O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou a 2ª edição do “Fora da Caixa”, evento promovido pelo lab.CEU, grupo de pesquisa coordenado pelo professor Ítalo Pinto Rodrigues. A ação de extensão reuniu estudantes, professores e profissionais de destaque das áreas de engenharia espacial, automotiva e industrial, em um encontro marcado pela troca de experiências, inovação e reflexão sobre o futuro das profissões tecnológicas.
O evento contou com palestras de Jenny Carolina Asencio, engenheira de sistemas espaciais da iSpace; Vinícius Vannucchi Pierre, pesquisador da Stellantis e especialista em sistemas de bateria lítio e BMS; e André Corsetti, engenheiro de sistemas e diretor da Omega7 Systems, empresa voltada ao desenvolvimento de soluções complexas em software e hardware para aplicações críticas.
Durante a abertura, o professor Ítalo Pinto Rodrigues destacou o papel estratégico da iniciativa na formação acadêmica e profissional dos estudantes:
“Fico muito satisfeito em ver o Fora da Caixa se consolidando como um espaço em que nossos estudantes podem expandir seus horizontes, dialogar com profissionais de diferentes áreas e compreender as novas competências exigidas pelo mercado. Habilidades como pensamento crítico, resiliência, colaboração e domínio das tecnologias emergentes serão cada vez mais valorizadas, e é isso que promovemos com o Fora da Caixa”, afirmou.
Abrindo o ciclo de palestras, Jenny Robledo apresentou o tema “Quando o espaço se torna possível: a força da colaboração na engenharia de sistemas”, enfatizando que o sucesso de projetos espaciais depende da integração multidisciplinar e da cooperação entre profissionais.
Ela compartilhou experiências no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e em startups internacionais, destacando que:
“A colaboração é o motor que torna possíveis os projetos mais complexos da engenharia espacial.”
Na sequência, Vinícius Vannucchi Pierre, da Stellantis, trouxe uma visão aprofundada sobre a transição energética e os avanços em tecnologias de baterias de lítio. Ele explicou que o desenvolvimento de materiais de maior densidade energética e sistemas de gerenciamento térmico mais inteligentes está transformando o setor:
“As baterias estão evoluindo para modelos mais compactos, com ciclos de carga mais longos e menor impacto ambiental. Isso significa veículos mais leves, eficientes e com custos de produção mais equilibrados.”
O pesquisador ressaltou ainda que o engenheiro moderno precisa dominar a integração entre hardware, software e sustentabilidade, destacando que:
“O futuro da engenharia automotiva depende da nossa capacidade de transformar dados em eficiência e energia em mobilidade.”
Encerrando o evento, André Corsetti apresentou uma análise sobre o crescimento do mercado de Inteligência Artificial (IA) e da Internet Industrial das Coisas (IIoT), destacando o potencial econômico e tecnológico dessas áreas até 2035:
“Até 2035, a combinação entre IA e IIoT deve movimentar trilhões de dólares em todo o mundo. Estamos falando de fábricas autônomas, manutenção preditiva e sistemas que aprendem com o próprio ambiente produtivo. A engenharia precisa se adaptar a essa nova lógica, quem entender o dado, dominará o processo.”
Ele também reforçou a importância de formar profissionais com pensamento crítico e visão sistêmica, capazes de aplicar IA de forma ética e eficiente.
O 2º Fora da Caixa consolidou-se como um espaço de integração entre ensino, pesquisa e inovação, reafirmando o compromisso do UniFOA com a formação de engenheiros preparados para os desafios do século XXI.
A professora e Reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Dra. Ivanete Oliveira, foi uma das palestrantes do 14º Encontro Nacional de CPA’s e PI’s, realizado em São Paulo. O evento reuniu presidentes e coordenadores de Comissões Próprias de Avaliação (CPA), procuradores educacionais institucionais (PI), reitores, pró-reitores, diretores, assessores educacionais e coordenadores de curso de instituições de ensino de todo o país.
Durante sua participação, a reitora abordou o tema “Indicadores qualitativos e narrativas institucionais: novas abordagens na avaliação in loco”, destacando a importância de compreender como os indicadores e as narrativas fortalecem a identidade das Instituições de Ensino Superior (IES) e contribuem para processos avaliativos mais completos e significativos.
Segundo a professora Ivanete, “as avaliações in loco vão muito além dos números e dados quantitativos. Elas refletem a essência institucional, traduzida nas experiências, práticas e valores que sustentam a missão de cada universidade”.
O encontro foi marcado por reflexões profundas, trocas de experiências e discussões sobre os rumos da educação superior no Brasil, reforçando o papel estratégico das CPA’s e dos PI’s na consolidação de instituições mais inovadoras, coerentes e comprometidas com a qualidade.
Durante dois dias intensos de atividades, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar boas práticas, debater desafios contemporâneos e fortalecer o compromisso coletivo com a melhoria contínua da educação.
Para a reitora do UniFOA, participar do evento foi também uma oportunidade de representar a instituição em um espaço nacional de destaque e reafirmar o empenho da FOA/UniFOA com a excelência acadêmica e a inovação pedagógica.

Os estudantes do UniFOA, em parceria com o Escritório da Cidadania, participaram da 18ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, realizada na Avenida Atlântica, em Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). A ação contou com a presença de alunos dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e ofereceu serviços como aferição de pressão arterial e orientações de saúde aos participantes.
O UniFOA foi o único centro universitário convidado a participar do evento, que acompanha desde 2017. A iniciativa reúne representantes e praticantes de diferentes crenças, com o objetivo de fortalecer o respeito à diversidade religiosa e combater a intolerância.
Para o professor Dario Aragão, responsável pelo Escritório da Cidadania, ações como essa têm grande importância para a formação dos alunos. “É fundamental que participemos, envolvendo os estudantes para que possam conviver e vivenciar essa experiência, que representa uma manifestação em defesa das minorias, da liberdade e do direito constitucional à crença e à liberdade religiosa”, afirmou.
A participação do UniFOA reforça o compromisso da instituição com a formação acadêmica, estimulando os alunos a se engajarem em causas sociais relevantes e a promoverem o respeito à diversidade, contribuindo para a valorização da liberdade e da convivência harmoniosa na sociedade.


O site do UniFOA acaba de ganhar um novo visual: mais moderno, intuitivo e funcional. A reformulação foi pensada para oferecer uma navegação simples e ágil, facilitando o acesso às principais informações e serviços da instituição.
Entre as novidades, destaca-se a reorganização dos portais de acesso. Agora:
Outro ponto de destaque é a centralização dos serviços voltados a alunos e comunidade, agora reunidos em O UniFOA > Ambientes e Serviços. Nessa seção, estão concentrados recursos como Transporte Social, Calendário Acadêmico, Carreiras e Estágios (NEXP), Validação de Documentos, CPA, Saúde Integral, Seguro Nota 10, Auditórios, Egressos, Clube FOA, entre outros.
As páginas de Pesquisa e Extensão também foram reorganizadas e estão acessíveis no menu O UniFOA. Já as informações de transparência institucional, antes distribuídas em diferentes áreas, passam a estar concentradas em O UniFOA > Documentação UniFOA, permitindo a consulta por meio de filtros laterais que tornam a busca mais rápida e objetiva.
Com esse novo layout, o UniFOA certifica seu compromisso em oferecer uma comunicação digital clara, acessível e eficiente, alinhada às necessidades de estudantes, colaboradores e da comunidade.
A instituição convida a todos a colaborarem nesse processo: caso seja identificada alguma inconsistência, é possível comunicar diretamente à Supervisão de Marketing e Jornalismo pelo e-mail marketing@foa.org.br. Assim, será possível aprimorar ainda mais a experiência no portal.
A Professora Dra. Ivanete Oliveira, Procuradora Institucional e Reitora do UniFOA, que também atua como Coordenadora do Conselho Estratégico e Consultivo da ANPI-IES, participou do Seminário Internacional da Rede Ibero-americana para Garantia da Qualidade da Educação Superior (RIACES). O evento foi realizado nos dias 3 e 4 de setembro, no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e reuniu especialistas de diversos países ibero-americanos.
Convidada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a professora representou o UniFOA em um espaço de diálogo internacional que abordou os desafios e oportunidades do ensino superior na Ibero-América, com ênfase na transformação digital e nos novos caminhos para a acreditação de cursos.
Para a Professora Ivanete, a participação no Seminário Internacional da RIACES foi muito importante para o UniFOA e para a educação superior brasileira.
“Estar presente nesse espaço de diálogo internacional reforça o compromisso da nossa instituição com a qualidade acadêmica e com a inovação no ensino superior. Acredito que discutir os desafios da avaliação da educação é essencial, especialmente em um cenário marcado pela transformação digital e pelas novas formas de aprendizagem. Esses debates ampliam nossa visão e nos ajudam a construir caminhos mais sólidos para a formação dos nossos estudantes. Sinto que o UniFOA ganha ainda mais visibilidade e se fortalece ao participar de iniciativas que conectam experiências globais com a nossa realidade local”, destacou a reitora.
A programação do encontro contou com palestras e painéis de nomes de grande relevância no cenário da educação superior. Entre os destaques, o Professor Dr. Dilvo Ristoff (UFSC) realizou a conferência de abertura com a palestra “Avaliação da Educação Superior: do Tabu ao Totem”, trazendo reflexões sobre os rumos e desafios da avaliação acadêmica. O Professor Dr. Sérgio Franco participou do primeiro painel, que discutiu “Acesso, permanência e conclusão: trajetórias estudantis integrais”, enfatizando os obstáculos enfrentados pelos estudantes em sua jornada formativa.
No segundo painel, o Dr. Rodrigo Capelato (Semesp) falou sobre formação e empregabilidade, ressaltando a importância de indicadores de desempenho e da inserção profissional. Já o Painel 3 abordou as avaliações in loco e contou com a participação do Dr. Rogério Dentello (Inep), avaliadores do Sinaes e do Arcu-Sul, além da Me. Michelle Caçapava Vigueles (Senac SP / ANPI-IES), que apresentou a palestra “Ressignificação da Autoavaliação das CPAs no Brasil”, destacando a autoavaliação como instrumento essencial de aprimoramento institucional. O evento foi concluído com a fala do Professor Dr. Bruno José Betti Galasso (UNIFESP) sobre a transformação digital na educação superior, analisando os impactos e desafios desse processo nas instituições.
O seminário foi marcado pela troca de experiências, pelo fortalecimento da cooperação internacional e pela construção de novas perspectivas para a educação superior na região, ampliando os horizontes e reafirmando o papel das instituições brasileiras nesse cenário global.
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Na última sexta-feira (22), o bairro Retiro recebeu a 2ª edição do Conexão Mega Cidadania, uma iniciativa que reúne serviços gratuitos de assistência social, saúde, educação e lazer, com foco na inclusão e no bem-estar da comunidade. O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) marcou presença com as equipes dos cursos de Nutrição e Odontologia, levando orientação, acolhimento e informação à população.
O evento também contou com a presença do programa “RJ Para Todos”, do Governo do Estado, além da participação de diversas secretarias municipais.
Segundo a pró-reitora de Extensão, professora Ana Carolina Callegario, a participação do UniFOA nesses eventos é estratégica tanto para a comunidade quanto para a formação dos estudantes:
“Acho essencial estarmos presentes em iniciativas como essa, porque nossos cursos têm muito a contribuir. Essa parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado permite que nossos alunos coloquem em prática o que aprendem em sala de aula, vivenciem a realidade da população e cresçam não apenas profissionalmente, mas também pessoalmente. É um aprendizado que vai além dos livros.”
Os alunos também destacaram a experiência de aproximação com a comunidade. Pedro Shai, do terceiro período de Nutrição, explicou as atividades desenvolvidas pelo curso: “Realizamos avaliações de índice de massa corporal e oferecemos orientações sobre saúde nutricional. Também distribuímos materiais com informações sobre projetos do curso, com o objetivo de levar mais conhecimento sobre alimentação para a população.”
Da mesma forma, os estudantes de Odontologia estiveram em contato direto com o público. Leandro Souza, aluno do quinto período, relatou: “Nosso trabalho foi orientar sobre saúde bucal, especialmente com foco nas crianças, mas também esclarecendo dúvidas de todas as idades. É um momento importante para promover prevenção e conscientização.”
Além do impacto social, a iniciativa também tem valor acadêmico. A professora Paula Alves Leoni, do curso de Nutrição, ressaltou a importância do combate às informações falsas sobre alimentação: “Hoje em dia existem muitos mitos e fake news sobre nutrição circulando nas redes sociais. Por isso, é fundamental que estejamos nesses espaços para compartilhar informações científicas e seguras”.
“Para os alunos, essa vivência é muito enriquecedora, porque eles aprendem a lidar com a população, a desenvolver empatia e ainda trocam experiências entre si, já que alunos mais avançados ajudam aqueles que estão começando”, completou a professora.
O Conexão Mega Cidadania ofereceu uma ampla gama de serviços, como atualização do Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso Interestadual e orientações sobre programas da assistência social. Também foram divulgadas ações de prevenção ao trabalho infantil, apoio a pessoas em situação de rua, cuidados voltados para idosos e pessoas com deficiência, além de campanhas educativas sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com a participação ativa dos estudantes e professores, o UniFOA reforça seu compromisso com a comunidade, unindo conhecimento acadêmico à promoção da cidadania e à transformação social.
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A partir de agora, por determinação do Ministério da Educação (MEC), a emissão de diploma de graduação nas instituições de ensino superior será 100% digital. A mudança, que entrou em vigor no dia 1º de julho com a Portaria nº 70/2025, representa um avanço na modernização da educação superior brasileira, trazendo mais segurança, agilidade e confiabilidade à certificação dos egressos.
No entanto, no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), essa realidade já faz parte da rotina acadêmica desde 2022. A instituição se antecipou à obrigatoriedade e implantou, de forma estruturada, um sistema de emissão digital que hoje se destaca pela eficiência e praticidade.
A decisão do MEC atende à necessidade de tornar o processo mais seguro contra fraudes, mais rastreável e integrado aos padrões tecnológicos que já regem grande parte dos serviços públicos e privados. Além disso, busca agilizar a entrega dos documentos aos estudantes e reduzir custos operacionais para as Instituições.
Segundo a reitora do UniFOA, professora Dra. Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, a medida fortalece não apenas a segurança jurídica e a celeridade nos processos acadêmicos, mas também alinha o Brasil às melhores práticas internacionais.
“Trata-se de uma iniciativa que fortalece a modernização, a segurança jurídica e a celeridade dos processos acadêmicos, conferindo maior autenticidade, rastreabilidade e transparência à certificação dos egressos. Além de alinhar o país às melhores práticas internacionais, a medida contribui para a eficiência operacional das instituições de ensino, promovendo uma gestão acadêmica mais inovadora”, destaca a reitora.
A implantação do diploma digital no UniFOA começou em 2022, seguindo as etapas técnicas previstas pelo MEC. De acordo com Camila da Silva Felicio, responsável pela Divisão de Registro Acadêmico da Instituição, o processo teve início com a emissão do diploma em formato digital e, posteriormente, passou a incluir o histórico escolar e outros documentos complementares.
“Esse sistema trouxe mais segurança ao processo, principalmente porque o diploma é gerado a partir de um arquivo XML (Extensible Markup Language), que só aceita dados precisos e confiáveis. Isso reduz drasticamente a margem para erros e aumenta a segurança documental”, explica Camila.
A principal vantagem, no entanto, está na agilidade do processo para o estudante. Antes da digitalização, o registro dos diplomas era feito manualmente, com caneta, em livros físicos, uma prática que demandava tempo e esforço. Com a criação de um sistema interno desenvolvido por analistas do próprio UniFOA, os registros passaram a ser automatizados, aproveitando os dados já presentes no sistema acadêmico.
Com isso, os prazos foram significativamente reduzidos. Se antes o diploma levava até 90 dias para ser entregue, agora, com o processo digital, esse período caiu para até 60 dias — ou seja, 50% a menos que o limite de 120 dias estipulado pelo MEC.
Beneficiado pela nova modalidade, o egresso do curso de Sistemas de Informação, Leonardo Feliciano Teixeira, afirma ter recebido o diploma com agilidade e sem burocracia.
“Foi tudo muito prático. Achei o processo ágil e eficiente. Com certeza, a digitalização trouxe mais comodidade para quem está saindo da graduação e precisa do diploma com rapidez”, destaca Leonardo, que recebeu o documento por e-mail poucos meses após concluir o curso.
Além da agilidade, os diplomas digitais oferecem praticidade. Os egressos recebem o documento por e-mail ou podem acessá-lo na área restrita do portal acadêmico. A verificação de autenticidade é feita pelo site do UniFOA ou pelo validador nacional do MEC, garantindo validade jurídica e evitando deslocamentos ou envios físicos.
Segundo Camila, a recepção dos alunos foi bastante positiva. “Houve um período de adaptação, principalmente em relação ao arquivo XML, que possui características técnicas e visuais diferentes do diploma impresso. Mas, com o devido suporte, os estudantes compreenderam rapidamente as vantagens do novo modelo”, afirma.
A maioria dos órgãos de classe e empregadores já reconhece o diploma digital como válido. Contudo, em casos específicos, o documento pode ser materializado em cartório, conforme previsto em lei.
Para a reitora, a antecipação do UniFOA à obrigatoriedade legal reflete o compromisso da instituição com a transformação digital e a excelência na gestão acadêmica.
“Desde 2022, o UniFOA já emite diplomas digitais com excelência, em conformidade com os mais altos padrões técnicos e regulatórios. Essa postura proativa é reflexo de nossa missão de oferecer uma educação moderna, segura e alinhada aos desafios do mundo contemporâneo”, conclui a professora Ivanete.
Com a consolidação do diploma digital, o UniFOA segue investindo em soluções tecnológicas que valorizam a experiência acadêmica, promovem a sustentabilidade institucional e preparam seus egressos para um mercado cada vez mais dinâmico e digitalizado.
Entre os dias 6 e 8 de agosto, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou o Start MedVR 2025.2, programação de boas-vindas voltada aos ingressantes do segundo semestre do curso de Medicina. A iniciativa marcou o início da trajetória acadêmica dos estudantes do primeiro período com atividades de integração, apresentação da nova matriz curricular e orientações sobre ferramentas essenciais para a vida universitária.
Durante a programação, os ingressantes participaram de um tour guiado pela biblioteca e receberam instruções sobre o uso de recursos do portal do aluno, como CAIP, LXP, Teams e Sagres, plataformas que serão fundamentais no acompanhamento de aulas, conteúdos e informações acadêmicas.
A agenda incluiu também uma visita técnica ao Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), possibilitando aos novos alunos conhecerem de perto a infraestrutura e o funcionamento de um hospital e a participação no projeto Samuzinho, que oferece noções iniciais sobre atendimento primeiros socorros de forma lúdica e educativa.
Para o diretor de ensino, professor Igor Dutra, o Start MedVR é uma oportunidade valiosa para que os estudantes entendam, desde o início, o que a instituição oferece e como será sua vivência acadêmica:
“Essa é uma ação de acolhimento para apresentar aos estudantes de primeiro período tudo o que a instituição disponibiliza e o que estamos preparando para tornar a experiência deles a melhor possível. No curso de Medicina, buscamos proporcionar contato com a maior variedade de consultas, procedimentos e ações em saúde desde cedo. É gratificante ver a empolgação e a vontade de aprender desses alunos e transformar essa energia em algo positivo para sua formação, tanto profissional quanto pessoal.”
A experiência foi marcante para quem está dando os primeiros passos na formação médica. Raylla Duarte, de 27 anos, advogada e agora estudante de Medicina, relatou que ingressar no curso representa a realização de um sonho adiado:
“Fazer Medicina sempre foi uma vontade, mas por questões da vida não foi possível antes. Agora estou encantada. Cada aula, cada momento e cada experiência aqui me aproximam mais desse sonho. Foi a primeira vez que conheci o Hospital H.FOA e achei a estrutura incrível. Essa imersão logo nos primeiros dias é muito valiosa, pois já nos coloca em contato com a realidade da profissão e com a humanização no atendimento.”
Outra ingressante, Ana Carolina Rodrigues, também advogada, destacou a importância dessa aproximação precoce com a prática médica:
“Já no terceiro dia de aula, tivemos contato com ambientes hospitalares e aprendemos sobre a postura do médico e a humanização no atendimento. Venho do Direito e sempre tive esse sonho. A vida familiar e a dedicação aos meus filhos acabaram adiando esse projeto, mas agora estou muito feliz por poder realizá-lo e orgulhosa por mostrar a eles que nunca é tarde para seguir um objetivo.”
A professora de acolhimento, Márcia Bastos, ressaltou o cuidado na elaboração da programação: “Iniciar uma nova etapa é sempre desafiador, especialmente quando se trata de um sonho tão grande como ingressar no curso de Medicina. A Semana de Start foi pensada com muito carinho e dedicação. Conseguimos realizar atividades diferenciadas, acolhedoras e inspiradoras. Foram dias de escuta, troca, integração e conexão, planejados para marcar esse início de forma positiva, humana e inesquecível”.
Com atividades dinâmicas e integradoras, o Start MedVR 2025.2 reforçou o compromisso do UniFOA em proporcionar uma formação acadêmica sólida, que alia teoria, prática e valores humanizados desde o primeiro contato dos futuros médicos com a instituição.
Durante os três dias da ExpoVR 2025, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacou com um estande interativo, que apresentou ao público seus cursos, projetos, inovações e serviços nas áreas de educação, saúde, tecnologia e transformação social. O espaço foi pensado para proporcionar uma experiência imersiva, fortalecendo a conexão com os visitantes e demonstrando, na prática, a força das mantidas da Fundação Oswaldo Aranha (FOA).
O estande contou com entrevistas em formato de podcast, um lounge exclusivo com informações sobre os cursos superiores da instituição, além da distribuição de brindes e uma equipe preparada para receber o público com acolhimento e conteúdo.
A reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, destacou o impacto da participação da instituição no evento:
“Esse evento, para nós, foi superimportante não só pelo impacto atual, mas também por todo o planejamento. O UniFOA participou ativamente. Estudantes de Engenharia Civil fizeram o mapeamento com drone para definição dos estandes. Alunos de Jornalismo e Publicidade atuaram diretamente na divulgação. Alunos das licenciaturas estão aqui apoiando pessoas com TEA (autismo). Estamos em todos os espaços da Expo, não apenas no nosso estande. Isso mostra o quanto a nossa instituição é parceira de grandes eventos e dos órgãos municipais, colocando nossa mão de obra qualificada a serviço do desenvolvimento regional.”
Para os estudantes, a experiência tem sido intensa e enriquecedora. Júlia Campos, aluna de Publicidade, compartilhou a emoção de participar de um evento desse porte:
“Acho que é um sentimento único! A gente não imaginava ter uma oportunidade como essa aqui em Volta Redonda. Viver isso tudo, ainda mais sendo estudante, é muito especial. Aprendemos muito, tanto o que vemos na faculdade quanto na prática do dia a dia. A Expo é um evento gigante, com marcas muito grandes, tanto da região quanto de fora.”
Laiza de Oliveira, estudante de Jornalismo, destacou os desafios de aplicar, na prática, o que se aprende em sala de aula:
“Mais do que qualquer coisa, é desafiador. Na sala de aula, você aprende muita coisa, mas a realidade aqui fora é diferente. Você precisa ser ágil, pensar rápido, principalmente na publicidade, onde tudo muda o tempo todo. Publicidade exige planejamento, mas também jogo de cintura para lidar com crises. Esse contraste entre teoria e prática é o que mais ensina.”
A participação do UniFOA na ExpoVR 2025 evidencia o papel ativo da instituição na formação de profissionais preparados para os desafios do mercado, reforçando seu compromisso com a educação de qualidade e com o desenvolvimento da região.
O tradicional Encontro de Docentes do UniFOA saiu do lugar-comum e surpreendeu os professores já na chegada. Acostumados a assistir palestras em auditórios, os docentes foram recepcionados no ginásio do curso de Educação Física, onde vivenciaram uma noite repleta de dinâmicas, integração e metodologias ativas. A iniciativa foi idealizada pela Reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, com o propósito de alinhar teoria e prática e proporcionar uma experiência transformadora aos educadores da instituição.
"A gente fala tanto em metodologias ativas, em avaliação diversificada e em fazer diferente... Então por que não demonstrar isso na prática? Neste ano, quisemos trazer novidades aos nossos professores. A ideia foi mostrar como a ludicidade e a avaliação podem caminhar juntas e como isso impacta diretamente no processo de ensino-aprendizagem", explicou a reitora.
Ela destacou ainda que a proposta da noite foi uma gincana com a temática da avaliação, uma abordagem dinâmica que pode ser adaptada a qualquer disciplina. "Quando associamos ludicidade à avaliação, o estudante também aprende. Isso é o que queremos ver acontecendo nas salas de aula", reforçou.
A programação levou os professores a resolver enigmas, participar de desafios sobre o ENADE e elaborar estratégias pedagógicas alternativas à prova escrita tradicional. Tudo isso em clima de descontração, com direito a gritos de guerra, coreografias, canto e trabalho em equipe. “Começaram tímidos, mas saíram empolgados. É muito gratificante ver a entrega de cada grupo, a criatividade, a desenvoltura. Isso tudo estava no regulamento da gincana e valeu pontos, claro, mas, mais do que isso, mostrou o quanto nossos professores estão abertos a inovar”, disse Ivanete.
A atividade também incluiu um quiz final, exigindo não só conhecimento dos temas abordados, mas também agilidade, raciocínio rápido e espírito de equipe.
O professor Edilberto Ventureli, do curso de Comunicação, foi um dos mais entusiasmados com a proposta. “Foi muito prazeroso participar. Saímos daquela situação de apenas ouvir alguém falar e fomos desafiados de forma divertida e engajadora. Foi tudo muito bem elaborado. A gente se sentiu motivado e acolhido. O carinho e o respeito que os professores demonstraram pela professora Ivanete também foram muito bonitos. Ela é uma líder essencial para essa instituição. O evento foi inesquecível”, elogiou.
Para Davison Pereira, professor do curso de Enfermagem, o encontro foi uma oportunidade de fortalecer o trabalho coletivo. “É uma iniciativa muito importante porque nos faz pensar em conjunto, discutir práticas e formas de ensino. A saída do auditório e a quebra do formato tradicional da palestra foram fundamentais. Isso fortalece o nosso vínculo como equipe e, principalmente, a nossa missão como educadores.”
O 8º Encontro de Docentes mostra a maneira como a instituição pensa ensino, a formação continuada e a valorização do professor, apostando na criatividade, no afeto e na prática ativa como elementos centrais para transformar a educação.
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