A turma do 4º ano de Publicidade e Propaganda vivenciou uma experiência com a estratégia de ensino que busca incentivar o trabalho em equipe – Team Based Learning (TBL).
A dinâmica aconteceu na disciplina de Análise do Ambiente de Negócios Digitais, ministrada pelo professor Leonardo Canavez, que exibiu o documentário “O dilema das redes”, da Netflix, para basear a atividade.
O objetivo dessa metodologia ativa, focada no estudante, busca promover a colaboração e a proatividade. Ela é composta de uma fase de preparação prévia e os participantes recebem um conteúdo que pode ser um texto ou um filme.
Segundo o professor, “os resultados foram bastante animadores. Os alunos não somente gostaram da experiência como desejam repeti-la outras vezes”, destacou Canavez.
O documentário escolhido aborda os bastidores das grandes empresas de tecnologia e discorre sobre os impactos das redes sociais na sociedade atual. Nessa experiência, a turma respondeu a questionários e defendeu pontos de vista, o que promoveu uma discussão ampliada no debate.
Os estudantes preencheram formulário de autoavaliação, acerca da preparação prévia e participação. E também participaram de uma pesquisa para avaliação da atividade ofertada em aula.
As metodologias ativas promovem interação transformadora e são estimuladas pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI) do UniFOA, que capacita os professores com cursos e conteúdos. Portanto, é um importante instrumento de ensino e aprendizagem.
Para saber mais sobre as metodologias ativas, clique aqui.
Com a intenção de oferecer apoio inicial aos recém chegados à Medicina, para que enfrentem as mudanças de rotina mais confiantes, o UniFOA, por meio do Setor Pedagógico Institucional (SPI) promoveu uma série de encontros de acolhimento aos estudantes.
Ao todo, foram realizados quatro encontros, cada um com uma temática específica. No primeiro, a equipe do SPI apresentou os projetos que apoiam a aprendizagem; o segundo encontro teve a apresentação da professora e psicopedagoga Graça Silva, que falou sobre organização e exemplos de práticas que otimizam o estudo; o terceiro foi com a psicóloga do SPI Soraya Regina Ferreira, que fez uma atividade de relaxamento com os estudantes e falou sobre a importância de cuidar da ansiedade que, se não for tratada, pode interferir na performance acadêmica.
O encerramento dos encontros se deu com a professora, educadora física e nutricionista Patrícia Cortêz que mostrou, por meio de vários exemplos, a importância dos exercícios físicos e a alimentação adequada. Os encontros, com resultados significativos, serviram como piloto para um projeto de acolhimento mais abrangente, sempre com foco nos alunos.
Confira as fotos:
Adriana Marins | Jornalista
Núcleo de Comunicação UniFOA
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha