Amanhã à noite, quarta-feira (31/05) às 20h acontecerá no Campus Universitário Olezio Galotti um evento aberto à comunidade FOA/UniFOA com degustação de produtos criados por alunos do 4º período de Nutrição. A atividade será no antigo espaço da Cafeteria Supimpa, faz parte da disciplina de Bromatologia e Tecnologia de Alimentos da professora Kamila Nascimento e trabalha com a interdisciplinaridade entre o curso e o Design. O programa, que existe há anos, é liderado pela professora Patrícia Rocha, da disciplina de Produção Gráfica, que convidou o curso de Nutrição para participar da ação. Alunos do 3º período de Design criaram as embalagens para os produtos que serão expostos na feira gourmet.
As turmas terão suas produções avaliadas por professores e participantes. “São vários produtos similares ao que tem no mercado, mas ligado a uma linha funcional”, explicou a professora. Biscoitos, cookies, brownies e até goiabinhas na linha fitness e saudável estão no cardápio.
Biscoito funcional tipo goiabinha com farinha de linhaça, leite desnatado, mel, farinha de aveia, goiabada zero adição de açúcar e canela em pó.
Brownie funcional: farinha de arroz branca, amido de milho, chocolate 60%, manteiga ghee, ovos e demerara
Emergencial: peça 3D substitui peça quebrada em hospital
A inovação das indústrias em busca pela redução de custos e tempo de fabricação de objetos ganha mais atenção a cada ano. Com alta precisão e com a integridade da estrutura das peças produzidas, o professor de Design e Engenharia Laert Andrade garante – e comprova - que com o uso da tecnologia de impressão 3D é possível criar protótipos praticamente em tempo real e com custos mais reduzidos.
No início do ano, diante de um cenário emergencial, o professor Laert foi procurado para analisar a possibilidade de reconstrução de uma peça para um equipamento de raio-x que havia quebrado em um hospital da região. “Por ser grupo de risco, não fui ao hospital para conhecer o equipamento e o que poderia ter causado a fratura da peça, contudo, após fazer algumas análises e impressões de teste, conseguimos desenvolver uma peça idêntica à quebrada”.
Professor cria peça 3D para substituir peça quebrada
Cerca de 1200 pacientes foram beneficiados com a substituição imediata da peça, que havia parado por alguns dias. “É muito gratificante saber que ter reconstruído uma peça, ainda que provisória, ajudou a minimizar o sofrimento de tantas pessoas”, comemora o professor.
Egresso do UniFOA e, atualmente professor dos cursos de Design e Engenharias, Laert Andrade vem trabalhando com prototipação de produtos utilizando impressão 3D. O professor – que já publicou trabalhos em congressos nacionais e internacionais abordando a construção de produtos para ensino de desenho técnico – promove dentro das salas de aulas a criação de projetos e peças em 3D para que os alunos possam executar o trabalho de forma prática também.
Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação | Jornalista
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha