, educação e, até mesmo, na coleta, entendimento e armazenamento correto de dados de qualquer um desses setores.

Dentro desse contexto, conseguimos ver a importância dos profissionais de Sistemas de Informação (SI) para o funcionamento correto e adequado desse conjunto. Os SI estudam as melhores maneiras para a análise completa sobre dados. Dessa forma, os profissionais desse segmento podem entender a função de cada um deles - dados -  e como utilizá-los por meio dos novos equipamentos.

A utilização desses dados pode ser um caminho até mesmo para inovação, na criação de novos programas trazendo mais versatilidade a diferentes setores. Além disso, recursos desatualizados também podem ser aprimorados, ganhando novas possibilidades de uso pelos usuários.

Porém, para se tornar um profissional ou até mesmo especialista em assuntos relacionados aos Sistemas de Informação, é necessário bastante estudo e aprofundamento em especificidades da área. O Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA oferece aos seus estudantes um curso extremamente qualificado, com metodologias modernas, focadas no melhor aprendizado dentro do ensino e centrado em fornecer uma base sólida em Tecnologia da Informação (TI).

Durante a parte teórica, o discente irá entender todo o funcionamento de cada princípio dos Sistemas de Informação, desde a origem, até partes mais específicas da profissão. O corpo docente responsável por todo o ensino é especializado e muito capacitado, tendo 95% dos professores com Mestrado ou Doutorado na área.

Somado à teoria, a grade conta com a maioria das disciplinas com aulas práticas, desde o 1º período, como forma de potencializar o aprendizado de cada estudante, como explica melhor o coordenador do curso, Carlos Eduardo Costa:

“Os alunos têm contato com a prática desde cedo, com aulas nos laboratórios de informática, como por exemplo nas áreas de programação e de banco de dados. Dessa forma, o estudante chega com o melhor preparo possível e atualizado para o mercado. Esse trabalho também é feito nos projetos integrados, na solução de problemas reais”, disse.

Além disso, a matriz curricular do curso concentra-se em lapidar os estudantes nos principais atributos para atuação e crescimento na vida profissional, como trabalho em equipe, adaptabilidade e melhoria gradativa. Todas essas competências estão interligadas ao grande núcleo da revolução das máquinas, a inovação.

Por meio desse desenvolvimento, os futuros profissionais podem criar novos mecanismos que facilitem a experiência de cada usuário no uso de computadores e celulares, por exemplo, assim como afirma Matthew Almeida, estudante do 7º período do curso de Sistemas de Informação do UniFOA:

“O aspecto de melhorar a experiência de quem utiliza cada recurso tecnológico é essencial. Na empresa onde trabalho, toda a equipe busca facilitar ao máximo o sistema de navegação e acesso de todos, para que a experiência de cada um seja a melhor possível”.

Se você sonha em atuar na área e ter relevância no atual momento da transformação de tecnologias dentro da revolução das máquinas, os vestibulares do UniFOA ainda estão abertos!

As inscrições podem ser feitas através do site www.unifoa.edu.br até o dia 20 de fevereiro, realizando uma redação on-line.

Mas, caso o estudante opte pela inscrição utilizando a nota do ENEM, poderá realizá-la até o dia 22 de fevereiro.

[elementor-template id="11211"]

A participação ativa de estudantes em eventos externos para o enriquecimento da graduação profissional é importante e foi o que aconteceu recentemente através da experiência de Matthew Almeida, aluno do 6º período do curso de Sistemas de Informação no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

Matthew foi convidado a palestrar sobre carreira na tecnologia durante o evento da comunidade tecnológica "DEVPIRA" em Piracicaba-SP, que anualmente reúne profissionais e entusiastas para uma imersão em tecnologia, networking, aprendizado e troca de experiências.

A viagem de Matthew não se resumiu apenas à sua participação como palestrante, mas também incluiu um tour, organizado pelos próprios anfitriões do evento. A DEVPIRA também desempenhou um papel crucial ao atrair palestrantes de destaque na comunidade tecnológica, proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes.

Ao refletir sobre a experiência, Matthew expressou sua gratidão e satisfação por ter participado de um evento tão significativo para sua formação profissional. Ele ressaltou a oportunidade de assistir presencialmente às palestras de renomados profissionais, destacando o momento especial em que absorveu os ensinamentos de André Baltieri, um influente nome na área tecnológica.

"Foi um grande evento! Além de ter tido o prazer de palestrar, tive a chance de participar de todas as atividades durante o festival, inclusive de assistir aos outros palestrantes. De todos os bons momentos, o meu preferido foi ter visto de pertinho os ensinamentos de André Baltieri ao longo de sua palestra durante a iniciativa em prol da tecnologia", declarou entusiasticamente o estudante.

Carlos Eduardo Vieira, coordenador do curso de Sistemas de Informação, elogiou a participação de Matthew e enfatizou a importância dessas experiências extracurriculares para o desenvolvimento dos estudantes. Ele destacou o impacto positivo dessas oportunidades na construção de uma ampla rede de contatos profissionais para a jornada futura dos alunos.

"O impacto desse tipo de oportunidade é enorme. A partir desses eventos, você cria uma vasta rede de contatos para sua jornada profissional. Matthew sempre foi um estudante exemplar nesse aspecto, pois sempre se prontificou a participar desses tipos de iniciativa, até mesmo aquelas que promovem o curso em escolas do sul do estado. Para nós, principais representantes do curso, é um grande orgulho perceber essa proatividade", relatou Carlos Eduardo.

A egressa do curso de Sistemas de Informação, Déborah Fernandes de Araújo, brilhou na 22ª Conferência Internacional IFIP sobre Computação de Entretenimento, realizada em Bolonha, Itália, nos dias 15 a 17 de novembro de 2023. O destaque foi o seu projeto, o ECO-QUEST, uma jornada que começou como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e se transformou em um jogo educacional revolucionário. 

O ECO-QUEST, concebido durante os anos de graduação de Déborah, é um jogo educacional focado em ensinar práticas ecológicas e a gestão de resíduos de uma maneira inovadora. A proposta era utilizar a tecnologia, hoje parte natural de nossas vidas, para abordar a crise ambiental. O jogo equilibra entretenimento e aprendizado, tornando a educação sobre coleta seletiva e reciclagem empolgante e interativa. 

O diferencial do ECO-QUEST está na interseção entre diversão e educação. Os jogadores não apenas se divertem, mas também ganham consciência sobre o impacto de suas ações no meio ambiente. Com cuidado na pesquisa, prototipagem e escolha de ferramentas, como a Unreal Engine, o ECO-QUEST oferece um mundo virtual envolvente, onde cada interação ensina algo novo e essencial sobre sustentabilidade. 

Além de sua singularidade, o ECO-QUEST apresenta um modo multiplayer que torna a experiência ainda mais dinâmica, permitindo aos jogadores competir e colaborar enquanto aprendem sobre questões ambientais. 

Déborah, acompanhada pelos professores do UniFOA, Luciane Jasmin e Venício Siqueira e pelo professor Thiago Porcino da PUC-Rio, transformou o projeto em um artigo acadêmico. O trabalho foi escolhido para ser publicado pela Springer, como um capítulo na série de livros "Lecture Notes in Computer Science". 

A participação na Student Game Competition no IFIP ICEC 2023 em Bolonha foi o auge para Déborah, mesmo à distância. A demo do ECO-QUEST impressionou, resultando na conquista do Student Game Award pela votação popular. Déborah expressou a emoção de representar o UniFOA e o Brasil, destacando que a conquista global foi uma prova de que ideias e esforços, independentemente das origens, podem ser reconhecidos mundialmente. 

“Nunca imaginei que um projeto que comecei na graduação fosse alcançar tamanha atenção e reconhecimento internacional, com a publicação e o prêmio no IFIP ICEC 2023. Esse reconhecimento foi ainda mais especial para mim, considerando minha própria jornada. Não fui aluna destaque, estudei em colégio público e enfrentei vários desafios pelo caminho”, destacou Déborah. 

Para ela, o projeto não só abriu portas, mas também expandiu horizontes, proporcionando confiança e fortalecendo seu perfil acadêmico. Com um portfólio enriquecido por essas experiências e reconhecimentos, Déborah se prepara para dar o próximo passo em sua jornada acadêmica: buscar um mestrado. 

“Estou me preparando para essa nova etapa com muito mais confiança e um portfólio fortalecido pelas experiências e reconhecimentos que obtive até agora”, disse. 

A professora Luciane Jasmin compartilhou seu orgulho pela conquista da aluna e destacou a importância de incentivar os estudantes a pensar grande. A realização não apenas no aspecto acadêmico, mas também na projeção nacional e internacional de seus estudantes, demonstra o compromisso do UniFOA em proporcionar uma educação de qualidade, mentoria personalizada e oportunidades de networking.

Para ela, ver os alunos alcançando reconhecimento externo, inclusive internacional, é a realização de um propósito enquanto educadora. 

“Desde o início de sua jornada acadêmica, Déborah demonstrou grande interesse e aptidão pela área de games, se destacando na disciplina de Jogos Digitais do curso. Além disso, essa conquista representa a concretização de que os nossos alunos são capazes de alcançar seus objetivos e encontrar reconhecimento externo, inclusive internacional”, falou. 

O projeto ECO-QUEST, além de seu impacto ambiental positivo, é um testemunho do potencial dos alunos do UniFOA, destacando a excelência acadêmica e a preparação abrangente que a instituição proporciona. A conquista de Déborah é um exemplo inspirador de como a dedicação e a paixão podem transcender fronteiras, independentemente de onde se começa ou dos desafios enfrentados ao longo do caminho. 

Conheça um pouco mais do ECO-QUEST.

[elementor-template id="11211"]

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA abriu, nesta terça-feira (26), as inscrições para o vestibular 2024.1 dos cursos de graduação da modalidade presencial. Os interessados devem se inscrever pelo Portal do Candidato, gratuitamente, por meio de redação on-line ou com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de uma das edições entre 2015 e 2022.

As vagas são para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, Nutrição, Odontologia e Sistemas de Informação.

Para quem optar pela redação on-line, como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro de 2024, às 21 horas. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro, às 23 horas.

Todas as informações referentes às etapas do vestibular podem ser conferidas nos editais disponíveis também no Portal do Candidato.

Medicina

Também estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no primeiro e segundo semestres de 2024.

Os interessados também devem se inscrever pelo Portal do Candidato, onde podem utilizar um ou dois resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde que seja das edições entre 2016 e 2023.

A nota do Enem é a única forma de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina, que segue aberta até o dia 12 de janeiro de 2024, às 15 horas.

A taxa de inscrição varia de acordo com o período de inscrição, conforme tabela disponível no edital.

Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Por ordem de classificação, as primeiras 60 são para o primeiro semestre, e a outra metade para o segundo semestre.

As informações completas referentes ao processo seletivo de Medicina 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA devem ser conferidas no Edital nº 08-23 Processo Seletivo 2024 – Medicina Ref. 2024.1 e 2024.2.

 

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?