A turma do 4º ano de Publicidade e Propaganda vivenciou uma experiência com a estratégia de ensino que busca incentivar o trabalho em equipe – Team Based Learning (TBL).

A dinâmica aconteceu na disciplina de Análise do Ambiente de Negócios Digitais, ministrada pelo professor Leonardo Canavez, que exibiu o documentário “O dilema das redes”, da Netflix, para basear a atividade.

O objetivo dessa metodologia ativa, focada no estudante, busca promover a colaboração e a proatividade. Ela é composta de uma fase de preparação prévia e os participantes recebem um conteúdo que pode ser um texto ou um filme.

Segundo o professor, “os resultados foram bastante animadores. Os alunos não somente gostaram da experiência como desejam repeti-la outras vezes”, destacou Canavez.

Dinâmica

O documentário escolhido aborda os bastidores das grandes empresas de tecnologia e discorre sobre os impactos das redes sociais na sociedade atual. Nessa experiência, a turma respondeu a questionários e defendeu pontos de vista, o que promoveu uma discussão ampliada no debate.

Os estudantes preencheram formulário de autoavaliação, acerca da preparação prévia e participação. E também participaram de uma pesquisa para avaliação da atividade ofertada em aula.

Metodologias ativas

As metodologias ativas promovem interação transformadora e são estimuladas pelo Setor Pedagógico Institucional (SPI) do UniFOA, que capacita os professores com cursos e conteúdos. Portanto, é um importante instrumento de ensino e aprendizagem.

Para saber mais sobre as metodologias ativas, clique aqui.

 

Adriana Marins
Jornalista | Núcleo de Comunicação e Marketing - UniFOA

Com a intenção de oferecer apoio inicial aos recém chegados à Medicina, para que enfrentem as mudanças de rotina mais confiantes, o UniFOA, por meio do Setor Pedagógico Institucional (SPI) promoveu uma série de encontros de acolhimento aos estudantes.

Ao todo, foram realizados quatro encontros, cada um com uma temática específica. No primeiro, a equipe do SPI apresentou os projetos que apoiam a aprendizagem; o segundo encontro teve a apresentação da professora e psicopedagoga Graça Silva, que falou sobre organização e exemplos de práticas que otimizam o estudo; o terceiro foi com a psicóloga do SPI Soraya Regina Ferreira, que fez uma atividade de relaxamento com os estudantes e falou sobre a importância de cuidar da ansiedade que, se não for tratada, pode interferir na performance acadêmica.

O encerramento dos encontros se deu com a professora, educadora física e nutricionista Patrícia Cortêz que mostrou, por meio de vários exemplos, a importância dos exercícios físicos e a alimentação adequada. Os encontros, com resultados significativos, serviram como piloto para um projeto de acolhimento mais abrangente, sempre com foco nos alunos.

Confira as fotos:

 

Foto SPI Medicina

 

Foto Acolhimento Medicina

 

Adriana Marins | Jornalista

Núcleo de Comunicação UniFOA

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?